*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 16 de janeiro de 2021

SESSÃO NOSTALGIA - Adriana Tavares, a Iracema loura do Ceará

Texto de Muciolo Ferreira

mucioloferreira@2013@gmail.com


Fazer amizade para toda a vida;  praticar o exercício diário  da gratidão;  manter o equilíbrio do corpo e da mente com uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios. Esses são alguns conselhos  para quem deseja  manter a boa forma dados pela Miss Ceará Mundo 1987, a pedagoga Adriana TavaresCom relação ao Mandamento nº 1 "fazer amizade para toda a vida", este  é  o grande legado herdado  de sua participação nos tempos das passarelas e estúdios fotográficos. 


Adriana Tavares foi a primeira convidada de 2021 do Projeto "Lives  das Misses do Brasil Forever", promovido pelo diretor do Miss Beleza Regional de Pernambuco, 
Josenildo Batista. Quando se fala no Ceará , as primeiras imagens que surgem em nossas mentes são de praia e sol. E se  o assunto for beleza feminina é inevitável não comparar a bela  índia  Iracema, "A Virgem dos Lábios de Mel", do escritor e romancista José de Alencar. Todavia nem sempre esse padrão  de cabelos  e olhos  pretos  esteve representado nas passarelas nacionais. 

Em 1966, por exemplo, uma cearense loura de olhos verdes ficou em terceiro lugar no Miss Brasil. Francy  Carneiro Nogueira, conseguiu a vaga para ser a brasileira no Miss Beleza Internacional, que acontecia em Long Beach, Califórnia. Como naquele ano não  houve esse evento, Francy  nem esperou para passar a faixa à sua sucessora: renunciou ao título para casar.  Isso também aconteceu com  Adriana Tavares que dois meses depois do Miss Brasil Mundo estava casando com o seu primeiro marido, segundo afirmou na live.

Fiz esse  preâmbulo porque ao invés  da morena do romance de José de Alencar que conquistou o coração do homem branco,  Martim Soares,  na telinha  do meu celular surgiu uma loura de olhos azuis que nem parece que há trinta e quatro conquistou o terceiro lugar no Miss Brasil Mundo. O tempo não passou para Adriana. O rosto e o corpo são os mesmos da miss e manequim de passarela, embora já tenha um casal de filhos adultos, como mostram as fotos enviadas pelo Josenildo.

Saindo um pouco do foco da live, vale salientar que, se nas décadas de 50 e 60 os concursos de miss foram inundados pelas jovens batizadas Vera  (Vera Ribeiro, Vera Brauner, Vera Saba, Vera Maia, Vera Couto, Vera Castro),  na década  80 foi a vez das adrianas marcarem  presenças permanente nos concursos de beleza. Só em 1987 a edição do Miss Brasil Mundo teve três adrianas: Adriana Collin, de São Paulo,  segunda colocada; a homenageada desta crônica Adriana Tavares, terceira classificada; além da Adriana Meira, do Espírito Santo,  semifinalista. Antes, em 1981, outras duas adrianas chegariam ao Top 1 e 2 do Miss Brasil Universo: Adriana Alves de Oliveira, do Rio de Janeiro,  e Adriana Barcellos, do Amazonas. Então, ser Adriana nessa década era terminar nas passarelas.  

Outra coincidência em 1987, o Miss Brasil Mundo foi o concurso das louras. Em sua totalidade, as candidatas tinham a pele clara e os cabelos louros. Em 2017, trinta anos após sua participação num concurso de miss, Adriana Tavares voltaria a ser notícia  e dessa vez no jornal Extra, do Rio de Janeiro, e no programa Domingo Espetacular da TV Record, quando se viu pela segunda vez na passarela do Miss Brasil Universo, através da filha  Alexia Duarte, Top 10. 


Adriana Tavares ladeada pelo filho Ygor Francisco Tavares Duarte (Ygor Ceará), um dos mais competentes jogadores de voleibol do Brasil, integrando atualmente a equipe do Montes Claros América Vôley, e a filha Alexia Duarte, Miss Ceará Universo 2017. 
----------

Beleza em dose dupla 
Adriana Tavares, Miss Ceará Mundo, terceira colocada no Miss Brasil Mundo 1987, ao lado da filha Alexia Tavares Duarte, Miss Fortaleza, Miss Ceará, Top 10 no Miss Brasil Universo 2017.

----------

Esbanjando naturalidade, jovialidade  e simpatia,  Adriana respondeu a todas as perguntas dos internautas e missólogos,  com exceção da enviada justamente por mim. Indagada sobre  qual a Miss Brasil Universo de sua preferência e que mais admira, a "Iracema Loura do Ceará " usou a diplomacia. Alegou ser uma pergunta de difícil resposta. Certíssima.  Não quis  se comprometer diante das muitas amizades feitas e conservadas até hoje. Até porque será a embaixadora e anfitriã do próximo  encontro do Grupo Misses do Brasil, que no ano passado foi cancelado devido à pandemia do Corona vírus. O litoral cearense de Jericoacoara  deve ser o destino das beldades para a  confraternização,  mantendo a amizade iniciada nos tempos dos concursos.

Perto de se  aposentar como professora de escola pública, a Miss Ceará Mundo de 1987 mostra-se conectada e antenada com tudo que acontece em sua volta. Torce para a ciência descobrir rapidamente a  cura  da Covid19. " Que o mundo volte a ser o mesmo de antes e as pessoas  possam se abraçar", finaliza.  

---------------------

Imagens: Acervo de Adriana Tavares

--------------------- 

Link para a live, 

https://www.youtube.com/watch?v=QYF3in743Ww&feature=youtu.be

*****

Esta secção SESSÃO NOSTALGIA é parte integrante da edição de 16.01.2021 do blog PASSARELA CULTURAL, www.passarelacultural.blogspot.com

Editor: Daslan Melo Lima

4 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

-------------------------------------------
Comentário de Adriana Tavares, via WhatSapp
-------------------------------------------

Boa tarde, Muciolo. 😃
Acabei de ler a crônica escrita por você e além de ter ficado super grata e emocionada , fiquei impressionada com todos os detalhes citados ... com
direito a analogia com a Iracema, dando um tom poético e sensível !
Agradeço de coração e desde já o considero um amigo querido !
Muito obrigada 😊🥰👏🏻💋
Beijos 😘

DASLAN MELO LIMA disse...

----------------------------
Comentário de Muciolo Ferreira, via WhatSapp
----------------------------

Que bom vc ter gostado, Adriana.
Minha intenção é essa mesma: homenagear pessoas que contribuíram positivamente para tornar o mundo melhor.
Como o slogan do Projeto do Jô é Misses do Brasil Forever, não me aprofundei na sua profissão atual.
Agora vou lhe sugerir o seguinte: se nas entrevistas ou lives alguém lhe perguntar qual sua Miss Brasil favorita, responda que é Emília Corrêa Lima, porque Emília foi a primeira cearense eleita Miss Brasil em 1955, coroada por Martha Rocha. E não causará ciúmes nas outras suas amigas, por se tratar de uma miss dos primórdios do Miss Brasil. Fica a dica. abs.

Anônimo disse...


Adoro ler matérias sobre misses inteligentes.
Eis uma nordestina "cabra da peste", no sentido de gente fina, como se diz aí no Nordeste.

Claudio F.J.Silva
Porto Alegre / RS

DASLAN MELO LIMA disse...

--------------------
Comentários via WhatSapp
--------------------

Linda mulher com filhos maravilhosos.
Jennifer Costa - Lisboa
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Adoro concursos de misses desde os anos 80.
Adriana Tavares é uma Miss inesquecível.
Bom saber que continua linda e que é feliz.
Lana Bezerra
Recife

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Nota dez para a live e para a crônica do Muciolo.
Chistina Feitoza de Jaboatão dos Guararapes, PE