Daslan Melo Lima
A timbaubense Ana Glória Ferreira de Araújo, nutricionista, Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional de Timbaúba, nasceu no dia 28/11/1959, filha de Joel Monteiro de Araújo e Maria da Glória Ferreira de Araújo, irmã de Antonio, Joel, Tranquelino, Teotônio e Carlos Eduardo. Estudou nos tradicionais educandários Escola Santa Maria, em Timbaúba-PE, e nas Damas, no Recife, e concluiu seu curso de Nutrição na UFPE, Universidade Federal de Pernambuco.
.....
Ana Glória ladeada pelos pais Glorinha e Joel Monteiro, na sua colação de grau na UFPE, no dia 21/12/1981.
Ana Glória Ferreira de Araújo
Ana Glória conseguiu uma das primeiras colocações no curso de Nutrição. Formou-se aos 21 anos e ingressou logo no mercado de trabalho. Muito jovem e requisitada para dar palestras sobre Nutrição, participou de congressos fora do Estado e sempre foi muito querida pelos professores e colegas de profissão. Conselheira de Nutricionistas Região 6, integrante da Comissão de Ética Profissional e Conselheira de Segurança Alimentar do Estado de Pernambuco, entre os desafios enfrentados está a conquista de ser pioneira em Pernambuco em Alimentação do Campo. Nas mais gratas lembranças da vida de Ana Gloria ressoa o discurso do paraninfo da sua turma de Nutricionistas, o Prof. Nelson Chaves (1906-1982), fundador do Curso de Nutrição da UFPE: "Vocês escolheram uma profissão da mais alta importância social,mas mal compreendida e injustiçada.É uma profissão que contribui para a formação de recursos humanos, que se apoiam nos seguintes pilares: Nutrição, Saúde, Educação, Espiritualidade e Ética. Esses pilares estão sendo corroídos e ameaçados de destruição à picareta, mas são eles que formam a base dos recursos humanos, mais importantes que os recursos naturais. Somente os povos que dispõem de grandes recursos humanos ocupam posição destacada na História. Sem Nutrição adequada não é possível imunidade, boa saúde, vida prolongada, produtividade, crescimento adequado, etc".
D. Glorinha, Teotônio e Ana Glória
As verdades de Ana Glória no melhor estilo entrevista ping-pong. Dia ou Noite? - Dia. /// Samba ou Frevo? - Frevo. /// A cidade dos seus sonhos - Londres e Paris. /// Sonho de consumo - Viajar e conhecer outros lugares. ///. Um momento para recordar - Minha formatura de Nutrição. /// Seu maior defeito - Sou muito exigente./// Sua maior virtude - Meu amor ao próximo. /// O que mais admira em um ser humano - Simplicidade. /// O que não suporta em um ser humano - Prepotência. /// A maior invenção humana - A gastronomia. /// A pior invenção humana - A bomba atômica. /// Se o mundo fosse acabar amanhã o que faria hoje? - Viver o hoje. /// Se fosse Presidenta da República o que faria para reverter a violência? - Melhoraria a educação alimentar brasileira. /// Comida Preferida - Salada de Legumes com Atum e Ervas Finas. /// Bebida - Vinhos. /// Sobremesa - Salada de Frutas. /// Cor - Verde. /// Clube Esportivo - Santa Cruz. /// Um Jogador - Garrincha. /// Superstição - Assinatura do meu nome com caneta preta. /// Viver é... Colocar em prática todo seu planejamento de Vida sem atropelar etapas importantes da vida. Amar intensamente seu momento agora, curtir cada segundo, aplaudir os acertos e corrigir os erros. /// Envelhecer é ... Viver o seu agora com muita inteligência e espiritualidade, sem censuras, voltar a ser criança mimada e amada por todos. /// Morrer é ... Acreditar na ressurreição e na Vida eterna./// Um Filme Inesquecível - O Nome da Rosa. /// Um programa de TV - Sem Censura. /// Um livro - Os do poeta Fernando Pessoa /// Uma canção - Amanhã, de Guilherme Arantes. /// Um frevo - Morcego./// Um cantor - Guilherme Arantes. /// Uma cantora - Maria Betânia. /// Um ator - Tony Ramos. /// Uma atriz - Nathalia Timberg. /// Uma Miss Pernambuco - Suzy Rego, Miss PE 1984 /// Uma Miss Brasil: A baiana Martha Rocha, Miss Brasil 1954. /// Uma Miss Universo - A gaúcha Ieda Maria Vargas, Miss Brasil e Miss Universo 1963. /// Um (a) Nutricionista que a História guardou - A carioca Dra. Lieselotte H. Ornellas. /// Um (a) Nutricionista que a História vai guardar - A pernambucana Dra.Elenice Costa. /// Qual a celebridade que você adoraria orientar sua alimentação? Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife. /// Uma saudade - Meu pai, minha avó Minervina Barbosa e meu irmão Toinho. /// Um motivo de arrependimento - Arrependo-me das coisas que não fiz. /// Um motivo de orgulho - Ser timbaubense. /// Um ponto turístico de Pernambuco - O Alto da Sé de Olinda. /// Um ponto turístico de Timbaúba - O Morro da Independência.
Quando perguntei a Ana Glória qual a personalidade que era a cara de Timbaúba, ela não citou nenhuma pessoa, citou os Morros da Cidade. "A cara de Timbaúba é o conjunto dos morros : Morro da Abolição (Alto do Cruzeiro), Morro da República (Alto Santa Terezinha) e Morro da Independência (Alto da Independência)". Católica, devota de Santo Antônio, Ana Glória falou emocionada: "Tive a oportunidade de nascer numa família cristã, onde meus pais faziam questão de ajudar as pessoas mais necessitadas. Quando meu pai comprou a primeira TV em Timbaúba-PE, todos assistiam. As pessoas do Alto da Independência desciam para assistir ao Repórter Esso e aos jogos da Copa do Mundo. Esse fato ainda hoje está na memória de muita gente, a oportunidade de ver TV em minha casa sem preconceito de cor,raça ou classe social. Isso nos faz grande por dentro e nada no mundo preenche essas lembranças."
Ana Glória na posse de Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, Reitor da UFPE. “A luta de trazer um campus da UFPE para Timbaúba-PE é muito grande, mas me sinto muito feliz em ser uma ex-aluna da UFPE que está contribuindo para a realização desse sonho na minha cidade natal. Em âmbito nacional existe uma corrente de contribuições e apoio à implantação do Campus. Grandes timbaubenses, anonimamente, estão de mãos dadas em torno da implantação da UFPE em solo timbaubense”.
E assim, conhecemos um pouco de Ana Glória Ferreira de Araújo, uma timbaubense que convive com as recordações que moldaram sua personalidade e que norteiam sua caminhada dia e noite. Finalizando seu depoimento exclusivo ao PASSARELA CULTURAL, a Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional de Timbaúba disse emocionada: "Guardo para sempre comigo as lembranças dos domingos timbaubenses, quando eu ia com Teotônio fazer visitas nas casas das senhoras que trabalhavam na minha casa e moravam no Alto da Independência, Dona Biu e Ana, lavadeiras, pessoas sábias que sabiam o verdadeiro sentido da Vida. Nas casas humildes existiam uma cadeira para descansar a subida do morro e o terreiro bem limpinho,com a vassoura de galhos de mato. Outras tinham um tronco de árvore na frente para sentar. Tudo tão carinhoso... Sempre tinha um bolo feito com muito amor e tapioca de coco ou cocada com café para tomar.O dia era tão feliz que parecia que estávamos bem pertinho do céu. Lá longe as estradas de barro que davam acesso à Princesa Serrana. Imagens únicas de minha infância feliz".
*****