*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 27 de dezembro de 2014

FELIZ ANO NOVO TODOS OS DIAS



UMA VELHA BÊNÇÃO IRLANDESA

         Que a bênção da luz seja contigo, a luz exterior e a luz interior. A santa luz do Sol brilhe sobre ti e aqueça teu coração até que ele resplandeça como um grande fogo de turfa, e assim o forasteiro possa vir e nele se aquecer, como também o amigo. A luz brilhe de dentro de teus olhos, como a candeia colocada na janela de uma casa, oferecendo ao peregrino um refúgio à tormenta. 
          E a bênção da chuva, a chuva suave e boa, seja contigo. Que ela tombe sobre tua alma para que as pequenas flores todas possam surgir e derramar suavidade na brisa. A bênção das grandes chuvas seja contigo, caindo em tua alma para lavá-la bem lavada, e nela deixando muitas poças reluzentes, onde o azul do céu possa brilhar, e às vezes uma estrela. 
          E a bênção da terra, a grande terra redonda, seja contigo; sempre tenhas uma saudação amiga aos que passam por ti ao longo dos caminhos. A terra seja macia debaixo de ti quando nela repousares, cansado ao fim do dia, e leve ela descanse sobre ti, quando no fim te deitares debaixo dela. Tão leve ela descanse sobre ti, que a tua alma cedo se liberte de seu peso, livre e leve, no caminho de Deus.

        E agora o Senhor te abençõe, com toda a bondade te abençõe.

Feliz Ano Novo !
_____
Tradução de Paulo Mendes Campos (1922-1991), Seleções Reader’s Digest, janeiro-1968.
_____



Ilustrações: Túnel da Serra das Russas, Gravatá, PE. 
Foto: Daslan Melo Lima/PASSARELA CULTURAL

*****

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

     MARGARIDA'S



 ----------

      Margarida’s, eis mais um nome no roteiro da gastronomia timbaubense. O espaço foi inaugurado no dia 04, pelas primas e sócias Cíntia Ferreira Coutinho de Melo e Marcella Albuquerque, que buscaram no nome da avó Margarida (Dona Cormélia) inspiração para o nome do empreendimento.

Marcella e Cínthia
----------


    O restaurante e soparia Margarida’s está localizado na praça do Centenário nº 20, servindo almoços e sopas. Telefones (81)  3631.0841 e  (81) 9391.6063. Detalhe: Margarida e Marcella começaram a comercializar sopas no dia 16 de junho, na esquina da praça, até que o imóvel ficasse pronto para funcionamento do Margarida's.

*****

SESSÃO NOSTALGIA - Treze Misses para recordar 2014

Daslan Melo Lima

     Muitas garotas lindas encantaram as passarelas dos concursos de beleza de 2014. Entre as que foram notícias nas secções SESSÃO NOSTALGIA e A GATA DA SEMANA, por ordem alfabética, os holofotes de PASSARELA CULTURAL vão para Cintia Regert, Dianine Nunes, Edna Kulcsár, Fernanda Leme, Isabel Correa, Julia Gama, Mariana Souto, Melissa Gurgel, Patrícia Guerra, Priscila Durand, Rhayanne Nery, Rolane Strauss e Taynara Gargantini

CINTIA REGERT, Miss Gramado 2015
No dia 07, em Gramado, RS, durante o evento que teve por nome “Coroação das Misses Serra Gaúcha 2015”, sob a coordenação de Anderson Sassy, Cintia Regert  desfilou na condição de Miss Gramado, candidata ao título de Miss Rio Grande do Sul 2015. ***** No dia 14/09/2010, no Teatro Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco,  Cíntia Regert  foi eleita Miss Brasil Latina 2011 e obteve o terceiro lugar no Miss América Latina Del Mundo 2011, realizado na República Dominicana.
----------

DIANINE NUNES, Miss Brasil Latina 2015
Mineira, eleita em outubro, no Teatro Beberibe, Recife, Miss Brasil Latina 2015, certame sob a coordenação geral de Fernando Bandeira.
----------

EDINA KULCSÁR, vice-Miss Mundo 2014
Húngara, segunda colocada no Miss Mundo 2014.
----------

FERNANDA LEME, Miss São Paulo 2014
Miss Ribeirão Preto, Miss São Paulo, vice-Miss Brasil 2014
----------

ISABEL CORREA, Miss Mundo Ilha de Búzios 2014.
----------

JULIA GAMA, Miss Brasil Mundo 2014
A gaúcha Júlia Weissheimer Werlang Gama, ou simplesmente Julia Gama,  Miss Brasil Mundo, semifinalista no Miss Mundo 2014.
----------

MARIANA SOUTO, Miss Paraíba Latina 2014
Um dos mais belos rostos do concurso Miss Brasil Latina 2014, onde foi semifinalista. "Martha Rocha! Martha Rocha da Paraíba!", gritava a torcida todas as vezes que ela aparecia na passarela. 
----------

MELISSA GURGEL, Miss Brasil 2014
A cearense Melissa Gurgel estava na minha lista  para o top 5 do Miss Brasil, juntamente com   Miss Amapá, Priscila Winny; Miss Minas Gerais, Karen Porfiro; Miss Rio Grande do Sul, Marina Helms; e Miss São Paulo, Fernanda Roberta Leme. A mineira não conseguiu classificação no Top 15, a gaúcha chegou ao Top 10 e as demais do meu Top 5 particular ficaram entre as cinco finalistas: Melissa Gurgel, Miss Ceará, primeiro lugar; Fernanda Leme, Miss São Paulo, segundo lugar; e Priscila Winny, Miss Amapá.
----------
PATRÍCIA GUERRA, Miss Brasil Latina 2014
Terceiro lugar no Miss América Latina del Mundo 2014.  ***** Filha de gaúchos, nascida em Barreiras, BA, representou a cidade de Luiz Eduardo Magalhães, onde reside, no Miss Bahia 2013, conquistando o segundo lugar. 
----------

PRISCILA DURAND, Rainha Internacional do Café 2014
Natural de Campina Grande, Priscila Durand foi a vencedora da  43ª edição do Reina Internacional do Café, tradicional concurso de beleza realizado em Manizales, Colômbia.  ***** No ano passado, representou Alagoas no Miss Brasil Mundo 2013 (finalista, top 5).
----------

RHAYANNE NERY , Miss Pernambuco 2014
Miss Recife, Miss Pernambuco 2014, em traje típico estilizado, "Maria Bonita".
----------

ROLENE STRAUSS, Miss Mundo 2014
Miss África do Sul, Miss Mundo 2014. Sua eleição agradou a grande maioria dos experts. 
----------

TAYNARA  GARGANTINI, Rainha Internacional da Agropecuária 2014
Natural de Paranavaí, Paraná, eleita Reina Internacional de la Ganderia (Rainha Internacional da Agropecuária) 2014. Esse tradicional concurso de beleza é realizado todos os anos em Córdoba, Colômbia. ***** Taynara Gargantini morou seis anos no Recife. No seu currículo constam os seguintes títulos: Miss Clube dos  Oficias da PM de PE, Top 10 e Miss Simpatia do Miss Pernambuco 2011; Miss Paraná Latina, segundo lugar no Miss Brasil  Latina 2012; Miss Pernambuco Mundo 2013; e Miss Paranavaí Universo 2014. 


       Uma Miss poderia estar entre elas, a Miss Universo 2014, que só será eleita depois da primeira quinzena de janeiro. 
       Esta é a última SESSÃO NOSTALGIA de 2014. Os meses de janeiro e fevereiro são sinônimos de férias para PASSARELA CULTURAL. O blog voltará a ser editado normalmente em março, mas todas as semanas estarei postando textos curtos nesta secção. 
     Sou grato a você, leitor, leitora, que acompanhou as coisas que escrevi durante todo 2014.                
           Um abraço e um 2015 repleto de saúde, paz e harmonia.  
           FELIZ ANO NOVO!

*****

sábado, 20 de dezembro de 2014

A GENTE PODIA FAZER COM QUE FOSSE NATAL TODO DIA

NATAL TODO DIA

Composição de Mauricio Gaetani Tapajós

Um clima de sonho se espalha no ar 
Pessoas se olham com brilho no olhar

A gente já sente chegando o Natal 

É tempo de amor, todo mundo é igual
///
Os velhos amigos irão se abraçar

Os desconhecidos irão se falar

E quem for criança vai olhar pro céu

Fazendo um pedido pro velho Noel

///
Se a gente é capaz de espalhar alegria
Se a gente é capaz de toda essa magia
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia
///
Um jeito mais manso de ser e falar
Mais calma, mais tempo pra gente se dar
Me diz por que só no Natal é assim?
Que bom se ele nunca tivesse mais fim
///
Que o Natal comece no seu coração
Que seja pra todos sem ter distinção

Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for

O melhor presente é sempre o amor

///
Se a gente é capaz de espalhar alegria
Se a gente é capaz de toda essa magia
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia


---------
Para ouvir essa música, clique
https://www.youtube.com/watch?v=ZxjR8-pI_NI
---------
Eu tenho certeza que a gente podia fazer com que fosse Natal todo dia.
E você? 
*****

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Pedrinho Matias, um orgulho timbaubense

Daslan Melo Lima

  
      

    A voz pausada e as respostas dadas precedidas de um silêncio sábio caracterizam uma personalidade ícone da educação em Timbaúba, Pedrinho Matias de Oliveira, 91 anos de idade, timbaubense, professor aposentado, nascido no dia 03/07/ 1923. 
      Sua vida foi motivo de inspiração para que a garota Larissa Cassia da Silva, 13 anos, aluna da Escola Alaíde Muniz Dias, sob a orientação da professora Luciânia Andrade,  produzisse “Recordações do meu passado”, obtendo o primeiro lugar na etapa municipal da  Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Foi numa tarde ensolarada, em Limoeirinho, zona rural, que ele revelou um pouco mais de si.

Pedrinho Matias ladeado por Larissa Costa e Luciânia Andrade
---------
"Aqui brilha a esrela que fundou a educação em Limoeirinho", diz o poster afixado na Escola Municipal São Sebastião.
----------
Cantores: Vicente Celestino e Maria Parísio
Uma música: Adoro as clássicas e valsas, tais como Sobre as Ondas e Danúbio Azul. Gosto de Mozart, mas também aprecio muito  Maria Bonita, uma música que Augustin Lara dedicou a Maria Félix.   
Uma mulher bonita:  Estelita Queiroz, filha de um antigo agente dos Correios.
----------
Pedrinho Matias ao lado da foto de Milton Luiz Martins 

Um homem bonito: Milton Luiz Martins, ator que participou do filme “O Petróleo é nosso”. Trocamos correspondências durante anos e tenho uma foto autografada por ele. 
O segredo de uma vida longa e saudável: Sou católico, tomei muito leite de cabra, nunca bebi e nunca fumei. 
----------
Uma saudade: Maria de Oliveira, minha mãe, que morreu quando eu tinha apenas seis anos de idade. Guardo uma bolsa e um sapato que foram usados por ela. Quando olho para a bolsa e o sapato sinto aquele vazio e chegam as lembranças, as recordações. Enrolado em meus pensamentos as lágrimas traçam caminhos tristes em minha face.
----------


         Pedrinho Matias foi aluno do Colégio Salesiano e seminarista no Seminário de Olinda. Quase se tornava padre, mas descobriu em tempo que sua missão de vida estava ligada para sempre à educação das crianças carentes da zona rural de Timbaúba. 
----------
Devido à visão deficiente, Pedrinho Matias precisa de apoio para se locomover. Na foto, em frente da capela de São Sebastião, em Limoeirinho.
----------

    No quintal de sua casa, em Limoeirinho, um belo coqueiro é testemunha do carinho de Pedrinho Matias para com a terra que lhe viu nascer.
    Aos 91 anos de idade, não guarda mágoa, não tem motivo de arrependimento e entende que viver é uma experiência excelente, desde que se saiba aproveitar bem a vida. “Morrer nada mais é do que ter cumprido uma missão, mas  a alma , essa sim, não morre nunca”, confessa com um sorriso de quem vive de bem com a vida que Deus lhe deu.

-----------------------------------------------------------------------------------

UM CONTO INDESEJADO

       

     
        Era uma vez um garoto, filho único, inteligente, simpático e esforçado que construiu muitos amigos; que casou com Renata Cavalcanti, a namorada que sonhou; que se tornou pai; que concluiu um curso superior; que conseguiu um emprego no Bradesco e que queria mais, muito mais... Foi aprovado no concurso da Polícia Militar de Pernambuco, mas quando se submetia na quinta-feira aos testes seletivos de atividade física, o coração, inexplicavelmente, resolveu deixar de bater.   
     Quem me dera que o final indesejado desse conto fosse ficção. Timbaúba chora a morte de Wanderson Marcolino Cavalcanti, 27 anos de idade, enquanto as nuvens cinzas também choram. 
      Perdoe-me, Senhor do Universo, mas acho que ninguém deveria morrer nesta época do ano. Ainda bem que escuto anjos invisíveis gritando em silêncio que a morte não existe, semeando a magia do encanto, amenizando o amargo do desencanto. 
---------------------
- Daslan Melo Lima.
------------------------------------------------------------------------------




TÚNEL DO TEMPO – Naquele 1966, as gírias do movimento musical Jovem Guarda estavam na moda e uma delas dizia assim: “é uma brasa, mora!” Entre as músicas que mais tocavam nas rádios, destaques para Que vá tudo pro inferno (Roberto Carlos), Capri c’est fini (Hervé Vilard), Te Esperarei (Wanderley Cardoso), Aline (Cristophe) e  Feche os Olhos (Renato e seus blue caps).  Naquele 1966, as alunas da  professora Nilza  Simões, na Escola Santa Maria,  nem se davam conta que um dia acessariam PASSARELA CULTURAL, enquanto a saudade e o vento cantariam Olê, Olá, de Chico Buarque de Holanda, outro sucesso musical daquele ano. “Não chore ainda não, que eu tenho um violão / e nós vamos cantar.  / Felicidade aqui pode passar e ouvir / e se ela for de samba há de querer ficar.../ Não chore ainda não, que eu tenho uma razão / pra você não chorar. / Amiga me perdoa se eu insisto à toa,  / mas a vida é boa para quem cantar ”.

----------------------------------------------------------
Maria Laura Mouzinho,
a primeira doutora em Matemática do Brasil
     

Maria Laura Mouzinho nasceu em Timbaúba, em 18/01/1917, e morreu no Rio de Janeiro, em 20/06/ 2013, aos 94 anos. Filha de Laura Moura Mouzinho, formada no Curso Normal, e de um comerciante, Oscar Mouzinho que, tendo apenas formação primária, foi um autoditada, adquirindo grande cultura. Seus pais investiram na educação, cultura e formação dos filhos e Maria Laura, em 1927, iniciou sua vida escolar, no antigo primário, no Grupo Escolar João Barbalho, em Recife, tendo concluído em 1931. 
Em 1932 ingressou na Escola Normal de Pernambuco, tendo ali permanecido até 1934, onde foi aluna do professor Luiz de Barros Freire,  que segundo ela foi o responsável pela sua vocação em Matemática. Em 1935, a família Mouzinho chega à cidade do Rio de Janeiro.  No ano de 1936, concluiu seu curso ginasial como aluna do Colégio Sion, em Petrópolis (RJ). Afinando-se cada vez mais com a Matemática, em 1937 matricula-se no Curso Pré - Vestibular ministrado pelo professor Luiz Caetano de Oliveira. Em 1939, é considerada apta para fazer parte do corpo discente do Curso de Matemática da Universidade do Distrito Federal (UDF), pelo Decano da Escola de Ciências, o professor Luiz de Barros Freire. No ano de 1941, Maria Laura se formou ‘Bacharel em Matemática’, e em seguida, no ano de 1942, conclui a “Licenciatura em Matemática”. Engendrando nos seis anos seguintes em seu trabalho de “LIVRE DOCÊNCIA” intitulado “ESPAÇOS PROJETIVOS - RETICULADO DE SEUS SUB – ESPAÇOS”, orientado pelo matemático português Professor António Aniceto Ribeiro Monteiro, que em 24 de setembro de 1949 lhe rendeu o titulo de PRIMEIRA DOUTORA EM CIÊNCIA - MATEMÁTICA no Brasil.
       Neste mesmo ano viaja para os Estados Unidos, trabalhando por um ano no Departament of Mathematics da The University of Chicago. No ano de 1951, participou da criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 1956, casa-se com o renomado físico e professor José Leite Lopes. No ano de 1961, foi nomeada professora da Educação Técnico Profissional do Estado da Guanabara. No ano de 1967, Maria Laura assume o cargo de Chefe de Departamento de Matemática da FNFi, até o mesmo se tornar Instituto de Matemática da UFRJ. No ano de 1969, com o professor Leite Lopes, é exilada, banida do país pelo Atos Institucional nº 5 (A.I.5). Partindo primeiro para Pittsburgh, EUA, e em seguida para Estrasburgo, na França, onde começa a desenvolver pesquisa na área de Educação Matemática no Institute de Recherche en Enseignement de Mathematiques. Em 1974, Maria Laura volta para o Brasil com toda a experiência adquirida do IREM e vai exercer o cargo de coordenadora de Matemática na Escola Israelita Brasileira Eliezer Eistenbarg, bem como, participar na orientação do ensino da Matemática no Centro Educacional de Niterói.
      Após 65 anos de vida acadêmica na UFRJ a professora Maria Laura é agraciada, em 1º de julho de 1996, com o título de “Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro” e no ano de 2001 é condecorada com o título de “Professora Honorária da SBEM”.
_____
Saiba mais sobre Maria Laura Mouzinho Leite Lopes clicando no link a seguir, de onde foi transcrito o resumo de sua biografia,
http://www.cnpq.br/web/guest/pioneiras-view/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1143932

*****

SESSÃO NOSTALGIA - A beleza também chora

Daslan Melo Lima   

                           
"A sala está repleta. O vozerio é enorme. Impecáveis garçons servem uísque e champanha. Ela, porém, parece distante. É Marta Rocha, a mais bonita, dentre todas a mais sediada."


   Assim começa o texto da reportagem A beleza também chora, escrita por Ronaldo Bôscoli (1928-1994), com fotos de Jankiel, na revista Manchete, nº 438, Ano 8, 10/09/1960. Confissões de Marta Rocha, diz uma das chamadas da capa. 


      A foto na página dupla mostra uma mulher linda que em 1954 conquistou o segundo lugar no concurso Miss Universo e virou um ícone, um mito. Seria dela o título de mulher  mais bela do mundo se não tivesse duas polegadas a mais nos quadris, reza a lenda. Martha Rocha estava viúva do  empresário argentino Álvaro Piano, morto em um acidente aéreo. 


     "Moro a 50 anos metros do mar e não me arrisco a ir à praia com meus filhos. Faz pouco tempo tinha de entrar no cinema quando o filme já tivesse começado e, para sair tranquilamente, sem atropelos, devia fazê-lo antes do final da fita."
   "Olhe, eu não acredito em felicidade sem esforço, nem em amor sem um certo sofrimento. Mas não posso me conformar que o destino me apunhalasse tão profundamente. Tenho que proteger meus filhos e na realidade quem precisa de proteção sou eu, tenho que fazer quase tudo que não me agrada e essa constante contrariedade está minando minha vida. Tenho que ser outra pessoa quando minha vontade é ser a verdadeira Marta Rocha."

      Quem foi que disse que a beleza é um passaporte para uma vida sem problemas? Martha Rocha casou novamente, teve uma filha, descasou, ilustrou outras capas de revistas, colheu óutros aplausos, conheceu problemas financeiros,  enfrentou um câncer...

      Como será o Natal de 2015 de Martha Rocha? Seja como for, acho que ela diria hoje o que disse ao Ronaldo Bôscoli há cinquenta e quatro anos:
      "De qualquer maneira valeu a pena ser Marta Rocha. Sendo a Miss Brasil, eu fui Madame Álvaro Piano, a mulher mais feliz do mundo."

*****

domingo, 14 de dezembro de 2014

SESSÃO NOSTALGIA ESPECIAL - Rolene Strauss, da África do Sul para o Mundo


    Rolene Strauss, uma estudante de medicina de 22 anos de idade, 1,77 de altura, foi eleita neste domingo, 14, Miss Mundo 2014 A final do concurso, que contou com a participação de 121 candidatas, foi transmitida pelo  YouTube, ao vivo, direto de Londres, ao meio-dia, horário de Brasília. 

      Edina Kulcsár, Miss Hungria, ficou em segundo, e Elizabeth Safrit, Miss Estados Unidos, em terceiro lugar.  Completaram o quadro do Top 5,  as misses Austrália, Courtney Thorpe, e Inglaterra, Carina Bernadette Tyrell

      As semifinalistas foram as representantes do Brasil, Júlia Weissheimer Werlang Gama; Guiana,  Rafieya Asieya Husain; Índia,  Koyal Rana; Quênia, Idah Nguma; Malásia,  Dewi Liana Seriestha; México,  Daniela Álvarez Reyes; e  Tailândia, Nonthawan "Maeya" Thongleng.


      Durante o seu desfile triunfal como Miss Mundo 2014, a faixa de Miss South Africa deslizou, mas Rolene Strauss não esboçou nenhum gesto de preocupação,  enquanto o público presente ao ICC Auditorium, no Excel London, aplaudia com entusiasmo a nova rainha da beleza mundial.

A grande final do Miss Mundo 2014 poderá ser conferida neste link, 
*****
REFLEXÕES

"Sejam polidos com todo mundo, mas íntimos de poucos; e escolham-nos bem antes de lhes dar confiança."
- George Washington (1732-1799), general e político americano. 
----------
"Para ganhar dinheiro é preciso um dom, mas para gastá-lo é preciso cultura."
- Alberto Moravia (1907-1990), escritor italiano.
----------
"Só a vida é a escola da vida."
- Petrus Augustus de Genestet (1829-1861), téologo e poeta holandês. 
*****

sábado, 13 de dezembro de 2014

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - A poesia da lapinha


A poesia da lapinha

Num recanto da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores,  
Um singelo ritual místico se repete todo mês de dezembro.
Arma-se a lapinha, espalhando esperança, fé e humildade,
sentimentos  que poderiam  nortear toda a  humanidade.
O Natal deveria ser um estado de espírito permanente,
parece dizer ao vento a voz da paz, sempre pertinente
.

- Daslan Melo Lima
----------
----------
----------
----------

SESSÃO NOSTALGIA - Solange e Vera, a mais perfeita síntese da mulher carioca

Daslan Melo Lima

       Síntese da beleza no cenário tropical, elas se harmonizam apesar do contraste”, assim começa a legenda de uma foto que ocupa duas páginas da revista Manchete, nº 681, ano 13, de 08/05/1965.  Quem são elas? A loura Solange Dutra Novelli, Rainha do IV Centenário do Rio de Janeiro, e  a mulata Vera Lúcia Couto Santos, Miss Renascença Clube, Miss Guanabara, vice-Miss Brasil e terceiro lugar no Miss Beleza Internacional 1964.


       E a legenda conclui “... lado a lado, elas formam a mais perfeita e acabada síntese de beleza da mulher carioca. Juntas, seus encantos se completam e suas graças se muliplicam. Isto porque, conforme já acentuou o poeta Drumond, ... mas as coisas findas, muito mais do que as lindas, essas ficarão.”

       Além da página dupla, Solange e Vera estão na capa em foto de Nicolau Drei.

       E para finalizar em grande estilo a antepenúltima Sessão Nostalgia de 2014, nada melhor do que essa imagem, também extraída do referido número da Manchete. Vera Lúcia Couto dos Santos vestindo um traje de Hugo Rocha, um sari  indiano confeccionado em organza dourada,  e como complemento um rubi na testa.



      O que dizer diante de tanta beleza? Gritar Amém, Assim seja,  em silêncio, e  declamar ao lado do vento o texto completo do poema Memória, de Carlos Drumond de Andrade.  

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.

Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.

*****