A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO MAIS PERTO DE TIMBAÚBA
Uma comitiva da UFPE, à frente o Pró-reitor Edilson Fernandes de Souza, visitou Timbaúba na nublada tarde da segunda-feira, 28 de novembro. Objetivo: conhecer melhor a realidade socioculturaleconomica do município, com vistas a estreitar a parceria UFPE-Governo Municipal, com foco na visão de futuro de instalar um campus da Universidade em Timbaúba. Após almoçar na Ossam, Obra Social Santa Maria, o pessoal fez um city-tour, onde conheceu um terreno baldio no bairro de Sapucaia, um dos locais considerado ideal para a construção do campus; o espaço destinado ao Distrito Industrial, nas cercanias da Vila Nova Vida; e as obras de construção do conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida, próximo à Fazenda Santa Luzia. Tive a satisfação de acompanhar a comitiva e de testemunhar a simplicidade do Pró-Reitor Edilson Fernandes de Souza, além do seu entusiasmo e determinação em somar esforços para tornar realidade mais um sonho da Princesa Serrana.
Uma imagem para a história timbaubense. A comitiva da UFPE e assessores do Governo Municipal, no bairro de Sapucaia, provável local do futuro campus. |
Roberto Sotero, Ana Glória e Edilson Souza, no conjunto Minha Casa, Minha Vida, 487 unidades habitacionais nas proximidades da Fazenda Santa Luzia. |
*****
MAYSA RENATA TRAVASSOS DE ANDRADE QUEIROZ, UM ATO DE FÉ
Em clima dominical descontraído, 27 de novembro, foi realizado o batizado de Maysa Renata Travassos de Andrade Queiroz, filha única de Rejane Travassos Bezerra de Queiroz e Clóvis de Andrade Queiroz (in memorian). Só aos 20 anos, consciente dos seus princípios católicos, Maysa Renata recebeu o sacramento do batismo. Rejane reside há muitos anos em Caruaru-PE, mas não esquece sua amada Timbaúba, tanto que escolheu a Princesa Serrana para testemunhar o ato de fé de Maysa Renata. Após a cerimônia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Mocós, Rejane Travassos recebeu um pequeno grupo de amigos e familiares na casa do seu sobrinho Roberto Travassos Odebrecht, no tradicional bairro de Timbaubinha, zona norte da cidade.
Maysa Renata e Rejane Travassos |
A alegria de Maysa Renata ao lado dos padrinhos Jaqueline, Rizonete e Almir.
Maysa Renata e o primo Roberto Travassos Odebrecht.
Maysa Renata e o noivo Jonas Moraes.
Na fila de trás, Rosa, Mayara e Regina. Sentadas, Moema, Maysa Renata e Renata Albuquerque. Abaixo, outros flashes do evento. |
Os evangélicos argumentam que o batismo de crianças não aparece na Bíblia. Como conclusão, defendem que só os adultos podem ser batizados. Todavia, segundo o catecismo da Igreja Católica, o batismo faz-nos membros do Corpo de Cristo. Celeuma religiosa à parte, Maysa Renata demonstrava uma segurança incomum, radiante com a condição de que tinha se tornado membro do Corpo de Cristo.
*****
PADRE DAMASCENO, UMA EXPRESSÃO TIMBAUBENSE
Radicado há muitos anos no Rio de Janeiro, Padre Damasceno sempre retorna à região para tomar um banho de nordestinidade. Recentemente, o padre-cantor-compositor-poeta-escritor-teólogo esteve em João Pessoa, Timbaúba e Macaparana, local destas fotos, clicadas especialmente por mim para PASSARELA CULTURAL.
Padre Damasceno no Alto do Cruzeiro, em Macaparana-PE. Abaixo, a Capela de São Francisco, no Alto do Cruzeiro, um cenário místico, digno da visita de um homem de Deus. |
*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE
*****
*****
CAMINHOS PARA A PASSARELA CULTURAL
LUTO
Uma pessoa perguntou-me se o correto seria chamar "o" PASSARELA CULTURAL ou "a" PASSARELA CULTURAL. No meu entender, ambas as formas estão corretas, pois PASSARELA CULTURAL é um blog e ao mesmo tempo uma revista on-line.
Detalhe: Para quem acostumou-se a visitar PASSARELA CULTURAL através do TIMBAFEST, www.timbafest.com.br , vale a pena anotar que também existem dois endereços para acessar este blog: www.passarelacultural.blogspot.com e www.passarelacultural.com . Sugiro que adicionem esses roteiros aos seus Favoritos.
*****LUTO
Entre as perdas que a comunidade sofreu nos últimos dias, registramos os nomes das seguintes pessoas: JOSINALDO JOSÉ DE MELO, 50 anos, funcionário do INSS, falecido na sexta-feira, 25, vítima de parada cardíaca; a matriarca ALAÍDE CAVALCANTI DE ARAÚJO, 92 anos, falecida na segunda-feira, 28. Alaíde era mãe de Célia (viúva de Hibernon Cavalcanti); DULCE MARIA, 31 anos, agente de saúde, falecida na segunda-feira, 28, vítima de AVC. Às famílias enlutadas, as condolências de PASSARELA CULTURAL.
*****
Comentário de Débora Rocha, de Olinda-PE, via e-mail.
ResponderExcluir>>>>>>>>>>
Entro em PASSARELA CULTURAL várias vezes na semana.
Vc nem imagina como me emociono em rever locais e pessoas que marcaram minha vida em Timbaúba.
Sei que o prefeito Marinaldo Rosendo está empenhadíssimo nas gestões visando a instalação de um campus da UFPE em Timbaúba.
Ninguém pode imaginar o alcance deste sonho fantástico!
Débora Rocha-Olinda,PE
>>>>>>>>>>
Comentário de Ana Glória, via e-mail
ResponderExcluir>>>>>>>>>>
Daslan:
Parabéns pela reportagem da UFPE/TIMBAÚBA-PE.Você sabe resumir toda EMOÇÃO e o ENTUSIASMO de um POVO, para concretizar esse GRANDE MARCO PARA O BRASIL, CAMPUS UFPE/TIMBAÚBA-PE.
Foi o meu melhor presente de aniversário que recebi.
PARABÉNS.
Um grande abraço,
Ana Gloria.
Diretora de Segurança Alimentar.
>>>>>>>>>>
E-mail enviado por Marcus Silvestre, jornalista profissional, Recife-PE
ResponderExcluir>>>>>>>>>>
Amigo,
parabéns pela matéria sobre o projeto de implantação do campus da UFPE em Timbaúba.
Estamos juntos nessa luta pela democratização da educação em nosso país!
A colaboração de todos é fundamental para que o nosso estado dê exemplo de desenvolvimento sustentável, com inclusão social, a partir de uma visão transformadora.
Abraços
Por um mundo sustentável, justo, democrático e solidário!!!
Twitter: marcus_ufpe / Facebook: Marcus Silvestre
Cel.: (81) 8690 4168 (Oi) / 9600 1090 (Tim) / 9281 0001 (Claro)
Jornalista profissional - Registro nº 2797 (DRT-PE)
>>>>>>>>>>