*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 19 de novembro de 2016

SESSÃO NOSTALGIA - “Miss Brasil”, uma música da Banda do Pinduca para Celice Marques

Por Daslan Melo Lima

     Na época de réveillon e carnaval, um disco gravado pela Banda do Pinduca toca muito em Pernambuco, principalmente no Recife e na zoina da mata norte, da qual faz parte Timbaúba, a cidade onde vivo. Entre as músicas, sucesso absoluto para “Miss Brasil”, dedicada a Celice Pìnto Marques da Silva, Miss Pará, Miss Brasil e semifinalista (Top 12) no Miss Universo 1982.

Garota formosa,
 Cheirosa a patchouli,
Na terra das mangueiras surgiu Celice,  
A Miss Brasil.

Vai moreninha ao mundo mostrar
Mais uma riqueza que tem o Pará.
Brilha no céu tua beleza também,
 Estrela da minha Belém.

Salve o Bancrévea que a descobriu
É paraense a Miss Brasil.
    
----------

Celice, garota formosa

         Natural de Bélem, Pará, 1 metro e 80 centímetros de altura, a hoje Dra. Celice Marques, médica, radicada em São Paulo, capital, foi eleita a Miss do seu Estado aos 18 anos de idade, representando o tradicional clube Associação de Desportos Recreativa Bancrévea, criado em 1891. Trata-se do segundo clube náutico mais antigo do Brasil (o primeiro é o Clube Barroso, no Rio Grande do Sul). 

----------
----------

         No dia 26/06/1982, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, Celice foi eleita Miss Brasil. Um mês depois, no Coliseo Amauta, em Lima, Peru, em meio às 77 concorrentes ao Miss Universo, conseguiu classificação entre as semifinalistas (top 12).

             Quando da sua despedida do reinado de Miss Brasil 1982, Celice respondeu às perguntas do apresentador Sílvio Santos com doçura e emoção.   
          
Sílvio Santos – Hoje é o último dia do seu reinado. Como passou o ano e o que você tem a dizer para os telespectadores?  
Celice Marques - Eu acho que faz tempo que eu não fico com o coração batendo tão rápido. Foi maravilhoso. Eu espero contar com vocês a cada dia do ano que vem. Que eu continue sendo para vocês uma lembrança, porque vocês serão sempre uma lembrança para mim. Esse momento agora eu não vou esquecer jamais. Eu amei ser Miss Brasil! Foi ótimo conviver com todos vocês esse ano todo. Foi fantástico. Só assim eu poderia conhecer vocês todos.
>>>>>>>>>
Sílvio Santos – Celice, você me dizia ontem que ficou muito conhecida em Belém do Pará, não é mesmo? Porque pela primeira vez uma Miss Pará foi eleita Miss Brasil.
Celice MarquesEu sou a primeira Miss Brasil paraense. Esse é o meu maior orgulho.
>>>>>>>>>> 
Silvio Santos – E valeu a pena ser Miss Brasil?
Celice Marques Claro! Só valeu!
>>>>>>>>> 
Sílvio Santos - E qual foi o seu momento mais emocionante? Ano passado quando você recebia a coroa de Miss Brasil ou hoje nesta sua despedida?
Celice Marques : Hoje. Eu acho que hoje é  mais  emocionante que no ano passado. Porque no ano passado, apesar da surpresa, eu não tinha alguma coisa para deixar. Eu estava levando alguma coisa. E quando você deixa é bem mais difícil. 
----------

                                 Celice, cheirosa a Patchouli


         Patchouli é uma herbácea da família das gramíneas, originária da Malásia. Suas folhas são utilizadas para confeccionar chapéus, mas é nas raízes que está seu grande atrativo. Dotadas de um perfume peculiar, quando secas são usadas para confecção de leques, bonecas, renas e ainda no preparo de "garrafadas". Misturadas a outras raízes e cascas de árvores igualmente perfumadas dá origem ao " Cheiro do Pará". Fonte: www.cdpara.pa.gov.br/


       Pinduca, nome artístico do paraense Aurino Quirino Gonçalves, completa 80 anos de idade no dia 04 de junho do próximo ano. O artista foi muito feliz ao gravar e divulgar uma música que transmite muita energia, e que enaltece a figura de uma garota formosa, cheirosa a Patchouli, Celice Marques, eterna Miss Brasil 1982. 

*****

Para ouvir a música “Miss Brasil”,
>>>>>>>>>> 
Celice no Top 12 do Miss Universo 1982,
>>>>>>>>>>
Celice na despedida do seu reinado,


3 comentários:

Anônimo disse...


Celice Marques integra junto a Adriana Alves de Oliveira as duas melhores miss Brasil eleitas na era Silvio Santos.
Pena que, pela imaturidade, elas foram prejudicadas durante as entrevistas na final do Miss Universo, porque beleza elas tinham de sobra.

abs,

Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

- Lembro o Dia em que Foi Eleita Miss Brasil: Linda e O Representou Muito Bem no Miss Universo. Suas Palavras de Despedida, Foram Profundas e Belas. Agora, Sòmente Saudade!

Anônimo disse...

Essa Música não é só do Pinduca, o Eng. e Prof. Fernando Aflalo é autor junto com ele. Fernando Aflalo é Compositor Campeonissimo de Sambas do Carnaval de Belém do Pará.
Justiça seja feita.