*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 12 de fevereiro de 2011

SESSÃO NOSTALGIA – CINCO MISSES DO BRASIL NO VÍDEO SHOW

Daslan Melo Lima

     Num sábado de agosto de 2000, no quadro Túnel do Tempo, no programa Vídeo Show, da TV Globo, os corações dos fãs dos concursos de Misses bateram mais forte quando o apresentador Miguel Falabella começou a falar mais ou menos assim : "Atenção! Preparem o vídeo cassete para gravar esta matéria... Nos anos 50, 60, o concurso Miss Brasil...” Estava indo ao ar uma reportagem de 15 minutos sobre Misses, numa época  em que os concursos viviam uma fase de  pouca divulgação na mídia.

     Antes de as Misses convidadas entrarem no palco, a atriz Zezé Barbosa deu um toque cômico, desfilando com um maiô branco, manto, cetro e coroa, mas dentro de um clima descontraído, leve, nada debochado. Ao som da música "Canção das Misses", de Lourival Faissal, na voz de Ellen de Lima, a telinha mostrou algumas cenas de concursos de outrora, em nostálgico preto e branco.

Os Estados brasileiros se apresentam / Nesta festa de alegria e esplendor / Jovens misses  seus Estados representam / Seus costumes, seus encantos, seu valor. ///// Em desfile nossa terra, nossa gente / Pela glória do auriverde em céu de anil / Sempre unidos Leste, Oeste, Norte, Sul / Na beleza das mulheres do Brasil.

     Em seguida, entrou a  atriz Marly Bueno,  que durante anos apresentou o Miss Brasil no Maracanãzinho.  Por ordem em que foram eleitas, Miguel Falabella chamou Martha Rocha (Miss Bahia, Miss Brasil, vice-Miss Universo 1954); Adalgisa Colombo (Miss Distrito Federal, Miss Brasil, vice-Miss Universo 1958); Deise Nunes (Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil, semifinalista do Miss Universo 1986) e Josiane Kruliskoski, Miss Mato Grosso, Miss Brasil 2000).
 
Da esquerda para a direita: Deise Nunes, Miss Brasil 1986;  Ieda Maria Vargas, Miss Brasil e Miss Universo 1963; Adalgisa Colombo, Miss Brasil e vice-Miss Universo 1958; Martha Rocha, Miss Brasil e vice-Miss Universo 1954; e Josiane Kruliskoski, Miss Mato Grosso e Miss Brasil 2000. (Foto:Divulgação-Revista CARAS, Edição 355, Ano 7, Nº 34, 25/08/2000)

     Marly Bueno disse que era emocionante ver o Maracanãzinho lotado com um público de 25 mil pessoas, de raciocínio inteligente e rápido. Martha Rocha declarou que não  sentiu nenhuma revolta por ter perdido o título de Miss Universo 1954 por causa das duas polegadas a mais nos quadris.  Adalgisa Colombo disse que em 1958 tinha apenas 18 anos de idade e que achou ótimo não ter sido eleita Miss Universo. Ieda  Maria Vargas declarou que em 1963 era muito jovem e não se dava conta da importância do título em sua vida. Afirmou que poderia ter seguido carreira de atriz ou de modelo internacional, mas suas metas eram outras, os valores eram outros. Deise Nunes disse que sentia orgulho por ser representante de uma raça que construiu o Brasil. Josiane Kruliskoski declarou que o concurso tinha perdido o glamou porque não era exibido na televisão , mas...  

 
Josiane Kruliskoski, Miss Mato Grosso, Miss Brasil 2000. (Foto: Ronnie Farias. Revista CARAS, Edição 337, Ano 7, Nº 16, 21/04/2000).

       No final, Miguel Falabella disse : "Isto é História do Brasil... As Misses ficaram eternamente em nossos corações." Encerrando, Josiane Kruliskoski  desfilou sob aplausos ao som de Ana Carolina, ao vivo, cantando "Miss Brasil 2000", de Rita Lee e Lee Marcucci.

Eu vou apresentar pela primeira vez / Ela que vai ser pra todos vocês / Uma senhorita que nunca se viu / Miss Brasil 2000! ///// Um corpo de veludo, as pernas de cetim /A boca de cereja e os dentes de marfim / Um beijo envenenado, onde já se viu? / Miss Brasil 2000 ! / Será que ela vai continuar uma tradição? / Será que ela quer modificar uma geração? / Lá vem ela! Miss Brasil 2000 ! ///// Nasceu no litoral, de Porto Alegre a Natal / Trabalha em São Paulo, tira férias no Rio / Verão em Salvador e Curitiba no frio /  Miss Brasil 2000! ///// Cresceu em BH, mas mora em Macapá / Estuda em Fortaleza e vai curtir no Xingú / Casar com João Pessoa, onde já se viu? / Miss Brasil 2000! ///// Será que ela vai continuar uma tradição? / Será que ela quer modificar uma geração?/ Lá vem ela! / Miss Brasil 2000!

     Que bom que a tradição continou ! As gerações mudaram, mas os concursos de misses continuaram. Quando abril vier, teremos o Miss Brasil 2011. Assim Seja !
 *****

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Daslan,foi lindo aquele Vídeo Show!Tenho a revista Caras com a foto das cinco misses.

Interessante o que a legenda da referida foto disse sobre Martha e Ieda:
- Muito já se especulou sobre uma suposta inimizade entre as ex-Misses Brasil Martha Rocha e Ieda Maria Vargas. Falava-se até que elas evitavam comparecer ao mesmo evento e não posavam juntas para fotos. Mas esta impressão não resistiu ao afetuoso encontro das duas nos bastidores de um programa de TV, sobre as eternas rainhas da beleza. Martha e Ieda afirmaram que até se divertem com a suposta intriga."Isso não tem o menor fundamento. Nos adoramos e fizemos a maior festa juntas", disse Martha.

Um grande abraço.

C.J.
Sampa

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Muciolo Ferreira, jornalista, Recife-PE, via e-mail.
>>>>>>>>>>

Bela homenagem prestada pela Revista Caras às belas brasileiras. A matéria serviu pra derrubar o ti-ti-ti de que havia uma rivalidade entre a Ieda Maria Vargas e Martha Rocha.

Aliás, aproveito para revelar uma declaração que ouvi da própria Iêda, numas das suas vindas ao Recife, que tive a honra de ter sido um dos seus anfitriões. Perguntei a ela qual Miss Brasil ela mais admirava. Resposta: Deise Nunes de Sousa, "pela beleza, educação, classe e simplicidade".

Uma boa semana a todos os leitores.

Muciolo Ferreira
>>>>>>>>>>

Edson disse...

Eu assisti o Miss Univeros 86 no SBT. Dayse era uma das mais elegantes e belas. O Top 5 ficou composto por 3 misses do continente americano - Venezuela, EUA e Colombia(tres primeiras colocadas e duas europeias: Polonia e Finlandia (quarta e quinta colocada). No Top 10 alem da beleza negra de Dayse havia outra bela, a africana do Zaire. Foi um concurso maravilhoso, a revista Manchete fez ampla cobertura em 2 numeros seguidos. Se não engano, Dayse desfilou com um estido branco e cabelos presos. Charme e psotura como a dela, pudemos rever na festa dos 50 anos do Miss Brasil em 2004, e tambem alguns anos depois, acho q em 2009, qd ela foi comentarista no concurso Miss Universo pela Band. Q bom se pudermos reve-la agora em 2011!