sábado, 6 de dezembro de 2014

SESSÃO NOSTALGIA – O encontro das rainhas de 1965

Daslan Melo Lima

    Naquele distante 1965, em nenhuma localidade do mundo, durante o transcorrer do ano, houve tantos concursos de beleza quanto no Rio de Janeiro, quando a cidade completou 400 anos de fundação.  




      Na próxima quinta-feira, 11, faz 49 anos que a revista Manchete (Ano 13, nº 712, 11/12/1965) circulou em todo o País trazendo na capa Miriam Salgado Lima, fotografada por Antônio Rudge, eleita Garota de Ipanema, e trazendo uma página dupla dedicada às oito rainhas da beleza carioca. A reportagem tinha o título de Manchete promove o encontro das rainhas de 65 e foi feita por Clóvis Scarpino e Domingos Cavalcanti.


     De janeiro a dezembro, elas tornaram o Rio mais belo no ano do seu IV Centenário. Levantaram títulos de beleza, com os quais dezenas de moças sonharam.   
Na foto maior, da esquerda para a direita:
Marina da Conceição Silva (Marina Montini), Rainha Mulata do IV Centenário;
Solange Sousa Barbosa, Rainha dos Jogos da Primavera;
Maria Raquel de Andrade, Miss Guanabara, Miss Brasil;
Miriam Salgado Lima, Garota de Ipanema;
Tônia Passos, Miss Suéter;
Sônia Maria Cardoso, Senhorita Rio;
Clara Bastos, Rainha do Sweepstake.
Na foto menor, Solange  Dutra Novelli, Rainha do IV Centenário, que chegou atrasada para o encontro devido a um problema no seu carro.

      Duas delas estão cumprindo uma nova missão em outra dimensão: Marina Montini, que faleceu em 20/03/2006, aos 58 anos de idade, devido a problemas de insuficiência hepática; e Miriam Salgado Lima, que  morreu no dia 16/02/2013, vítima de câncer. 

     Imagino acontecer o impossível: a revista Manchete nas bancas de todo o País no próximo ano, promovendo o encontro das rainhas de 1965, cinquenta anos depois. Fecho os olhos e ansioso imagino o que vai acontecer daqui a dois meses, com a graça de Deus: o garoto que fui visitando o Rio de Janeiro, passeando pela Cidade Maravilhosa e tentando identificar o lugar onde aquelas jovens lindas posaram para a Manchete

*****

3 comentários:

  1. Boa tarde, Poeta
    Gostei muito da sua lembrança homenageando e elogiando as Rainhas do IV Centenário carioca. Você quando escreve , redige com muita clareza e sensibilidade, nota-se a sua emoção e lembrança daquela época, sempre dá uma volta ao tempo. Desta vez houve um descuido, chamemos assim, não quero desmerecer a sua redação: você esqueceu de de publicar a data e a capa da Manchete dessa reportagem, detalhe este sempre pertinente nas suas notificações. Fiquei curioso para conhecer essa revista. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Sou muito grato ao leitor Edgard Bartolomeu pela atenção e comentário.
    Com base no que escreveu, postei a capa da revista e as referências de praxe.

    Um abraço.

    Daslan Melo Lima
    Timbaúba, PE, 08/12/2014, feriado na cidade, Dia de Nossa Senhora da Conceição.

    ResponderExcluir
  3. Oi Daslan!

    Você terá um local a mais para visitar e fotografar quando estiver no Rio daqui há dois meses, claro! Refiro-me ao monumento inaugurado ontem (8) em Ipanema homenageando Tom Jobim pelos 20 anos que nos deixou.

    Tom e Vinícius de Morais contribuíram indiretamente pelo sucesso do concurso Garota de Ipanema, pois compuseram a canção que internacionalizou a praia carioca. E o concurso teve a melhor safra de jovens em todos os certames de beleza realizados no ano de 1965.

    Muciolo Ferreira

    ResponderExcluir