Daslan Melo Lima
O Piauí começou a enviar candidatas ao Miss Brasil em 1956 . Contando com Marinna Lima, atual Miss Piauí, já são cinquenta e três. Dessas, três morreram: Maricildes Ferreira Costa, Miss Piauí 1964; Anamaria Miranda Gonçalves, Miss Piauí 1967; e Claudeth Barros de Moraes Trindade, Miss Piauí 1974. Também morreram Margarida Maria Pereira Taumaturgo, Miss Parnaíba, vice-Miss Piauí 1963; e Marimar Bezerra, candidata ao Miss Piauí 1987.
Quando tomei conhecimento da morte de Maricildes Ferreira Costa, Miss Piauí 1964, ocorrida na tarde do último dia 07 de março, quis saber mais sobre ela, e foi aí que descobri que outras misses do Piauí tinham morrido. Recorri a dois missólogos, a fim de conhecer maiores detalhes: Raimundo Junior, de Fortaleza, CE, criador do blog Misses em Manchete, www.missesemmanchete.blogspot.com/ , e ao Fernando Bandeira, de Teresina, PI, que tem um arquivo riquíssimo sobre as misses do seu Estado e disponibilizou as imagens que ilustram essa matéria. Ao Fernando Bandeira e ao Raimundo Junior, o meu muito obrigado pela valiosa colaboração. Pela ordem dos anos em que foram eleitas, eis as misses piauienses que já partiram:
Margarida Maria Pereira Taumaturgo, Miss Parnaíba, vice-Miss Piauí 1963 , faleceu em 05/06/2005, aos 64 anos de idade, vítima de câncer, 33 dias antes de completar 65 anos. Era formada em Direito, solteira, e morou muito tempo em Fortaleza. Margarida perdeu o título para uma das mais belas misses Piauí de todos os tempos, Maria da Consolação Teixeira. Conforme a revista O Cruzeiro, Maria da Consolação foi a grande esquecida do júri do Miss Brasil 1963, vencido pela gaúcha Ieda Maria Vargas, que se tornaria Miss Universo. Para quem deseja saber por onde anda aquela mulher linda que apareceu nas revistas O Cruzeiro e Manchete, Maria da Consolação é casada, mãe de três filhos e reside em Teresina, PI. Sua filha Rachelle foi eleita “A Mais Bela Estudante do Piauí 1983” e recusou todas as propostas para participar do concurso Miss Piauí.
----------
Maricildes Ferreira Costa, Miss Piauí 1964, faleceu na sexta-feira, 07/03/2008, sofria de diabetes e ia completar 63 anos de idade no dia 10 de agosto, era casada e tinha um filho. Ela foi lançada pelo Comércio Esporte Clube, de Floriano, e sua eleição como Miss Piauí, realizada no dia 13/06/1964, no Clube dos Diários, foi um grande acontecimento social em Teresina. Maricildes nasceu em 10/08/1945, na cidade de Floriano, cidade natal de outras quatro Misses Piauí: Cloris Maria Fontenelle (1957); Valéria Guedes Alcoforado (1982), Karina de Castro Demes (1998) e Priscila Karine ( 2006 ).
Maricildes Costa casou com Ricardo Vieira em 1975 e foi morar em Uberlândia, MG, no chamado Triângulo Mineiro, onde estava radicada ao morrer. Embora tenha representado muito bem o seu Estado no Miss Brasil, Maricildes não obteve classificação. Em 1964, o ano do golpe militar, em termos de beleza, o interesse da mídia nacional foi todo focado em Ângela Vasconcelos, Miss Paraná, eleita Miss Brasil, e em outras três misses: Vera Lúcia Couto Santos, Miss Guanabara; Maria Izabel Avelar Elias, Miss Sergipe, e Ana Maria Costa Caldas, Miss PE, respectivamente, segunda, terceira e quarta colocadas no concurso Miss Brasil 1964.
----------
Anamaria Miranda Gonçalves, Miss Piauí 1967, faleceu precocemente no dia 25/11/1975, aos 26 anos de idade, vítima de aneurisma cerebral, tendo sido encontrada no banheiro. Infeliz coincidência: Anamaria morreu exatamente no dia do casamento de Maricildes Costa, Miss PI 1964. Sua irmã, Maria do Desterro Miranda Gonçalves, foi candidata ao Miss PI 1972, representando União, a mesma cidade de Maricildes. No Miss Brasil, Anamaria destacou-se pela riqueza do seu guarda-roupa, todo confeccionado pelos maiores estilistas piauienses. Renunciou ao título para casar e teve quatro filhos. No Miss Brasil 1967, os destaques foram para Carmen Sílvia de Barros Ramasco, Miss São Paulo, eleita Miss Brasil, e para Anísia Gasparina da Fonseca, Miss Brasília, a mais aplaudida, quarta colocada. Na foto, Anamaria está recebendo a faixa de sua antecessora Darcy do Carmo Lima Assunção.
----------
Claudeth Barros de Moraes Trindade, Miss Piauí 1974, faleceu vítima de um ataque cardíaco, em 22/06/2000, feriado de Corpus Christi, sete dias antes de completar 44 anos de idade. Era solteira e seu aniversário seria no dia 29 de junho, data da sua missa de sétimo dia. Com seu carisma, foi eleita Miss Simpatia do Miss Brasil, no ano em que os grandes destaques foram a paulista Sandra Guimarães , eleita Miss Brasil, e Marisa Sommer, Miss Brasília, terceira colocada. Claudeth era prima de Gladys Alcântara da Trindade, Miss Piauí 1976. O vestido da foto somente foi usado no concurso nacional e hoje faz parte do acervo particular do missólogo Fernando Bandeira de Melo.
Detalhe: Na festa da eleição de Marinna Lima, Miss PI 2008, realizada na quarta-feira, 12 de março, Claudeth Trindade e Maricildes Costa foram homenageadas. Um dos momentos mais emocionantes do concurso ocorreu quando Amanda Costa, Miss Piauí 2006, coroou sua sucessora usando o mesmo vestido que Claudeth Trindade usou no concurso Miss Brasil 1974. Declaração de Amanda: Estou me sentindo muito honrada em estar vestindo esse vestido de Claudeth Trindade, não somente por ela ter sido miss há 33 anos , mas pelo fato de ter sido a mulher que foi, muito à frente do seu tempo. Por ter vencido barreiras, foi guerreira, venceu na raça. Hoje eu também me sinto assim, guerreira, e a prova é ter sido eleita Miss Piauí em 2007. ( ... ) Na época, ela foi considerada ousada por usar esse vestido sem nenhuma outra peça, mas somente uma calcinha e seu pai nunca viu uma foto sua com ele. No entanto, hoje estou com outro vestido por baixo.
----------
Marimar Bezerra, candidata ao título de Miss Piauí 1987, morreu no auge de sua juventude e beleza, no dia 13/05/1988, vítima de desastre de automóvel, quando se dirigia a Parnaíba, na localidade conhecida como "Volta da Jurema". Marimar Bezerra foi concorrente ao Miss PI no ano em que saiu vencedora Polikseny Jean Castelo Branco Salliamis, que por sua vez enfrentou fortes candidatas no concurso Miss Brasil 1987, cuja vitoriosa foi Jacqueline Ribeiro Meireles, Miss Brasília. Na época, o Miss Brasil era produzido pela TVS e apresentado por Sílvio Santos, uma fase atípica da história do concurso que se convencionou chamar de "era SS". Quando da apresentação das misses em trajes típicos, a Miss Piauí se apresentava ao som daquela música folclórica cujos versos dizem assim:
O meu boi morreu.
Que será de mim ?
Manda buscar outro,
ó, maminha,
lá no Piauí.
----------
As deusas, as estrelas e as misses também morrem. Não gosto de usar o termo morte, prefiro o termo transição, pois acredito que a vida continua em outro plano. Margarida Maria Pereira Taumaturgo, Miss Parnaíba, vice-Miss Piauí 1963; Maricildes Costa, Miss Piauí 1964; Anamaria Miranda Gonçalves, Miss Piauí 1967; Claudeth Barros de Moraes Trindade, Miss Piauí 1974; e Marimar Bezerra, candidata ao Miss Piauí 1987, foram convocadas por DEUS para uma nova missão em outra dimensão.
******
3 comentários:
Caro Daslan,
nós, os nordestinos, adoramos quando alguém escreve de forma tão magistral sobre as nossas misses. Sua idéia de discorrer sobre as misses falecidas do Piauí nos rejubila. Fazer loas de nossas eternas misses sempre nos deixa felizes.
Obrigado!
Raimundo Junior
Boa noite,
Meu nome é Antonio Félix, moro na cidade de União. Estou escrevendo um livro denominado "Filhos de União". Nele quero contar histórias de ilustres filhos e cidadãos notórios da cidade de União. Entre vários, procuro me aprofundar mais sobre a vida da Miss Piauí de 1967 Anamaria Miranda Gonçalves, que faleceu ainda bem jovem aos 26 anos. Por favor, quem tiver informações de parentes de Anamaria Gonçalves para que eu possa entrar em contato, seja irmãos, filhos, etc. Meu e-mail: a.felix_neto@outlook.com ou whatts (86) 99568-2697
Agradeço muito a ajuda de todos.
Postar um comentário