EDNA MENESES, EX-MUSA DA PRAÇA DO CENTENÁRIO,
UMA PERSONAGEM DE NOVELA
UMA PERSONAGEM DE NOVELA
Daslan Melo Lima
Ela viveu momentos intensos e inesquecíveis, principalmente na vida familiar, com a sua casa na Praça do Centenário, em Timbaúba-PE, repleta de pessoas e vozes: os pais e dez irmãos. Hoje, tendo como companhia dezenas de fotos e dois cachorros, Beethoven e Bruce Lee, ela acredita que o seu coração está fechado para o amor, mas que a fé em DEUS a faz superar todas as dores. “Tudo posso naquele que me fortalece”, afirma sorrindo.
Edna e a Praça do Centenário |
Edna Meneses da Silva, timbaubense, solteira, nasceu em 23/04/1959. Foi a oitava dos onze filhos do casal Manoel Vicente da Silva (Manezinho Enfermeiro) e Alaíde Meneses da Silva, todos com nomes iniciados na letra E: Edno, Edilene, Edinalva, Edimir, Edvaldo e Edval (gêmeos, já falecidos), Édson, Edna, Edla, Edmar e Edir. A meninada nasceu em casa, assistida pela inesquecível parteira D. Primitiva e pelo próprio Manezinho Enfermeiro, um dos profissionais da saúde mais respeitados e humanos da história de Timbaúba, falecido em 1991, aos 72 anos de idade. D. Alaíde morreu este ano, no dia 23 de maio, aos 87 anos.
Formada em Crédito e Finanças (primeira turma da Escola Estadual Jornalista Jáder de Andrade), Edna viveu um curto período da sua vida em São Paulo, voltou para Timbaúba e trabalhou como auxiliar de escritório na empresa Albuquerque Pneus, até que renunciou a tudo para se dedicar exclusivamente aos cuidados da mãe.
Edna no jardim da mesma casa onde nasceu, cresceu e vive rodeada de recordações |
Um livro: Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva <> Uma música: “Retratos e Canções” <> Um filme: “Dio Come Te Amo” <> Um cantor: Roberto Carlos <> Uma cantora: Roberta Miranda <> Um ator: Antônio Fagundes <> Uma atriz: Fernanda Montenegro <> Um programa de TV: “A Grande Família” <> Uma pessoa que é a cara de Timbaúba: Custódio <> Uma personalidade timbaubense que a história guardou: Dr. Milton Queiroz <> Uma personalidade timbaubense que a história vai guardar: Dr. Manoel Tito Ferraz <> Um ponto turístico de Timbaúba: O Morro da Abolição (Alto da Independência) <> Um professor ou professora inesquecível: Miraci Tavares, minha professora de Português, atualmente residindo na Bahia <> Sua maior virtude: Honestidade <> Seu maior defeito: Tenho pressão alta e às vezes sou explosiva <> Comida preferida: Macarronada <> Bebida preferida: Vinho Tinto <> Um frevo: Eu adorava as músicas de Getúlio Cavalcante, mas deixei o carnaval de lado depois que passei a frequentar uma igreja evangélica <> O que mais admira em uma pessoa: Honestidade <> O que não suporta em uma pessoa: Covardia e falsidade <> Um político: Tancredo Neves <> Um dia para esquecer: 23/05/2011, quando minha Mãe morreu <> Um motivo de orgulho: Meus 12 sobrinhos e sobrinhas <> Passatempo predileto: Cuidar do jardim e navegar na Internet <> Se fosse eleita Presidente da República: Investiria tudo em saúde e educação.
Nove dos onze filhos do casal Manezinho Enfermeiro-Alaíde Meneses. Edna é a menina da direita, nos braços da irmã Edilene.
Edna Meneses não hesita em confessar: “Adoro esta casa cheia de histórias da minha família. Ela se encontra do mesmo jeito de quando eu era menina. Gosto daqui, a um passo da Praça do Centenário, onde alguém disse um dia que eu era a sua Musa. Tive um relacionamento com esse alguém que durou apenas um ano. Não deu certo. Amei mais do que fui amada. Sinto que não vivi a minha vida como deveria ter vivido, e que tudo poderia ter sido diferente, bem diferente, menos o amor incondicional que devotei aos meus pais, principalmente a minha mãe.”
Nove dos onze filhos do casal Manezinho Enfermeiro-Alaíde Meneses. Edna é a menina da direita, nos braços da irmã Edilene.
Edna e suas dezenas de fotos, testemunhas de um tempo que se foi |
Edna e Beethoven |
*****
8 comentários:
Cada ser humano tem o seu destino. Tenho certeza que a consciência de Edna é leve. Casamento algum é sinônimo de felicidade.
Parabéns a Edna pelo carinho que dedicou aos seus pais, pricipalmente a sua mãe.
Maria - Paraíba
Reportagem sensível e maravilhosa, exemplo perfeito de dedicaação filial.
Edna ainda vai ser muito feliz!!!!!!!!!
Amparo do Recife
Linda Reportagem :)
Sucesso Edna!
beeijos
Juliana
Aprendi bem pouco sobre os corações, mas o suficiente para afirmar que nem todos se afundam no desespero da busca insana da perfeição e da relatividade dessa tal felicidade. Conheci Edna, seus pais e sua família. Trabalhamos juntos em Albuquerque Pneus. Ela sempre foi essa paz em pessoa. Imagine hoje que tem um jardim somente para si. Beijo amiga. DE S.PAULO, Josafá de Freitas.
>>>>>>>>>>
Daslan,
O pai de Edna, Sr. Manoelzinho Enfermeiro comprava toda semana no Moinho de meu pai 1/2 arroba de fubá (7,5 Kg), ele chegava em sua Lambreta. Ele era um homem com uma paciencia de deixar qualquer um impaciente.
Tranquelino Ferreira Monteiro, Recife-PE, 04/09/2011
>>>>>>>>>>
Que bom ver minha querida prima na net! Eu e minha mana Fátima acabamos de ver esta merecida homenagem a esta mulher que fez e que é parte da história da tão amada por mim, Timbaúba dos Mocós. Moro no RN - Nova Cruz- depois de ter morado em Itabaiana por 9 anos. Grande parte de meus parentes é pernanbucano de Ferreiros e Timbaúba. Minha irmã Fátima Primo - que neste momento tá do meu lado e que mora em Timbaúba - e minha irmã Marta em Ferreiros. Parabéns ao blog! Mando através deste espaço um forte a Edna e toda família grilo a qual dela também faço parte. Breve estarei pisando o chão desta cidade maravilhosa que amo tanto!
Ronaldo Glaydson, Nova Cruz-RN, 04/09/2011
>>>>>>>>>>
E isso ai Dinha voçe merece todas as homenagens do mundo voce e nota mil e Tibauba nota dez. sua cumadre Lea Jatoba.
Lea – 05/09/2011
>>>>>>>>>>
Parabéns Edna!
Que Deus continue te iluminando pois vc merece :)
beeijos
Juliana – 07/09/2011
>>>>>>>>>>
Dinha, tais arrasando muito. Tais podendo muito. Pra mim você não é a ex, será sempre A MUSA! da sua amiga, irmã e comadre Inez.
08/09/2011
>>>>>>>>>>
Edna.
acompanhei parte de sua história e sei o quanto és um baluarte, não só da praça do centenário, mas dos que fazem parte da sua vida.
grata sempre por sua amizad.
Nadilza
Edna vc é abençoada.e merece todo elogio que te façam vc sempre foi meiga amiga e companheira nas horas dificeis um abraço prima.
Edna,fiquei muito emocionado quando li esta reportagem no Blogger,pois atualizou o tempo em que vivemos em família.
Grato
Seu irmão Edno(Edinho)
Postar um comentário