*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 22 de maio de 2010

SESSÃO NOSTALGIA - Cátia Pedrosa, Miss Mundo Brasil 1983

Por Daslan Melo Lima



               O Brasil começou a enviar candidatas ao Miss Mundo em 1958. As jovens eram eleitas durante o mesmo concurso que indicava a brasileira ao Miss Universo. A partir de 1981, quando o Miss Brasil deixou de ser promovido pelos Diarios e Emissoras Associados, a eleição da Miss Brasil ao Miss Mundo passou por várias coordenações. Em 1983, o Miss Mundo Brasil foi promovido pelo SBT-Sistema Brasileiro de Televisão, realizado no dia 23/10/1983, no Teatro Sílvio Santos, com apresentação do Sílvio Santos, durante o seu programa dominical transmitido pelo SBT. O concurso foi disputado por 10 candidatas, duas de cada região: Pará e Rondônia (Norte), Ceará e Pernambuco (Nordeste), Brasília e Goiás (Centro-Oeste), Rio de Janeiro e São Paulo (Sudeste), Paraná e Rio Grande do Sul (Sul).


Cátia Pedrosa, Miss Mundo Brasil 1983 (Foto: Revista Carinho, n° 83, dezembro-1983)

               O Top 3 foi formado por Cátia da Silveira Pedrosa, do Rio de Janeiro, primeira colocada, e por Simone de Fátima Candreiro do Nascimento, do Pará, e Elaine Escobar Lopes, do Rio Grande do Sul, empatadas. As demais candidatas representavam Brasília (Cesira Bertoni), Ceará (Pautila Dantas de Andrade), Góias (Laurene Paranhos Carvalho), Paraná (Darlene Alexandrino da Silva), Pernambuco (Mônica Queiroz Fernandes de Oliveira), Rondônia (Kélia Regina Vieira) e São Paulo (Karen Rovena Ribeiro).
               Antes de participar do Miss Mundo Brasil, a carioca Cátia Pedrosa, nascida em 09 de março de 1963,  tinha em seu currículo os seguintes títulos: Rainha dos Estudantes da Zona Norte 1979, Garota Carinho do América Futebol Clube 1981, Rainha do Carnaval 1982 e vice-Miss Rio de Janeiro 1982.


Rainha do Carnaval 1982
----------

Com a faixa de Madureira, Cátia foi a Vice-Miss Rio de Janeiro 1982, enquanto Márcia Cristine, do Vasco da Gama, foi a primeira colocada. 


CÁTIA PEDROSA NO MISS MUNDO



               Cátia Pedrosa recebeu no Albert Hall, em Londres, no dia 17/11/1983, o título de Miss Personalidade e foi a terceira colocada no Miss Mundo 1983. Eram 72 candidatas. Cátia perdeu apenas para Sarah-Jane Hutt, Miss Reino Unido, eleita Miss Mundo, e Rocio Isabel Luna Florez, Miss Colômbia, segunda colocada.


CÁTIA PEDROSA, A FAVORITA DE DONALD WEST


               Para o missólogo canadense Donald West, criador e editor do Pageantopolis, www.pageantopolis.com, onde se encontram listas de participantes e fotos dos principais concursos de beleza do planeta, as cinco candidatas brasileiras ao Miss Mundo que mais o impressionaram foram : Maria Isabel de Avellar Elias (1964, quarta colocada); Lucia Tavares Petterle (1971, eleita Miss Mundo ); Madalena Sbaraini (1977, quarto lugar); Cátia Silveira Pedrosa (1983, terceira colocada ); e Lara Andressa de Brito (2003). “São mulheres que além de lindas possuem aquele algo mais, um brilho próprio, que é tão importante em concursos de beleza.” Sua favorita entre elas é Cátia Pedrosa. “Sua beleza única e personalidade contagiante, fazem dela uma candidata absolutamente inesquecível. Poderia ter vencido em 1983.” (Fonte: Miss Mundo Brasil, www.missmundobrasil.com.br)


CÁTIA PEDROSA
 QUATRO FOTOS DO SEU ACERVO


Quando era ainda um bebê, já fazendo aquele clássico aceno com a mão direita, o famoso tchauzinho de Miss. 
----------
Crachá do SBT. 
----------

Antes de embarcar para Londres para disputar o Miss Mundo.
----------
Pausa para um flash em Londres.
---------

CATIA EM SETE ÂNGULOS

Cátia Pedrosa em sete ângulos: com a faixa de Miss Mundo Brasil; compondo o Top-3 do Miss Mundo; em traje típico; posando com outras candidatas; em foto mais recente; ao lado de Sílvio Santos e na capa da revista Playboy. (Foto-montagem de Evandro Silva, editor do Misses na Passarela Blogger, www.evandrosilvabr.blogspot.com )

----------

SEMPRE BELA

               Afastada dos holofotes da mídia e dedicada a outros valores e atividades (formou-se em Direito pela Unip Ead, Alphaville, Barueri) Cátia Pedrosa não renega o tempo onde sua imagem era conhecidíssima de norte a sul do Brasil. Ela foi apresentadora dos programas do SBT "O Povo na TV" e "Clube dos Artistas". Fez humor em "A Praça é Nossa" e sucesso no teatro, quando interpretou dois papéis na peça "Amores de Casanova". Posou para a revista Playboy em junho de 1988, e teve um filho, fruto de sua união com o apresentador de TV Wagner Montes.


Cátia Pedrosa, Garota Carinho 1981, sempre bela.   
----------

Cátia Pedrosa, ex-miss e ex-atriz do elenco da A Praça É Nossa, é um exemplo do que se espera de uma mulher madura: mais do que ter tudo em cima e almejar uma carinha de 20 aos 50, é preservar a vaidade natural de uma mulher que se cuida, que vive bem e que sabe envelhecer. Aos 46 anos, Cátia exibe-se elegante, com uma feição que, proporcionalmente aos anos, pouco mudou. Fonte: www.revistaqueamamos.blogspot.com)

----------

               Naquele distante 1983, o Brasil chorou a morte de um dos seus maiores ícones do futebol, Mané Garrincha. Mas como a vida não é feita apenas de dias amargos, o Brasil vibrou quando Nelson Piquet ganhou seu segundo campeonato de Fórmula 1 e a carioca Cátia Pedrosa foi Top 3 no Miss Mundo.

               O Miss Mundo Brasil atualmente está sob a responsabilidade da empresa MMB Promoções e Eventos de Beleza Ltda, criada em abril de 2008 , cujo Diretor Executivo é Henrique Fontes, licenciado exclusivo da Miss World Organization no Brasil, desde 2006.


               Depois daquele 1983, sete brasileiras se destacaram no Miss Mundo. Quatro foram semifinalistas: Leila Rosana Leal Bittencourt (1985), Adriana Luci de Souza Reis (Miss Fotogenia 1998), Tamara Almeida Silva (2008) e Luciana Sílvia de Souza Reis (Luciana Bertolini, em 2009, irmã da Miss Mundo Brasil 1998). Duas foram finalistas: Adriana Alves de Oliveira (1984) e Jane de Souza Oliveira Borges (Miss Mundo Américas 2006). E uma quase foi eleita Miss Mundo, Anuska Prado, terceiro lugar em 1996;


               Depois daquele 1983, milhares de jovens ainda sonham com um título de beleza. Muitas possuem realmente vocação para Misses e disposição para se envolverem com o lema do Miss Mundo, “beleza com propósito”, levantando as bandeiras das causas humanitárias. Outras desejam fazer das passarelas apenas um trampolim para uma carreira artística. 

        Cátia Silveira Pedrosa, eterna Miss Mundo Brasil 1983, pelas informações que tenho, conseguiu administrar bem seu passado de glória, como Miss e artista. E por isso ela recebe esta semana as homenagens de PASSARELA CULTURAL.

*****
----------
Miss Mundo 1983, vídeo completo
----------
Rainhas dos Continentes, Top 3 e coroação

4 comentários:

katia5nit@gmail.com disse...

Queria saber mais sobre relacionamento de katia Pedrosa com o apresentador Wagner Montes, gostaria de ver fotos do filho pode ser?

Anônimo disse...

Olá Katia, então eu ja estudei com o filho dela o Wagner ha uns 3 anos atras, onde faziamos faculdade de Fisioterapia em Alphaville, bom ele é a cara da mãe, na época tinha cabelo longo. acredito que ele voltaram para o Rio. Abrçs

Anônimo disse...

O.mais importante Cátia é vc ser a soma do que é, da tens muito a produzir, ninguém tira o que vc foi e só. Vc pode tirar o que será,bjs.

Unknown disse...

Morreu hoje ...