*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 28 de setembro de 2014

SESSÃO NOSTALGIA - Melissa Gurgel, Miss Ceará, é a Miss Brasil 2014

Daslan Melo Lima




     Acompanhei pela Band a transmissão do concurso Miss Brasil 2014, realizado ontem em Fortaleza. Não conheço pessoalmente nenhuma das 27 candidatas, mas com base nas imagens e vídeos postados na Internet, apontei na semana passada o meu Top 5, por ordem dos Estados:  Miss Amapá, Priscila Winny; Miss Ceará, Melissa Gurgel; Miss Minas Gerais, Karen Porfiro; Miss Rio Grande do Sul, Marina Helms; e Miss São Paulo, Fernanda Roberta Leme. A mineira não conseguiu classificação no Top 15, a gaúcha chegou ao Top 10 e as demais do meu Top 5 particular ficaram entre as cinco finalistas: Melissa Gurgel, Miss Ceará, primeiro lugar; Fernanda Leme, Miss São Paulo, segundo lugar; e Priscila Winny, Miss Amapá. 


      Quando a cearense e a paulista ficaram frente a frente, gritei: "São Paulo!" , mas a coroa acabou ficando com Melissa Gurgel, a terceira Miss Ceará a ser eleita Miss Brasil. As outras foram Emília Corrêa Lima (1955) e Flavia Cavalcante (1989).

Vestindo vermelho, Jakelyne Oliveira, Miss Mato Grosso do Sul, Miss Brasil e quinta colocada no Miss Universo 2013, passou a coroa de Miss Brasil 2014 para Melissa Gurgel, Miss Ceará. Enquanto uma chuva de papel picado caía sobre a nova rainha da beleza brasileira, Jakelyne Oliveira se afastava em direção aos bastidores. 

    Entre as coisas que gostei do Miss Brasil 2014: a apresentação individual de cada participante, o que não estava ocorrendo ultimamente, pois após o desfile em conjunto já se anunciava as semifinalistas; cenário; coreografia; seleção musical... Entre as coisas que não gostei: a observação da jurada Ticiana Villas Boas, ao perguntar a Miss São Paulo qual o seu livro preferido, “mas não vai cair na pegadinha do Pequeno Príncipe”, em referência à obra de  Antoine de Saint-Exupéry, que no passado era citada por quase todas as misses. Fernanda Leme se expressou bem e citou “O Segredo”, de Rhonda Byrne.


      Eu tinha me programado para não sair de casa na noite de ontem, a fim de ficar absorvido totalmente na transmissão do Miss Brasil, mas um amigo convidou-me para uma reunião na casa de outro amigo e lá fui eu. Ninguém do grupo  estava a fim de conversar sobre misses,  a maioria nem sabia que a representante do País ao Miss Universo seria eleita naquela noite.  Fui transparente com meus amigos: “Desculpem-me, mas o menino que um dia eu fui vai ficar de olho na televisão, e nos intervalos voltará para o terraço. Sou do tempo áureo do Miss Brasil, quando todo mundo parava como se fosse Copa do Mundo. Eu gosto de misses. Paixões são paixões, simplesmente paixões, não se explicam.”
  

Recordando o concurso Miss Brasil 2014

As 27 candidatas 
 ----------
Abertura
----------
Desfile em trajes típicos 
----------
 Apresentação do Top 15
----------
Desfile em traje de gala
---------------
Apresentação do Top 10
----------
  Desfile em traje de banho 
----------
Apresentação do Top 5
----------
Momento das perguntas e respostas ao Top 5
----------
 Despedida da Miss Brasil 2013
---------------
Coroação
----------
Melissa Gurgel no programa Jogo Aberto

11 comentários:

Anônimo disse...

A Miss Amapá, na minha opinião foi a grande injustiçada. Merecia o título de MISS BRASIL. Mas é difícil ganhar quando se tem como concorrente uma candidata da terra, com uma torcida a favor e um clima favorável.

Não discuto a beleza da ganhadora nem sou daqueles que acham que houve "marmelada", mas a garota do Amapá era entre todas a mais perfeita.

Jeová Barboza

Misses na Passarela disse...

Meu poeta DASLAN, ontem eu estava lá e posso dizer que foi um evento lindo, organizado e esteticamente deslumbrante! No inicio não acreditava na vitória da Melissa Gurgel, mas quando ela avançou para o TOP 10 e fez aquele desfile "matador" de bíquini, percebi e comentei com minha vizinha de cadeira - " vai dar Ceará"! Temos que acabar com o mito de que uma mulher com 1,70m é baixinha, em plena era dos saltos, não existe mais mulher baixinha! Se quando o Brasil manda mulheres com 1,80m para o Miss Universo, não consegue trazer a coroa, quem sabe uma "baixinha" não realiza esta façanha? Um abraço

Anônimo disse...

Muita gente me pedindo explicações e uma consideração do concurso, porém me falta tempo, serei breve e aos poucos vou comentando.

A Miss Brasil 2014, Miss Ceará, não imaginava ela no top 5, porém, durante o concurso, ela conquistou e mostrou um corpo em forma e perfeito. Contagiante em suas entradas e com apoio da torcida, Melissa crescia. Ela é menina bonita. Merecia o TOP 2 com certeza e a torcida também, parabéns.

Miss São Paulo, Fernanda é rainha, realmente porte de majestade, linda, classuda, fez quase tudo certinho e a coroa lhe caberia perfeitamente, era uma Miss Universo em potencial e se fosse em outro Estado, acredito que ela venceria, era a favorita das outras misses juntamente com CE e RS.
O concurso esse ano teve muitas novidades e muita gente assistindo devido à venda de ingressos, ponto positivo, apesar que tem muito a melhorar, sendo que deveria observar uma área vip e lugares marcados, mesmo com valor diferenciados. Muita cadeira reservada para convidados que nunca aparecem. Aos poucos, vamos encontrar o meio termo. Todos a ingressos vendidos, maravilhoso.

Enquanto o MB Brasil evoluiu, avançando, com o cuidado da preparação das misses com essa assessoria aos estados, foi inovador e colheremos grandes frutos em breve. Quero deixar meus Parabéns ao Evandro Hazzy pela sua dedicação, nada melhor fazer o que a gente ama e o envolvimento impressionante de Gabriela Fagliari , no comando de cada detalhe é de se admirar e buscando acertar em cada concurso.

Por outro lado, o público se infantilizou, se apedrejou mostrando falta de fairplay, principalmente torcidas de algumas pessoas ligadas diretamente às organizações estaduais, infelizmente, por isso acabam acontecendo coisas durante o concurso em que se faz necessário manter as misses distantes do público. Pensem nisso antes de julgar o modo que o Miss Brasil trata nossas misses e o modo que cada missólogo trata nossas candidatas.

A parte mais triste nisso tudo foi ao falar ao telefone com minha mãe, escutar que ela não iria ver mais concursos de misses, que não concordava com aquele resultado, justo minha mãe, quem me ensinou a ver concurso, fiquei bem abalado com isso.

Bom rever alguns amigos queridos nesses concursos que mesmo na diferença de opiniões sabem argumentar com elegância e só mostram amor ao mundo Miss.

Desejo muito sucesso à bela MB e que possa ela conquistar todos no Miss Brasil e no Miss Universo.

Dennie Original
Ribeirão Preto, São Paulo

Anônimo disse...

Misses são momentos. No café da manhã você brilha, na volta do ensaio vc se apaga, no traje típico brilha, no biquíni se apaga, etc.

O caso da Miss RS foi assim. Eu pensei que ela iria parar no top 10 por conta de quando a encontrei no Miss SP em agosto. Durante os dias de hotel e os momentos que estive com a miss, achei que ela iria avançar até o Top 10 e não entraria no Top 5, tal como aconteceu. Só que no concurso final e no TT ela brilhou com aquele cabelo lindo, mas achei que a passarela dela não foi impactante. Pelo top formado, acho que RS e SC fizeram falta no Top 5, assim como PE fez falta entre as 15.

Miss MA, maravilhosa quando esteve no Miss SP, era a minha Top 2, disparado, infelizmente não correspondeu nos dias de concurso e muito menos na noite, portanto, top 10 merecido, uma pena, a Larissa é linda.

Dennie Original
Ribeirão Preto, São Paulo

Anônimo disse...

ATENÇÃO!!!!
Acabei de ler no site G1.
Um abraço a todos e façam suas reflexões.
C.Rocha de Floripa
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Ricardo Bacelar, assinou nesta segunda-feira (29) representação e notícia-crime no Ministério Público Federal para responsabilizar os autores de mensagens racistas nas redes sociais contra Melissa Gurgel, a cearense eleita Miss Brasil no sábado (27).

“São colocados comentários preconceituosos e depreciativos ao povo cearense. Os comentários dizem que o sotaque cearense é sofrível, que o povo cearense é feio. É racismo em razão da localidade do Ceará, e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense nos orgulha e faz parte da nossa cultura e da nossa identidade”, diz o presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar.

Após a vitória da cearense no concurso de miss, ela foi alvo de comentários preconceituosos. "Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível", diz uma das mensagens. "Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem", diz outra.

O presidente em exercício afirma que coletou a imagem de algumas mensagens racistas contra Melissa Gurgel e apresentou ao Ministério Público Federal no Ceará. “Formalizamos a representação no MPF para apurar com rigor esse desrespeito ao povo cearense”. Se condenados, os autores de mensagens racistas podem presos por período de dois a cinco anos.


Anônimo disse...

Há quem fale que a vitória da cearense foi um retrocesso. Eu concordo. Um retrocesso bem sucedido a 2003, quando Gislaine com seus 1,68m não oficiais arrebentou no Miss Universo. Só que hoje temos uma miss igualmente linda, mas com muito mais energia, passarela perfeita e um corpo inigualável com 1,68m sim - 90 cm de busto, 60 cm de cintura e 90 cm de quadril. Mas medidas pouco importam. O conjunto dela, assim como o de Gislaine, é incrível e elas crescem on stage. ENTÃO, RETROCEDEMOS BEM!

O resultado final foi justo e SP e CE fizeram um top 2 corretíssimo, na minha opinião. Estive lá, vi de perto. Venceu a atitude, a energia e a simpatia de Melissa. SP seria uma linda Miss Brasil também. Mistério mesmo seria um resultado fora dessas 2 candidatas.

Minha modesta opinião: A Miss Brasil NÃO vai a passeio ao Miss Universo. Ela tem potencial e todos os predicados pra brilhar, exceto altura. Então, porque não enaltecer os "n" pontos a favor ( e são muitos ) e parar de martelar negativamente apenas no único ponto fraco dela? Oh, povo... Minha candidata sempre foi SP, mas não desmereço jamais a vitória da Miss CE, porque ela brilhou o concurso de ponta a ponta. Pessoalmente ela é puro brilho, energia, é linda e se transforma numa gigante na passarela.

A MISS BRASIL ME REPRESENTA COMO BRASILEIRO NO MISS UNIVERSO.
Bravo!

Wellington Ferraz
Recife-PE

Anônimo disse...

Depoimento de Rhayanne Nery, Miss Pernambuco 2014, via Facebook
----------------

Enfim, termina o miss Brasil. A sensação é de alegria, pela consciência de que fui exatamente o melhor que pude ser, pelas pessoas maravilhosas que conheci, mas também de vazio, de questionamentos e de incertezas.

Saio do concurso sem saber quais os reais critérios utilizados pelo juri técnico durante a avaliação das candidatas por todo o confinamento. Apesar do rosto e da voz de menina, meu senso critico é de mulher. Não fico triste pela minha não classificação. Sei de todo o meu esforço pra consegui-la. Fico triste por ver escolhas equivocadas, por ver meninas que se esforçaram o concurso inteiro perderem a oportunidade para outras que, sinceramente, não a merecia pela falta de empenho. Também não entendo o porque da divulgação da escolha do TOP 15 pelo juri técnico, quando na verdade esse foi responsável pela escolha do TOP 15, 10 e 5.

Ao menos, a vitória de Melissa foi merecida. Ela manteve-se focada desde o começo e isso era perceptível. Torço por todo o seu sucesso, sempre.
E agradeço infinitamente pela torcida de todos, especialmente pelo empenho, acompanhamento e amor da minha coordenação MUNICIPAL, que não me deixou sozinha nem por um segundo, sempre me apoiando e acreditando em mim.

Obrigada, minha gente. Como humana que sou, ainda estou tristonha, mas feliz com a minha atuação. Ainda que seja assim, peço desculpas ao meu Estado. Não foi dessa vez. Certas coisas fogem do meu alcance e dos que tem realmente amor e comprometimento pelo mundo miss.

------------------

Anônimo disse...

Fico feliz pelo CE, que merece um título, pois é um Estado que valoriza o MB, como SP, RS e AM. Minha MB era GO, juntava-se a ela (mais abaixo), RS, SC e CE em 4° lugar. Minha preocupação é, de fato, a altura. Não achei injusto, pois quem está diante delas vê melhor.

Geralmente,minhas candidatas preferidas não ganham, mas não achei nenhum resultado absurdo há muito tempo. Prefiro a MB14 no estilo de La Bolkan, mais natural, mas em concurso de beleza o que vale é maquiagem; dessa forma, lembra muito Débora Lyra, mas melhor. MB10 tinha um rosto de MU,dos mais lindos do MB, mas sua passarela não era tão empática quanto de Melissa.

Na entrevista, CE e GO foram as únicas que responderam coisa com coisa, e bem. Notadamente,Miss CE,mostrou-se mais interessada no concurso,pois foi a única que curtiu,de fato,no estilo MU.

Foi a 3ª vitória do CE,mas a única que me agradou,sinceramente. As vices de Mª Emília (nariz adunco) eram mais bonitas e Flávia Cavalcante naquela época fazia o estilo que procuravam.

Abraços,Japão.

Anônimo disse...

Alô, Daslan,

sempre achei a Miss Ceará bastante competitiva, desde quando vi suas fotos do dia em que foi eleita a mais bela cearense, postadas no missesnapassarela.blogspot.com.br, do cearense Evandro Silva. Ela não pode ser considerada uma mulher lindíssima, mas tem carisma, segurança, boa passarela, linhas harmoniosas e outros atributos.

Seu tipo lembra um pouco a Miss Universo de 1991, a mexicana Lupita Jones, principalmente quando usa o cabelo preso, conforme apareceu numa matéria do programa Café com Jornal, na BAND.

Não me atrevo a dizer que ela será eleita Miss Universo. mas tudo é possível de acontecer no Reino de Donald Trump, até porque as últimas misses Universo eleitas sob o seu comando deixaram muito a desejar no quesito beleza facial.

Quanto aos comentários preconceituosos postados nas redes sociais, contestando o resultado, vou evocar o grande escritor e dramaturgo Nélson Rodrigues, ao afirmar que "toda unanimidade é burra".

E se nem Jesus Cristo agradou a todos, tanto é que foi crucificado, não seria a nova Miss Brasil a conseguir essa façanha. Então, é torcer e desejar boa sorte a Melissa Gurgel.

Muciolo Ferreira do Recife

Anônimo disse...

É bom lembrar algumas Miss Universo com menos de 1,70m de altura:

Olívia Culpo (2012)-1,66m
Mona Grudt (1990)-1,68m
Janelle Commissiong (1977)-1,65m
Maria Margarita Moran (1973)-1,68m Glória Maria Diaz (1969)-1,65m
Ieda Maria Vargas (1963)-1,68m.

A cearense Melissa Gurgel pode trazer a coroa de Miss Universo 2014 para o Brasil!

Carlos G.Silva

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Mensagem de Fernanda Leme, Miss São Paulo, segunda colocada no Miss Brasil 2014, postada em seu Facebook nesta data, 02/10/2014.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Hoje eu acordei mais Fernanda.....só quem esta ali de mãos dadas esperando o resultado de um sonho tão almejado sabe o sentimento que nos toma ao ouvir o anúncio de outro estado que não o que você defendia com tanto amor e carinho, foi necessário um tempo para compreender que ali o que procuravam era uma beleza e beleza será sempre subjetiva, sem falar que o nosso país esta repleto de belas mulheres assim como as 26 que como eu concorriam ao Miss Brasil desse ano.

O Miss Brasil é uma experiência única e impossível de ser esquecida só quem vive essa experiência sabe a alegria e a dor de viver essa emoção. Quero aqui manisfestar minha gratidão a todos aqueles que se envolveram na minha participação, que abraçaram esse ideal como seu próprio ideal. A minha família todo o meu amor, a TV Clube Band todo o meu carinho pelo apoio em todos os momentos, ao Ribeirão Shopping tão importante nessa jornada, a Enter Band pela confiança e credibilidade depositada em mim.

Aos meus amigos que viveram essa fase ao meu lado, a todos os missólogos que me incentivaram a permanecer forte, aos fãs e admiradores de concursos. Ao meu coordenador Eder Inácio que me ensinou a ser a miss que sou hoje. Com muitas paciência, amor e carinho cuidou de mim. Não tenho palavras para te agradecer meu amigo. Você é muito especial para mim

E por último e não menos importante a todas as meninas que estiveram por 12 dias comigo compartilhando do mesmo sonho, as mesmas dores, calos e bolhas e também a alegria de viver essa experiência que foi bárbara, é incrível conhecer tantas culturas, biotipos, personalidades e vidas tão diferentes em uma oportunidade ímpar e inesquecível....o título de Miss Brasil não foi possível mas eu continuo sendo a Miss São Paulo e vou continuar representando esse estado que tanto amo com a mesma garra e profissionalismo de antes porque o Miss Brasil acabou mas os compromissos como Miss São Paulo não.

Na oportunidade desejo sucesso a nova Miss Brasil eleita, que você possa representar a beleza da mulher brasileira e carimbar o nosso país como potência no Miss Universo como vem fazendo as nossas últimas Misses Brasil.

Um beijo a todos vocês.