sábado, 1 de abril de 2017

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - A "Princesa Serrana" chega aos 138 anos

Timbaúba, 08 de abril, 138 anos de Emancipação Política.
---------- 
 secção em construção
-----------

Um comentário:

  1. Jeová Barboza de Lira Cavalcanti7 de abril de 2017 às 21:02

    "Timbaúba é o lugar!
    No começo, uma fazenda, uma capela, um potentado senhor... Senhor de tudo: das terras, das águas, dos homens... Senhor dos homens, mas não do seu pensar! Um dia o homem pensou, e com as próprias mãos, livrou-se do jugo do potentado senhor.
    Nas águas do Capibaribe-mirim o homem lavou as mãos, e aos pés de Nossa Senhora das Dores, fez o sinal da cruz. Com este gesto, nasceu o povo de Timbaúba".
    Estas palavras foram escritas pelo teatrólogo timbaubense Luiz Marinho Falcão Filho, para aposição em uma placa num monumento erigido na Praça Carlos Lira, na suposta comemoração do Centenário de Emancipação Política de Timbaúba, em 21 de fevereiro de 1982.
    Mas eis que aparece um "maluco" chamado Lusivan Suna, e em 08 de abril de 1992, portanto há 25 anos, lança o primeiro volume do livro 'TIMBAÚBA, ONTEM E HOJE", mudando radicalmente a história da EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE TIMBAÚBA, mostrando que com o "crescimento e evolução de Timbaúba culminou com a elevação de Vila pela Lei Provincial nº 1.363, de 08 de abril de 1879 - EMANCIPANDO-SE, PORTANTO, POLITICAMENTE DE ITAMBÉ". O que aconteceu em 21 de fevereiro de 1882 foi a posse da primeira Câmara Municipal de Timbaúba e não a emancipação política do município, esta na verdade ocorreu, como dito antes, em 08 DE ABRIL DE 1879, razão por que estamos hoje comemorando os 138 anos de nossa emancipação política!
    O grande radialista, escritor e poeta timbaubense Alberto Lopes, no prefácio do citado livro, num momento de raro entusiasmo pela história que tinha em mãos, assim concluiu seu pensamento: "Senhoras e senhoras, está escrito e ilustrado o romance de Timbaúba".
    Por conseguinte, parabéns, PRINCESA SERRANA, pelos 138 anos de Emancipação Política! E parabéns ao Lusivan Suna, pelo Jubileu de Prata do lançamento do livro que mudou parte da história de nossa terra... Uma data como esta não poderia passar despercebida e desconhecida por nossa gente!
    Um grande braço, amigo!
    Jeová Barboza de Lira Cavalcanti

    ResponderExcluir