GUILHERMINO NETO, IN MEMORIAN
Eis um assunto que jamais gostaria de ver publicado em PASSARELA CULTURAL. Infelizmente, "cést la vie", assim é a vida, dizem os franceses. Guilhermino Neto, um jovem timbaubense de 21 anos, filho de Rostan (funcionário do INSS) e Marli (funcionária pública aposentada), encontrou a morte na noite de quarta-feira, em Itambé-PE, assassinado com um tiro no peito. O motivo do crime ainda não foi esclarecido, se é que há motivo para alguém tirar a vida de um ser humano, principalmente de um jovem. Lamentavelmente, a cada dia cresce a estatística da violência envolvendo a juventude brasileira. À família enlutada, as condolências de PASSARELA CULTURAL.
*****
*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE - 2
*****
UM FATO EM FOCO
*****
Secção ainda em construção
Durante o transcorrer da semana, postarei novas reportagens, inclusive outras imagens dos últimos eventos (Antigomobilismo,Garota Safada no Forró do Sítio e Aniversário do Motor Clube).
MEMÓRIA TIMBAUBENSE - 1
Dinamérico Pessoa de Albuquerque, Seu Dino |
Na esquina da Rua Regente Amaro Jorge, esquina com a Dantas Barreto, no bairro de Timbaubinha, um senhor tranqüilo contempla a tarde passar na frente da sua casa comercial onde predominam cerâmicas utilitárias. Ele é Seu Dino, apelido de Dinamérico Pessoa de Albuquerque, timbaubense nascido em 22/07/1949. O quarteirão inteiro pertenceu ao seu pai, Abdon Pessoa de Albuquerque, negociante de secos & molhados, esposo de Luiza Alves de Albuquerque. O casal teve seis filhos além do Seu Dino: Luiza, Natércia, Epitácio (o “Doutor”, goleiro do Estudantes de Timbaúba), Edite (mãe de Arleide Guerra, secretaria de educação), Maria José (Dedé, mãe do prefeito Marinaldo Rosendo) e Maria do Perpétuo Socorro (Branca), os quatro últimos já falecidos. Seu Dino é casado com Maria Zuleide, mãe dos seus quatro filhos Dinamérico Junior, Deyse, Epitácio e Abdon Neto.
Abdon Pessoa de Albuquerque e Luiza Alves de Albuquerque |
São muitas as histórias para contar de quem nasceu, cresceu e ultrapassou seis décadas de vida vivendo em um mesmo bairro. Discreto, Seu Dino limita-se a responder perguntas que falem mais de si. Maior alegria: Quando nasceu seu primeiro filho. Uma personalidade timbaubense que a história guardou: Prof. José Mendes da Silva. Personalidades timbaubenses que a história vai guardar: Meus ex-professores José Guedes e Christina Queiroz. Um político: Lula e Marinaldo Rosendo. Clubes esportivos: Sport Recife e Santos. Pessoa que é a cara de Timbaúba: Aderbal Queiroz (Bau).
Católico, devoto de Santa Terezinha do Menino Jesus, Seu Dino adora uma buchada e aprecia cerveja. Tranquilo, afirma que não aposentou os sonhos. Possuir uma fazenda de gado é o maior deles. Tem um lado romântico: adora os antigos sucessos de Nelson Gonçalves e Núbia Lafayette, sente muitas saudades dos carnavais passados e deixa a emoção fluir ao cantarolar o frevo “Juventude Dourada”. Eu quero ver esse ano/A juventude dourada/Na rua que é do povo/Camisa aberta no peito/Fazendo o que os seus avós/Fizeram em tempos passados/Ao som do frevo bem quente/O passo sem preconceito./Estou aqui para ver/A juventude dourada/ Nessa alegria de louco/Entrando na madrugada.
*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE - 2
*****
UM FATO EM FOCO
*****
Secção ainda em construção
Durante o transcorrer da semana, postarei novas reportagens, inclusive outras imagens dos últimos eventos (Antigomobilismo,Garota Safada no Forró do Sítio e Aniversário do Motor Clube).
Mais abaixo, na secção "Vale a Pena Ler de Novo", você encontra as matérias da semana anterior. No rodapé final, ao clicar em "Postagens mais Antigas", você também confere a seleção de assuntos que continuam on-line.
*****
Merecidíssima a homenagem prestada ao Seu DINO.
ResponderExcluirParabéns!
Carlos Antônio de Araújo