*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 25 de janeiro de 2014

UMA ROSA NO CAMINHO



UMA ROSA NO CAMINHO – No roteiro que percorro durante minha caminhada diária, uma rosa me cumprimenta silenciosamente com sua beleza. Hoje, ao contrário dos outros dias, ouvi a voz do meu coração. Parei, fiquei mais próximo, fotografei a flor, dei-lhe um cheiro e me embriaguei com o seu perfume. A dona da casa que estava ao lado regando as plantas disse: “Pode levar para você.” Agradeci seu gesto e disse não. Preferi que a rosa continuasse sua missão, encantando e perfumando sem sair dali, fiel ao seu chão. ***** Daslan Melo Lima.

DE SÃO JOSÉ DA LAJE PARA O MUNDO - 14º ENCONTRO DE LAJENSES

SITE EM MANUTENÇÃO / Secção em construção/ Outras fotos e comentários estão ainda pendentes para postagens.  Aguarde!



UM COQUETEL DE EMOÇÕES INACABADAS - Marquei presença em mais um Encontro de Lajenses, evento realizado no dia 11/01/2014, no pátio da Escola Municipal Maria de Lourdes Rocha, em São José da Laje, AL. ***** Um texto que criei há três anos permanece mais atual do que nunca no universo das minhas emoções. ***** ENCONTRO DE LAJENSES - Voltar a São José da Laje, a Princesa das Fronteiras, é reencontrar o menino que eu fui. Imagine não apenas eu, menino de ontem, mas dezenas de conterrâneos-contemporâneos, garotos e garotas de um tempo que se foi, tomando um coquetel de emoções inacabadas no Encontro de Lajenses. Nada supera a magia do momento. /// Os sonhos de ontem, envolvidos em amores e desamores, dão as mãos. Os objetivos de ontem, envolvidos em ilusões e desilusões, dão as mãos. Pelas linhas dos rostos, marcas de perdas e desencantos. Pelo brilho dos olhos, sinais de ganhos e encantos. /// Acho até que o vento e as pedras pedem para o Rio Canhoto cessar um pouco sua eterna caminhada para o mar. Só para nossas lágrimas enxugar. Só para nossa alegria escutar. 
O BEIJO DA MISS - “Quem está aqui na festa é o menino, o poeta, o amigo ou o homem?” Antes que eu esboçasse a resposta, ela deu-me um beijo cinematográfico. Ela beijou o homem-poeta-amigo, mas quem recebeu o beijo foi o menino, que o diga Ladorvane Cabral, autor da foto, durante o 14º Encontro de Lajenses, 11/01/2014. ***** Ela, Josenira Degrrot (Josenira de Albuquerque Silva), minha ex-professora, a Miss São José da Laje que disputou o titulo de Miss Alagoas 1965.  
TRÊS MULHERES E UM DESTINO - Á esquerda, Marluce Rodrigues, que mora em Petrolina, sertão de Pernambuco. Ao centro, Terezinha Cardozo, que vive em Jaboatão dos Guararapes, PE. Á direita, Gize Silva Monteiro, que vai fixar residência em Maceió, depois de ter morado mais de trinta anos em São Paulo. ***** Três mulheres e um destino: marcar presença no 14º Encontro de Lajenses.
JOVEM GUARDA – Da esquerda para a direita, Paulo Martins, José Carlos Martins, Afrânio Godoi  e eu. ***** José Carlos um dia arrancou aplausos ao cantar no Clube Gente Nossa “O Calhambeque”, de Roberto Carlos, um dos maiores sucessos da Jovem Guarda. Isso foi há muito tempo, mas o jovem Afrânio, filho de Afrânio Godoy, contemporâneo meu e dos irmãos Martins, adorou ouvir essa história de um tempo lajense que não conheceu.  

sábado, 18 de janeiro de 2014

REFLEXÃO NA COVA DOS LEÕES





      Rumo a São José da Laje, AL, fiz uma pausa na estrada depois de Caruaru, PE, para tirar uma foto ao lado da escultura que mostra o profeta Daniel na cova dos leões. O cenário evoca uma das passagens mais dramáticas da Bíblia. Ficção ou realidade?  


      Lembrei-me de uma cerimônia religiosa onde o pregador disse mais ou menos isso: “Daniel foi jogado na cova dos Leões e a única saída havia sido tampada por uma pedra. Daniel estava sem saída. Qual de nós nunca esteve num buraco sem saída onde olhávamos para os lados e não víamos esperança de sair dali? Vamos aprender com Daniel a termos Fé e esperança”. 
     Rezei em silêncio e de corpo leve e alma renovada continuei minha viagem. – Daslan Melo Lima.

*****

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

MONICA SPEAR E MEU UNIVERSO DESCOLORIDO

       



      A noticia da morte da venezuelana Monica Spear, 29 anos, quinta colocada no concurso Miss Universo 2005, deixou-me desolado. De repente, a minha esperança de ver um dia o planeta transformado num oásis de paz desabou. Monica Spear, o esposo Thomas Henry Berry e sua filhinha de cinco anos moravam nos Estados Unidos e estavam de férias na Venezuela. O carro em que viajavam teve um problema técnico e eles pararam na estrada do Estado de Carabobo. Monica e o esposo foram assassinados a tiros nesta segunda-feira, 06, ao reagirem a um assalto, na frente da filha.

      Sei que crimes acontecem todos os dias em todos os recantos do mundo, mas quando a tragédia envolve pessoas mais próximas, ou das quais somos fãs, a dor tem outra conotação. Sobre o assunto, meu amigo Roberto Macêdo escreveu: “Apesar de a espiritualidade dizer que está tudo sob controle, às vezes penso que é melhor cair um asteroide, um meteoro, e começar tudo de novo... Li um livro interessante, recentemente, que diz que as sombras querem isso mesmo, promover o maior número de maldades possíveis para ver se o planeta não sai do nível de provação e passa para regeneração. Só que esse é um caminho sem volta. Mas, enquanto isso, sofremos...”
      Piedade, Senhor, faça com que a esperança retorne imediatamente para os meus sonhos. Meu universo está descolorido.

----------- Daslan Melo Lima, na nona noite de 2014, revendo o Top 5 do Miss Universo 2005, http://www.youtube.com/watch?v=1F2DucQWAww e a participação de Monica Spear num programa de TV, http://www.youtube.com/watch?v=Hm_A6oEH-TU .

*****

PASSARELA CULTURAL EM RITMO DE FÉRIAS

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

UM PRESENTE DOS REIS MAGOS - Uma nuvem escura e gigante causou espanto às pessoas, ao vento e aos pardais na tarde desta segunda-feira pernambucana de Timbaúba, Dia dos Reis Magos. Choveu torrencialmente por mais de uma hora. De repente, o verão virou inverno para amenizar o calor insuportável deste lado de cá do nordeste. Acho que os Reis Magos confundiram a data natalina e trouxeram este presente precioso: chuva em lugar de mirra, incenso e ouro. – Daslan Melo Lima.
******

sábado, 4 de janeiro de 2014

UMA VELHA BENÇÃO IRLANDESA

             

          Que a benção da luz seja contigo, a luz exterior e a luz interior. A santa luz do Sol brilhe sobre ti e aqueça teu coração até que ele resplandeça como um grande fogo de turfa, e assim o forasteiro possa vir e nele se aquecer, como também o amigo. A luz brilhe de dentro de teus olhos, como a candeia colocada na janela de uma casa, oferecendo ao peregrino um refúgio à tormenta. 
          E a benção da chuva, a chuva suave e boa, seja contigo. Que ela tombe sobre tua alma para que as pequenas flores todas possam surgir e derramar suavidade na brisa. A benção das grandes chuvas seja contigo, caindo em tua alma para lavá-la bem lavada, e nela deixando muitas poças reluzentes, onde o azul do céu possa brilhar, e às vezes uma estrela. 
          E a benção da terra, a grande terra redonda, seja contigo; sempre tenhas uma saudação amiga aos que passam por ti ao longo dos caminhos. Aterra seja macia debaixo de ti quando nela repousares, cansado ao fim do dia,e leve ela descanse sobre ti, quando no fim te deitares debaixo dela. Tão leve ela descanse sobre ti, que a tua alma cedo se liberte de seu peso, livre e leve, no caminho de Deus.

           E agora o Senhor te abençoe, com toda a bondade te abençoe.

Feliz Ano Novo !
_____
Tradução de Paulo Mendes Campos (1922-1991), Seleções Reader’s Digest, janeiro-1968.
_____

Ilustração: Túnel da Serra das Russas, Gravatá, PE. Foto: Daslan Melo Lima/Passarela Cultural.

                                    *****

PASSARELA CULTURAL EM RITMO DE FÉRIAS

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO


NOVO PREFEITO - O empresário Marinaldo Rosendo de Albuquerque, acima, discursando,  renunciou ao cargo de prefeito de Timbaúba no último dia de 2013. Na quinta-feira, 02/01, tomou posse o vice Junior Rodrigues (sentado). Esta foto foi feita no penúltimo dia de 2013, quando da inaugração da UPA, Unidade de Pronto Atendimento, que leva o nome de Maria José de Albuquerque Rosendo, genitora (in memoriam)  de Marinaldo. A referida UPA é a primeira da mata norte de Pernambuco.  ***** PASSARELA CULTURAL deseja ao novo prefeito os melhores votos de sucesso e que DEUS o ilumine na condução do destino de Timbaúba. ***** Imagem: Facebook. 


__________





Ana Marinho, José Ramos, João Pedro e Andressa Regis.

*****