sábado, 6 de outubro de 2018

DE OLHO NO PASSADO - Manchete, Ano 16, Nº 838, 11 de maio de 1968


CATHERINE DENEUVE, ANJO OU DEMÔNIO? -  A jovem senhora é linda, rica e apaixonada pelo marido mas todos os dias, à tarde, ela se dirige a um apartamento, onde se entrega a toda espécie de sordidez. Esse é o papel interpretado por Catherine Deneuve em A Bela da Tarde, o filme de Luis Buñuel que está escandalizando as plateias do Rio e São Paulo. 
----------

O DESAFIO DA AMÉRICA LATINA - Em 1966, o senador Robert Kennedy visitou o Brasil e vários países da América Latina. No Rio, assistiu a um jogo no Maracanã e cumprimentou Pelé, no vestiário. No Nordeste, conheceu a situação dos trabalhadores agrícolas. Por toda parte ouviu líderes e gente do povo. De volta aos Estados Unidos, pronunciou um discurso de grande repercussão sobre o "desafio da América Latina". Pouco depois, o discurso tornou-se livro e acaba de ser publicado no Brasil.
----------
MÁXIMO GORKI, A VOZ DA ALMA RUSSA - A dimensão da fama de Alexei Maximovich Pyeshkov pode ser medida por três simples fatos: o nome de sua cidade natal, o da mais importante rua e o do mais notável teatro de Moscou foram mudados em sua honra. Ou, melhor, em honra do nome literário que ele tornou célebre em seus contos, romances e peças de teatro: Máximo Gorki, ou seja Máximo Amargo. Este é o ano do seu centenário, pois ele nasceu em 1868 em Nijni-Novgorod, hoje Gorki, situada a leste de Moscou. Nada fazia supor que o menino, filho de um simples estofador de móveis, morto quando ele tinha 5 anos, e criado por um avô avarento e cruel, viesse a se tornar uma das mais ilustres personalidades literárias do seu tempo. Durante sua existência, seu status social mudaria da pobreza e da obscuridade para a abastança e a glória. Mas as mudanças de seu país não seriam menores. ***** (Texto de Raimundo Magalhães Júnior - Foto da Agência Novosti)

----------

VANDERLEU, O PEQUENO LORDE - Os milionários da canção jovem tornaram-se proprietários de mansões cada vez mais luxuosas e surpreendentemente sofisticadas. Para morar, Vanderlei Cardoso, cantor "pra frente", prefere os ambientes "pra trás": móveis Luis XV e Luís XVI, espelhos, jacarandá, veludo. No seu apartamento de 21 cômodos, ocupando uma área de 400 metros quadrados, em São Paulo, é possível fazer uma viagem através de outras épocas. O tom do classicismo francês predomina sobre os outros. Ali, Vanderlei sente-se um lorde. 
                                  ----------


CONVITE DE ADALGISA COLOMBO, MISS DISTRITO FEDERAL, MISS BRASIL E VICE-MISS UNIVERSO 1958 -  Estrela de um comercial da revista Joia. ***** "Você está convidado para um encontro comigo e com as mais famosas personalidades brasileiras de todos os setores. Será em maio próximo, no número especial de JÓIA dedicado à Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação, a famosa ABBR. Nós esperamos por você. Lembre-se: é em JÓIA de maio." 

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário