*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 1 de outubro de 2011

SESSÃO NOSTALGIA - JERUSA FARIAS, MISS PERNAMBUCO 1969, LEMBRANÇAS DE MIAMI BEACH

Daslan Melo Lima


     Recentemente, o jornalista Fernando Machado esteve em Miami Beach e fez uma matéria sobre o local onde aconteceram os  grandes desfiles do concurso Miss Universo. A reportagem foi lida por Jerusa Farias, Miss Belo Jardim, Miss Pernambuco 1969, que viu meu nome dias depois no blog do Fernando Machado, adicionou-me como amigo no Facebook e mandou-me este e-mail:

Olá Daslan, adicionei você ao Facebook e enviei uma mensagem a respeito do comentário que Fernando Machado fez com relação a você ter gostado das fotos que ele publicou de Miami Beach. Então estou enviando este e-mail para você ver minhas fotos e enviá-las para Fernando. Acho que você e ele vão gostar, especialmente das fotos do "Convite ao Concurso de Miss Universo 1969", quando estive lá. Aguardo notícias. Bjos, Jerusa

Jerusa Farias, Miss Pernambuco 1969
Agregado ao texto do e-mail que  Jerusa Farias enviou para mim, retirei o que se segue, assunto originalmente expedido para Fernando Machado. 

... na semana do Concurso Miss Universo o Facebook colocou meu perfil num link chamado "Famosidades no Facebook". (...)  Leio seu blog todos os dias e esta semana você me fez recordar Miami há 42 anos atrás quando lá estive para assistir ao Miss Universo e o lançamento da Apolo 11 à Lua.
Foram dias maravilhosos. Então estou enviando algumas fotos da época para você ver como era a Collins Avenue; Vizcaya Museum & Gardens; Biscayne Bay; Hotel Fontainebleu e Shelborne, em 1969.
 
     Retirei do meu álbum de quase 2.000 fotos (scanneadas) a qual pretendo lançar no próximo ano um livro com muitas estórias, fotos, bastidores do concurso etc....etc... Para isso, terei o maior prazer em conversar com você a respeito dessa idéia e contar com seu apoio, porque são fotos minhas e de misses de todo Brasil do ano 1969, inclusive de Vera Fischer que foi Miss Brasil daquele ano e Martha Vasconcellos, Miss Universo no ano anterior, 1968.  Guardei tudo, com muito carinho, durante todos esses anos, porém pretendo colocar em público fotos inéditas de uma só vez.
  (...) Por hoje é só. Um abraço para você. (...) Bjos, Jerusa
 ..........

Collins Avenue
Vizcaya Museum & Gardens
Acima e abaixo, Jerusa Farias na Collins Avenue
Jerusa Farias e sua acompanhante Alda Didier,em Biscayne Bay (Belle) 
Acima, convite do concurso Miss Universo 1969/Hotel Fontainebleau. Abaixo,  convite/Shelborne.
Recorte do The Miami Herald
Recorte do Diario de Pernambuco
 ..........

          Minha amada Jerusa Farias, Miss Belo Jardim, Miss Pernambuco 1969, você não imagina como adorei o seu contato. Haveremos de nos encontrar oportunamente, se DEUS permitir, ocasião onde terei a satisfação de transformar nosso encontro em outra SESSÃO  NOSTALGIA.

*****

Um comentário:

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Muciolo Ferreira, via e-mail
>>>>>>>>>>

O Miss Pernambuco de 1969 teve o Top-3 formado por jovens vindas do interior.

A vencedora, Jerusa Farias, destacou-se na competição tão logo sua foto de corpo inteiro saiu na primeira página do Diário de Pernambuco, numa das edições de domingo, com o sugestivo título "A Bela de Belo Jardim".

No dia do concurso, duas outras misses chegaram a dividir as atenções da platéia, a Miss Caruaru, Maria Luzinete Sobral, 2ª colocada, e a Miss Garanhuns, Rosângela Barros, 3ª classificada.

Todavia, a beleza suave da jovem nascida em Pesqueira, mas que carregava a faixa de Belo Jardim, destacou-se das outras participantes.

No Miss Brasil, Jerusa usou um vestido azul-piscina grifado pelo mago da moda, Marcílio Campos. Enquanto desfilava no Maracanãzinho, o mestre de cerimônias, Paulo Max, fez um comentário bem irônico dizendo: "embora a Miss Paraíba, Maria do Socorro Costa Alves tenha sido eleita Miss Simpatia deste ano, é a Miss Pernambuco quem sorrir e esbanja simpatia".

Convidada para assitir ao Miss Universo daquele ano, a pernambucana, em muitas ocasiões, foi confundida como se fosse representante de algum país asiático, dado sua semelhança física com a etnia. E curiosamente o Miss Universo foi vencido por uma filipina de beleza duvidosa que, de longe, perdia em tudo para Jerusa Farias.

Espero ler muitas histórias narradas por Jerusa Farias no livro do seu tempo de miss que ela irá publicar, conforme revelou em primeira mão ao jornalisa e editor deste blog, Daslan Melo Lima.

Uma ótima semana a todos os leitores do Passarela Cultural

>>>>>>>>>>