a *****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ EM PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 624, referente ao período de 18 a 24 de junho de 2017. ***** Editor: Daslan Melo Lima ***** Timbaúba, Pernambuco, Brasil ***** Telefones: (81) 99612.0904 (Tim) e (81) 99277.3630 (Claro) ***** WhatsApp: +55 81 99612.0904 ***** E-mail: daslan@terra.com.br

sábado, 28 de janeiro de 2012

SESSÃO NOSTALGIA - Flávia Cavalcante, Miss Brasil 1989

Daslan Melo Lima

PRÓLOGO
Flávia Cavalcante Rebelo, Miss Ceará, eleita Miss Brasil 1989.
          
          O concurso Miss Brasil 1989, realizado no Teatro Silvio Santos, em São Paulo-SP, na tarde de 1º/04/1989, não foi transmitido ao vivo, mas gravado, exibido à noite na TV e  reprisado no dia seguinte, domingo, dentro do Programa Sílvio Santos. Foi a última edição do Miss Brasil produzida e transmitida pela emissora de Silvio Santos. No ano seguinte, o SBT desistiu de realizar o evento e, pela primeira vez desde 1954, o Brasil ficou de fora do Miss Universo. Era o final do que se convencionou chamar “Era SS”, “Era Sílvio Santos”.
         
AS FINALISTAS DO MISS BRASIL 1989

O Top 3 do Miss Brasil 1989: Adriana Conceição Colin, Flávia Cavalcante Rebelo e Ceres Estefânia Sessin Ribeiro.

1º lugar: Flávia Cavalcante Rebelo, Miss Ceará, baiana criada em Fortaleza e estudante de Geografia. Seu traje típico, homenagem à Jericoacoara, uma das mais belas praias do Ceará, era muito grande e impediu que ela participasse do desfile de abertura. 2° lugar: Adriana Conceição Colin, Miss São Paulo. 3° lugar: Ceres Estefânia Sessin Ribeiro, Miss Rio Grande do Sul, a favorita dos fotógrafos. 4° lugar: Sylvia Beatriz Pires Dejá, Miss Goiás, formada em Piano e fluente em inglês e russo. 5° lugar: Amélia Augusta da Cruz Fonseca, Miss Paraíba, professora de inglês.

          O Sílvio Santos, apesar de ótimo animador de auditório, desagradava muita gente, que entendia que ele não conduzia o evento com imparcialidade. Ele iniciou a contagem pelos votos de Flávia Cavalcante, cujo total somou 99 pontos, e disse “...por enquanto você é a Miss Brasil!” Em seguida, contou os votos das Misses Paraíba, Goiás, São Paulo (98 pontos) e por último da Miss Rio Grande do Sul, cujo total só chegou a 95 pontos. A esta altura, a bela baiana-cearense estava em lágrimas, pois a cada nova divulgação de resultado as câmeras flagravam a sua emoção.

AS SEMIFINALISTAS E OS DESTAQUES DO MISS BRASIL 1989

          As semifinalistas foram: Luisiana Paula de Medeiros Carvalho, Miss Amazonas, Técnica em Edificações, umas das favoritas; Bianca Queiroz Rocha , Miss Bahia, sobrinha de Martha Rocha (Miss Bahia, Miss Brasil e vice-Miss Universo 1954); Viviane de Souza Carrelo, Miss Mato Grosso; Deuza Aparecida da Silva Ottoni ,Miss Mato Grosso do Sul; Beatriz Alvarenga Henriques, Miss Minas Gerais,  mineira de São João Nepomuceno, que desfilava desde os quatro anos de idade para as lojas de confecções dos seus pais; Simone Fernandes Julião,Miss Rio de Janeiro, que desfilou com um band-aid e maquiagem em uma perna para disfarçar uma queimadura sofrida de um refletor quando participava de um ensaio, e Mariza Marin Delgado, Miss Rondônia.  

          Outras Misses que se destacaram: Vanusa Aparecida Pauletti, Miss Espírito Santo,  uma das mais chiques e elegantes, empresária em Vitória e dona de uma cadeia de lavanderias; Acácia Rósea Azevedo, Miss Rio Grande do Norte, estudante do último ano de Pedagogia; Ana Cristina Medeiros, Miss Pernambuco, socialista convicta, e  Marta Maria Gomes, Miss Tocantins. Pela primeira vez, o Estado de Tocantins, criado pela Assembléia Nacional Constituinte de 1988, participou do Miss Brasil e sua representante foi apelidada  carinhosamente de Miss Estado Novo. Bianca Rocha, Miss Bahia,  ganhou o título de Miss Simpatia, conquistado numa disputa acirrada com Alcinéia Florentina de Arruda , Miss Roraima. 
.....
                  MAIS DETALHES DO MISS BRASIL 1989
          Na comissão julgadora, a presença de Jacqueline Meirelles, Miss Brasil 1987; o ator Carlos Eduardo Dolabella (1937-2003); a atriz Elizabeth Savalla; o ator Paulo Betti; o comentarista esportivo Osmar Santos; o cantor Ronnie Von; o jornalista Ferreira Neto (1938-2002); o estilista Ney Galvão (1952-1991) e o cabeleireiro Silvinho (1945-1989). O show musical ficou por conta de Gonzaguinha (1945-1991), Jane Duboc e Wanderléia

Flávia Cavalcante não se classificou no Miss Universo, realizado em Cancun, México, vencido pela holandesa Angela Visser, mas  trouxe para o Brasil o  troféu de melhor traje típico.

EPÍLOGO

          O bom nível cultural das concorrentes mereceu da Manchete este comentário: "Os tempos mudaram e o concurso de Miss Brasil 89 não é mais aquele. Agora, desafiando Schoppenhauer, as candidatas provam que moças bonitas e de cabelos longos não precisam necessariamente ter ideias curtas. O Pequeno Príncipe foi deixado de lado pelas garotas que, ou já estão fazendo faculdade ou se preparam para ingressar no curso superior. Entre  as concorrentes há dois pontos em comum com as misses de antigamente: a beleza e a vaidade de terem curvas e rostos reconhecidos no mundo."

No lugar de Flávia Cavalcante, a imagem de Roberta Close na capa da Manchete, embora houvesse a chamada "Miss Brasil 89, um show de beleza." Essa edição foi a fonte principal onde colhi a maior parte de informações desta Sessão Nostalgia. 

               Não entendi o porquê da Editora Bloch não ter dado a capa da Manchete de 15/04/1985 a Flávia Cavalcante, preferindo postar a imagem de Roberta Close. Nada contra a figura linda da Roberta, mas na época ainda  havia muita expectativa para ver uma Miss Brasil numa capa de revista.  
          A vida da Miss Brasil 1989 há muito tempo tomou outro rumo. Em vez de ser notícia, ela faz notícia.  A jornalista Flávia Cavalcante apresenta na TV Bandeirantes as notícias da cidade de São Paulo, no programa “São Paulo Acontece”. Detalhe: Ela tem um site, o www.flaviacavalcante.com.br .E quanto à sua beleza, as fotos abaixo mostram o quanto o tempo contribuiu para torná-la ainda mais bela.
 
Flávia Cavalcante e o esposo Luciano Campeão, advogado paulista. Foto: ovadiasaadia.com.br
 Flávia Cavalcante, beleza, educação, simpatia, carisma e inteligência. Foto: elasnatv.blogspot.com


 *****

13 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Mensagem de Flavia Cavalcante, Miss Brasil 1989, via Facebook
>>>>>>>>>>

Oi Daslan, tudo bem? Vi seu blog, parabéns e muito obrigada!
bjs.

>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Eis uma Miss educada, inteligente, disciplinada...
Realmente, o tempo está sendo generoso com esta nordestina, mil vezes mais linda agora do que em 1989.

C.Rocha de Floripa

DASLAN MELO LIMA disse...

Agradeço o recado sucinto e gentil de Flávia Cavalcante, Miss Brasil 1989,que não hesitou em fazer contato comigo, registrando sua satisfação em ter lido esta Sessão Nostalgia a ela dedicada.

Para Flávia Cavalcante e todos os leitores de PASSARELA CULTURAL, o meu muito obrigado pelas visitas ao blog e uma semana iluminada.

Daslan Melo Lima

Dido Borges disse...

Conheci Flávia Cavalcante no Miss Mundo Pernambuco 1990 (vencido por Ana Cláudia Romão, Miss APCEF). Além de linda uma simpatia em pessoa.
Bela homenagem, Daslan.

Abraço vicentino,

Dido Borges

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Muciolo Ferreira, via e-mail
>>>>>>>>>>

Olá Daslan,

o Miss Brasil de 1989 foi o primeiro e único que assiti ao vivo na plateia do Teatro Silvio Santos como enviado especial do Jornal do Commercio para fazer matérias especiais acompanhando o dia a dia da representante de Pernambuco, Ana Cristina de Medeiros.

Meu primeiro contato com as candidatas foi no primeiro dia útil(segunda-feira) da semana do concurso.

Mas vamos ao que interessa. O meu primeiro contato com as misses foi na Academia da coreógrafa Joyce, situada na elegante Rua Oscar Freire. De imediato, a beleza da Miss Ceará, Flávia Cavalcante, me chamou atenção, pois ela se destacava das demais.

No intervalo dos ensaios(assiti a todos, pois tive a permissão da Joyce após ter apresentado as credenciais de jornalista) perguntei a Miss Pernambuco quem ela apontaria como provável vencedora. Ana Cristina não hesitou: Miss Ceará.

Todavia, como repórter, observava que o diretor do concurso, Homero Salles, dava muita atenção as candidatas de São Paulo, Adriana Colin, e a do Rio Grande do Sul, Ceres Ribeiro. O Homero chava os câmeras-man o tempo todo pedindo para focar nas duas misses. Isso ficava bem claro.

Já a Marlene Brito, que coordenava o concurso e era a verdadeira "dona", nem conseguia disfaçar sua preferência pela candidata paulista. Tentava "vender" uma imagem da Adriana que não correspondia a verdade. Até Sílvio Santos tirou sarro com a Miss São Paulo durante a entrevista com as 12 semifinalistas. "Mas você, de novo?", ironizava ele, sem se preocupar com o constrangimento da pobre miss.

Aliás, de tanto a Marlene Brito insistir na Adriana Colin e em outras protegidas, acabou por cavar o fim de seu reinado como "dona" do Miss Brasil. O Sr. Abravanel se aborreceu e acabou com o concurso pelo SBT.

Voltando ao ano de 1989, nos dois últimos dias que antecederam as gravações, os jornalistas que cobriam o evento já não tinham dúvidas: a Miss Ceará era a melhor. Tinha beleza, simpatia, era carismática e bastante culta.

E mesmo com dois jurados infiltrados para dar nota baixa a ela, prevaleceram os votos da maioria dos jurados. O veredito teve os aplausos da plateia e de todas as pessoas que acompanharam o certame.

Uma boa semana a todos os leitores.

Muciolo Ferreira - do Recife

>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Adriana Conceição Colin, Miss São Paulo, já era bastante conhecida por suas participações nos concursos Miss Brasil Beleza Internacional e Miss Brasil Mundo.

C.Rocha de Floripa

Edson - M. Gerais disse...

Eu assisti o concurso na tarde de domingo. Lembro que o Silvio Santos brincou com a miss Ceará dizendo "já tem até nome de artista", em alusão ao jornalsita e apresentador Flávio Cavalcante. Lembro que a miss Minas disse que gostaria de seguir carreira cuidando dos negócios da família em sua terra natal. A gaúcha Ceres Sessim era também uma miss de beleza marcante. Engraçado, como que os anos passam e todos esses detalhes ficam na memória da gente! Parabéns, Daslan, pelas lembranças.

Anônimo disse...

Bem,naquele ano,minha preferida era a baiana e,depois,porque Miss BA não se classificou,fiquei com a preferida do público:PB.Não achei um ano bom para o MB.sinceramente,a Bianca rocha era,para mim, a que mais se destacava;agora,MB89 ficou muito mais bonita depois:como nas fotos atuais.Abraços, Japão

Anônimo disse...

Flávia Cavalcante Foi jurada do Miss Pernambuco 1990. Obrigada

Anônimo disse...

Tempos bons vividos com Flávia e seu irmão Flávio na cidade dos funcionários, onde moravamos em Fortaleza/CE. Excelente homenagem!

Anônimo disse...

Como Cearense,para mim é um orgulho tela como miss Brasil .Minha mãe foi costureira dela muitos anos antes da sua fama.

Carlo M. Piña disse...

Como puedo mantenerme en contacto con Flavia vivo en Cancun Mexico, la conoci aqui cuando fue el miss universo y,e encontrado muy poca informacion sobre de ella en internet , no tiene facebook al parecer, me encantaria poder saludarla e invitarla de nuevo a Cancun Mexico a recordar aquellos tiempos maravillosos de cuando solo tenia 19 años, de un admirador de Cancun Mexico. carlosmarketing@live.com.mx
facebook : https://www.facebook.com/carlomgomexico.gomexico

https://www.facebook.com/carlomgomexico.gomexico disse...

Donde puedo encontrar a Flavia alguien tiene su facebook ???? Yo la conoci en Cancun México cuando fue el miss universo en el hotel fiesta americana condesa....
https://www.facebook.com/carlomgomexico.gomexico
carlosmarketing@live.com.mx