*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 24 de novembro de 2018

SESSÃO NOSTALGIA - As "pernas de piano" de Christiane Martel, Miss Universo 1953

Daslan Melo Lima


          Enfrentar dias exaustivos de ensaios, ser eleita a mulher mais bela do mundo e ainda ser vítima de bullyng não é fácil. Isso aconteceu com a francesa Christiane Martel, Miss Universo 1953, nascida em Paris, com sangue italiano nas veias. Nome verdadeiro: Christiane Magnani, sem nenhum parentesco com a atriz Anna Magnani (1908-1973), 18 anos de idade, modelo, 1,72 cm de altura, 56 1/4 quilos, 82,5 cm de busto, 55 cm de cintura, e 87,5 cm de quadris. 
       "Miss Universo tem pernas de piano", declarou à imprensa Rita Stazzi, Miss Itália, semifinalista, Top 16. 
       O material principal desta Sessão Nostalgia foi extraído da revista O CRUZEIRO, de 08/08/1953, Ano XXV, número 43. Texto de Jack Lee e fotos International News. 
----------


A PARISIENSE É A MAIOR - Morena dos olhos verdes, mistura superfina de sangue francês e italiano caldeado em Paris, com 18 anos e medidas esculturais, Christiane Martel (née Magnani) conquistou em Long Beach, na Califórnia, a coroa e o cetro de Miss Universo 1953. Modelo de modas na "Cidade Luz", acostumada com desfiles cansativos, Christiane ja possuía a necessária experiência e exaustão de uma "Maratona da Beleza".  
----------

Existe alguma fórmula mágica para conquistar a coroa de mulher mais bela do mundo?  - Bem, o "broto" parisiense que acaba de ser proclamada Miss Universo, na Califórnia, dá ideia de como se atura a terrível exaustão de uma "Parada da Beleza". - A deliciosa briga provocada pela apimentada Rita Stazzi (21 anos), Miss Itália.  



"Miss Universo tem pernas de piano". Quem disse foi Miss Itália, de 21 anos (a primeira, a contar da esquerda). O alvo de tão ácida crítica é Miss França (centro). Esta foto vai publicada para possibilitar ao leitor fazer a indispensável comparação e tirar a mais justa conclusão, se for capaz. 
---------

BELEZA DO MUNDO - No Rockfeller Center de New York, treze belezas internacionais que competiram em Long Beach.  No retângulo, as "duas de briga", Rita Stazzi, Miss Itália, e Christiane Martel, Miss França. À esquerda, alto, Miss Suíça, Danielle Oudinete Miss Bèlgica, Elayne Cortois. À direita, alto, Miss Noruega, Synnove Gulbrandsene Miss Grécia, Doretta Xirou.  Embaixo, da esquerda para a direita: Miss Finlândia, Teija Anneli Soponen; Miss Dinamarca, Jytte Olsen; Miss África do Sul, Ingrid Rita Mills; Miss Alemanha, Christel Schaack; Miss Áustria, Lore Felger; Miss Porto Rico, Wanda Ivette Irizarri, Miss Porto Rico; e  Ada Alicia Ibáñez Amengual, Miss Uruguai.
----------
----------
Afirmou Rita Stazzi: "Christiane não merecia a coroa de Miss Universo porque possui pernas de piano. Perna de piano, quer dizer, reta de alto a baixo, sem formar nem tornozelo". 
Ao que Christiane respondeu, já em Hollywood, e começando a trabalhar para o cinema: "Miss Itália pode pensar que tem as pernas mais bonitas, mas se os juízes me escolheram por unanimidade depois de um recorde cansativo de desfiles, é porque realmente mereço o título." 
----------
AS CINCO FINALISTAS DO MISS UNIVERSO 1953 - Da esquerda para a direita: Maxine Morgan, Miss Austrália, quinto lugar; Ana Bertha Lepe Jiménez, Miss México, quarto; Christiane Martel, Miss França, primeiro lugar; Myrna Rae Hansen, Miss Estados Unidos, segunda colocada; e Kinuko Ito, Miss Japão, terceiro lugar.  
"Politicamente, boa escolha, contemplando equitativamente Europa, Estados Unidos, a Comunidade Britânica, o Oriente Asiático e as Repúblicas Latino-Americanas, aliás, bem representadas."   
----------

Miss Universo assina contrato com a Universal  ***** Os pais da Miss Universo  ao lado da sua irmã Georgette, 23 anos, são vistos num café de Paris, erguendo um brinde à vitória de Christiane Martel. ***** Jeff Chandler (1918-1961), astro da Universal International, concede autógrafo para Miss França, Christiane Martel, à esquerda; Miss Filipinas, Teresita Torralba Sanchez  (centro); e Miss Grécia, Synnove Gulbrandsen.


----------

Por onde anda Christiane Martel ?


Em 2013, ao completar 60 anos como Miss Universo,  Christiane Martel foi capa da revista iHOLAi vestindo o mesmo maiô com o qual foi eleita Miss Universo 1953. 
          Eis o que encontrei na Wikipedia: "Apesar de não ter planos de viver definitivamente no México, em 1961 ela casou-se com o empresário mexicano Miguel Aleman Velasco, filho do ex-presidente do país Miguel Alemán Valdés e estabeleceu-se definitivamente ali, construindo uma família e tendo cinco filhos. Foi o segundo casamento de Christiane, que em janeiro de 1954 havia se casado com um americano herdeiro de uma grande cadeia de lojas de departamentos e se divorciado no ano seguinte. Em 1998, tornou-se a primeira-dama do estado de Veracruz, depois que seu segundo marido foi eleito governador do estado."
      "Hoje ela pertence à alta sociedade mexicana e dedica sua vida à filantropia, ajudando à população mais pobre da região em que vive. Continua visitando frequentemente seu país natal, onde é homenageada em programas de televisão, já foi convidada de honra do Miss França e jurada do Miss Universo por duas vezes. Em 1979, na edição realizada na Cidade do México, ela foi a primeira Miss Universo a receber o Miss Universe Distinquished Achievement Award, um prêmio especial de distinção concedido a pessoas envolvidas com o concurso através dos anos."


*****


7 comentários:

Anônimo disse...

Adorei saber desta história envolvendo uma das primeiras misses Universo da era moderna.
Impressionante cono continua linda e juvenil.
C.Rocha de Floripa

Anônimo disse...



Será que ela teria vencido o concurso se Martha Rocha tivesse antecipado em um ano sua participação no Miss Universo?

muciolo ferreira

Unknown disse...

É bom relembrar que ela não foi miss França, ela ficou em segundo lugar , no miss França , e tem dupla nacionalidade pois seu pai e mãe são italianos -Jose Vagner(Cubatao -SP )

Unknown disse...

Outra curiosidade , Miguel Aleman , foi casado com uma atriz brasileira , chamada Leonor Amar , da gual teve 2 filhos . Acredito que Cristine tenha se casado com um deles . Logo ela seria casada com um mexicano-brasileiro .. ( jose vagner- cubatao sp ) watssap 13-988595800

Unknown disse...

O fato de miss França não ter participado do miss Universo , foi por que naquela época , eles priorizavam mais o miss Europa , assim sendo muitos países europeus , mandavam suas vencedoras para o miss Europa , e a segunda ( ou terceira colocada ) , ia para o miss Mundo ou o Miss Universo . Este foi o caso de Cristine . Ao ficar em segundo lugar no miss França , ganhou o direito de disputar o miss Universo , e a primeira colocada foi disputar o miss Europa . ( jose vagner - cubatao sp )

Roberto Macedo disse...

Jamais soube que Christiane Martel (Magnani) havia ficado em segundo lugar no Miss França. Na verdade, ela foi eleita Miss Cinèmonde, o que dava o direito de concorrer em Long Beah.

Roberto Macêdo
www.missnews.com.br

DASLAN MELO LIMA disse...

Grato ao Roberto Macêdo pelo esclarecimento sobre o verdadeiro título de beleza da representante francesa no Miss Universo 1963, Christiane Martel, Miss Cinèmonde.