a *****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ EM PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 624, referente ao período de 18 a 24 de junho de 2017. ***** Editor: Daslan Melo Lima ***** Timbaúba, Pernambuco, Brasil ***** Telefones: (81) 99612.0904 (Tim) e (81) 99277.3630 (Claro) ***** WhatsApp: +55 81 99612.0904 ***** E-mail: daslan@terra.com.br

sábado, 31 de janeiro de 2015

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Mirella Monteiro, foco e determinação por um ideal

          

      Por trás do sorriso doce e do ar adolescente, Mirella Monteiro Silva, uma timbaubense nascida em 16/05/1991, fruto do primeiro casamento da empreeendedora Maria das Graças de Sousa Monteiro (Gracita), a gente se depara com uma mulher determinada, estudante de biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco e estagiária no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami. O sonho da ex-aluna do Colégio Cenecista Rodolfo Ferreira Lima sempre foi vestir uma bata e estar num hospital para cuidar das pessoas.

Comida: Massas 
Bebida: Suco de laranja
Ritmo: MPB 
Cantores: Lulu Santos, Legião Urbana e Justin Timberlake 
Uma saudade:  Zezo Monteiro, meu avô materno, uma pessoa linda em todos os sentidos 
Autores preferidos:  Dan Brown 
Livro de cabeceira: A Cabana, de William P. Young 
Cor: Azul
Um ícone nacional: Miguel Nicolelis,  neurocientista, criador do exoesqueleto que foi destaque na Copa do Mundo
Um ícone internacional: Albert Einstein
Disciplinas favoritas: Bioquímica clínica e hematologia

     Mirella  Monteiro faz parte de uma equipe do  Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) e do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que desenvolveu um biossensor capaz de gerar um sinal mensurável para identificar marcadores ativos de câncer cujos métodos atuais de diagnóstico, como a mamografia, não conseguem detectar. O aparelho está em processo de ser patenteado e já alcançou visibilidade internacional. Conquistou  a medalha de prata na iGEM Competition, competição internacional promovida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), na cidade de Boston, nos Estados Unidos, realizado de 30 de outubro a 03 de novembro.
       Noiva de Filipe Andrade, programador de sistemas, ela confessa que a caminhada para alcançar seus objetivos foi e é árdua, mas o foco e a determinação sempre falam mais alto do que qualquer desafio.    

_______ Por Daslan Melo Lima 

*****

Um comentário:

Jeová Barbvoza de Lira Cavalcanti disse...

Parabéns, garota. e muito sucesso na carreira profissional e pessoal.
Conheci e fui muito amigo de seu avô Zezo Monteiro, gente da melhor índole.Que Deus trilhe seus caminhos.
Jeová Barboza