sábado, 21 de outubro de 2017

SESSÃO NOSTALGIA - Célia Maria Carvalho de Sanctis, Miss São Paulo 1971: "Todo dia a gente muda um pouco."

Daslan Melo Lima


          No top 5 do concurso Miss Brasil 1971, uma jovem simpática de 18 anos de idade e 1,78 de altura, chamava a atenção por sua cara de menina vivendo um rito de passagem para a adolescência. Seu nome: Célia Maria Carvalho de Sanctis, Miss São Paulo, que no próximo dia 31 estará celebrando idade nova.  


Célia Maria Carvalho de Sanctis, a primeira Miss Sorocaba a ser eleita Miss São Paulo. As outras foram Sandra Mara Ferreira, Miss Brasil 1973, e Kátia Celestina Moretto (1958-2013), Miss Brasil 1976. 
---------


Top 5 do Miss Brasil 1971 - Maracanãzinho, Rio de Janeiro, sábado, 03/07/1971. Da esquerda para a direita, Célia Maria Carvalho de Sanctis, Miss São Paulo, quinto lugar; Marize Meyer Costa, Miss Paraná, terceiro;  Eliane Parreira Guimarães, Miss Minas Gerais, primeiro lugar; Lúcia Tavares Petterle, Miss Guanabara, segundo; e Marlene de Oliveira Prates, quarto lugar. *****  Eliane Guimarães conquistou o quinto lugar no Miss Universo 1971, enquanto Lúcia Petterle foi eleita Miss Mundo 1971. ***** Foto: O Cruzeiro.
----------

Clodovil: "Célia tem chances de ser Miss Universo"


Cruzeiro do Sul, Ano LXVIII, Sorocaba, São Paulo, quarta-feira, 12/05/1971 

"Hugo Lacorte Vitale atendendo a convite formulado pelo Prefeito Crespo Gonzalez, virá a Sorocaba no próximo sábado para auxiliar - fazendo parte da comissão julgadora - a escolher a Miss Sorocaba 71 e a Miss Região Sorocaba 71." 
--------
Na foto aparecem seis das oito candidatas ao Miss Sorocaba 71. Célia é a primeira, da direita para a esquerda. 
----------

Cruzeiro do Sul, Ano LXVIII, Sorocaba, São Paulo, quarta-feira, 23/06/1971
----------
Célia Maria Carvalho de Sanctis disputou o Miss São Paulo ao lado de trinta e seis concorrentes, no Ginásio do Palmeiras. Para Clodovil Hernandez (1937-2009), criador do seu vestido, ela tinha chance de ser Miss Universo. 
---------
"Dizendo que Célia Maria tem uma "carinha de criança bem cuidada, um corpo divino, bem feito e estatura ideal", e classificando tudo isso como "bem a gosto dos americanos", o costureiro Clodovil disse ontem que se Miss São Paulo chegar ao título  de Miss Brasil, mais facilmente poderá obter o título de Miss Universo."       
----------
Cruzeiro do Sul, Sorocaba, SP, Ano LXVIII, quarta-feira, 23/06/1971
----------

Sorocaba parou para assistir ao Miss Brasil
Cruzeiro do Sul, Sorocaba, SP, Ano LXVIII, quinta-feira, 1º de julho de 1971
----------

Cruzeiro do Sul, Ano LXVIII, 
Sorocaba, Estado de São Paulo,
 sábado, 03/07/1971,
quatro páginas dedicadas ao Miss Brasil

----------
----------
----------
----------

Célia, quinto lugar no Miss Brasil 1971, 
status de celebridade 


Cruzeiro do Sul, Sorocaba, SP, Ano LXVIII, domingo, 04/07/1971

"Célia Maria, conforme Clodovil previra em Sorocaba, dificilmente conseguiria o título maior do concurso. pois a sua beleza era tipicamente de "bebê Johnson"; "um rosto lindo, de criança, em um corpo perfeito". Ele lembra, entretanto, que se ela fosse eleita, teria grandes chances no concurso de Miss Universo; "é bem a gosto dos americanos". Célia, que fez Sorocaba vibrar e sair às ruas, agora seguirá a Argentina, um novo premio que conseguiu pela beleza."  

--------

Cruzeiro do Sul,  Sorocaba, SP, Ano LXVIII, terça-feira, 06/07/1971

A moça da foto é Eliane Parreira Guimarães, primeira colocada no Miss Brasil 1971, mas a manchete do jornal é dedicada à quinta colocada.
----------

Cruzeiro do Sul, Sorocaba, SP, Ano LXVIII, terça-feira, 06/07/1971

"Gostei do resultado, "de cara". Acontece que às fico pensando, - não sei, se bairrismo ou não, mas enfim, vai lá - tenho minhas dúvidas se nossa Celinha não deveria ser melhor classificada." 

----------
Cruzeiro do Sul, Sorocaba, SP, Ano LXVIII, terça-feira, 06/07/1971
----------

Por onde anda a Miss São Paulo 1971


       Terminando o colegial e o curso de Piano, Célia entrou para a Faculdade de Direito de Sorocaba, onde se formou. Em outubro de 1977, conheceu o alemão Jürgen Rudi Müeller, funcionário da Engrenasa, com quem casou dois anos depois, pai dos seus filhos Luciana EuniceGerd Marcelo. 
      Morou na Alemanha por nove anos e trabalhou como gerente de duas boutiques e num escritório de administração de imóveis. O casal voltou a morar em Sorocaba em 1988. Feliz, tranquila, ao lado da família, Célia leva uma vida sem badalações, veste-se com simplicidade e seu único e raro passatempo é jogar tênis no Ipanema Clube. 
----------
(Fonte: "Célia, a eterna Miss", Exclusiva Up, revista-suplemento do jornal Cruzeiro do Sul, novembro/2002. Reportagem de Eduardo Emídio). 
----------



"...era, de fato, uma linda mulher, nariz arrebitado, rosto de boneca, sorriso brejeiro, olhos vivos e brilhantes." ***** "Em janeiro de 71, ganhou um convite para representar as mulheres de Sorocaba no Cidade Contra Cidade, programa de Silvio Santos na TV Tupi. Desfilou e garantiu um ponto para Sorocaba, que venceu a disputa."
----------
"Quando eu tinha dezoito anos já sabia que iria envelhecer e mudar. Todo dia a gente muda um pouco." 
------
Detalhe: Na página acima houve um lapso. Célia foi a quinta colocada no Miss Brasil, mas saiu como quarta. 
-----
----------
"É incrível como as pessoas me tratam bem em todos os lugares. Posso ver em seus olhos que é um sentimento sincero, e isso é muito gostoso. O carinho é o melhor de  tudo."
 ----------

          O nome de Célia Maria Carvalho de Sanctis Müeller esteve em evidência há onze anos por uma situação dramática. Ela perdeu um cunhado no voo 1907 da Gol, naquele que foi considerado um dos piores acidentes aéreos da história do Brasil. No dia 29 de setembro de 2006, um boeing da Gol bateu em um jato Legacy no ar e caiu, na região de Peixoto de Azevedo, a 692 km ao Norte de Cuiabá, matando as 154 pessoas que estavam a bordo. Lembro de ter visto Célia na televisão, mostrando grande controle emocional, como uma das representantes das famílias enlutadas que acompanhavam o desenrolar dos acontecimentos junto à companhia de aviação.

----------
-
Beleza em dose tripla - A eterna Miss São Paulo 1971, a filha Luciana Eunice e o filho Gerd Marcelo. ***** Foto: Arquivo da família.
----------

           Para você, Célia Maria Carvalho de Sanctis Müeller, eterna Miss Sorocaba, meus votos de feliz idade nova. Receba esta matéria como presente de aniversário.
          Para você, Edi Corrêa Leite*, que guarda com tanto carinho as edições do jornal Cruzeiro do Sul, o meu muito obrigado por compartilhar comigo as relíquias do seu acervo. Sem elas, eu não teria produzido esta Sessão Nostalgia dedicada à sua famosa conterrânea, um ícone da história do Miss Brasil. 

*****
---------
(*) Edi Corrêa Leite, ex-coordenador do concurso Miss Sorocaba, atualmente atua como Auxiliar Administrativo na Rádio Cacique de Sorocaba e produtor do programa Show da Cidade, pela Cacique AM.
Vide suas memórias como coordenador do Miss Sorocaba,
----------

6 comentários:

  1. Daslan,
    Linda homenagem à nossa Celinha!
    Só tenho a te agradecer pelo seu gesto tão nobre em homenagear esta menina que fez Sorocaba vibrar com suas conquistas.
    Celinha é merecedora desta homenagem!
    Pessoa atenciosa e muito querida por todos nós!
    Muitíssimo obrigado!
    Edi Corrêa Leite (ex-coordenador Miss Sorocaba)

    ResponderExcluir
  2. Que linda essa homenagem para a linda Célia Di Santos, que foi minha "musa"nos anos de 1970/1971.Eu trabalhava na Rua Sete de Setembro e como não notar aquela garota linda, muito linda que ia até a loja de seu pai, também na Rua Sete. Muito alta, rosto lindo , angelical e simpatica, que não deixava de presentear com um sorriso e um breve "oi", aquele admirador que tinha o coração a disparar quando a via. Muito obrigado pelas lembranças, por me levar de volta aos meus 20 anos, voltar ao número 306 da Rua Sete de Setembro, lembrar que aquele anjo lapidado por Deus existiu e eu a vi novamente nessa magnífica reportagem.Parabens

    ResponderExcluir
  3. >>>>>>>>>
    Recado para Reinaldo C. Leite
    >>>>>>>>>

    Acabei de fazer contato com Edi, falando da minha emoção por ter lido seu belo e emocionante comentário.
    Você não imagina minha surpresa quando ele disse que você era seu irmão.
    Grato, um abraço e mil aplausos para a eterna Miss Sorocaba.
    Daslan Melo Lima

    ResponderExcluir
  4. >>>>>>>>>>
    Comentário de Edi Corrêa Leite, via WhatSapp
    >>>>>>>>>>

    É isso mesmo o que meu irmão Reinaldo falou.
    Ele via Celinha passar pela rua Sete de Setembro. Era um garotão na época, apaixonado por ela. Logo depois, Celinha foi candidata a Miss em Sorocaba e ganhou. Foi à capital e venceu!
    Aquela menina pisava na passarela como ninguém.

    Celinha no Maracanãzinho, a passarela mais famosa do Brasil.
    Tudo aquilo fez parar Sorocaba e quase o coração do meu irmão.

    Saudades! Época que jamais voltará.
    O concurso Miss Brasil era de uma magia muito grande.
    Hoje tudo se acabou.

    Edi Corrêa Leite
    Sorocaba, SP

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela bela homenagem a minha tia Célia eterna miss Sorocaba !!! Todos lembram com muito carinho essa bela conquista!!
    Beto

    ResponderExcluir
  6. Daslan, obrigada pela bela homenagem a minha querida irmã Célia!!!
    Realmente foi um acontecimento marcante na cidade...
    Muito bom relembrar uma época de nossa juventude repleta de belas memórias!!
    Lúcia Sanctis

    ResponderExcluir