*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 29 de outubro de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

4º BAILE DOS CASAIS, UMA GOTA DE ÁGUA NO MAR
Luciano e Beta Lira.

 João Elias e Rosângela
     “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”, disse Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica. 
     Os que fazem a Maçonaria em Timbaúba promoveram pela quarta vez uma grande festa beneficente. O Timbaúba Tênis Clube foi cenário no sábado, 22, do 4º Baile dos Casais. Sucesso absoluto, no que diz respeito à organização, atrações musicais (Os Paralelos e Goyanos Dourados) e às personalidades que marcaram presença. O clube reviveu suas grandes noitadas. Uma festa onde predominou educação, elegância e bom gosto.

     A renda do evento irá alcançar muitas pessoas carentes. O gesto dos maçons é apenas uma gota de água no mar, mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.

Marcos e Matilde Vasconcelos. Rita e Edgar Pessoa de Melo.
A elegância da família Vasconcelos.
Flávio Moura, Marcos Vasconcelos, João Elias e Luciano Lira.
 O venerável Luciano Lira, no intervalo da festa, falando da nobre missão do evento.  

 Toinho Pedrosa, Carmélia, Ana Rita e Danilo.
 Sandra, Flavinho e Flávio Moura
Thamir, Esmeralda e Rosângela (esposa do Dr. João Elias, promotor público de Timbaúba). Detalhe: O simpático trio, gente fina, tem orgulho de suas raízes. Eles são índios oriundos da tribo Kambiwá, de Ibimirim-PE. 
Giselly Glêicy e Prof. Jefferson
A descontração bem comportada da Juventude Dourada.
Marciano Franklin e Edmara Barbosa
Otávio e Luiza
A sociedade paraibana também marcou presença. Acima, um dos casais destaques de Itabaiana. Abaixo, Abrantes e Geane, de João Pessoa, funcionários da Vara do Trabalho em Timbaúba.
Billy, Itânia, Adair e Adalberto Patriota.
Maria Edilene e Sílvio Cesar Teofilo
 Manoela e Jefferson Leal
Em pé, Jefferson Leal e Manoela. Sentados, os pais de Manoela, Joelcio e Terezinha Souza.

 Elegância em dose dupla, Flávio Moura e Luciano Lira.
Foi impossível registrar todos os nomes de prestígio, mas a seleção de imagens aqui postada transmite um pouco do que foi uma das mais categorizadas festas do interior pernambucano de 2011.  
*****
..........
MEMÓRIA TIMBAUBENSE

Timbaúba-PE, 28/11/1965.  Josefa Rocha da Silveira, a Zezita Rocha, no auge de sua juventude, na foto-lembrança da sua formatura, curso de magistério, Escola Santa Maria.
Recife-PE, 20/12/1990.  Zezita Rocha e algumas das suas colegas na celebração das Bodas de Prata de conclusão do curso de magistério. O local era o Restaurante Telhadinho, em Boa Viagem. Da esquerda para a direita: Ivone Cunha, Christina Dias de Queiroz, Zezita Rocha e Célia Guedes. Agachada, Lúcia Dias.  
Timbaúba-PE, 18/10/2011. Nessa data, DEUS convocou Zezita Rocha para uma nova missão em outra dimensão. Ficou a lembrança do seu sorriso franco. Ficou o exemplo de sua intensa alegria de viver. Ficaram as lembranças de uma educadora dinâmica, esposa de Celso e mãe exemplar de Alessandro, Celso Jr e Aline. Ficaram as lembranças de um ser humano maravilhoso. Tristeza por aqui, alegria em alguma das inúmeras moradas celestiais do nosso PAI Eterno. Assim Seja ! 
*****
 UM FATO EM FOCO, O CAMPUS DA UFPE

     Causou muita repercussão a notícia da instalação de um campus da Universidade Federal de Pernambuco em Timbaúba.  Oportunamente, postarei uma seleção de mensagens recebidas sobre o assunto. Todas elas otimistas e confiantes na concretização do empreendimento.  
*****

SESSÃO NOSTALGIA / ESPECIAL - CONCURSO MISS BRASIL LATINA 2012

Daslan Melo Lima

DE TIMBAÚBA AO RECIFE

     Tive a satisfação de compor a comissão julgadora que elegeu na última terça-feira, 25 de outubro, a Miss Brasil Latina 2012, concurso coordenado com muita dedicação, esforço e carinho por Fernando Bandeira Diniz e Luiz Welter. O concurso estava agendado para as 20 horas. Saí de Timbáuba, distante 96 km do Recife, às 17h30min, acompanhado de Hidalgo Almeida e Amanda Alves, o Gato e a Garota Verão de Timbaúba 2010. Às 19h30min chegamos ao Teatro Boa Vista, palco da festa, na Rua do Paissandu, Recife. 

A DIFICIL TAREFA DE JULGAR  

     Vocês não imaginam como é difícil a tarefa de julgar beleza, embora o critério de julgamento adotado pela coordenação do certame seja simples e objetivo. Cada membro da comissão marca um X ao lado daquelas que ele considera as 12 mais. Depois que as 12 são anunciadas e retornam, cada membro aponta no mapa as cinco mais. A vitoriosa estava na relação que indiquei para o Top 5 e o resultado final pareceu-me o ideal. 
TOP 5 X TOP 3

 Top 5. Da esquerda para a direita: Mariana Aguiar (Mato Grosso, quinto lugar); Joice Oliveira (Sergipe, terceiro); Natasha Pires (Rio Grande do Sul, quarto), Karyne Medeiros (Amazonas, primeiro) e Taynara Gargantini (Paraná, segundo lugar).
     
 
Top 3. Joice Oliveira (Sergipe, terceiro lugar), Karyne Medeiros (Amazonas, primeiro) e Taynara Gargantini (Paraná, segundo lugar).
.....
Primeiro Lugar: Karyne Medeiros, Miss Amazonas Latina, 23 anos, 1,75m de altura. Porta-estandarte do Boi-Bumbá Caprichoso, no Festival de Parintins, foi a segunda colocada no Miss Amazonas 2010 (versão Miss Brasil/Universo). No desfile de traje típico, ela usou a fantasia que fazia alusão à biodiversidade da Amazônia, com destaque para o beija-flor, criada pelos estilistas do Boi Caprichoso, Edwan Oliveira e Werner Botelho.
Segundo Lugar: Taynara Gargantini, Miss Paraná Latina. Taynara tem 21 anos, 1,74m de altura,  é estudante do curso de Moda. Modelo deste 2005, Taynara Gargantini foi a Miss Simpatia do Miss Pernambuco 2011(versão Miss Brasil/Universo), representando o Clube dos Oficial da PMPE/BMPE, É natural de Paranavaí, Paraná, e está radicada no Recife há 4 anos.Taynara Gargantini tem um quê da atriz global Grazzi Massafera.
Terceiro Lugar: Joice Oliveira, Miss Sergipe Latina. Joyce tem 26 anos,  1,79 de altura, 57 Kig, formada em Inglês, Comissária de Voo e Modelo.


Um dos momentos mais emocionantes do Miss Brasil Latina 2012. As concorrentes correram para abraçar a vencedora, vibrando como se todas tivessem conquistado o primeiro lugar.
 O Top 3 ladeadopor Fernando Bandeira Diniz e Luiz Welter de Souza.

 Beleza em dose dupla. A amazonense Karine Medeiros, Miss Brasil Latina 2012, e a gaúcha Cíntia Regert, Miss Brasil Latina 2011.


A CINDERELA DO MISS BRASIL LATINA 2012

 
     Lorena Bueri, Miss Góias Latina, 22 anos, estudante de Direito, natural de Taguatinga, a 20 Km de Brasília, uma das 12 semifinalistas, estava na minha lista de preferidas ao título, tanto que a indiquei  no meu mapa de votação para que figurasse no Top 5. Era a "cinderela" da festa. Soube depois, através da Internet, que Lorena foi "camelô". Ajudava a mãe a vender salgados na rua. Passou sua infância e parte da adolescência fugindo da fiscalização. Sua mãe possui hoje uma banca de revistas, aliás um "sebo", onde comercializa, com a ajuda de Lorena, revistas e livros usados, assunto de um vídeo no Youtubee, "Camelô vira Miss no Distrito Federal",  http://tvig.ig.com.br/noticias/brasil/camelo+vira+miss+no+distrito+federal-8a49802c2b4a9df2012b4bd1731027df.html. Em 2009, na condição de Miss Taguatinga, Lorena Bueri disputou o título de Miss Distrito Federal  (versão Miss Brasil-Universo) e depois, como Miss Mato Grosso do Sul, concorreu ao Miss Mundo Brasil do mesmo ano. 


DETALHES QUE FICARAM 


     Algumas personalidades de outros Estados vieram ao Recife torcer por suas candidatas. Uma das figuras de destaque era André Vinicíus, foto acima, Secretário de Turismo de Magé, Rio de Janeiro. A propósito, o Rio de Janeiro quer sediar o próximo Miss Brasil Latina. Fernando Bandeira Diniz desabafou comigo que essa talavez tenha sido a última edição do evento no Recife, pois tem encontrado dificuldades para encontrar patrocinadores em Pernambuco. (Foto: Nando Chiapetta, copiada do blog do Fernando Machado).


 
Julia Katia, Lizbeth Trujillo e Cristina Cadaval
.....
     A mexicana Lizbeth Trujillo Cortes, uma das chaperonas do Miss Universo 1978, era a figura internacional da comissão julgadora, Chegou ao teatro apoiada em um aparelho ortopédico e Fernando Bandeira colocou um amigo ortopedista ao dispor de Lizbeth.  ***** Entre as personalidades que fizeram parte da comissão julgadora estavam os jornalistas João Alberto, Muciolo Ferreira e Fernando Machado, além de Julia Katia Lopes, Lizbeth Trujillo, o estilista Leo Sanders, Suzan Regina (Miss Pernambuco Latina 2011) e Williana Siqueira (Miss Brasil Latina 2009). ***** Algumas Misses desfilaram com a faixa pendurada no pulso, um gesto que já vi em algumas edições do Miss Mundo Brasil. Acho estranho, pois estamos acostumados com a forma tradicional de como as Misses usam as faixas. 


Karyne Medeiros ladeada pelos jornalistas Fernando Machado e Muciolo Ferreira.

     Devido a um intenso engarrafamento no trajeto da faculdade para o teatro, Luzielle Vasconcelos (Miss Pernambuco Universo 2010 e Miss Pernambuco Mundo 2011), chegou atrasada para fazer parte do júri. Fernando Bandeira fez menção ao assunto e Luzielle, que está cada dia mais bonita, ocupou seu lugar na comissão, mas sem direito a voto, uma vez que as misses já tinham se apresentado duas vezes.  ***** Karyne Medeiros, Miss Amazonas Latina, estava na relação que indiquei para o Top 5. O resultado final pareceu-me o ideal.  

 Allan Montarroyos (Foto: Fernando Machado)

 Giovanna Miranda (Foto: Divulgação)

     Nota 10 para as atrações musicais, o tecladista Allan Montarroyos e a cantora paraibana Giovanna Miranda. Sensacional a interpretação de Giovanna para a música "O meu sangue ferve por você", um dos maiores sucessos da carreira de Sidney Magal. ***** Tranquila e segura a forma da apresentação do evento, conduzida por Fernando Bandeira, Cristina Cadaval e Tony Rodrigues. 
João Alberto (jornalista, colunista social do Diario de Pernambuco), Julia Katia (Miss Grupo Jovem de Boa Viagem 1976,  semifinalista do Miss Pernambuco 1976) e Fernando Machado (jornalista, missólogo).

     Com sua simpatia e alto astral de sempre, Julia Katia, eterna Miss Grupo Jovem de Boa Viagem, semifinalista do Miss Pernambuco 1976, estava  ótima de azul. Um lembrete para os missólogos da nova geração: Julia Katia marcou época na década de 1970, como manequim de alta costura. Era    uma das manequins preferidas do inesquecível figurinista Marcílio Campos. Só depois, muito depois, os termos manequim e figurinista (ou costureiro) passaram a ter as denominações de  modelo e estilista, respectivamente.


     Daniel Vasconcelos, Caio Santana e Adriano Ferreira, estudantes de Publicidade e Propaganda da Faculdade Joaquim Nabuco, a nova geração pernambucana no Teatro Boa Vista, prestigiando o concurso Miss Brasil Latina  2012. Eu e o Adriano nos conhecíamos pelo Orkut. Conheci ele e seus colegas pessoalmente na noite do Miss Brasil Latina. Eles pretendem fazer o trabalho de conclusão de curso tendo os concursos de misses como tema. Leitor assíduo de PASSARELA CULTURAL, Adriano vai vir a Timbaúba oportunamente com seus colegas, a fim de fazer pesquisas no meu acervo.

ELAS JAMAIS VÃO ESQUECER O VERÃO PERNAMBUCANO DE 2011

     Depois da coroação da nova Miss Brasil Latina, subi ao palco com Hildago Almeida (Gato Verão de Timbaúba 2010) e Amanda Alves (Garota Verão de Timbaúba 2010) para fotografá-los ao lado das beldades. Jovens simples da comunidade timbaubense, Hidalgo e Amanda nunca tinham saído de Timbaúba para asssitirem na capital um concurso de beleza. Indispensável dizer que adoraram tudo o que viram.
Karyne Medeiros (Miss Amazonas, Miss Brasil Latina 2012), ladeada por Hidalgo (Gato Verão de Timbaúba 2010)  e Amanda Alves (Garota Verão de Timbaúba 2010).
Taynara Gargantini (Miss Paraná Latina, vice-Miss Brasil Latina 2012), ladeada por Hidalgo Almeida e Amanda Alves.
 Amanda, Joice Oliveira (Miss Sergipe, terceira colocada) e Hidalgo. 
Amanda, Cíntia Regert (Miss Brasil Latina 2011) e Hidalgo
Amanda, Luzielle Vasconcelos (Miss Pernambuco Universo 2010 e Miss Pernambuco Mundo 2011) e Hidalgo.
 Amanda, Williana Siqueira (Miss Alagoas Universo 2009 e Miss Brasil Latina 2010) e Hidalgo.
Amanda, Julia Katia Lopes e Hidalgo.
.....
           O slogan  do concurso Gato e Garota Verão de Timbaúba, evento criado por mim em 1991, é "Você jamais vai esquecer o verão de..." A reticência é ocupada pelo ano do certame. Hidalgo Almeida e Amanda Alves jamais vão esquecer o verão de 2011, pois graças aos seus títulos de beleza tiveram a oportunidade de ir ao Recife  para assistir ao Miss Brasil Latina 2012.  Todas as garotas cheias de sonhos do Miss Brasil Latina 2012 jamais vão esquecer o verão pernambucano de 2011, apesar de o calendário marcar que estamos na primavera,  assim como elas estão na primavera maravilhosa das suas vidas.


SONHOS E BELEZA NA CAMINHADA

 Eu e Karine Medeiros, Miss Brasil Latina 2012

     Foi uma imensa satisfação de participar da comissão julgadora do Miss Brasil Latina 2012. Julgar beleza é, ao mesmo tempo, uma tarefa prazerosa e complicada, mas nada como um concurso de Miss para semear sonhos e beleza na caminhada. 
       Um abraço a todos e uma semana iluminada, poeticamente e espiritualmente iluminada.

>>>>>

sábado, 22 de outubro de 2011

DE MACAPARANA PARA O MUNDO

 MACAPARANA, UM ORGULHO PERNAMBUCANO

Daslan Melo Lima
    
      
          
      José de Souza Oliveira Filho, um macaparanense de 59 anos de idade, artista plástico que adotou o nome artístico de Macaparana, é um nome respeitadíssimo  pela crítica especializada, nacional e internacional, mas permanece  pouco conhecido, não apenas  no eixo de Timbaúba e Macaparana, cidades-irmãs, mas em toda zona da mata norte pernambucana. 
        Pintor, desenhista e escultor autodidata, ele realizou sua primeira individual no Recife, em 1970. Transferiu-se em 1972 para o Rio de Janeiro e em 1973 para São Paulo, onde reside atualmente. Seu apartamento, localizado na Avenida Paulista, é uma verdadeira galeria de arte. Apaixonado por  brechós, Macaparana juntou ao acervo um mobiliário recolhido nas suas andanças pela cidade. Além de produzir sem parar, ele adora música, a quem compara às artes plásticas, “porque ambas precisam apenas ser percebidas, e não explicadas”. Macaparana dá a todas as obras que decoram a sua casa a mesma importância. A distribuição das mesmas é muito mais intuitiva e emocional do que estética. “Tenho pelo prazer de ter, não pelo valor da peça, mas pela história que ela representa para mim”, diz. 



         
       Durante uma exposição na Espanha, o Rei Juan Carlos se encantou por um trabalho seu. O que fez ele? Gentilmente cedeu a obra, muito mais feliz pela bagagem que voltaria mais leve do que pela vaidade de saber que agora faz parte do acervo da realeza espanhola.
        Adriana Morais, colunista social do JORNAL DE MACAPARANA, amiga do artista, mostrou-me recentemente o primoroso catálogo do vernissage do macaparanense, realizado no dia 06 deste mês, em Paris. São imagens instigantes que causam um prazer estético indecifrável. Imagino o impacto visual de tais peças, ao vivo.  Sua fidelidade à geometria se mantém há mais de três décadas. Para ele, "A ação no espaço físico real contrapõe-se àquela possível no espaço pictórico, trazendo significados e resultados novos, ainda que com o uso dos mesmos elementos geométricos sempre presentes em minha poética. Gosto da situação de começar o trabalho de uma maneira e terminar diferente; gosto que ele se perca no caminho."



          Macaparana  não perdeu de vista o garoto simples que um dia foi, tem orgulho de suas raízes e de vez em quando vem rever sua amada terra natal, seus familiares, amigos de infância  e as paisagens que o acompanham pelo mundo afora. 
       Por tudo isso, José de Souza Oliveira Filho, o Macaparana,  é um orgulho pernambucano.
_____
Crédito das imagens : IstoÉ/Gente e  gravuras.blog.br.
----------
Vídeo de sua exposição na Galeria Jorge Mara La Ruche, em Buenos Aires, Argentina, realizada no período de 10 de maio a 18 de junho de 2010, https://www.youtube.com/watch?t=17&v=CjdbkJ8Jh28

*****