segunda-feira, 24 de junho de 2019

São João, uma bandeirinha de felicidade em cada coração


O menino que um dia eu fui amanheceu insistindo para sair comigo pela manhã ensolarada timbaubense: "Vista uma camisa listrada, ponha um chapéu na cabeça e vá tirar umas fotos minhas na área dos festejos juninos."





Diante da antiga estação ferroviária, pausa para uma foto emblemática. Trens invisíveis passavam e os passageiros saudavam o menino alagoano de São José da Laje, enquanto o homem que sou mergulhava numa citação do escritor sergipano Joel Silveira: "Podem acreditar: já fui muito mais velho do que sou hoje."




O poeta baiano Castro Alves dizia que a praça era do povo, como o céu é do Condor.  Em junho eu canto que a praça é da poesia, como a paisagem é das bandeirinhas.


A escultura de um conjunto musical toca silenciosamente a música das bandeirinhas que dançam ao sabor do vento. Algumas desejam entrar na capela para fazer um pedido: que a chuva não atrapalhe os festejos juninos.



O vento forte fez um cordão de bandeirinhas ficar bem próximo ao chão. O menino que um dia eu fui adorou e correu feliz até elas. Fechei os olhos, agradeci a Deus por ser São João e pedi ao Senhor do Universo que plantasse uma bandeirinha de felicidade em cada coração. 




*****



Daslan Melo Lima

Timbaúba, PE

23 de junho de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - Ingrun Helgard Möeckel, Miss Europa 1961


Daslan Melo Lima



          Uma estudante de 18 anos, Ingrun Helgard Moëckel, foi uma dessas garotas lindas, sonhadoras e perseverantes, que marcaram época nos concursos de beleza, disputando mais de um certame, preparando-se com afinco,  até conquistar um título que lhe garantisse mais notoriedade. Ingrun Moëckel foi semifinalista (Top 15) no Miss Universo 1960, quarto lugar no Miss Mundo 1960 e primeira colocada no Miss Europa 1961.  ***** Foto: Facebook/Glamour Argentino. 
    

MISS ALEMANHA 60 PREFERE O INGLÊS -  Ingrun Helgard Moëckel, de 18 anos, foi eleita Miss Alemanha 1960. Ingrun, que é estudante, emigrou, aos nove anos de idade, para a Nova Zelândia, em companhia de sua mãe, retornando à Alemanha há apenas um ano e meio. A nova Miss, que é apaixonada pela música, está falando inglês com mais facilidade do que o alemão. Suas chances são consideradas grandes no desfile de Miami. ***** Revista O Cruzeiro, Ano XXXII, Número 37, 25 de junho de 1960. 

----------

Ingrun Möeckel no Miss Universo 1960

          Miami Beach Auditorium, Miami Beach, Flórida, Estados Unidos, 09 de julho de 1960. Quarenta e três jovens e um sonho: ser coroada Miss Universo 1960.  


Linda Bement (1941-2018), Miss Estados Unidos, foi eleita Miss Universo 1960. Na imagem do Top 15, Ingrun aparece na fila do meio, na extrema esquerda. ***** Revista Manchete. 
----------

Ingrun Möeckel no Miss Mundo 1960

          Lyceum Ballroom, Londres, 08 de novembro de 1960. Trinta e nove jovens e um sonho: ser coroada Miss Mundo 1960.


Da esquerda para a direita: Judith Ann Achter, Miss Estados Unidos, quinto lugar; Denise Muir, Miss África do Sul, terceiro; Norma Gladys Cappagli, Miss Argentina, eleita Miss Mundo 1960; Gila Golan, Miss Israel, segunda colocada; e Ingrun Helgard Möeckel, Miss Alemanha, quarto lugar. 
----------

Ingrun Möeckel, Miss Europa 1961




Beirute, Líbano, 06 de junho de 1961. Dezessete jovens e um sonho: ser coroada Miss Europa 1961. Enfim, Ingrun Möeckel conseguia uma tão sonhada primeira colocação. ***** Foto: revista O Cruzeiro.
----------

       Ingrun Helgard Möeckel construiu uma carreira de modelo internacional, contratada da agência Ford Models. Em 1966, casou com o executivo  Johannes Neckermann, com quem teve três filhos, Markus, Julia e Lukas
     Gostaria de concluir esta Sessão Nostalgia  dizendo que a eterna Miss Europa 1961 vive feliz ao lado do esposo, filhos e netos, mas ela perdeu a vida num acidente de carro, numa estrada de Frankfurt, onde morava, em outubro de 1977. 
       Vou concluir citando o poeta gaúcho Mario Quintana (1906-1994):

A morte deveria ser assim:
um céu que pouco a pouco anoitecesse
e a gente nem soubesse que era o fim...



*****

SESSÃO NOSTALGIA / ESPECIAL - Miss Brasil Latina 2019

Daslan Melo Lima



----------
Esta matéria foi postada originalmente no dia 26/05/2019, e recebeu durante cinco dias mais de 500 visualizações. 
Devido a um problema no sistema, que não consegui solucionar, o texto completo desapareceu, logo em seguida, das pesquisas do Google, razão pela qual estou procedendo a reedição.
---------- 

          Na quarta-feira, dia 22, às 17 horas, estive no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, ´Recife, fazendo parte da comissão julgadora que elegeu a Miss Brasil Latina 2019. 
        Sob a coordenação geral de Fernando Bandeira Diniz e direção artística de Luiz Welter de Souzao concurso é responsável pelo envio da beldade brasileira para o tradicional Miss América Latina del Mundo, na República Dominicana.
----------
O Miss Brasil Latina 2019, em sua décima edição sob a coordenação geral de Fernando Bandeira Diniz, abraçou como tema a defesa dos animais.
----------
-
         Dois dias antes, na segunda-feira, 20, participei do júri técnico, quando as candidatas ao título desfilaram em biquíni e traje de gala e foram entrevistadas. Ouvir mais de vinte jovens falarem de sonhos, superação de adversidades e expectativas, cada uma com o delicioso sotaque das suas regiões, é um aprendizado sociocultural enriquecedor.
.       No júri da noite final, pedi ao Senhor do Universo que me orientasse na hora da votação, pois uma, apenas uma, receberia a faixa e a coroa de Miss Brasil Latina 2019. 

----------

Miss Brasil Latina 2019 
------------
22 de maio de 2019
Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Recife, Pernambuco
22 participantes
---------


Da esquerda para a direita: Flávia Tolfo, Miss Rio Grande do Sul,  quarto lugar; Thaís Bergamini, Miss Amazonas, segundo; Andresa Alves, Miss Ilha de Itamaracá, primeiro; Thaís Zucchi, Miss Paraná, terceiro; e Brenda Jennifer, Miss Espírito Santo, quinto lugar.

Resultado

1º lugar: Ilha de Itamaracá, Andresa Alves
2º lugar: Amazonas, Thaís Bergamini
3° lugar: Paraná, Thaís Zucchi
4° lugar: Rio Grande do Sul, Flávia Tolfo
5º lugar: Espírito Santo: Brenda Jennifer  

Top 13

Ceará, Luanda Carla
Mato Grosso, Jhulya Hannah  
Mato Grosso do Sul, Lorreiny Alfenas
Pará, Jéssica Medeiros
Pernambuco, Julia Molinari
Rio de Janeiro, Beatryz Loureiro 
Sertão Central, Joana D'Arc
Tocantins, Patrícia Terez

Demais concorrentes

Fernando de Noronha, Lilene Luna
Ilhas Anavilhanas, Jackeline Lopes
Ilha de Parintins, Amanda Oliveira
Ilha de Marajó, Adiane Cohen
Parque do Cocó, Julia Ribeiro
Praia da Lagoinha, Amanda Sales
Rondônia, Maria Antonia
Roraima, Mariana Poerschke
Santa Catarina, Alinnebella da Costa
-------
Não competiram

São Paulo, Stefani Petrucci. Adoeceu. Contraiu dengue e ficou impossibilitada de viajar.
Goiás, Camila Espíndola. Desistiu
----------

Prêmios Especiais

Destaques regionais - Da esquerda para a direita: 
Miss Centro-Oeste Latina: Miss Mato Grosso do Sul, Lorreiny Raissa Alfenas; 
Miss Nordeste Latina: Miss Pernambuco, Júlia Molinari; 
Miss Norte Latina: Miss Pará, Jessica Medeiros; 
Miss Sudeste Latina: Miss Rio de Janeiro, Beatryz Loreiro; 
Miss Sul Latina: Miss Paraná - Thaís Zucchi.
----------
Melhor Traje Típico: Miss Rio Grande do Sul - Flávia Tolfo.
----------

Miss Simpatia: Miss Espírito Santo, Brenda Jennifer. ***** Seu rosto tem uma leve semelhança com o de Natália  Guimarães, Miss Minas Gerais, Miss Brasil e Vice-Miss Universo 2007.  
----------

Melhor Rosto: Miss Roraima, Mariana Poerschke, escolhida pelos maquiadores oficiais do concurso.
----------
Melhor Coordenação Estadual: Tássia Macário (Ceará) e Gabriell Bentes (Amazonas).
----------
Melhor Concurso Estadual: Tássia Macário (Ceará) e Marcelo Ramos (Paraná).
----------
Júri Técnico da Preliminar X Júri da Final 

     Entre as personalidades dos júris técnico e final estavam Ana Cláudia Pessoa Romão, Miss Pernambuco no Miss Brasil Mundo 1990 (terceira colocada), e Miss Pernambuco no Miss Brasil versão Miss Universo 1992 (semifinalista, Top 12); Alline Menezes, Miss Pernambuco Latina 2014, e  Rafael Duarte, Mister Jaboatão dos Guararapes, Top 10 no Mister Pernambuco 2019. 


Eu e dez candidatas. Pausa para um flash antes do desfile preliminar. ***** Recife Palace Hotel, Boa Viagem, Recife, PE, 20/05/2019.
----------
No júri técnico. Pausa para uma olhada no celular, durante um intervalo. 
----------
Eu, Ana Claudia Pessoa Romão e Rafael Duarte.
---------

No júri técnico, momento para uma foto ao lado de uma jurada  internacional, a mexicana Lizbeth Trujillo, amiga de misses famosas, a exemplo de Margareth Gardiner, Miss África do Sul, Miss Universo 1978. Lizbeth também foi jurada na noite final.   
----------
       No desfile preliminar, cada componente recebeu dois mapas, referentes aos desfiles em biquíni e traje de gala, e um terceiro para as entrevistas. Tínhamos que apontar as 12 mais em cada categoria.  No desfile final, cada jurado recebeu dois mapas onde constavam as semifinalistas, que devido a um empate foram 13. Tínhamos que optar por cinco delas em biquíni e traje de gala. Quando o top 5 foi anunciado, sem ordem de classificação, cada jurado escreveu numa folha de papel apenas o nome da representação da concorrente. Fernando Bandeira  Diniz explicou ao público que, para efeito de classificação, os pontos eram acumulados, considerando os votos dos jurados e os da produção (responsável pela análise de outros predicados).   



Painel exposto no Recife Palace Hotel e no Teatro Luiz Mendonça, onde aparecem as 24 candidatas, número que diminuiu para 22, devido às ausências das misses São Paulo e Goiás. 
----------
Flávia Tolfo trouxe do Rio Grande do Sul interessantes souvenirs para presentear a comissão julgadora do júri técnico. 
----------
Trajes Típicos X Biquínis x Trajes de Gala


Abertura do desfile em Traje Típico
----------
Singela, remetendo aos trajes típicos do Miss Brasil dos anos sessenta, assim foi a apresentação das misses nessa categoria. Eu estava nos bastidores e consegui fotografar algumas misses, antes de tomar assento na comissão julgadora.  
----------
Flávia Tolfo, Miss Rio Grande do Sul,  quarta colocada, ganhou o prêmio de Melhor Traje Típico 
----------
Andresa Alves - Ilha de Itamaracá
-------
Thaís Bergamini - Amazonas
---------
Julia Molinari - Pernambuco
----------
Misses Roraima, Ilha de Itamaracá, Paraná e Espírito Santo
----------


Abertura do desfile em traje de gala ao som da "Canção das Misses", de Lourival Faissal, através de uma gravação na voz de Ellen de LimaUm show de nostalgia na melhor acepção da palavra. 

Os Estados brasileiros se apresentam
Nesta festa de alegria e esplendor.
Jovens misses seus Estados representam
Seus costumes, seus encantos, seu valor. 

Em desfile nossa terra, nossa gente,
Pela glória do auriverde em céu de anil.
Sempre unidos, Leste, Oeste, Norte, Sul,
Na beleza das mulheres do Brasil. 


Top 13
Não há padronização dos vestidos no Miss Brasil Latina. Todas as misses trazem seus trajes de gala. 
--------
As candidatas mais aplaudidas foram as representantes do Amazonas, Pernambuco e Ilha de Itamaracá. A torcida gritava "Diplomata", referindo-se a Julia Molinari, Miss Pernambuco, jornalista e estudante de Direito, que se prepara para o concurso do Itamaraty.  


Top 5 - Misses Amazonas (segundo lugar), Ilha de Itamaracá (primeiro), Rio Grande do Sul (quarto), Espírito Santo (quinto) e Paraná (terceiro).
----------
Um concurso para recordar


Eu tenho 1,68 de altura e por isso fiquei baixinho ao lado de Thaís Bergamini, Miss Amazonas, 20 anos, 1,80 de altura. ***** Sua avó paterna era sobrinha-neta de Olga Bergamini de Sá, Miss Brasil 1929. *****   Thaís Bergamini participou do Miss Amazônia (by Salignac), Miss Amazonas Be Emotion 2016 (3º lugar), Rainha do Peladão 2015, Rainha do Peladão 2016 (vencedora) e Miss Amazonas Be Emotion 2018 (Top 5).
----------

Eu e Andresa Alves, Miss Ilha de Itamaracá. Pernambucana de Tabira, radicada  em Santa Cruz do Capibaribe, modelo e empresária, 26 anos, 1,76, Andresa já tinha disputado duas vezes o Miss Pernambuco versão Miss Brasil Universo. Obteve em ambas o terceiro lugar: em 2013, representando Caruaru, e em 2015, o município sertanejo onde nasceu. Em 2014, foi semifinalista (Top 21), no Miss Brasil Mundo. ***** O título de Miss Brasil Latina 2019 está em boas mãos.
----------   
Após o termino do evento, o jornalista e missólogo Muciolo Ferreira saiu da plateia para dar um abraço em sua amiga Ana Claudia Pessoa RomãoMiss Pernambuco Mundo 1990 e Miss Pernambuco Universo 1992, Ana era uma das presenças mais lindas e elegantes do Teatro Luiz Mendonça. Muciolo acompanhou o desfile ao lado do jornalista Fernando Machado e do geógrafo Paulo d'Arce, também missólogos.
  
----------
       
Elas jamais vão esquecer o mês  de maio pernambucano de 2019

----------


       As candidatas ao título de Miss Brasil Latina 2019 jamais vão esquecer o mês de maio pernambucano de 2019. Além das emoções, experiências e aprendizado, elas participaram de um roteiro turístico que por si só foi um prêmio extraordinário. Conheceram Olinda, Casa da Cultura,  Oficina Brennand (fotos acima) e um passeio de Catamarã à noite pelo rio Capibaribe.
----------
   
       E para Andresa Alves, que estava aniversariando na noite de 22 de maio, ficou,   do    mês  de maio  pernambucano  de  2019, acima de   tudo,         um  presente inesquecível. O  destino lhe  deu a glória de receber  das  mãos      de  Teresa  Laís  Lima,  Miss  Ceará Latina  e  Miss Brasil Latina  2018,  a faixa  e a  coroa  de  Miss  Brasil  Latina 2019.
----------
         Sou grato ao Fernando Bandeira Diniz por mais um convite para fazer parte da comissão julgadora do Miss Brasil Latina. 
        Quando criança, na minha alagoana São José da Laje, diante das revistas O CruzeiroManchete e Fatos & Fotos, que traziam reportagens sobre os concursos de misses, eu sonhava estar no Maracanãzinho, compondo o júri dos certames de Miss Guanabara e Miss Brasil. Grato, Fernando, o menino que um dia eu fui viveu mais um sonho.

*****

Imagens: 
Divulgação do MBL, DML/Passarela Cultural e Facebook.
----------
      

sábado, 15 de junho de 2019

A canção do vento


          Cheguei a uma festa junina antes de acenderem a fogueira de Santo Antônio. Deixei-me ficar ao sabor das recordações que o Dia dos Namorados trazia: paixões que hoje são cinzas e paixões que ainda são fogo. 

------------

          Depois da fogueira acesa, aproveitei o ensinamento do vento. Ele acelerava o fogo e diluía minhas reflexões em experiências e lições.
--------------------
Daslan Melo Lima 
Engenho Bomfim
Ferreiros, PE
Junho/2019
----------

PELO SIMPLES FATO DE EXISTIR


"Nunca deixe de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido", disse um dia a atriz Katharine Hepburn


          Final de jogo na Ilha do Retiro. Sport Club do Recife, 1 x CRB, 0, pelo Campeonato Brasileiro, Série B. Em Alagoas, estado onde nasci, torço pelo CSA, mesmo assim não fiquei muito confortável torcendo contra o CRB. 

         A vida no entanto é feita, também, de paixão por isso ou aquilo, e "o simples fato de existir já é divertido". Por isso, apesar de ser alagoano, minh'alma rubro-negra foi ao delírio.

-------------
Daslan Melo Lima
Timbaúba, PE
Junho/2019

----------