*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

TIMBAÚBA - URGENTE - 23/01/2012, 15:00h 

          Choveu torrencialmente durante este final de semana e a cidade nesta segunda-feira, 23, chora a morte de Mere (Josimere Marques Ferreira), irmã de Custódio. Seu corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Vereadores e o sepultamento será realizado às 16h30min. Mere tinha 51 anos de idade e aparentemente estava bem, mas desde o Natal que enfrentava um problema de saúde relacionado com a tireóide. Às 23 horas de ontem, domingo, 22, estava em casa e passou mal. Chegou a ser atendida no Hospital Memorial Ferreira Lima, mas faleceu. À família enlutada, as condolências de PASSARELA CULTURAL.
      *****
... E ASSIM SE PASSARAM 40 ANOS

                Entre tantas festas de confraternizações que caracterizaram o mês de dezembro de 2011, uma das mais emocionantes foi a da Turma de Contabilidade de 1971, do Colégio Timbaubense. Da formação original, composta por 31 alunos, 5 morreram e  22 não compareceram, mas 15 deles marcaram presença na noite dançante realizada na sede da Banda 1º de Novembro.
          Dezembro de 1971. Concluintes de Contabilidade do Colégio Timbaubense
..... 
 
          Dezembro de 2011. Eles e elas, 15 concluintes, 40 anos depois. Da esquerda para a direita, na fila de trás: Rivaldo Costa, Antônio Irapuan, Martinho Virgílio, Jeová Barboza, Jarbas Praxedes, Carlos Roberto Neves, Severino Francisco (Prof. Nino), Paulo Fernando de Albuquerque e Francisco Carlos Araújo. Na fila da frente, na mesma ordem: Lúcia Peixoto, Adiles Dinoá, Maria Severina (Mariinha), Cremilda Barbosa, Maria das Dores (Dodora) e Ivanise Silva.
.....
          O momento mais emocionante da noite ficou por conta de Cremilda Barbosa, que circulou pelas mesas dos antigos companheiros com um álbum de fotografias raras da época de  estudante. Com exclusividade, ela posou para PASSARELA CULTURAL segurando uma foto sua de 1971, numa cena que remetia a "Retrato", o famoso poema de Cecília Meireles (1901-1964):
"Eu não dei por esta mudança, / tão simples, tão certa, tão fácil: /  Em que espelho ficou perdida a minha face?
.....
*****
 TIMBAÚBA EM FOCO, JANEIRO 2012

          Já está circulando a edição de janeiro/2012 da revista TIMBAÚBA EM FOCO, trazendo na capa um mapa do centro da cidade, apontando as mudanças no trânsito timbaubense. Entre as reportagens, destaques para: "Timbaubenses são capacitados para atuar no polo automotivo de Goiana"; "Vereadores votam o aumento do funcionalismo público"; e mais... muito mais. Você encontra TIMBAÚBA EM FOCO na Banca de Revistas  de Julio Alfredo. Os interessados em fazer uma assinatura da revista poderão fazer contato com a DJ Publicidades, através do e-mail  djpublicidades@hotmail.com, telefones: (81) 9906.3777 e (81) 9443.9958.
*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE

Qual o ano da foto? O que funcionava no imóvel da esquerda? O que existe  no lugar do Posto Esso? Vamos resgatar a memória fotográfica da Princesa Serrana ! Contatos: daslan@terra.com.br
*****

4 comentários:

Marcos disse...

Caro Daslan,
A foto foi feita na década de 60. Olhando da esquerda para a direita, vemos a sede da Sociedade dos Motoristas de Timbauba, que após um incêndio a sociedade foi soerguida na Rua de Três Côco, com o nome de Motor Clube. No local mais tarde foi edificado um prédio de João Arruda onde funcionou a Farmácia Timbaubense. A esquerda, temos o Posto Esso do empresário Severino Galvão, mais conhecido como Bibiu Galvão. Hoje funciona o laboratorio de Odilon Fotografia. Note que a placa do posto ficava no outro lado da rua as margens da linha férrea. E a foto foi tirada a partir do jardim do Cine Alvorada.

tranquelino disse...

Daslan,

A Sede da Sociedade dos Motoristas de Timbaúba foi construida por meu pai Joel Monteiro de Araujo no inicio da decada de 50, como também a idéia de criar essa sociedade, cuja noite Mariana era a mais animada e bonita de todas. Depois de uma briga ocorrida numa festa, meu pai decidiu fechar a Sede por um periodo. Como as portas e janelas tinha a letras iniciais SMT (Sociedade dos Motoristas de Timbaúba), o pessoal dizia: Seu Monteiro Trancou (SMT)

tranquelino disse...

Daslan,

Estudei o primário e ginasial com essa turma de 1971. Conclui o ginasial em 1968 com alguns dele, como Toinho Irapuan, Paulo Alburqueque, Carlos Roberto Neves, Francisco da Usina Aliança e Virgilio Aguiar. Não me lembrei de estudar com nenhuma das mulheres listada

Adiles Dinoá disse...

Tranquilino: Das mulheres postadas na foto dos 40 anos dos contadorandos de 1971, duas foram suas colegas de ginásio: ADILES DINOÁ LIMA E IVANISE SILVA. Você não lembra?

Adiles Dinoá Lima Cavalcanti