O MEU LUGAR É AQUI
(Texto da professora Luciânia Rodrigues Cruz)
O trabalho do Thiago conta a história do nome Queimadas, com base num depoimento do morador José Pedro da Silva. “Recordo com saudade, quando ainda era um menino. A minha comunidade tão pequena, com poucas casas, umas distantes das outras. (...) Um dia aconteceu um fato que me deixou muito triste, pois não é que ali sempre passava um trem bonito, cheio de fumaça saindo e subindo até ao céu. (...) Nunca imaginei que dessa Maria Fumaça saísse tanta faísca que pudesse cair no Luca (capim seco em tempo de verão). Dali o fogo se alastrou e foi queimando tudo. (...) Se Maria Fumaça não tivesse passado por aqui e soltado faísca que queimou tudo, como seria o nome deste lugar?”
Eu e o Thiago ganhamos certificados, medalhas de bronze e uma experiência ímpar. Finalizando, quero citar Gabriel Garcia Marquez, “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la.”
*****
OSSAM, UM ATO DE AMOR
A
melhor forma de transformar a vida de uma criança é transformar o mundo onde
ela vive. Apadrinhando uma criança você ajuda a trazer à comunidade em que ela
mora mudanças significativas que farão com que ali seja um lugar melhor
para ela viver e crescer. A Ossam, Obra Social Santa Maria,
localizada na Rua Lauro Borba, s/nº, no bairro de Jardim Guarani, encoraja as
crianças e jovens em condições de vida de alto risco a não caírem no mundo das
drogas e da criminalidade.Com apenas R$ 80,00 (oitenta reais) você pode ajudar
uma criança da instituição. Maiores informações: Telefone (81) 3631-0404 / E-mail: ossam.obrasocial@ gmail.com / Site: http://www.ossam.org.br
A equipe da Ossam conta com mais
de 20 funcionários. São 12 professores que se dividem na educação infantil,
banca de estudos e trabalhos manuais. Quatro instrutores ministram os
cursos profissionalizantes para os jovens e adultos. Três funcionários de
serviços gerais zelam pela limpeza do ambiente da entidade e do jardim.
As duas cozinheiras cuidam da alimentação das crianças, adolescentes e adultos
que fazem parte dos cursos. Há também uma psicóloga com a incumbência de resolver problemas
relacionados a comportamento e ajuda aos familiares. Na área de administração,
dois profissionais cuidam de toda parte burocrática e administrativa da
entidade e da biblioteca.
*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE
Craques da Liga Lítero-Atlética, personagens de um tempo que se foi, para sempre se foi. Da esquerda para a direita, nesta ordem, em pé: Ademar Dias, Torquato Ferreira Lima, Walfredo Tavares, Manoelzinho dos Santos, Jacques Ferreira Lima e Odilon Gomes Barbosa. Agachados: Pedro Freire, Toinho Lima, Eli, Hildebrando de Queiroz e Arthur Lima. Sentados: Isaac Chateaubriand, Odon Cunha e José Ivanildo Cavalcanti de Morais.***** Foto:Acervo do Museu de Timbaúba/Fundação Jader de Andrade. Doação de Manoel Barbeiro. |
*****
ROTEIRO POÉTICO DE TIMBAÚBA
PORQUE É NATAL - Na avenida principal que liga a zona sul ao centro da cidade, há profusão de luzes. Alguém, só ou acompanhado, senta num banco e faz reflexões. À direita, em cima do alto onde fica a repetidora de TV, uma árvore de natal iluminada parece que tocou no céu. É NATAL, tempo de renovar as esperanças. ***** Porque é Natal, as luzes brilham na noite da rua principal. Alguém senta num banco de praça, acompanhado ou não, e se perde (e se encontra) em coisas do coração. Em silêncio, alguém faz um balanço dos dias que se foram e contabiliza perdas e ganhos. Em silêncio, alguém renova as esperanças, ensaia um canto e recicla sonhos.
– Daslan Melo Lima
– Daslan Melo Lima
*****
Nenhum comentário:
Postar um comentário