*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 30 de janeiro de 2021

SESSÃO NOSTALGIA - Miss Brasil 1989, a verdade venceu no Dia da Mentira

Texto de Muciolo Ferreira

mucioloferreira2013@gmail


Se tem uma Miss Brasil que venceu a competição em meio a uma grande pressão originária de pessoas influentes da própria coordenação do concurso, que queriam outra candidata, essa miss é Flávia Rebelo Cavalcante, Miss Ceará e Brasil 1989. Como enviado especial do Jornal do Commercio do Recife, e um dos coordenadores estaduais do Miss Pernambuco na época, cheguei à São Paulo na semana do concurso e acompanhei os preparativos indo diariamente ao final de tarde à academia da Joyce, situada na rua Oscar Freire, Jardins. Ali, assistia aos ensaios e conversava com os outros jornalistas que cobriam o evento.

---------


Flavia Cavalcante
Miss Ceará e Miss Brasil 1989

-----------

Todos eram unânimes ao apontar a Miss Ceará como a futura Miss Brasil. Bonita, muito culta e elegante, até mesmo em traje de ginástica. Algumas candidatas, quando eram indagadas pelos seus coordenadores sobre qual era a favorita ao título, eram da mesma opinião.  Assim, contrariando pessoas influentes de dentro da coordenação, e até do mestre de cerimônias que torcia pela candidata da casa, a baiana criada no Ceará, nordestina porreta e arretada de inteligente, levou para o estado que representou o segundo título nacional da mais bela brasileira.

Estou trazendo essas verdades à público antes de comentar a live que a agora  jornalista e multiprofissional de comunicação bem sucedida concedeu ao "Mago das Lives das Misses Brasil Forever", Josenildo Batista. Até porque certos fatos não saem da memória, mesmo ocorridos há 32 anos.

----------

 1º de abril de 1989, 

a data em que a verdade venceu no Dia da Mentira

Flavia Cavalcante, Miss Ceará, eleita Miss Brasil 1989, ladeada por Adriana Colin, Miss São Paulo, segundo lugar, e Ceres Ribeiro, Miss Rio Grande do Sul, terceira colocada.


O 1° de abril de 1989 está eternizado no mundo da Missologia como "a data em que a verdade venceu no Dia da Mentira".  Verdade porque nem as notas baixas que dois "jurados infiltrados" deram a Flávia Cavalcante foram suficientes para lhe lhe tirar o merecido título. Ao final do concurso, a plateia se manifestou com aplausos e os telespectadores não se arrependeram de ter ficado até às primeiras horas do domingo acompanhando o desfecho pela televisão, embora fosse a gravação de um evento que começou às 14h e terminou às 20 horas.

Linda, loura, leve e solta essa é a nova imagem de Flavia Cavalcante que está na tela do meu celular participando como mais uma diva admirada pelos missólogos, respeitada profissionalmente e amada pelo Grupo Misses do Brasil.

O tipo brejeiro e brasileiríssimo de Flávia Cavalcanti, que lembrava em algumas fotos a atriz global Letícia Sabatella, e em outros momentos parecia sair de um quadro pintado no período renascentista, não foram  suficientes para classificá-la entre as 10 finalistas do Miss Universo 1989, mas isso é o que de menos importa. Mesmo porque é mais fácil uma pessoa acertar sozinha a mega sena acumulada do que descobrir quais são os critérios usados pelos jurados do concurso Miss Universo.

Eu quero acreditar que a não transmissão do Miss Universo pela televisão foi um dos fatores determinantes para a não inclusão da brasileira entre as semifinalistas. Como também Flavia não tinha recebido todo apoio e logística necessárias do SBT. Quando participei da coletiva à Imprensa que Silvio Santos concedeu aos jornalistas, uma hora antes do início das gravações do concurso Miss Brasil, perguntei a ele se era verdade que aquele seria o último ano que o SBT promoveria o evento. Ele não disse nada, ficou calado. "Quem cala, consente."

Eu tinha que colocar para fora essas informações, pois me sentia engasgado há mais de três décadas com esses fatos  que ouvi e presenciei na semana que antecedeu ao concurso. Agora, já aliviado, posso iniciar essa crônica escrevendo em homenagem à Flávia Cavalcante, baseado na live.

Aliás, "o Mago das Lives das Misses Brasil Forever ", Josenildo Batista, tem nos contemplado com entrevistas sensacionais. Josenildo abriu espaço às misses que marcaram época para narrar suas vivências, experiências,  propiciando aos especialistas e curiosos no tema enriquecerem seus conhecimentos com fatos de bastidores contados pelas eternas divas das passarelas.

                                                              ----------


Linda, loura, leve e solta


-------

Flavia foi  incrível nas respostas, comunicativa sem ser sisuda e nem demonstrar autossuficiência ; simpaticíssima,  porém sem pieguismo ou sentimentalismo exagerado. Foi classuda até na hora de responder aos críticos sobre ter sido eleita apenas com um ponto de diferença para a segunda colocada.

Confreira, permita usar esse termo comum entre dois jornalistas, aquele ponto fez toda a diferença e escreveu sua história no Mundo Miss. Graças a esse pontinho recebido "a verdade prevaleceu no Dia da Mentira", derrotando dois jurados infiltrados.

 


----------

Flavia Cavalcante, Miss Brasil 1989, e Patrícia Godoy, Miss Brasil 1991.

----------

Três décadas separam a foto de cima da imagem de baixo. Flavia Cavalcante e Sílvio Santos, no Miss Brasil 1989 e num programa do SBT em 2019.
  

----------

Essa live, além de histórica, ainda teve um sabor especial, porque ao final fomos brindados com a participação de Patrícia Godoy, Miss Brasil 1991, na condição de  "chaperona", com direito a aparição e depoimento incentivando Flávia a disputar novamente o Miss Brasil. Claro que Patrícia se referia à beleza eterna da amiga. Isso é notável na sua bela e jovem aparência com uma estética mais moderna, conforme os novos padrões de beleza contemporâneos que exigem novos cortes e os cabelos mais claros. Qual será o elixir da eterna juventude? Revela, Flávia!

E assim, nessa última semana de janeiro, Josenildo proporcionou à Missologia um prazeroso reencontro entre a Miss Brasil de 1989 com outras amigas misses, a exemplo de Adriana Tavares (Miss Ceará Mundo 1987), Ceres Ribeiro (Miss Rio Grande do Sul 1989), Deise Nunes (Miss Brasil 1986), Jacqueline Meirelles (Miss Brasil 1987), Márcia Gabrielle (Miss Brasil 1985), Maria Carolina Portela Otto (Miss Brasil 1992)  e Suzana Araújo dos Santos (Miss Brasil 1978), além de  jornalistas, missólogos e os fãs que acompanharam a merecida vitória de uma baiana criada no Ceará e última Miss Brasil eleita no que convencionamos chamar "era Silvio Santos".

Que me perdoem as feministas "mas beleza é fundamental", já dizia o poeta Vinícius de Moraes. E quando esse atributo é apenas um complemento da inteligência, simpatia, bondade, humildade  e sinceridade,  torna qualquer ser humano mais bonito do que já é diante das pessoas.

Tudo isso traduz o que foi essa live com Flávia Cavalcante, eterna Miss Brasil Forever dos Anos 80, cuja beleza triunfou no Dia da Mentira, num sábado, 1° de abril.

*****


Primeira parte da live
, 
https://youtu.be/CjuqPrdawGc

Segunda parte da livehttps://youtu.be/d-_ffE7pYsE

*****

Nota do Editor

Esta página é parte da edição de 30.01.2021, do blog PASSARELA CULTURAL, www.passarelacultural.com . 

A SESSÃO NOSTALGIA rendeu um tributo à Flavia Cavalcante em 28 de janeiro de 2012, http://passarelacultural.blogspot.com/2012/01/sessao-nostalgia-seccao-em-construcao_28.html

--------------------

Daslan Melo Lima / E-mail: daslan@terra.com.br / Telefone/WhatsApp: (81) 9.9612-0904


17 comentários:

Anônimo disse...


Obrigado Daslan,
por mais uma vez eternizar minhas crônicas homenageando essas mulheres que fizeram a diferença num período de nossas vidas.

abs

Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Um amigo missólogo postou há poucos dias no Facebook que Flavia Cavalcante representou o Brasil no concurso Miss Mundo Universitária 1990, em Moscou.
É verdade?
O que sei é que Renata Fan, Miss Brasil 1999, foi eleita Miss Mundo Universitária em 2000, em Seul.

Daniel Coimbra de Vitória, ES

DASLAN MELO LIMA disse...

COMENTÁRIO VIA WHATSAPP
------------

😍Muciolo, como sempre você arrasa, ficou excelente 🙌🏻👍🏻

Adriana Tavares
Miss Ceará Mundo 1987

Unknown disse...

Excelente texto.
Muciolo com sua competencia de sempre,leitura leve e agradável.
Golaço amigo Muciolo. Abs

Anônimo disse...


Muciolo, como sempre, você é um show quando escreve sobre misses.
Relembrar esse passado, de mulheres lindas, é fantástico e você descreve, nessa crônica, muito bem.
Parabéns.
Elizabeth Porto.
Jornalista - Recife

Anônimo disse...


Flavia Cavalcante de cabelos louros, linda!
Mas eu gostaria de ver como ela estaria hoje com seu cabelo original e encaracolado.
Talvez estivesse ainda mais bela.

Lara Maria
Rio de Janeiro

DASLAN MELO LIMA disse...


---------------------------------------
Mensagem de Marcia Gabrielle, Miss Brasil 1985, para Muciolo Ferreira,
via Whatsapp.
----------------------------------------

Vc é maravilhoso!!
👏👏👏👏👏👏👏👏😘
Seu poder analítico, sincero, leve e as verdades com toques de doçura agradam qualquer coração.
Ela deve ter ficado muito feliz!
Bj
Se vc continuar assim, vai acabar escrevendo meu livro quando decidir fazê-lo.
E olha que eu tenho histórias ...🤪

Anônimo disse...


Excelente texto.
Muciolo com sua competência de sempre, leitura leve e agradável.
Golaço amigo Muciolo.
Abs

Joseli Lacerda
Executiva
Recife, PE

Unknown disse...

Eu só tenho que Parabenizar você Muciolo por mais uma crônica perfeita excelente, para mim é um prazer produzir as lives e ter essa sua maravilhosa parceria junto com o Daslan que parabenizo pela criação desse blog maravilhoso e tão importante para todos nós.
Abs

Josenildo Batista
Entrevistador

Recife, 31 de janeiro de 2021



Anônimo disse...


Eu só tenho que parabenizar você, Muciolo Ferreira, por mais uma crônica perfeita.
Excelente!
Para mim é um prazer produzir as lives e ter essa sua maravilhosa parceria junto com o Daslan Melo Lima, a quem parabenizo pela criação desse blog maravilhoso e tão importante para todos nós.
Abs
Josenildo Batista
Entrevistador
Recife, 31 de janeiro de 2021

DASLAN MELO LIMA disse...

-----------------------
Recado para Daniel Coimbra de Vitória, ES
-----------------------

Flavia Cavalcante não disputou o Miss Mundo Universitária 1990.
Ela concorreu ao Miss Charm Internacional 1990, concurso realizado em Leningrado, Rússia.

Anônimo disse...

Parabéns Muciolo. Maravilhosa.

Fernando Bandeira Diniz
Diretor geral da empresa Miss Brasil Latina Tradição

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Mensagem de Flavia Cavalcante enviada para Muciolo Ferreira, através de áudio, via WhatsApp.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

"Oi, meu querido, você sempre escrevendo bonito, não é? É um jornalista inspirador. Eu é que me inspiro agora em você. Você e o Daslan são duas referências maravilhosas. Muito obrigada e quero que você saiba que pode contar comigo no que precisar, meu colega de profissão. Estamos juntos, sempre. Um grande beijo para você. Muito, muito obrigada. Estou muito feliz."

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
De Suzana Araújo dos Santos, Miss Brasil 1978, via WhatsApp
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Espetacular!!! Flavinha é maravilhosa , linda e um doce de amiga e vocês sempre com palavras carinhosas e verdadeiras! Respeito muito vocês e admiro o profissionalismo de vocês!!!❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

Suzana Araújo dos Santos, Miss Brasil 1978, via WhatsApp

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Mensagem de Flavia Cavalcante enviada para o editor do blog, através de áudio, via WhatsApp.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

"Estou passando aqui para te agradecer por tanta generosidade com minha pessoa. O artigo do Muciolo no seu blog ficou maravilhoso. Eu estou emocionada até agora. De minha parte, existe uma admiração por você muito grande, por tudo que você representa. Eu fico muito feliz de todo esse carinho, de toda essa consideração. Um beijo, meu querido. Que Deus te abençoe infinitamente. Fica com Deus!"

Anônimo disse...


Bonjour Monsieur,
Muciolo Ferreira...
Em 1989, eu não estava mais em Recife.
Porém; a maneira como você descreve e relata esses eventos culturais de Miss ,
É como se eu tivesse assistido tudo ao vivo.
Obrigada, pela clareza em que você escreve esses eventos que nos fazem reviver um passado e que se torna... Bem presente.
Continue. Bisous 😙

Rosineide De Fabritus - Executiva /França

Anônimo disse...

Não por acaso eu encontro essa matéria, 34 anos após o concurso. Confirmo tudo o que está escrito, pq assisti o concurso em Fortaleza, como amiga pessoal dela, com parentes dela e foi público e notório a perseguição que a Flávia sofreu. Amei o título da matéria, O dia em que a verdade venceu a mentira… parabéns pela matéria. Amei! Estef.