a *****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ EM PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 649, referente ao período de 11 a 17 de dezembro de 2017. ***** Grato por sua atenção.

sábado, 4 de dezembro de 2010

SESSÃO NOSTALGIA - ... E ASSIM SE PASSARAM TRÊS ANOS


Daslan Melo Lima

PRÓLOGO

          Foi em dezembro de 2007 que  dei início a esta secção, onde semanalmente resgato histórias envolvendo misses que marcaram época. E assim se passaram três anos. Para celebrar a data, estou   reeditando a primeira crônica, postada em 23/12/2007.

CONCURSO MISS PERNAMBUCO 1985    

          Eu estava lá , naquela noite de 17/05/1985, no Ginásio da Faculdade de Filosofia de Caruaru, para assistir 30 candidatas disputarem o título de Miss Pernambuco 1985.O evento foi transmitido diretamente pela TV Tropical. A coordenação foi de Jota Lagos e Heron Viana , sob o comando do professor Humberto Vasconcelos, da TV Tropical. As atrações musicais da noite foram Zé Ramalho, Nilton César, Marquinhos Moura, Diana Pequeno e Fabiana. A vencedora do Miss Pernambuco 1985 recebeu mais de Cr$ 20 milhões em prêmios.

     A festa começou com uma exibição de Virgínia Helena Gomes da Silva, muito mais bela do que há quatro anos, quando foi terceira colocada no Miss Pernambuco e  quarta colocada no Miss Brasil 1981, representando o Estado da Paraíba. Imitando Carmen Miranda, ela fez o público delirar com sua beleza, desembaraço e plástica escultural.

     Na comissão julgadora, figuras de expressão como : Margot Queiroz, Suzana Tavares Correia, Iara Dubeux, José de Souza Alencar (Alex), João Alberto, Ricardo de Castro, o inesquecível Marcílio Campos , Edelson Barbosa e Tancredo Albuquerque. A apresentação foi de Marcos Pinheiro e Ilona Ilse. O concurso começou às 21h30min e só terminou às duas horas da madrugada. Foi muito cansativo, mas todo mundo ficou até o final. Os organizadores quiseram inovar com um computador que facilitaria o sistema de computação dos mapas da comissão julgadora, mas ele acabou quebrando.

     As 12 semifinalistas foram as representantes de Cabo de  Santo Agostinho, Caruaru, Clube Alemão, Salgueiro, Português, Colégio Boa Viagem, Igarassu, Itamaracá, Jaboatão, Paulista, Santa Cruz e Sport Club Recife. A Miss Central de Caruaru, Maria do Céu Vasconcelos, hoje com o nome de Maria do Céu Kelner, é famosa promoter do Recife. A Miss Paulista , Cláudia Maria Alves Queiroga, semifinalista, era uma morena muito bonita e foi a segunda colocada no concurso Rainha dos 450 anos do Recife, realizado em 1987, durante o Baile Municipal do Recife.

      Enfim, eis o Top 5 :
Primeiro lugar: Simone Augusto, Miss Clube Português do Recife, 510 pontos;
Segundo lugar: Renata Cristina Luck, Miss Clube Alemão, 450 pontos;
Terceiro lugar: Maurília Magalhães Lins, Miss Igarassu,410 pontos;
Quarto lugar:   Luciene Lucas Teixeira, Miss Caruaru, 400 pontos;
Quinto lugar:   Ivone Maia de Melo, Miss Salgueiro, 394 pontos.
Simone Augusto
     Simone Augusto usou um modelo de Marcílio Campos e recebeu o prêmio de Miss Elegância. Gostei muito de resultado. Simone tinha um porte de rainha, 18 anos, 1,75 de altura, 61 Kg, 92 cm de busto, 65 cm de cintura, 93 de quadris e 55 de coxas.Simone Augusto tinha cursado o segundo grau no Colégio Americano Batista, onde foi eleita Garota CAB 84, o mesmo colégio onde estudou Enilda Sá Barreto, Miss Pernambuco 1973. Crédito da foto: coluna social de João Alberto, Diario de Pernambuco, 21/05/1985.

     Na minha opinião, só uma candidata poderia ter ficado à frente de Simone Augusto : Renata Cristina Luck, Miss Clube Alemão, segunda colocada, uma loura de 1,86 cm de altura que irradiava muito charme e simpatia. 

     Muito emocionada, Simone Augusto recebeu coroa, faixa, manto e cetro de Suzy Rêgo, Miss Pernambuco e vice-Miss Brasil 1984. Para orgulho de todos os pernambucanos, Simone Augusto , que não obteve classificação no Miss Brasil 1985, foi eleita Miss Brasil Mundo 1987 , tornando-se a quarta pernambucana a representar o Brasil no concurso Miss Mundo, em Londres. As outras foram Sônia Maria Campos (1958), Dione Oliveira (1959) e Edilene Torreão (1960).

EPÍLOGO

     E assim se passaram três anos.  Muito grato a todos que prestigiam as coisas que escrevo, aos que escrevem sugerindo reportagens, aos que deixam comentários, aos que emitem seus pontos-de-vista no anonimato... Muito grato a DEUS, acima de qualquer coisa, pelo dom da Poesia que ELE me deu, dom que me inspira e me estimula a compartilhar com todos as histórias das nossas misses eternas, razão de ser da Sessão Nostalgia.

*****

2 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário enviado por Viviane Augusto, Miss Pernambuco Mundo 1995, irmã de Simone Augusto, postado orginalmente em 02/01/2009.
>>>>>
Eu sou suspeita para falar de Simone pois sou sua irmã mais nova...
Também estava lá torcendo por ela neste dia com apenas 10 anos de idade vibrei com a sua incontestável vitória!
Não fazia idéia de que 10 anos mais tarde iria receber o mesmo título com muito orgulho somos as irmãs misses e se a genética não ajudasse isso seria quase impossível ter 2 misses em uma só família:-)
Mas o fato é que tenho muito orgulho de ter representado Pernambuco e falo aqui por Simone que ela sente o mesmo orgulho.
Hoje Simone continua linda é uma mãe e esposa exemplar e uma artista plástica talentosa.
Há pouco tempo ela esteve aqui em Estocolmo-Suécia onde vivo atualmente para realizar sua vernissagem de belíssimas aquarelas intitulada de : Aquarelas do Brasil foi um sucesso!
Simone é uma pessoa maravilhosa um ser humano incrível e é com muito orgulho de ser sua irmã que falo aqui um pouco sobre ela.
Ela é simpática,doce, meiga,uma mulher de caráter forte e personalidade marcante,divertidíssima, sempre bem humorada, inteligente e talentosa chegando próximo de um perfeccionismo...
Quem a conheceu no passado como miss Pernambuco e reencontrá-la hoje vai constatar que suas qualidades não mudaram elas se somaram e Simone continua aquela miss linda, simpática e de fácil convívio.(Para mim ela será sempre uma diva).
2 de janeiro de 2009 18:29
>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário enviado por Muciolo Ferreira, jornalista, via e-mail.
>>>>>>>>>>

Daslan,

parabéns pelos três anos da Sessão Nostalgia que, sem dúvida, é um dos espaços mais visitados da Passarela Cultural.

Vida longa à sessão dedicada ao universo das Misses.

Abraços,

Muciolo Ferreira

>>>>>>>>>>