PRÓLOGO
Na minha adolescência, quando conseguia reunir alguns trocados, adorava ir ao centro do Recife visitar “sebos”, locais onde são comercializados livros e revistas usados, a fim de comprar publicações sobre concursos de misses. Ao organizar meu primeiro álbum sobre o assunto, ficou faltando a imagem de Rosemarie Frankland, Miss Mundo 1961. Mas numa tarde ensolarada, consegui encontrar uma foto de Rosemarie de forma inusitada. Você vai achar graça e se surpreender com o fantástico episódio que vou contar. Ele diz muito do que é a intuição e até que ponto pode chegar a paixão de um colecionador.
UMA MISS MUNDO VOANDO NA TARDE DO RECIFE
Era uma tarde de novembro. Antes de ir para o Ginásio Pernambucano, onde eu estudava, e após ter passado por alguns “sebos”, fui meditar sobre os mistérios da vida e da morte no cais do porto. Durante o percurso, absorvido em meus pensamentos, eis que, de repente, não mais que de repente, ao me aproximar da Ponte Buarque de Macedo, um pedaço de uma folha de revista, arrastada pelo vento, passou por cima da minha cabeça. Uma voz silenciosa me disse com segurança e insistência: “É uma Miss voando! É uma Miss voando! É uma Miss voando!”. Esqueci que poderia ser atropelado por um veículo, corri e consegui agarrar o recorte da revista antes dele cair no rio. E para minha surpresa e contentamento, a foto era exatamente a de Rosemarie Frankland, a imagem que faltava para completar meu álbum.
Esta é a foto que voava numa tarde da minha adolescência às margens do Rio Capibaribe, Recife, PE. (Imagem: Revista O Cruzeiro)
|
UM POUCO DE ROSEMARIE FRANKLAND
Rosemarie Frankland nasceu em Rhosllannerchrugog, Wrexham, País de Gales, em 1º/02/1943. Na condição de representante do País de Gales, foi a segunda colocada no concurso Miss Universo 1961, onde perdeu para a alemã Marlene Schmidt.
Rosemarie Frankland, segundo lugar no concurso, é do País de Gales. 18 anos, modelo profissional, tem educação secundária e pai motorista, sendo, modéstia de lado ,“papa-títulos”: foi, seguidamente, Rainha do Festival de South Port, Miss Moreecambe, Miss Lakeland, Rainha do Misty e Miss País de Gales. Tem admiração especial por Winston Churchill. (O Cruzeiro, 29/07/1961)
Miss Mundo é do País de Gales. Ganhou 2.500 libras e uma viagem a Paris. (Imagem: Revista Fatos & Fotos, 18/11/1961)
|
"Viva! Eu sou a Miss Mundo e sou rica!", exclamou Rosemarie quando seu nome foi anunciado como a grande vencedora. “Você é a garota mais linda que eu já vi", disse o ator comediante Bob Hope (1903-2003), integrante da comissão julgadora, ao coroar a Miss Mundo 1961.
Rosemarie Frankland trabalhou como modelo e atuou como atriz. Em 1970, casou com Warren Entner, integrante do conjunto de rock The Grass Roots, pai de sua única filha Jessica, e fixou residência em Los Angeles. O casamento terminou em divórcio, em 1981. Em 02/12/2000, Rosemarie perdeu a luta contra a depressão e o transtorno de pânico. Morreu em Marina Del Rey, perto de Los Angeles, após ingerir muitos comprimidos. Ficou a dúvida: suicídio ou ingestão acidental? Em fevereiro de 2001, suas cinzas foram levadas para o cemitério de Rhosllannerchrugog.
EPÍLOGO
Acredito que não há mais adolescentes - como aquele que um dia eu fui - pelos "sebos" do Recife, atrás de revistas antigas de misses. Através da internet, qualquer um pode ver e rever tantas vezes quanto quiser , copiar/colar, imprimir... imagens de Misses de ontem e de hoje.
Rosemarie Frankland. Imagem copiada do www.thecrowncompetitors.blogspot.com |
Depois daquela tarde de novembro, comprei em "sebos" outras publicações com imagens de Rosemarie Frankland, mas nenhuma tão valiosa para mim como a primeira foto. Finalizando, confesso que se um dia uma folha de revista passar por mim, arrastada pelo vento, não terei receio algum de sair correndo atrás, desde que minha intuição não tenha dúvida alguma que ali está uma Miss voando.
*****
4 comentários:
Maravilha, Daslan ! Sua sensibilidade na matéria tem algo de divino ! Parabéns !
Comentário de Muciolo Ferreira, jornalista, via e-mail
>>>>>>>>>>
Bela matéria, Daslan. Sensível e precisa.
E tens razão quando afirmas não existir mais adolescentes como fostes um dia. Os tempos são outros e hoje as crianças já nascem antenadas, linkadas às rede sociais, o que é prático, mas tira um pouco do romantismo e da convivência mais próxima uns dos outros, tornando a relação fria e igual a um computador.
Mas continue sonhando, pois, como bem disse o poeta Carlos Pena Filho "é do sonho dos homens que uma cidade se inventa". E você, semanalmente, não inventa uma cidade, mas reinventa o universo das Misses.
Muciolo Ferreira
Recife-PE
>>>>>>>>>>
Daslan,que beleza de texto!Imagino sua emoção em ter guardado essa foto primeira, de tanto valor.Frankland perdeu, nada menos, para marlene Schmidt.Uma das mais lindas MU.Abraços, japão
Daslan,gostaria que você publicasse um artigo sobre vilma Lopes,Miss Pernambuco 2007.sou um entre tantos fãs.Abraços, Japão
Postar um comentário