domingo, 14 de julho de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - Mariela Pérez Branger, Vice-Miss Universo 1967

 Daslan Melo Lima      


          Faz alguns meses que a minha vizinha Daniela Mendonça, mãe dos  meninos Davi e Mateus, contou-me que estava esperando uma filha que se chamaria Mariela. "Parabéns! Lindo nome! Mariela é nome de Miss, Mariela Pérez Branger, Miss Venezuela, segunda colocada no concurso Miss Universo 1967", disse-lhe eu. Em seguida, senti necessidade de lhe dar uma explicação melhor sobre o assunto, uma pequena aula de "missologia", aqui ampliada.


Maria Helena Pérez Branger, nome verdadeiro de Mariela Pérez Branger,  nasceu em Caracas, Venezuela, no dia 14 de fevereiro de 1946. Jovem fina e culta, morou na Inglaterra, Espanha e Estados Unidos. Cursava o quarto ano de Farmácia na Universidade Central da Venezuela, quando se inscreveu no concurso Miss Venezuela. Foi a primeira venezuelana a compor o Top 5 do concurso Miss Universo. Trabalhou como modelo em New York e  casou em 1970 com José Maria Vicini Cabral (1926-2007), um empresário da República Dominicana, pai dos seus filhos José Leopoldo e Marco Antonio
                                               ----------

                               Mariela Pérez Branger
                            Vice-Miss Universo 1967 


Miami Beach, Flórida, Estados Unidos - 15/07/1967 - Top 5 do Miss Universo 1967Da esquerda para direita, Jennifer Lynn Lewis, Miss Inglaterra, terceiro lugar; Mariela Pérez Branger, Miss Venezuela, segundo; Sylvia Louise Hitchcock (1946-2015), Miss Estados Unidos, primeira colocada; Ritva Helena Lehto (1945-1971), Miss Finlândia, quarto lugar; e Batia Kabiri, Miss Israel, quinta colocada. ***** Foto: revista O Cruzeiro.
                                                      ---------
Mariela Pérez em dois momentos do Miss Universo 1967. ***** Fotos: revista Manchete. 
----------

Mariela Mendonça
"Miss Universo da Minha Rua"

A filha dos meus vizinhos Daniela Mendonça e Mario Filho nasceu no dia 08 deste mês. 
----------
----------

Quando fui visitar Mariela Mendonça há cinco dias, ela olhou-me de um jeito como se estivesse entendendo o que lhe disse: "Você poderá ser tão famosa quanto a Vice-Miss Universo 1967." Depois tomou banho, trocou de roupa e no colo da mãe esboçou seu primeiro sorriso.


          Mariela Mendonça, minha vizinha bebê, ainda não sabe que tem uma xará famosa, Mariela Pérez Branger. No entanto, mais adiante, saberá  que tem um "tio" apaixonado por misses e que dele ganhou o título de "Miss Universo da Minha Rua."

Mariela,
o mar é dela.

Amar ela,
intensamente ela.

A vida é dela,
para ela,
por ela.

Mariela bela,
 Miss Universo da minha rua é ela.

*****

3 comentários:



  1. Nos Anos 60, as misses da Venezuela tinham a beleza natural. Ainda não existiam as clínicas de cirurgias plásticas exclusivas para a preparação das misses. Mariela Pérez é um exemplo de beleza clássica da época de ouro do Miss Universo.

    Muciolo Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem Daslan. Adoro todas as histórias relacionadas às nossas misses. E não me canso de dizer o quanto sou fã da Sessão Nostalgia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Para mim ela foi a miss universo , mesmo porque ela foi a estrangeira mais bonita e so' perdeu para a candidata do paiz organizante ( o que nao e' uma derrota ) . sinceramente de todas as misseis universos venezuelanas , esta foi a mais bonita - jose vagner - cubatao -sp (13-988595800 )

    ResponderExcluir