a *****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ EM PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 624, referente ao período de 18 a 24 de junho de 2017. ***** Editor: Daslan Melo Lima ***** Timbaúba, Pernambuco, Brasil ***** Telefones: (81) 99612.0904 (Tim) e (81) 99277.3630 (Claro) ***** WhatsApp: +55 81 99612.0904 ***** E-mail: daslan@terra.com.br

sábado, 28 de fevereiro de 2009

SESSÃO NOSTALGIA - Concurso Miss Pernambuco 1989

Daslan Melo Lima

          O concurso Miss Pernambuco 1989 foi um dos mais belos e prestigiados eventos já realizados para eleger uma pernambucana para competir ao título de Miss Brasil.



FICHA TÉCNICA


Local: Clube Português do Recife
Data: 11 de março de 1989
Promoção: Empresa Jornal do Commercio
Transmissão: TV Jornal
Coordenadores: Mucíolo Ferreira e Fernando Machado
Secretária/Chaperone/Coordenadora: Aurenice Marinho
Apresentação: Maria Rossiter e José Mário Austregésilo
Atrações musicais: Savinho, Beto Mi, Leonardo Sullivan e as alunas da Academia de Marlene Vilarinho
Comissão julgadora: Sílvia Couceiro Cavalcanti (presidente do júri), Bruno Ribeiro, Sérgio Moury Fernandes, Mário Gil Rodrigues Neto, João Alberto Sobral, Assis Farinha (proprietário das lojas Ele & Ela Modas, doador de 1 mil cruzados em roupas para a primeira colocada), Paulo Sérgio Contador, Élder Lins Teixeira (dono da Agência de Turismo Frevo, que deu prêmios para a primeira e segunda colocadas), Édson Gomes Pinto, Marcílio Campos, Clarice Cavalcanti, Sônia Palácio Barros Correa, Laís Monte Teixeira, Rosa Guerra, Lília Santos, Glorinha Aguiar, Socorro Lyra, Ione Tavares, Yara Dubeux (criadora dos sapatos que as misses usaram durante o desfile de maiô) e Gracinha Guimarães
Apuração dos votos: Luísa Pessoa Leão e Fúlvio Rego Barros
Coreografia: Reinaldo Zimmermann (Foi dado destaque ao frevo, no ano em que se comemorava os 100 anos de criação do Clube Vassourinhas)
Maquiagem oficial: Maquiadores da equipe dos produtos Pierre Alexander
Cabeleireiros: Equipes lideradas por Moacir Freire e Almir da Paixão
A coroa: Uma peça valiosa de ouro, prata e zircone, criação de Isaías Leal
As faixas e o manto: Lenir Rodrigues foi a autora da faixa e do manto da Miss Pernambuco, assim como da faixa da Miss Simpatia. Os nomes eram bordados em fios dourados e o manto, arrodeado de arminho branco, era em veludo azul com um arco-íris, uma cruz e um sol no centro, evocando a bandeira de Pernambuco.

AS FINALISTAS


1º lugar: Ana Cristina de Medeiros, Miss Gravatá, 18 anos, 1,77 de altura, 57 Kg, 84 cm de busto, 66 de cintura, 94 de quadris, 59 de coxas e 21 de tornozelo. .
Prêmios: Uma viagem à Cuba, oferta das empresas Unique Travel e Trevo; uma viagem a São Paulo, promovida pela Agência Luck; um colar de pérolas, ouro branco e brilhantes, oferta da Empresa Jornal do Commercio , e 1.000 cruzados em roupas da loja Ele & Ela Modas;
2º lugar: Rosivan Rodrigues da Silva, Miss Petrolina, 1,70 de altura, 54 Kg, 89cm de busto, 65 de cintura, 91 de quadris, 55 de coxas e 20 de tornozelo.
Prêmios: uma excursão de dez dias pelo sul do país, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, oferta das empresas Excursões São José e Frevo; um conjunto de jóias de Clementina Duarte e uma viagem Recife-Belo Horizonte, oferta da Varig;
3º lugar: Andréa Castro Leicht, Miss Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, 1,73 de altura, 52 kg, 90cm de busto, 64 de cintura, 91 de quadris, 53 de coxas e 22 de tornozelo.
Prêmio: Uma viagem a Salvador, oferta da Banorte Turismo, e hospedagem no Hotel Quatro Rodas, oferta de Francisco Esteves.


Rosivan Rodrigues da Silva, Ana Cristina de Medeiros e Andréa Castro Leicht, as três mais belas pernambucanas de 1989


4º lugar: Gilcéia de Queiroz Nascimento, Miss Vitória de Santo Antão;
5º lugar: empate, Roberta Cristina Dantas de Almeida, Miss Limoeiro, e Andréa Carolina Veras, Miss Moreno;
6° lugar: empate, Paola Bertole Silva Neto, Miss Camaragibe, e Marta Magna Tavares de Lira, Miss Santa Cruz Futebol Clube;
7º lugar: Mione de Fátima Varejão Cortizo, Miss Jaboatão, a mais alta, 1,83m de altura;
8º lugar: Patrícia Maria Pereira Zarzar, Miss Clube Português do Recife.


AS DEMAIS CONCORRENTES
Miss Arcoverde, Cleonice Araújo, 
eleita Miss Simpatia. Prêmio: uma viagem a Maceió, oferta da Pantur;
Miss Banorte, Nádia Santana;
Miss Bonito, Anne Pessoa;
Miss Caixa Econômica Federal, Ana Paula Battistella
Miss Caruaru, Valéria Verardi;
Miss Iate Clube, Ioni Okuda;
Miss João Alfredo, Ana Paula Melo;
Miss Olinda, Tânia Rodrigues;
Miss Paulista, Fernanda Jordão;
Miss Pesqueira ,Betânia Melo;
Miss Rodoviário, Fátima de Oliveira
Miss São Lourenço, Ana Dolores Carneiro Leão
Miss União Esporte Clube de Apipucos, Rosilda Ferreira.
Miss Vassourinhas, Graceani Misseno.



DETALHES

          Um dos momentos mais emocionantes do concurso foi aquele em que surgiram na passarela seis Misses Pernambuco:
Zaíra Pimentel, Miss Pernambuco 1957;
Maria Eunice Mergulhão, Miss Pernambuco 1968;
Enilda de Sá Barreto Kretzmar, Miss Pernambuco 1973;
Rita de Cássia Spencer Pedrosa, Miss Pernambuco 1981;
Mônica Lima Veloso, Miss Pernambuco 1983;
Simone Augusto, Miss Pernambuco 1985 e Miss Brasil Mundo 1987.

          Cada uma delas, portando uma bengala para fazer a marcação, no melhor estilo Maria Augusta, da Socila, lideravam grupos de quatro candidatas.


Zaíra Pimentel, Maria Eunice Mergulhão e Enilda de Sá Barreto Kretzmar


Rita de Cássia Spencer Pedrosa, Mônica Lima Veloso e Simone Augusto



          Alguns dos mais famosos nomes da moda em Pernambuco assinaram os vestidos das concorrentes ao Miss PE 1989, entre eles: Lenir Rodrigues, Paulo Carvalho, Alexandre Filho, Carlos Costa, Ferreirinha, Ricardo de Castro, Airton e Giovani. Vestidos clássicos, em seda francesa, nos tons vermelho, preto, azul e branco, a maioria com tules e com pedrarias na dose certa. As maiores torcidas organizadas eram as das Misses Jaboatão, Gravatá e Petrolina.


EPÍLOGO


          Eu estava lá, no Clube Português do Recife, naquela noite de 11 de março de 1989, no meio de um público estimado em 10.000 pessoas. Cheguei cedo. Antes dos portões abrirem, percebi uma agitação ao redor. Era a belíssima negra Ana Maria Guimarães, Miss Pernambuco 1988, uma verdadeira deusa de ébano, que estava chegando. Consegui driblar minha timidez e pedi um autógrafo.
          Daquele concurso, guardo a imagem de várias garotas maravilhosas.
Fiquei indeciso entre torcer por Ana Cristina de Medeiros, Miss Gravatá, a vencedora, com seu charme e desenvoltura, e Andréa Castro Leicht, Miss Clube dos Oficiais da Polícia Miliar de Pernambuco, com sua classe e tranqüilidade, que acabou ficando com o terceiro lugar.



          E entre outras lindas concorrentes estavam: Roberta Cristina Dantas de Almeida, Miss Limoeiro, e Andréa Carolina Veras, Miss Moreno, empatadas em quinto lugar, além de Betânia Melo, Miss Pesqueira, que lembrava Suzy Rêgo, Miss Pernambuco e vice-Miss Brasil 1984. Betânia Melo seguiu carreira de modelo e participou de grandes desfiles de moda na Europa.



          O ano de 1989 foi o último do que se convencionou chamar de era Sílvio Santos, iniciada em 1981, quando os Diários e Emissoras Associados deixaram de promover o concurso Miss Brasil.
         Benza-te Deus, Ana Cristina, dizia a chamada da primeira página do Jornal do Commercio, Recife, de 13/03/1989, de onde reproduzi as fotos de Aluíso Arruda e Geraldo Guimarães que ilustram esta matéria.
          Benza-lhes Deus, jovens que participaram do maravilhoso e inesquecível Miss Pernambuco 1989.


*****

3 comentários:

Anônimo disse...

eu estive lá, que saudades !!!
Francisco
Braga, Portugal

Dido Borges disse...

Eu também estive lá, Daslan.
Minha torcida era pra Gravatá, Caruaru e Pesqueira.
Não sei por que as duas últimas não se classificaram?
Ou sei: eu não estava no júri.
Abraço,

Dido Borges

Anônimo disse...

sou irmao da miss Pesqueira,claro torci por ela,fiquei triste,acho que ela poderia ter ficado entre as cinco primeira.saudades.e um forte abraço.