sábado, 5 de novembro de 2011

SESSÃO NOSTALGIA - MISSES, ASSUNTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA FACULDADE JOAQUIM NABUCO

Daslan Melo Lima
PRÓLOGO

 
      Daniel Vasconcelos, Caio Santana e Adriano Ferreira são  estudantes do 7º período de Publicidade e Propaganda da Faculdade Joaquim Nabuco. Conheci essa turma pessoalmente na noite do Miss Brasil Latina, no dia 25 de outubro, no Teatro Boa  Vista, Recife. Os jovens pretendem fazer o TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, tendo um concurso de miss como tema. Leitor assíduo de PASSARELA CULTURAL, Adriano vai vir a Timbaúba oportunamente com seus colegas, a fim de fazer pesquisas no meu acervo. Com autorização deles, estou compartilhando com os leitores da Sessão Nostalgia o embrião do seu TCC
    .....
O ANTE PROJETO DE ADRIANO, CAIO E DANIEL

Adriano Ferreira / Caio Santana / Daniel Vasconcelos - Faculdade Joaquim Nabuco - Pré-Projeto – Evento Miss Pernambuco Mundo 2012 - Publicidade e Propaganda 7º Período - Recife, outubro de 2011
.....
Faculdade Joaquim Nabuco - Publicidade e Propaganda 7º Período - Projeto Experimental – 1ª Unidade - Tipo de Projeto - Produção de Eventos - Tema - Produção e divulgação do Concurso Miss Pernambuco Mundo, evento em formato de concurso de beleza a ser realizado em Recife no segundo semestre de 2012.- Problema – Como realizar um concurso de beleza de forma que o resultado seja inovador, com qualidade técnica e artística e atraente ao público e patrocinadores?
.....
Apresentação 

            Este trabalho acadêmico consiste no planejamento de produção e divulgação do evento Miss Pernambuco Mundo 2012, considerando os aspectos técnicos e criativos que envolvem a realização de um evento categorizado como concurso de beleza e desfile. Trata-se de um evento promocional cuja finalidade é a escolha da representante pernambucana a participar do evento nacional a que está filiado – O Miss Brasil Mundo.
            O gênero “concurso de beleza” instituiu- na década de 50, e foi concebido como plataforma de divulgação de produtos e marcas, através da disputa para se escolher a “concorrente mais bela”. Inicialmente concebido como um espetáculo de auditório alterou seu formato para adequar-se às transmissões televisivas em virtude da popularização dos aparelhos e seu potencial comunicativo às massas já em aclive há época.
            O evento Miss Mundo, em especifico, foi criado em Londres no ano de 1951 como ação isolada de promoção, para a divulgar a chegada dos biquínis de duas peças ao mercado inglês, durante as comemorações do Festival of Britain. No ano seguinte, em virtude do sucesso alcançado, e pela repercussão de evento semelhante ocorrido nos EUA, seu proprietário Eric Morley decidiu instituí-lo um concurso anual. O Brasil passa a enviar suas concorrentes em 1958, escolhendo suas representantes num sistema de produção e divulgação semelhante ao operado pela matriz.
 .....
O Top 3 do Miss Mundo 1951.  A sueca Kerstin "Kiki" Håkansson, primeira colocada, ao centro, ladeada pelas inglesas Laura Ellison-Davies e Doreen Dawne.

 Eric Morley (1918-2000) e um grupo de candidatas ao Miss Mundo 1955.



Sonia Maria Campos, Miss Santa Cruz Futebol Clube, Miss Pernambuco, vice-Miss Brasil 1958, primeira brasileira a participar do concurso Miss Mundo, onde conquistou o sétimo lugar.
.....
            No decorrer dos seus anos de existência, os concursos de beleza transitaram por diversos graus de popularidade, sendo seu ápice as décadas de 50 a 70. As décadas de 80 e início dos 90 foram marcadas por crise criativa e mercadológica, porém atualmente o segmento encontra-se com crescente popularidade e operando com elevados números de audiência, o que possibilita altos investimentos por parte de patrocinadores - a média de países que transmitem concursos de beleza gira em torno de 90 nações espalhadas em todos os continentes, gerando assim projeção mundial aos produtos e marcas vinculados a eles. Não por acaso os patrocinadores principais habituais destes concursos são as autoridades governamentais dos países que abrigam a realização das competições.
            Nacionalmente percebe-se forte aquecimento das atividades relativas a teste tipo de evento e crescimento do interesse geral do público, especialmente em virtude do Brasil ter sido sede do Miss Universo, concorrente direto do Miss Mundo, que ocorreu em São Paulo em setembro de 2011. Da mesma forma, mudanças favoráveis na percepção dos concursos de beleza e sua repercussão são notadas em diversos estados brasileiros, inclusive nordestinos como Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Já em Pernambuco, os concursos de beleza demonstram modesta reação à crise atingida pelo segmento no decorrer da década de 80.
            Registramos que atualmente existem diversos concursos de beleza regionais, especialmente ligados a datas comemorativas específicas, como Carnaval e São João, porém somente dois franquiados a concursos com representação nacional e internacional. Relativo aos eventos realizados, constatamos que os mesmos ocorrem de forma independente, com falhas estruturais relacionadas à escolha dos elementos de produção, indefinição de imagem de marca, ineficiência das ações e miopia mercadológica ao não dirigir-se a um público específico, o que reflete diretamente na insuficiente repercussão junto aos patrocinadores e público.
            O produto Miss Pernambuco Mundo constitui-se numa franquia recém-adquirida pelo empresário Fernando Bandeira, profissional já experiente na atividade de organizar eventos neste segmento, possuindo inclusive a franquia de outro concurso de beleza – o Miss Latina Brasil, de menor expressividade em relação ao certame Miss Brasil Mundo.
            A aquisição dos direitos de realização do concurso Miss Pernambuco Mundo, envio da candidata vencedora ao evento nacional e exploração da marca Miss Pernambuco Mundo representa uma ótima oportunidade de consolidar seu trabalho no mercado, proporcionar visibilidade para seus projetos paralelos e gerar movimento e dinamicidade num mercado pouco explorado, mas com grandes perspectivas.
                                                                 .....                                                     
Justificativa
            Considerando o cenário atual ligado aos concursos de beleza em níveis nacionais e estaduais, constatamos que Pernambuco carece de projetos bem estruturados nesta área de atuação. Desta forma, escolhemos o formato Produção de Eventos por entender que há um mercado local ávido a consumir um produto de qualidade e bem desenvolvido.
            Corroborando com tal afirmação, constatamos que Pernambuco abriga constantemente eventos que são marcos de público, como o Festival de Cinema de Recife, as festividades ligadas a datas comemorativas como São João e Carnaval, bem como suas manifestações fora de época, além de sediar congressos e conferências nacionais e internacionais, bienais e feiras culturais. Ou seja, o mercado de eventos na região está se expandindo cada vez mais, tornando possível o investimento nas mais diversas áreas ligadas a entretenimento, moda, negócios e cultura.
            Em mercados similares ao regional, percebe-se que o sucesso na realização de eventos de concursos de beleza tem garantido mais investimentos e consequente crescimento constante, tanto no que diz respeito à capacidade de atrair patrocinadores quanto na qualidade das produções. A repercussão atingida pelos concursos de beleza nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará vem corroborar com tal afirmativa. Pernambuco, em contrapartida, não desenvolveu até o momento uma sistemática de sucesso na realização de concursos de beleza. Observa-se claramente limitação no investimento em divulgação e equívocos técnicos e artísticos no desenvolvimento das produções. De forma atrelada, o mercado alvo desse tipo de evento em Pernambuco também carece de uma visão mais dinâmica e contemporânea dos concursos de beleza.
            Neste cenário surge o cliente Miss Pernambuco.
            A escolha do cliente se deu, em primeiro lugar, pelas recentes mudanças que ocorreram relativas à sua estrutura organizacional. A partir do ano de 2011, a franquia Miss Pernambuco Mundo muda de proprietário, este aberto a utilizar as ferramentas de administração, marketing e divulgação, essenciais para o sucesso das organizações empreendedoras contemporâneas. Nesta nova fase, a organização do Miss Pernambuco Mundo passa por mudanças e vê o potencial mercadológico que possui, tecendo paralelo com resultados positivos alcançados em outras localidades, conforme mencionado.
            O fato de ser um evento realizado apenas uma vez (2008), e não possuir uma imagem e posicionamento consolidados na localidade possibilita que uma identidade seja recriada e administrada de forma adequada, considerando as consistentes bases e relevância no cenário nacional e internacional que possuem as instituições que representa - o Miss Mundo e Miss Brasil Mundo.
            Quanto ao problema que identificamos como sendo o principal, entendemos ser este o maior fator para o limitado sucesso dos concursos de beleza em Pernambuco. Entendemos que a junção da criatividade e ousadia na produção de um evento à força e poder da comunicação planejada pode resultar numa experiência única a ser vivida pelo público alvo, pode provocar resultados positivos aos realizadores e parceiros envolvidos, mudar as percepções equivocadas que o produto pode ter junto ao público, e gerar oportunidades de investimento e captação de patrocinadores, movimentando desta forma um mercado não explorado em toda sua potencialidade.
Objetivo Geral
            Elaborar planejamento de produção e divulgação do concurso de beleza Miss Pernambuco Mundo de forma inovadora e atraente ao público e patrocinadores.
.....
Objetivos Específicos
1.                 Identificar as preferências do público alvo, concorrentes e tendências do setor através de pesquisa de mercado; 2. Elaborar estratégias de comunicação e conceitos artísticos para produção e divulgação com base nas pesquisas de mercado; 3 - Elaborar planejamento de produção do evento com base nos resultados gerados através das pesquisas de mercado; 4 -Elaborar as peças e ações publicitárias de divulgação, considerando os conceitos escolhidos para a produção. 5 - Apresentar o resultado do planejamento ao cliente, objetivando sua aprovação.
.....
Metodologia
            Tendo como base o critério de classificação de pesquisa proposto por Vergara (1990), elaboramos nossas pesquisas da seguinte forma:
Quanto aos fins:
Descritivas – O objetivo é identificarmos as preferências e opiniões do público alvo do evento, com vistas a termos direcionamento na elaboração dos conceitos e estratégias de produção e divulgação. Quanto à concorrência, poderemos analisar os trabalhos já desenvolvidos no campo de atuação, que nos permitirá elaborar nossas estratégias. A partir dos resultados de entrevistas, descreveremos os elementos mais apontados como referência de qualidade e identificação pelo público-alvo, o que nos proporcionará direção no desenvolvimento dos trabalhos de planejamento.
Aplicada – Com base em análises de eventos similares, de documentos e textos elaborados sobre o assunto e do resultado da pesquisa de opinião junto ao público alvo, elaboraremos as propostas mais adequadas para a produção do evento e sua divulgação.
Quanto aos meios:
Bibliográfico – A partir do relato de fatos históricos relacionados a concursos de beleza de décadas passadas registrados em revistas poderemos buscar referências e elementos que servirão como base ou diferencial na elaboração de conceitos; Livros de orientação em realização de eventos também serão utilizados para basilar o planejamento de produção;
Documental – Analisaremos fotos, vídeos e demais registros ligados a produção de eventos objetivando formar conceitos sobre as vertentes criativas a serem exploradas.
Pesquisa de Campo – Haverá elaboração de formulários e questionários, através dos quais coletaremos dados primários para definirmos preferências do público alvo;

EPÍLOGO
Daniel Vasconcelos, Caio Santana, Eu e Adriano Ferreira.

     Na minha adolescência, em algumas ocasiões, pensei que eu era a única criatura do mundo a colecionar recortes de jornais e revistas sobre concursos de Misses, um assunto “menor” para muita gente. Ora, paixões são paixões, simplesmente paixões. Há quem colecione caixas de fósforos,  selos, relógios... Eu coleciono assuntos envolvendo Misses. “Abençoada paixão”, dirão Adriano Ferreira , Caio Santana  e Daniel Vasconcelos quando conhecerem meu acervo. “Abençoada Paixão”, diz  o adolescente que um dia eu fui, ao saber que meus álbuns de recortes e minhas revistas antigas sobre Misses  serão de grande utilidade  para as pesquisas de Adriano Ferreira, Carlos Santana e Daniel Vasconcelos.
*****

2 comentários:

  1. Daslan,

    Que bom que os concursos estão ampliando os horizontes. Que venham mais e mais trabalhos acadêmicos.
    A long time ago eu também pensei que eu fosse o único no planeta a gostar dos concursos de miss, mas, quando coisas indescritíveis acontecem a gente sabe que "tudo vale a pena, quando a alma não é pequena" (F.Pessoa). E uma das maiores emoções da minha vida eu tive através da sua coluna, quando fui abençoado por Edilene Caetano.
    Deus abençoe todas as pessoas que têm um hobby, uma paixão.

    Parabéns pelo seu trabalho e sua dedicação.

    Um abraço,

    Roberto Macêdo

    ResponderExcluir
  2. Daslan... Muito obrigado pela maravislhosa materia sobre o nosso trabalho de TCC. Eu, Caio e Daniel ficamos muito orgulhosos em saber q nosso pre projeto foi aprovado por vc. A sensacao eh q estamos no caminho certo. Atualmente estamos na terceira versao da proposta, q na essencia continua como essa primeira que foi publicada. Jah anexamos o cronograma de atividades, onde consta nossa visita a Timbauba - em breve entraremos em contato. O proximo passo eh elaborar o orcamento. Vamos te manter a par de tuda a evolucao do projeto. Um forte abraco, e ate breve.

    ResponderExcluir