*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

segunda-feira, 24 de maio de 2021

A MISS DO CORAÇÃO DE MIGUEL BRAGA

Daslan Melo Lima


Ele completou 54 anos de idade no dia 23 de março, produziu por muitos anos o concurso Miss Pernambuco e partiu às 21 horas de ontem, domingo, 23 de maio, vítima de complicações do Coronavírus.

Não consigo esquecer o grande amor que Miguel Braga, filho único, tinha por dona Almerinda Gomes Braga, 82 anos, sua mãe.

----------
----------
                                                                          ----------

Que a Luz o conduza ao encontro de outra missão,
e que Deus proteja Almerinda,
a Miss eterna do seu coração.

____________

PERFIL DO CONSUMIDOR DE MIGUEL BRAGA
Matéria extraída do blog de Fernando Machado,  
publicada em 03 de maio de 2009

O promoter Miguel Braga (Foto: Fernando Machado)

O focalizado deste domingo é o promoter e coordenador do concurso de Miss Pernambuco, Miguel Braga. Nascido no Recife enveredou pelos concursos de belezas quando sua amiga de infância Simone Augusto foi eleita Miss Pernambuco de 1985. Nos anos seguintes colocou uma candidata ao titulo e acompanhou durante um ano o reinado de Meg Brasileiro, Miss Pernambuco de 1987.


Em 1989, como assistente de Romildo Alves apresentou a Miss Itamaracá que foi finalista no Miss Pernambuco. Em 1990, ao lado de Romildo Alves, coordenou o Miss Pernambuco e daí em diante se passaram 19 anos de dedicação ao concurso.

Qual a maior invenção do homem

O telefone, esse pequeno invento que nos permite comunicar com o mundo e resolver nossos problemas de forma prática e objetiva.

Qual a pior invenção do homem 

– As armas, pois por conta delas o homem mostra sua pior fase a da violência.

Uma Miss Pernambuco inesquecível 

E muito difícil escolher uma porque todas têm seu encanto e seus momentos inesquecíveis, mas vou arriscar aquela quer foi a minha inspiração para mergulhar neste maravilhoso mundo da beleza, Simone Augusto, Miss Pernambuco 1985.

Uma Miss Brasil inesquecível 

– Martha Rocha, Miss Brasil 1954, sem dúvida uma mulher incrível que tive a oportunidade de conviver em vários momentos de sua vida.

Uma Miss Pernambuco que a história guardou 

Como já falei é muito difícil citar apenas uma. Então vou citar por décadas: Sonia Maria Campos (1958), Maria Eunice Mergulhão Maciel (1968), Ângela Agra Galvão (1978), Simone Augusto da Silva (1985), Andresa Maria de Paiva (1994) e Débora Daggy (2001).

Uma Miss Brasil que a história guardou 

Sem medo de errar Ieda Maria Vargas, eleita em 22 de junho Miss Brasil 1963 e em 20 de julho Miss Universo 1963.

Uma Miss Pernambuco que a história vai guardar 

– Wilma Gomes, Miss Pernambuco 2007, pelo seu carisma, determinação e dedicação ao certame.

Uma Miss Brasil que a história vai guardar 

– Nayla Micherif, Miss Brasil 1997, pelo seu brilhante trabalho à frente da Gaeta na reestruturação do Miss Brasil.

Quem gostaria que pintasse seu retrato 

– Silvia Pontual

Com quem gostaria de se esbarrar num concurso de Miss Pernambuco 

Vera Lúcia Fischer, Miss Brasil 1969

Um momento de saudade 

– Da época quando podíamos andar pelas ruas sem nos preocupar com a violência urbana que vivemos hoje

A grande dama das artes do Recife 

– Geninha da Rosa Borges

Perfume 

– Malbec, O Boticário

Jeans 

O que veste bem

Tênis 

– Puma

Desodorante 

Rexona / Ebony

Xampu 

Shower Gel Cabelo e Corpo – O Boticário

Um destino turístico 

Fernando de Noronha

Um homem bonito 

Mister Mundo 2003, Gustavo Gianetti

Uma mulher bonita 

Minha Mãe, Almerinda Gomes Braga

Um filme inesquecível 

Sociedade dos Poetas Mortos

Um ator 

– Lima Duarte

Uma atriz 

– Bibi Ferreira

Hino musical 

– Outra Vez (Isolda) de Roberto Carlos

Um cantor 

– Roberto Carlos

Uma cantora 

– Maria Bethania

Sonho de consumo 

– Conhecer o mundo viajando na companhia dos meus melhores amigos 

Quem gostaria de levar para uma ilha deserta 

Minha família em uma grande festa

Quem deixaria por lá para sempre 

As pessoas que não respeitam a felicidade dos outros

A palavra mais bonita num concurso de Miss 

– Companheirismo

E a mais feia 

Inveja

Restaurante que gosta de ir 

Jardins Bar e Restaurante

Comida preferida 

Galinha de Cabidela feita por minha mãe

Comida que detesta 

Comida muito exótica

O que não pode faltar na sua geladeira 

Sucos e água

Livro de cabeceira 

O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec

Quem gostaria que escrevesse sua biografia 

O jornalista Fernando Machado

A cidade dos seus sonhos 

Rio de Janeiro

Um (a) poeta 

– Carlos Drummond de Andrade

O destino turístico de sua cidade que recomendaria a um turista 

O conjunto arquitetônico do Bairro do Recife Antigo.

*****
PASSARELA CULTURAL
Edição de 24.05.2021
Link para visualizar todas as edições selecionadas do blog:

20 comentários:

Anônimo disse...

Miguel Braga enfrentou muitas críticas não construtivas,mas sem sua obstinação talvez não tivesse havido concursos de Miss Pernambuco em alguns anos.

J.Souza de Caruaru, PE

Anônimo disse...


Estou muito triste com a morte de Miguel Braga.
Um amigo leal, um excelente filho, imagino a dor de sua companheira constante D.Almerinda.
Os concursos que Miguel coordenou tinham muito glamour, ele cuidava dos minimos detalhes.
Tive a oportunidade de trabalhar com ele, uma pessoa muito amável, muito determinada.
Amigo querido, vc agora virou estrela, está brilhando no céu. Minha eterna saudade!!!!!

Joseli Lacerda
Executiva
Recife, PE

Anônimo disse...


Miguel Braga vai fazer falta porque, como costumam dizer os gaúchos, "tirava leite da pedra". Era um batalhador. Até porque conseguir patrocínios, prêmios e pessoas competentes para realizar um concurso de miss não é fácil. Exige muito investimento. Muito dinheiro.

Não sei se os concursos de miss aqui em Pernambuco irão sobreviver. E como pessoa humana Miguel Braga tinha o maior respeito pelas pessoas que se cercavam dele. Era de uma generosidade inigualável.

Tive o privilégio de trabalhar com ele como assessor de imprensa do Miss Brasil Mundo em 2001. Foi um evento bastante prestigiado por personalidades dos 27 estados e apresentado pelo saudoso locutor esportivo da BAND Luciano do Valle.

Que Miguel Braga continue sua missão agora em outra dimensão.
E que Nosso Senhor Jesus Cristo derrame muitas bênçãos e força a sua Mãezinha Dona Almerinda, para que ela suporte a ausência do seu amado filho.

Muciolo Ferreira - Jornalista/Recife.

Anônimo disse...

Desde que soube da partida do Miguel Braga que não consigo tirar o pensamento de dona Almerinda, viúva, 82 anos, muito apegada ao seu filho único.
Ele tinha orgulho de levar a mãe, sempre bem cuidada, para diversos eventos socioculturais.
Uma mãe jamais deveria passar pelo drama de perder um filho.

Sônia
(Petrolina-PE)

DASLAN MELO LIMA disse...


Comentário de Tania Spinelli- Executiva/Washington, Distrito de Colúmbia, Estados Unidos.
----------
Enviado para o jornalista Muciolo Ferreira, via WhatsApp.
----------

Meu amigo❤️
Miguel se encantou.
Está no plano celeste, sob os cuidados do Senhor 🙌🏼
Vamos rezar muito! Durante 7 dias. Diariamente
E também, pedir consolo para a mãezinha dele!
Fé e esperança 🙏

Terezinha Nunes disse...

Miguel era uma pessoa doce, encantadora. Excelente eventólogo recebia bem e tinha muita classe. Pernambuco perdeu muito com sua morte. Espero que o amigo Fernando Machado realize o sonho de Miguel escrevendo sua biografia. Está desafiado, Fernando. Miguel e nós merecemos.

Mônica Rios Gil disse...

Conheci Miguel e fui jurada em um dos concursos de miss que ele organizou. Realmente, exercia seu trabalho com maestria e esforço, se ligava em todos os detalhes com muito profissionalismo. Vai fazer muita falta.
Meus sentimentos a toda família e amigos.

Anônimo disse...

Te conheci aos 11 anos e você começou a acompanhar cada passo que eu dava só esperando meus 18 anos. Quando fiz 18 anos, conversou comigo e além de um convite surgiu uma amizade que vou guardar pra sempre.
Que Deus conforte o coração da sua mãe, de seus familiares e amigos.
Que Ele te receba de braços abertos.

Thalita Araújo
Miss Gravatá 2012

Anônimo disse...


Amigo Miguel,

Fui dormir torcendo para estar no meio de um dos meus estranhos sonhos. Acordaria e pronto, passou. Mas foi o contrário. Eu acordei e a ficha caiu com a força de um rochedo gigantesco que, do nada, desaba de um penhasco. Que falta você já faz!

Se a vida fosse toda guardada como um grande filme, hoje eu acessaria aquelas 7 horas de viagem entre Serra Talhada e Recife, em 2018. Éramos você, @joaoricardocamilodias , o amigo que criou a ponte entre nós e possibilitou esta amizade tão linda, e @gabriellevilela , primeira Miss Brasil Mundo por você tão bem recebida! Apesar do pouco tempo de convivência naquele então, nos sentimos à vontade para revelar tantas coisas, foram tantas as gargalhadas, eu queria poder guardar cada segundo daquela conversa e daquelas 7 horas tão leves e divertidas.

Através de você conheci pessoas maravilhosas em Pernambuco. Deixo aqui meu carinho e mais profundo sentimento à cada uma delas. Ir para Pernambuco se tornou entrar em um filme daqueles que a gente gosta de assistir mais de uma vez. Sempre foi especial. E foram tantas vezes, tantos planos!

Você recebeu a minha irmã e sócia @marinafusquinefontes como poucos. Se tornaram amigos e as conversas de vocês tinham pés no chão, me puxavam para a realidade muitas vezes rs Obrigado por isso.
E sua mãezinha, Dona Almerinda! Quanto amor de um filho por uma mãe! Outra amiga de Marina.
Que Deus concentre todas as suas forças no coração desta mãe! Que exemplo para todos nós a relação de vocês. Filho dedicado até o final.

“Tchau bebêêê! Em breve estarás de volta, o Miss Grand Brasil será um evento para ficar na história!”. Assim você se despediu de mim.
Obrigado pelos conselhos de sempre, pelas lições, pela lealdade. Você foi mais leal do que tantos que fazem parte da minha vida de uma forma ou de outra, há muito mais tempo.
Seu legado será imenso, respeitado, lembrado e levado para frente. Um dia a gente se encontra outra vez. Obrigado por tudo, meu amigo. Amo muito você 🌸❤️

Henrique Fontes

Anônimo disse...


Meu amigo porque você se foi??!!
Nenhuma palavra seria capaz de expressar essa tristeza que sinto no meu coração... você foi uma das pessoas mais importantes da minha vida, meu Ursinho!!!
Obrigada pela sua amizade e por tudo que fez por mim!
Gratidão!
Te amo para sempre!!

Débora Daggy
Miss Pernambuco 2001

DASLAN MELO LIMA disse...

__________

Comentário de Suzanne Albuquerque,
Miss Fernando de Noronha 1985,
Vice-Miss Brasil 1985.
-------------
Via Facebook
----------------------------------

O que foi que houve? Não, não é possível, eu não acredito, eu amo Miguel. A mãe sempre acompanhando ele, adoro ir à casa dele e brincar com o "louro José".

Estou devastada, tinha falado com ele há poucos meses. Eu tinha plano de ir ao Recife e encontrá-los
Eu iria em Junho, mas acho que vou para o Rio, mas quando eu for ao Recife aviso a você.
Minha mãe está arrasada e chorando.
Eu sempre falava que se eu tivesse um filho queria que fosse igual ao Miguel.
Que tristeza, meu amigo, não tinha quem não gostasse dele.

----------------------

Anônimo disse...


Hoje meu até breve vai pra esse grande amigo Miguel Braga que acreditou no meu trabalho e me presenteou em fazer parte da família Miss Pernambuco por mais de 25 anos, criando cada detalhe dos cenários com um amor inexplicável.
Poder desfrutar da sua amizade foi uma honra, uma alegria ímpar... as boas gargalhadas irão ficar guardadas eternamente no meu coração.
Assim quero lembrar de vc meu amigo, muita luz e paz.
A Dona Almerinda meu abraço fraternal, um exemplo de filho e companheiro de todas as horas, que Deus conforte seu coração.
🙏🏽❤️

Fred Castro

Anônimo disse...


Um fato terrível nos aconteceu. Perdemos Miguel Braga para a Covid19. Não é possível expressar em palavras o que estamos sentido. A ficha não caiu. Irmão, tio, amigo.

Hoje relembrei a nossa infância, adolescência, fase adulta... É surreal acreditar que num sopro tudo escapa das nossas mãos, como a vida é frágil, como os amigos se vão tão rápido.
Era difícil nos falarmos como tio e sobrinha, por que ele nasceu depois de mim... Porém, isto nunca importou... A voz dele ecoa ainda como uma lembrança forte e presente, sua personalidade marcante e ao mesmo tempo suave.

Como produtor e empresário, deixou a sua marca, e muitos, por muito tempo, sentirão a sua falta. Isto para não citar as tantas pessoas que ele ajudou de tantas formas diferentes.
Tivemos muitos momentos inesquecíveis. Nada apagará os momentos bons.

Lamento imensamente a sua partida tão cedo e absurdamente inesperada.
Lamento imensamente a dor da sua mãe.

Nada que se diga sanará o que se sente.
Apenas o tempo poderá cicatrizar parte da lacuna que ficou.

Viviane Braga
Recife, PE

Anônimo disse...


Às vezes o coração demora para aceitar a perda de quem amamos.
Amigo, vou sentir sua falta e você ficará para sempre nas minhas melhores lembranças.
Descanse em paz Miguel Braga.
Miguel Braga dedicou sua vida ao Concurso Miss Pernambucano.

Kitty Lopes
Garanhuns, PE

Anônimo disse...


Mais um amigo que encerra sua jornada aqui na Terra em consequência da Covid.

Miguel Braga, você foi importante na minha vida profissional como modelo nos anos 90 quando organizava os desfiles da loja (Ele & Ela) e me selecionou para desfilar essa grife que era referência da moda em nossa cidade. Você revelou muitos talentos em Pernambuco com os concursos de miss que era sua marca registrada.

Minha homenagem, meu carinho com ternura, minha gratidão e admiração a essa pessoa tão especial que passou como um foguete aqui na Terra, deixou sua marca, sua luz, seu amor e dedicação ao que fazia.

Uma estrela que jamais será esquecida. Ele tinha uma luz, um sorriso sincero que irradiava alegria por onde passava. Por mais árduo e cansativo era nosso trabalho, Miguel não deixava ninguém desistir ou ficar triste, ele distribuiu muito AMOR em todos os momentos de sua vida.

Aprendi muito com Miguel a disfarçar o cansaço com um sorriso igual ao dele, aprendi com ele a desfilar olhando sempre pra frente, mesmo com os pês cheios de calos e dizer que nada me incomodava.

Você foi um exemplo de perseverança pra todos que tiveram a oportunidade de ser seu aluno, sua modelo, sua amiga.
Obrigada, obrigada, obrigada.

Você é luz e essa sua nova jornada será grandiosa nos mundos espirituais, vai brilhar meu amigo nas passarelas do céu.
Meus sentimentos pra sua mãezinha dona Almerinda, familiares, parentes e amigos.

Você foi um amigo ambulância, que socorre todos ao seu redor, você ajudou muita gente a ter uma profissão, a encontrar seu espaço, você foi humanitário em várias causas, tudo no silêncio sem que nem todo mundo soubesse da sua grandeza.

Isso não é um adeus, é um até logo quando nos encontraremos em outros planos em Cristo Jesus.
Segue em paz.

Rosa Ratz Lira

Anônimo disse...

Daslan do céu.
Que triste.
Tão jovem.
Nem sei o que escrever.
Me pegou de surpresa.
Partiu deste mundo, esse jovem que realizou o sonho de muitas meninas....
Que triste.

Edi Corrêa Leite
Ex-coordenador do concurso Miss Sorocaba

Anônimo disse...

Difícil de acreditar que você se foi... você que ainda tinha tanto para realizar, Miguel você foi um cara sonhador que acreditou e realizou seus sonhos... com poucos recursos você correu atrás e os realizou!

Se foi um amigo, um filho, um empresário deixando seu legado, tenho certeza que quem cruzou o seu caminho levará um pouco de você. Acredito na imortalidade da alma e por isso não vou chorar a sua partida pois tenho a certeza que ela é temporária e que em breve nos reencontraremos (certamente melhores).

Fica a saudade de você que será abrandada em lembranças de momentos felizes, na sua casa com a sua mãe dona Almerinda, nos concursos, nas passarelas, nas festas, nos carnavais de outrora...

Siga em paz meu amigo e o meu até breve.
Você estará sempre vivo em mim com o seu sorriso sonhador.

Viviane Augusto Silvén
Miss Pernambuco 1995
Solna / Suécia

Anônimo disse...


Amigo, esse vazio que não tem fim.....Essa sensação que não é verdade....Tudo isso machuca demais....A cada minuto peço à Deus que me fortaleça, que eu aceite e consiga entender que ele o levou de nosso convívio para você ter uma linda e eterna morada ao lado de nosso “Deus”....Fica em paz🙏 você será eterno em meu coração ❤️

Rose Beltrão de Souza

Anônimo disse...

Miguel era um ser incapaz de deixar vc ficar pra baixo. Foi a pessoa que sempre ressaltava as qualidades de todos e mostrava que éramos maiores do que sonhávamos ser.
É com essa lembrança que ficarei. Não tenho como acreditar. Não é você. Não faz parte da sua natureza.
Vou continuar ouvindo seus conselhos e você me pedindo para eu fazer FILÉ À LEONARDO , seu prato preferido. Bjs e até logo.

Leandro Ricardo

Anônimo disse...


Oriundo de uma família simples, filho de um alfaiate, Miguel Braga viveu a infância no bairro de Areias, zona oeste do Recife, na Avenida José Rufino, perto do cinema Albatroz.
Daí para a visibilidade que ganhou promovendo o concurso Miss Pernambuco foi uma longa trajetória.
Consolo para Dona Almerinda, sua mãe, e LUZ para sua caminhada espiritual.

Gloria Lima
Jaboatão dos Guararapes / PE