a *****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ EM PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 624, referente ao período de 18 a 24 de junho de 2017. ***** Editor: Daslan Melo Lima ***** Timbaúba, Pernambuco, Brasil ***** Telefones: (81) 99612.0904 (Tim) e (81) 99277.3630 (Claro) ***** WhatsApp: +55 81 99612.0904 ***** E-mail: daslan@terra.com.br

quarta-feira, 10 de junho de 2009

SESSÃO NOSTALGIA - TANIA VERSTAK, A MAIS INTERNACIONAL DAS MISSES

Daslan Melo Lima

Uma morena linda chamada Tania Verstak, de olhos grandes cor de avelã, Miss Austrália, foi eleita Miss Beleza Internacional 1962, em Long Beach, Estados Unidos.


Tania Verstak, Miss Austrália e Miss Beleza Internacional 1962 (Foto: www.portrait.gov.au)

No entanto, Tania não era australiana de nascimento. A jovem de 22 anos era filha de russos, nascida em Shangai (Xangai), China, cujos pais tinham ido morar na Austrália quando ela ainda era criança. Tania falava inglês e russo, trabalhava como secretária e fazia planos de um dia cuidar de refugiados oriundos do regime comunista.
Foi descoberta para o concurso Miss Austrália quando fazia biscates vendendo um tipo de azeite espanhol nas imediações do Royal Show Sydney, a fim de ajudar no orçamento doméstico.
Tania levou a senhora que a descobriu até sua casa para escutar a opinião da mãe. Esta incentivou-a por entender que um concurso de beleza seria uma ótima experiência para a filha superar a timidez. O certame tinha uma proposta beneficente, com renda destinada a crianças portadoras de deficiências físicas, e isso foi fator decisivo para Tania se entusiasmar a disputar o Miss Austrália.
Quando embarcou para Long Beach chegou a ouvir frases do tipo ...não esperamos que você ganhe, mas faça o seu melhor, conforme confessou em 2003 durante uma entrevista a George Negus.


Tania Verstak, Miss Austrália, Miss Beleza Internacional 1962. (Foto: www.elanecdotario.com)

Tania Verstak acumulou três títulos em Long Beach: Miss Fotogenia, Melhor Vestido de Baile (uma criação de Zara Holt) e Miss Beleza Internacional.
Numa época em que as misses competiam naquele importante concurso usando saiotes no lugar de maiôs, Tania Verstak teve uma atitude ousada: ...causou escândalo ao mostrar fotos suas, em trajes sumários, a outras candidatas. O assunto chegou aos jornais, mas não impediu a conquista do título, conforme escreveu Ubiratan de Lemos, na revista O Cruzeiro, de 1°/09/1962.

Tania Verstak não quis tentar carreira artística nos Estados Unidos. Preferiu voltar para a Austrália e utilizar o dinheiro que ganhou para ajudar o pai e para cursar uma universidade. Paralelo a isso, encontrava grande satisfação em percorrer o país e sentir que, embora fosse uma imigrante, uma nova australiana, tinha se tornado um dos maiores orgulhos da Austrália.



O seu nome foi dado a uma planta híbrida. As folhas são utilizadas para fazer chá e as lindas flores - a Rosa Tania Verstak - na decoração. (Foto: www.vierlaender-rosenhof.de)



Tania Verstak em julho de 1963. (Foto: Revista Manchete, 03/08/1963).


Muitos anos depois de ter conquistado um dos mais importantes títulos de beleza do mundo, o nome de Tania Verstak voltou com força à mídia quando sua filha Nina Young, fruto do seu casamento com o empresário Peter Young, abraçou a carreira cinematográfica.
Os dados biográficos de Nina Young revelam o passado histórico da sua mãe, a primeira Miss Austrália a conquistar um título de beleza internacional.


Tania Verstak fotografada por Indalécio Wanderley para a revista O Cruzeiro, de 1º/09/1962.


A atriz de cinema Nina Young, filha de Tania Verstak, em foto extraída do www.imdb.de.

Nina Young, nascida em 1966, já atuou em vários filmes de destaque, como:
007, O Amanhã Nunca Morre (Tomorrow Never Dies), 1997;
De Caso com o Acaso (Sliding Doors), 1998;
Harry Porter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerer's Stone), 2001;
O Sabor da Magia (The Mistress of Spices), 2005, onde teve como companheira de elenco a indiana Aishwarya Raí, Miss Mundo 1994.



Tania Verstak em foto de 2003, extraída do www.abc.net.au.

Tania Verstak, pelas circunstâncias da sua vida, pode ser considerada a mais internacional das Misses. Assim como foi eleita Miss Austrália, poderia ter sido Miss Rússia ou Miss China, caso a realidade sociopolítica da época fosse outra.

Tania Verstak, a linda morena filha dos russos Vladimir e Valentina Verstak, dissidentes do comunismo soviético, que poderia ter nascido na Rússia, mas veio ao mundo na China e encontrou a glória na Austrália, é uma das grandes Misses do passado que honra a galeria da nossa Sessão Nostalgia.

********************

Um comentário:

DASLAN MELO LIMA disse...

No Miss Beleza Internacional, Tania Verstak foi companheira de quarto de Julieta Strauss, Miss São Paulo, vice Miss Brasil 1962.