Uma morena linda chamada Tania Verstak, de olhos grandes cor de avelã, Miss Austrália, foi eleita Miss Beleza Internacional 1962, em Long Beach, Estados Unidos.

Tania Verstak, Miss Austrália e Miss Beleza Internacional 1962 (Foto: www.portrait.gov.au)
No entanto, Tania não era australiana de nascimento. A jovem de 22 anos era filha de russos, nascida em Shangai (Xangai), China, cujos pais tinham ido morar na Austrália quando ela ainda era criança. Tania falava inglês e russo, trabalhava como secretária e fazia planos de um dia cuidar de refugiados oriundos do regime comunista.
Foi descoberta para o concurso Miss Austrália quando fazia biscates vendendo um tipo de azeite espanhol nas imediações do Royal Show Sydney, a fim de ajudar no orçamento doméstico.
Tania levou a senhora que a descobriu até sua casa para escutar a opinião da mãe. Esta incentivou-a por entender que um concurso de beleza seria uma ótima experiência para a filha superar a timidez. O certame tinha uma proposta beneficente, com renda destinada a crianças portadoras de deficiências físicas, e isso foi fator decisivo para Tania se entusiasmar a disputar o Miss Austrália.
Quando embarcou para Long Beach chegou a ouvir frases do tipo ...não esperamos que você ganhe, mas faça o seu melhor, conforme confessou em 2003 durante uma entrevista a George Negus.

Tania Verstak, Miss Austrália, Miss Beleza Internacional 1962. (Foto: www.elanecdotario.com)
Tania Verstak acumulou três títulos em Long Beach: Miss Fotogenia, Melhor Vestido de Baile (uma criação de Zara Holt) e Miss Beleza Internacional.
Numa época em que as misses competiam naquele importante concurso usando saiotes no lugar de maiôs, Tania Verstak teve uma atitude ousada: ...causou escândalo ao mostrar fotos suas, em trajes sumários, a outras candidatas. O assunto chegou aos jornais, mas não impediu a conquista do título, conforme escreveu Ubiratan de Lemos, na revista O Cruzeiro, de 1°/09/1962.
Tania Verstak não quis tentar carreira artística nos Estados Unidos. Preferiu voltar para a Austrália e utilizar o dinheiro que ganhou para ajudar o pai e para cursar uma universidade. Paralelo a isso, encontrava grande satisfação em percorrer o país e sentir que, embora fosse uma imigrante, uma nova australiana, tinha se tornado um dos maiores orgulhos da Austrália.

O seu nome foi dado a uma planta híbrida. As folhas são utilizadas para fazer chá e as lindas flores - a Rosa Tania Verstak - na decoração. (Foto: www.vierlaender-rosenhof.de)

Tania Verstak em julho de 1963. (Foto: Revista Manchete, 03/08/1963).
Muitos anos depois de ter conquistado um dos mais importantes títulos de beleza do mundo, o nome de Tania Verstak voltou com força à mídia quando sua filha Nina Young, fruto do seu casamento com o empresário Peter Young, abraçou a carreira cinematográfica.
Os dados biográficos de Nina Young revelam o passado histórico da sua mãe, a primeira Miss Austrália a conquistar um título de beleza internacional.

Tania Verstak fotografada por Indalécio Wanderley para a revista O Cruzeiro, de 1º/09/1962.

A atriz de cinema Nina Young, filha de Tania Verstak, em foto extraída do www.imdb.de.
Nina Young, nascida em 1966, já atuou em vários filmes de destaque, como:
007, O Amanhã Nunca Morre (Tomorrow Never Dies), 1997;
De Caso com o Acaso (Sliding Doors), 1998;
Harry Porter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerer's Stone), 2001;
O Sabor da Magia (The Mistress of Spices), 2005, onde teve como companheira de elenco a indiana Aishwarya Raí, Miss Mundo 1994.

Tania Verstak em foto de 2003, extraída do www.abc.net.au.
Tania Verstak, pelas circunstâncias da sua vida, pode ser considerada a mais internacional das Misses. Assim como foi eleita Miss Austrália, poderia ter sido Miss Rússia ou Miss China, caso a realidade sociopolítica da época fosse outra.
Tania Verstak, a linda morena filha dos russos Vladimir e Valentina Verstak, dissidentes do comunismo soviético, que poderia ter nascido na Rússia, mas veio ao mundo na China e encontrou a glória na Austrália, é uma das grandes Misses do passado que honra a galeria da nossa Sessão Nostalgia.
********************
Um comentário:
No Miss Beleza Internacional, Tania Verstak foi companheira de quarto de Julieta Strauss, Miss São Paulo, vice Miss Brasil 1962.
Postar um comentário