Cresci ouvindo histórias sobre o milagroso Padre Cícero Romão Batista, "o santo nordestino". Secundina Maria da Conceição, minha avó paterna, era devota dele e todos os anos viaja em romaria nos famosos "paus-de-arara", de São José da Laje, Alagoas, para o a cidade de Juazeiro do Norte, Ceará.
No sábado, 18, às 20 horas, viajei numa excursão em ônibus semi-leito, com ar condicionado e toalete à bordo, de Timbaúba, PE, para a "Roma nordestina". Foram 12 horas de viagem. Voltei na terça-feira, saindo do Juazeiro do Norte às 19 horas, chegando em minha casa às sete horas da manhã da quarta-feira, 20.
Abaixo, através de crônicas, ao sabor dos meus sentimentos, registros de uma viagem mística e mágica.
---------
NO CIRCUITO DA FÉ
----------
NO CIRCUITO DA FÉ
-------------------- |
----------
Sob o sol escaldante de Juazeiro do Norte, Ceará, nada peço a Deus e aos anjos invisíveis; apenas abro os braços mentalizando uma citação do Padre Cícero Romão Batista: "Deus nunca deixou trabalho sem recompensa, nem lágrimas sem consolação."
----------
- Daslan Melo Lima.
----------
"ENTRADA PARA O PASSEIO DAS ALMAS"
Diante do aviso inusitado, minh'alma exulta, renovando meu corpo cansado da viagem. Entro e dou uma volta completa pela construção circular do templo. Nada peço a Deus, nada questiono. Quero só me embriagar com a dose mística do momento.
----------
- Daslan Melo Lima, no Santuário de São Francisco.
----------
A RODA DA VIDA
A RODA DA VIDA
Não havia nenhuma roseira naquela rua onde eu caminhava sob o sol escaldante, mas de repente uma flor no chão, idêntica às rosas estampadas na minha blusa, despertou minha atenção. Abaixei-me, coloquei-a entre os lábios, fiz uma selfie e perguntei a mim mesmo qual a lição que o momento desejava me ensinar.
Lembrei-me de um trecho do livro "A Roda da Vida", da psiquiatra americana Elizabeth Kübler-Ross, e relaxei. “Algumas flores desabrocham apenas por alguns dias. Todos as admiram e amam por serem um sinal de primavera e de esperança. Depois, essas flores morrem. Mas já fizeram o que tinham a fazer.”
----------
- Daslan Melo Lima, nas imediações da Praça Padre Cícero, centro de Juazeiro do Norte, Ceará.
----------
Outras crônicas e imagens desta secção ainda estão pendentes para postagens. Aguardem!
ResponderExcluirJuazeiro do Norte, terra de muita religiosidade e fé dos nordestinos, principalmente dos sertanejos.Amo essa região. abraços,
muciolo ferreira