sábado, 25 de agosto de 2018

SESSÃO NOSTALGIA – Dia do Missólogo Brasileiro, uma data quase oficial


Daslan Melo Lima

        Na semana passada, eu falei aqui sobre o Dia do Missólogo Brasileiro, uma data a ser celebrada no dia 25 de agosto, inspirada em  Brício de Abreu, jornalista, poeta, crítico teatral, escritor e dramaturgo, nascido no Rio Grande do Sul, em 25 de agosto de 1903, e falecido no Rio de Janeiro, em 16 de fevereiro de 1970. Além de organizar com muito zelo concursos de beleza no Brasil e no exterior, Brício de Abreu amava e tinha paixão pelo mundo Miss.  Para ler ou reler a matéria, basta um clique neste link: https://passarelacultural.blogspot.com/2018/08/sessao-nostalgia_18.html

----------

      Criar uma data comemorativa é uma coisa, mas torná-la oficial é outra, pois carece de um projeto de lei a ser apresentado por um Vereador, Deputado Estadual ou Deputado Federal para aprovação pelo Poder Legislativo e depois sancionado pelo Poder Executivo. Um Deputado Federal fez contato comigo e se mostrou interessado em apadrinhar a criação oficial do Dia do Missólogo Brasileiro.

      A Sessão Nostalgia da semana passada repercutiu positivamente nas redes sociais, tendo sido destaque, também, no site Miss News e no blog do Fernando Machado. O jornalista e escritor baiano Roberto Macêdo criou três quadros com imagens de missólogos de todas as partes do Brasil, publicados no Facebook na sexta-feira, 25. Seria impossível reunir  fotos das dezenas de missólogos existentes, mas a seleção fez jus ao universo dos apaixonados por misses. Desejo que você, missólogo leitor, missóloga leitora, cuja foto não aparece nos quadros abaixo, sinta-se parte desta homenagem. 
         E agora, eles e elas, representantes da missologia brasileira, da esquerda para a direita, a partir da primeira linha horizontal.


Daslan Melo Lima, Expedito Barros, Antônio Carlos Costa, Banzato Fernandes, Fátima Barreto, José Henrique Pina Rocio, Sandro Batista, Roberto Macêdo e Perácio de Melo.
----------

Wancley Natucci, Ruberley Rojo, Fernando Bandeira, Heliana Tenuta, Sílvio Roberto, Raimundinho Junior, Denilson Bonato, João Ricardo Camilo Dias e Rafael Duarte.
----------
Marília Lopes, Fernando Machado, Dido Borges, Claudio Bellussi, Jaziel Lima, Marcos Hirakawa, Marcia Bia, Severa Melo e Muciolo Ferreira.
----------

          Finalizo esta crônica citando o escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996): "Que seja doce o seu cheiro. Que seja doce o seu jeito, seus olhares, seu receio. Que seja doce. Que sejamos doce. E seremos, eu sei."  
*****

5 comentários:

  1. Daslan, que notícia maravilhosa. Bendito seja esse deputado federal que poderá transformar o nosso dia em oficial. Um abraço e parabéns para nós todos,

    Roberto Macêdo

    ResponderExcluir

  2. Daslan

    eu sugeri ao Roberto Macêdo programar uma confraternização dos missógogos no dia 25 de agosto de 2019 para comemorar a data e fazer o que mais gostamos: falar de Misses. Macêdo gostou da idéia.


    Parabéns a todos nós e uma ótima semana a todos.

    muciolo ferreira - do Recife

    ResponderExcluir
  3. Uma confraternização de Missólogos, um sonho, Muciolo.
    1º Encontro Nacional de Missólogos com sede no Recife.
    Outorga do Troféu Brício de Abreu 2019.
    Irei oportunamente ao Recife, a fim de conversarmos melhor.
    Um abraço.
    Daslan Melo Lima

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a vc, Daslan, e a todos os missólogos desse Brasil. Seria uma data importante, se oficializada, àqueles que dedicam uma significativa parte do seu tempo em prol do resgate e das lembranças dos áureos tempos, dos antigos e disputadíssimos certames de beleza, e que ainda o fazem nos dias atuais. Deus os abençoe, MISSÓLOGOS DO BRASIL!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Darlan por tão brilhante idéia de nos representar , nós MISSÓLOGOS e MISTERÓLOGOS, PRAZER e tomara que dê certo a oficialização dessa DATA 👏👏👏

    ResponderExcluir