Crônica de Muciolo Ferreira
Como nos contos de fadas e nas histórias clássicas da carochinha, era uma vez um menino nascido em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, chamado Evandro Hazzy. Na infância, ele recebeu de presente dos pais um Forte Apache remetendo às guerras no velho oeste americano. Todavia o destino já tinha reservado pra ele outras batalhas bem diferentes daquelas travadas entre soldados e índios nos filmes de bang bang.
Com ousadia e criatividade para uma criança da sua idade, ele destruiu o caro brinquedo e com o que sobrou construiu uma passarela em formato de ferradura imitando o famoso Ginásio do Maracanãzinho dos concursos de miss que tanto encantou os brasileiros entre os anos de 1958 a 1972, como o "Templo Sagrado" do Miss Brasil. Assim, quando ainda vestia calças curtas, começou a trajetória de um menino visionário e vanguardista para a época, substituindo os índios e soldados do Forte Apache pela brincadeira de miss.
Décadas mais tarde dessa brincadeira surgiria o maior, o melhor e mais premiado preparador brasileiro dos concursos em todos os tempos na era moderna do Miss Brasil, "o mago das misses". Ele reinou em absoluto de 1999 até bem pouco tempo, quando foi obrigado a se exilar das passarelas devido ao vínculo empregatício com a Rede Bandeirantes de Televisão em Porto Alegre.
Como preparador de miss, Evandro Hazzy atingiu uma incrível e invejável marca no principal concurso nacional de beleza. Uma marca difícil de ser igualada ou ultrapassada. Ele elevou o Rio Grande do Sul ao status de estado mais vitorioso na história recente do Miss Brasil Universo. Sob sua coordenação, oito gaúchas se tornaram Miss Brasil: Renata Fan (1999); Juliana Borges (2001); Joseane Oliveira (2002); Fabiane Niclotti (2004); Rafaela Zanella (2006), top 20 no Miss Universo; Natália Anderle (2008); Priscila Machado (2011), terceiro lugar no Miss Universo; e Gabriela Markus (2012), quinto lugar no Miss Universo.
É para esse gaúcho conhecido internacionalmente no Planeta Miss e moldado pela inteligência, pelo seu olhar clínico em descobrir talentos, na sua elegância por meio de gestos, palavras e atitudes, que dedico essa crônica, baseada no que vi na live do criador do concurso Miss Beleza Regional de Pernambuco, o "Mago das Lives do Miss Brasil Forever", Josenildo Batista, e também num vídeo postado pelo próprio Evandro. O nome de Evandro Hazzy será sempre lembrado nas passarelas dos concursos de miss.
Na telinha do meu celular, o "Construtor de Misses " fez um balanço discorrendo sobre os desafios ao longo de quase três décadas, ora como preparador de misses, ora em outros momentos atuando na direção nacional do Miss Brasil pela Band. Evandro fez questão de creditar o sucesso da empreitada com todos que lhe ajudaram desde o início, repetindo várias vezes a palavra "Gratidão".
Apesar de toda sua contribuição ao Mundo Miss, Evandro não é unanimidade. Mas nem precisa, mesmo porque nem Jesus Cristo agradou a todos. E já dizia o notável escritor, jornalista, dramaturgo e teatrólogo Nélson Rodrigues, "toda unanimidade é burra".
Depois de assistir à live de 12 de setembro, com mais de três meses de atraso, enviei um comentário ao Josenildo dizendo ter sido aquela "A Live das Lives do Miss Brasil Forever ", pela importância do convidado e o que dissera na entrevista ao responder as perguntas dos missólogos, misses e dos internautas em geral.
Foi a partir desta live que conheci um pouco da personalidade, do empreendedorismo e da honestidade de um humanista temente a Deus e que respeita os limites de uma miss.
Mesmo sem nunca ter visto pessoalmente o jornalista e ex-preparador de misses, nota-se ser uma pessoa centrada e perfeccionista em tudo que faz e põe em prática. Mas percebeu-se durante uma hora de live, ser o Evandro o mesmo menino que um dia foi nas ruas de Santa Maria. Foi firme e justo. Não demonstrou mágoas pelas injustiças que cometeram e ainda cometem contra ele nas redes sociais por pessoas que vivem sob o manto do anonimato, do obscurantismo e da escuridão das fakenews.
Tudo que disse sobre Evandro Hazzy reflete a minha verdade nascida do que ouvi na live. Quis o destino, por meio do Josenildo Batista, que nos conhecêssemos. Assim estava escrito que num final de tarde um gaúcho canceriano se encontrasse virtualmente com um pernambucano pisciano.
Foram as correntes do rio Guaíba que desaguaram nos rios Capibaribe e Beberibe unindo Porto Alegre e Recife.
------------------------------
LIVE:
*****
Nota do Editor
Esta página é parte da edição de 04.01.2021,
do blog PASSARELA CULTURAL,
----------------------------
Ao término da primeira SESSÃO NOSTALGIA de 2021, desejamos a você, leitor, leitora, FELIZ ANO NOVO TODOS OS DIAS DE 2021.
-------
Daslan Melo Lima
3 comentários:
----------
Comentário de Evando Hazzy, via Facebook.
----------
Grande emoção que início o ano de 2021 com essa crônica escrita por um dos maiores jornalistas brasileiros, o pernambucano MUCIOLO FERREIRA. Muito Obrigado.
Daslan Melo Lima, muito obrigado pelo carinho.
--------------------
Comentário de Muciolo Ferreira, via WhatSapp.
--------------------
Caro Evandro, que bom vc ter gostado.
Se soubesse que vc já estava predestinado aos concursos de miss desde a semente que já germinava no ventre de sua mãe, teria caprichado no texto e carregado na emoção deixando o Forte Apache em segundo plano.
Você poderia conceder outras lives.
Até porque enquanto existir os concursos você nunca sairá de cena.
Haverá sempre comparações entre alguma participante com as misses que você preparava.
Vou lhe fazer a seguinte pergunta: "Quais os 10 Mandamentos de uma Miss?"
Se a resposta for longa, basta dizer então qual o primeiro dos dez mandamentos.
Um forte abraço e conte sempre conosco.
Muciolo Ferreira
Recife, PE
COMENTÁRIOS ENVIADOS PARA MUCIOLO FERREIRA, VIA WHATSAPP
________________________________________________________
Acabo de ler e ouvi também o que o Hazzy fala.
Tudo é a conjunção de Magos: das Lives, das misses e você, dos comentários, os mais pertinentes.
Parabens.Bjs.
Paulo Darce, professor e missólogo.
Recife, PE
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Mais hum texto perfeito para o blog do poeta. Parabéns, Mumu .
Wilton Condé, Relações Públicas e Cerimonialista - Boa Viagem / Recife
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Crônica excelente, Muciolo.
Elizabeth Porto - jornalista / Recife
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Você escreve poeticamente👏👏🏽👏🏿
Fátima Bahia- jornalista / Recife
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Postar um comentário