*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 8 de outubro de 2011

SESSÃO NOSTALGIA - FERNANDO BANDEIRA, MEMÓRIAS DE UM MISSÓLOGO DO PIAUÍ

Daslan Melo Lima

PRÓLOGO


     Na região nordeste deste imenso país-continente chamado Brasil, conheço dois missólogos com o nome de Fernando Bandeira, o Fernando José Bandeira, piauiense, e o Fernando Bandeira Diniz, pernambucano. O primeiro coordenou o Miss Piauí Mundo, em 2007 e 2009, e colabora com a organização do Miss Piauí Universo desde 1998. O segundo é o coordenador do Miss Brasil Latina. Na secção Sessão Nostalgia desta semana, o Fernando Bandeira, do Piauí,  professor-pedagogo, nascido em um 1º de novembro, revela suas memórias em entrevista exclusiva a PASSARELA CULTURAL


FERNANDO BANDEIRA E SUAS MISSES INESQUECÍVEIS


PASSARELA CULTURAL - Quando começou sua paixão pelos concursos de misses? Quem é a sua Miss Brasil inesquecível? FERNANDO BANDEIRA - Sempre acompanhava os concursos pela revista Manchete ou informações que minha irmã contava de Fortaleza. Aguardava cheio de expectativa o resultado e quando as misses saiam na capa, então, era fabuloso!  Lembro-me que numa banca de revistas da Praça Pedro II estava a Manchete do Miss Universo  1984, aberta na página que continha a foto de maiô de  Suzana Caldas, Miss Colômbia,  quinta colocada.
  Suzana Caldas, Miss Colômbia, quinta colocada no Miss Universo 1984

Márcia Gabriele, Miss Mato Grosso, Miss Brasil 1985


No ano seguinte, vi a foto da Márcia Gabriele na sua eleição como Miss Mato Grosso. Eu sabia de sua trajetória nos concursos de beleza desde o Garota Carinho, Garota de Ipanema (Garota Scala) até o Miss Mundo Brasil. Achava esquisito, não entendia tanta insistência e isso não me agradava.  Mas, depois daquela foto como Miss Mato Grosso 1985, a mechinha loura no cabelo, torci muito por sua vitória e ela tornou-se inesquecível para mim. Porém, o primeiro concurso transmitido pelo SBT, na estreia do novo canal em Teresina, em 1986, portanto, o primeiro que assisti, foi o de Deise Nunes de Souza, Miss Rio Grande do Sul, eleita Miss Brasil 1986.
 Deise Nunes, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil 1986


.....


PC – Qual a Miss Brasil mais injustiçada da história do Miss Universo? FB - Sem pestanejar, Marta Rocha, Miss Bahia, Miss Brasil, vice-Miss Universo 1954.
.....
PC - Qual a Miss,brasileira ou não,mais injustiçada da história do Miss Universo?FB -Martha Rocha. Ela é sempre o melhor exemplo e prova contundente do que acontece em um concurso de beleza.
 Marta Rocha, Miss Bahia, Miss Brasil, vice-Miss Universo 1954
.....
 PC - Qual a Miss Brasil que teria sido uma excelente Miss Universo? FB - Muitas de nossas misses teriam sido excelentes Miss Universo. Poderia exemplificar diversas. Agora, imagine, toda aquela profusão autêntica de beleza e arroubos de juventude da Adalgisa Colombo como Miss Universo!
 
 Adalgisa Colombo, Miss Distrito Federal, Miss Brasil, vice-Miss Universo 1958

          .....
PC – Qual sua Miss Universo inesquecivel?  FB - A baiana Martha Vasconcellos, Miss Brasil, Miss Universo 1968.
 
Martha Vasconcellos, Miss Bahia, Miss Brasil, Miss Universo 1968

.....
  FERNANDO BANDEIRA E AS MISSES DO PIAUÍ

PC – Qual sua Miss Piauí inesquecível? FB - Tenho adoração por nossas misses. Citar uma é difícil. Então, por ter iniciado a tradição, Teresinha Alcântara, Miss Piauí 1956, considerada “A eterna Miss Piauí”. Mas, a primeira que tenho nítida lembrança é da aclamação da Mirza Melo, em 1983.
 
Teresinha de Jesus Alcântara, Miss Piauí 1956
Mirza dos Santos Melo, Miss Parnaíba, aclamada Miss Piauí 1983 

  .....
PC - Qual a Miss Piauí mais injustiçada da história do Miss Brasil? FB - Essa é fácil! Maria da Consolação Teixeira e Silva, Miss Piauí 1963. Há muita especulação em torno de sua desclassificação como semifinalista no Miss Brasil, desde política, desempate e até preconceito. Concurso de Miss é mesmo um sonho, uma verdadeira fábula. Mas, Consolação Teixeira foi realmente prejudicada naquele ano.

Maria da Consolação Teixeira e Silva, Miss Piauí 1963
PC - Qual a Miss Piauí que teria sido uma ótima Miss Brasil? FBMaria da Consolação Teixeira e Silva, em 1963.  A exemplo do que foi,bela, elegante e serena, acredito nessa possibilidade. Isso, sem contestar a vitória da gaúcha Ieda Maria Vargas, Miss Brasil, Miss Universo 1963.
Maria da Consolação Teixeira e Silva, de cabelos soltos, Miss Piauí 1963, e Ieda Maria Vargas, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil, Miss Universo 1963

.....
PC - Qual a garota mais injustiçada da história do Miss Piauí? FB - O Concurso de Miss Piauí mais badalado de toda nossa história, que mobilizou e movimentou com euforia o nosso Estado, foi o de 1984, quando se definia moças da alta sociedade, de famílias tradicionais e influentes em busca do título da “mais bela piauiense”. Desse concurso participou Sandra Macêdo, irmã de Fátima Macêdo, Miss Piauí 1971. Sandra representou um dos clubes mais seletos e importantes de Teresina, o Clube do Médico, conquistando o quinto lugar. É, de longe, o corpo mais perfeito que já pisou na passarela do Miss Piauí.  A vencedora foi a espetacular Milena Teixeira, Miss Clube de Engenharia. Sandra, loura. Milena, morena. Páreo duro! 

Sandra Macêdo, Miss Clube do Médico, quinta colocada no Miss Piauí 1984

Milena Teixeira, Miss Clube de Engenharia, primeira colocada no Miss Piauí 1984
As três finalistas do Miss Piauí 1984. Da esquerda para direita: Joana D'Arc Mendes Buenos Aires, Miss Parnaíba, terceiro lugar; Milena Teixeira, Miss Clube de Engenharia, primeiro lugar; Márcia Andréia Silva, Miss Iate Clube de Teresina, terceiro lugar. ***** Detalhe: Por alguns anos, as candidatas classificadas em 2º e 3º lugares recebiam o títulos de Miss Teresina e Miss Interior.
..... 
FERNANDO BANDEIRA E O DIFERENCIAL DOS CONCURSOS


PC-Qual o maior diferencial dos concursos de Miss do passado para os de hoje? FB - Tudo.O concurso tinha mulheres de beleza que encantava os espectadores, todos especialistas em admirar e analisar cada candidata, o que hoje chamamos de missólogos. Imagine quantos missólogos aplaudiram Stael Abelha (Miss Minas Gerais, Miss Brasil 1961) ou vaiaram alguma outra Miss vencedora, como a manifestação de descontentamento agora em 2011, com a gáucha Priscila Machado, eleita Miss Brasil. Esta é uma mudança concreta: parece que atrai somente a nossa atenção e só nós nos manifestamos.  E o que temos também de diferente? O tempo, novas idéias, sabe-se lá. Existia alguma coisa que até hoje não se consegue explicar. Apenas sentimos a diferença. Há mulheres bonitas, não  o mesmo interesse. Que lástima!
.....
PC - Você incentivaria uma jovem da sua família a participar de um concurso de Miss? FB - Sim! Com toda satisfação e orgulho.
.....
PC - Quem era sua favorita para o Miss Universo 2011? FB - Não criei nenhuma expectativa para este concurso. Acredito que a modernização demasiada descaracterizou o Miss Universo. Confesso que, para mim, a mudança da coroa tirou um pouco de sua identificação. Parece uma maldição!


O ACERVO DE FERNANDO BANDEIRA

     Fernando Bandeira possui um imenso  acervo sobre o concurso Miss Piaui. Ele tem dezenas de fotos, maiôs, vestidos, faixas... Tudo guardado com imenso carinho em sua casa, mas que ele sonha ver tudo isso um dia em um museu. Em 2006, Fernando fez uma grande exposição das suas relíquias em um shopping de Teresina.



EPÍLOGO
     Um dia, Fernando Bandeira deixou-se fotografar com inúmeras peças do seu passatempo preferido, faixas e mais faixas que pertenceram a algumas Misses do Piauí. A imagem remete a uma pose feita por Márcia Gabriele, Miss Brasil 1985, quando ela posou para a extinta revista Manchete, com as faixas que ganhou em sua trajetória de rainha da beleza. A foto do Fernando é emblemática. Revela sua mágica paixão pelas Misses. Paixão é paixão, não se explica, assim como nostalgia é nostalgia. Ambos os sentimentos estão tatuados na alma.  


*****

7 comentários:

Anônimo disse...

Reportagem perfeita ! Informação e sentimentos na medida exata. Daslan, como todo poeta, escreve com a alma.

E quanto a este Fernando Bandeira, parabéns pelas suas misses inesquecíveis, uma seleção pra ninguém botar dfeito !

R.Camelo de Floripa-SC

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Muciolo Ferreira, jornalista, Recife-PE
>>>>>

Parabéns ao Daslan por focalizar mais um missólogo na Sessão Nostalgia

O piauiense Fernando Bandeira demonstra sua paixão pelos concursos de miss guardando um precioso acervo de momentos inesquecíveis, de sonhos realizados por algumas das suas conterrâneas que entraram em sua vida como rainhas da beleza.

Confesso que me impressionou muito a beleza da Miss Piauí de 1963, e pelas fotos percebe-se que foi, sim, uma das muitas injustiçadas do Miss Brasll na década de 60.

Muciolo Ferreira

>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Estou impressionado com a beleza do corpo e o porte da maravilhosa Sandra Macêdo!

C.Rocha
Floripa

Roberto Macêdo disse...

Daslan e Fernando,

Parabéns pela excelente matéria.

Um abraço,

Roberto Macêdo

Anônimo disse...

"De todo o belo que tenho visto na vida, o belo de todo o belo mundo, Martha Rocha é a única imagem que minhas retinas já registraram, mais linda que a Cidade do Rio de Janeiro vista de cima, imagens, as duas, que definem o próprio conceito do belo em seu esplendor."
- Carlos Drummond de Andrade, Jornal do Brasil, outubro de 1962.

Um abraço

C.Rocha de Floripa

Anônimo disse...

por acaso Fernando Bandeira tem a gravação do miss Brasil realizado em Teresina em 1997 ou algum outro material?
desde ja agradeço
Cris Thomaszeck
cris.tyhomaszeck@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Mirza dos Santos Melo, simplesmente perfeita... Merecia uma colocação bem melhor, apesar de ter sido mto bem classificada!