a *****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ EM PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 649, referente ao período de 11 a 17 de dezembro de 2017. ***** Grato por sua atenção.

domingo, 20 de janeiro de 2008

SESSÃO NOSTALGIA - MISS PERNAMBUCO 1986


               Clube Português do Recife, 18 de abril de 1986, 21 horas, está começando o concurso Miss Pernambuco 1986.Apresentadores: Lea Pabst Craveiro, Carmen Tovar, Aldemar Paiva e Marcondes do Amaral.Tema da festa: Copa do Mundo.Responsável pelo cenário: John Wan Rooyen.Coreografia: Reinaldo Zimmerman.

               A festa acontece em meio a um grande desfile de modas, promovido pela Ele & Ela Modas, que é a empresa organizadora do Miss PE 86, na pessoa de Assis Farinha.As candidatas foram orientadas pela manequim Irismar.A TV Tropical vai transmitir o espetáculo e Luís Fernando Bandeira de Melo e Alberto Lopes, seus gestores, estão muito satisfeitos com a repercussão. Na comissão julgadora, entre figuras expressivas de Pernambuco, dois convidados especiais: Humberto Saad e Terezinha Sodré. O famoso jogador de futebol Carlos Alberto Torres, capitão da seleção tri-campeã do mundo, sobe ao palco e chuta uma bola disputada pela platéia.

Vinte e sete jovens e o sonho de ser coroada a mais bela pernambucana de 1986: 
Simone Moraes (Academia Ling-Vimael)
Edriane dos Santos (Arcoverde)
Suzana Araújo Feitosa (AABB)
Tereza Cristina (Barreiros)
Luzenilda Rodrigues Cândido (Cachoeirinha)
Flávia Magalhães (Caruaru)
Marise Dias da Silva (Central)
Patrícia Pinto ( Chanel)
Maria do Carmo Ventura (Claude Bergere)
Acácia Azevedo (Salgueiro)
Flávia Guimarães (Internacional)
Maria do Carmo Pereira (Português)
Maria Helena Albuquerque (Fesp-Nazaré da Mata)
Tereza Cristina Costa ( Mocidade Boa Vista)
Maria Aldenice Alves Duarte (Paulo Miranda)
Edna Feitosa Clemente (Santa Cruz do Capibaribe)
Isabela Brito (Igarassu)
Leila Medeiros (Jornal da Praia)
Ana Paula Barreto (Jumbo)
Rosana Barbosa Lima (Olinda)
Maria Cristina Pinheiro (Petrolina)
Josiane Cavalcanti (Ribeirão)
Walquiria Carvalho (Sesc)
Valdilene Teles ( Sirinhaém)
Marta Castro Santos ( Sociedade de Formação de Medicina)
Edilma Ferreira da Silva( Wanderley Cabeleireiro)
Marcela Câncio (Santa Cruz).

               As misses não desfilaram com faixas e sim com rodelas de papelão com o número correspondente a cada candidata. O manequim Irismar usou a bengalinha com as tradiicionais batidas, para controlar o andamento das misses, no melhor estilo nostalgia, relembrando a figura de Maria Augusta, da Socila.

               Uma nota destoante e que foi notícia na coluna de Alex, no Jornal do Commercio, Recife, de 22/04/1986:
No momento de fazer as perguntas o locutor colocou as fichas no bolso e a cada momento dizia para a candidata : “Meta a mão no meu bolso e tire a ficha”. Com Sílvio Santos acontece a mesma coisa, mas é cafona. Afinal etiqueta é coisa que ainda existe e um cavaleiro não deve dizer para uma garota: “meta a mão no meu bolso.”

               Acácia Azevedo, Miss Salgueiro, tornou-se depois Miss Rio Grande do Norte. Maria Aldenice Alves Duarte, Miss Paulo Miranda, com o nome de Maria Duarte, fez grande sucesso como modelo nacional e internacional. Casou com um alemão e morreu no ano passado vítima de câncer no seio. Deixou dois filhos. Suas cinzas foram trazidas para Pernambuco e jogadas ao mar, conforme tinha recomendado aos familiares. Josiane Farias Cavalcanti, Miss Ribeirão, um dos mais belos rostos da história do Miss PE, tinha sido candidata em 1982, quando ficou em segundo lugar. Ao voltar em 1986, ainda muito bonita, por pouco não foi eleita e acabou conseguindo um honroso terceiro lugar. O título de Miss Simpatia ficou com Tereza Cristina Costa, Miss Mocidade Boa Vista.

O Top 5 ficou assim:
Primeiro lugar: Flávia Maria Ramos Guimarães, morena, alta, tranqüila, uma das preferidas do público e dos experts;
Segundo lugar: Maria Cristina Pinheiro, Miss Petrolina;
Terceiro lugar: Josiane Farias Cavalcanti, Miss Ribeirão;
Quarto lugar : Maria do Carmo Batista Ferreira, Miss Clube Português do Recife;
Quinto lugar : Flávia Guimarães, Miss Caruaru.

               Simone Augusto, Miss Pernambuco do ano anterior e que dois anos depois seria eleita Miss Brasil Mundo, passou a coroa, manto e cetro para sua sucessora usando um lindo modelo preto do saudoso estilista Marcílio Campos. < Flávia Maria Ramos Guimarães ficou entre as 12 semifinalistas do Miss Brasil 1986, ano em que a gaúcha Deise Nunes conseguiu o feito histórico de ter sido a primeira negra a ser eleita Miss Brasil.

               Há 22 anos, tal como acontecia nos anos 50 e 60, milhares de jovens no mundo inteiro sonhavam com um título de Miss.Vinte e dois anos depois, tal como em 1986, o sonho continua. Assim seja!

*****

15 comentários:

papa disse...

Gostaria muito de rever as fotos do cocursso de Miss Pernambuco 1986 e tambem da miss Simpatia, das miss Paulo Miranda e Salgueiro todas da epoca o Concursso foi realmente lindo e inesquessivel, por onde elas andam.

papa disse...

A miss Pernambuco 1986 foi Flavia Guimaraes, a miss Simpatia foi Tereza Cristine Costa que tambem participou do Rainha do Baile Municipal e Pantera do Cabaga onde ficou em 3º Lugar. 1º ficou com Maria Aldenice Duarte.

sydiaborges disse...

Sou irmã da ex miss Pernambuco 1986 Flávia Guimarães e te garanto que ela ainda está muito bonita , casada e com 2 filhos uma moça de 20 anos que por sinal é linda também e um rapaz de 16.
sydia Guimarães

Fábio disse...

encontre a alguns mêses a ex Miss Pernambuco Flávia Guimarães e fiquei decepcionado com tanta gordura não é verdade que ela continua bonita ela esta parecendo um boi, esta uns 35 Kg a 40 Kg acima do peso quase que não conheci que pena como é que uma moça tão bonita fica deformada daquele jeito, ela tem que ter força de vontade e fazer um regime!!!!!!!

Fábio disse...

Ainda bem que já passou e quase ninguém lembra, ela pode fazer caminhada, pode resolver, agora não mente mais não, que ela continua bonita não continua mesmo, bonita continua Simone Augusto, Susy Rego,Dayse Nunes,Aí sim, vale a pena ver de novo.

Cris disse...

Sou a ex miss simpatia do miss Pernambuco 1986 e quero falar que fiquei muito feliz com essa sessão nostalgia, e ao memo tempo triste com esse comentario sobre a Flávia Guimarães, encontrei Flávia o ano passado no supermercado com o Marido dela ela estava linda e feliz, a beleza de Flávia é natural nem no concurso ela usou maquilagem, ela continua linda e vai permanecer linda porque que é rainha jamais perde a majestade, Flávia tô com muita saudade de vc publique mais fotos sua é bom ver pessoas como você, bjs e parabens pela família que vc construiu ao lado do seu marido aquem eu tenho certeza que vc tanto ama e é bem amada poe isso que vc continua linda assim.bjs Cristine Ex Miss Simpatia de Pernambuco.

flavia_fava disse...

Oi gente,sou Flávia guimarães a miss pernambuco 1986,estou muito triste com o Fábio,ele deve ter me confundido com outra pessoa,pois estou magra e dizem que ainda estou muito bonita,e muito bem pra minha idade,quem quizer conferir como estou agora é só entrar no site do bbb,meu perfil esta lá,flavia_fava,senha allan15.bjs...fiquem com DEUS.Ah,cris, obrigada pelo carinho,saudades...

flavia_fava disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
atrizsumorieri disse...

adorei o nosso governador na foto de miss em pernambuco e dona primeira dama renata campos felis natal de 2008 e sucessos tia suely merellin pernambucana estudos fora de s estado brasil

Pernambucana disse...

Olá pessoal sou a sobrinha de ex-miss simpatia 86 Tereza Cristine.
Flavia gostaria de agradecer a reciprocidade do comentario da minha tia, pois estava ao lado dela quando escraveu o comentario em maio/08.
Minha tia, Tereza Cristine faleceu dia 12/02/09, no HCP em Recife-PE. Ela construiu uma familia linda, seu esposo Paulo Teixeira e Talita Gabriela sua filha de 5 anos, há 14 anos casada ela era uma pessoa muito feiz e realizada.

Acácia disse...

Obrigada pela referência, bons tempos aqueles! Bjs! Acácia.

SYDIA BORGES IRMA DE FLÁVIA disse...

VÍDEO ATUAL DA MISS PERNAMBUCO 1986,OUTUBRO DE 2010,FLÁVIA MARIA RAMOS GUIMARAES.FOTOS ATUAIS
VÍDEO: http://youtu.be/2Mtd-TSirFk

SYDIA BORGES IRMA DE FLÁVIA disse...

VÍDEO ATUAL DA MISS PERNAMBUCO 1986,OUTUBRO DE 2010,FLÁVIA MARIA RAMOS GUIMARAES.FOTOS ATUAIS
VÍDEO: http://youtu.be/2Mtd-TSirFk

Anônimo disse...

Por favor retirar meu nome do concurso , não participei até o final , por motivos pessoais , fui substituída por outra moça . Atenciosamente Izabela Brito

Anônimo disse...

Por gentileza retirar meu nome , Izabela Brito, não participei até o final do concurso .