*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 3 de janeiro de 2015

NA ESQUINA DA VIDA

NA ESQUINA DA VIDA – E lá se vai o segundo dia de 2015 envolvido em cinza. A sexta-feira pernambucana de Timbaúba, nublada e chuvosa, acentuou o clima de melancolia que dominou o dia. **** “Um ano que termina é uma pedra jogada para o fundo da cisterna das idades e que cai com ressonância de adeus”, disse um dia o escritor belga Firmin van den Bosch (1864-1949). ***** Um homem dobra a esquina com uma criança. Segura em seus braços, ela não tem noção alguma dos mistérios da vida e da morte. Contemplo a cena e, apesar da minha fé em Deus, assusto-me um pouco diante das interrogações que me aguardam na próxima esquina, na próxima rua, na próxima hora... Fecho os olhos e em silêncio declamo o meu Salmo preferido, "Este é o dia que o Senhor fez; regozigemo-nos e alegremo-nos nele." - Daslan Melo Lima. Timbaúba, PE, na noite de 02/01/2015.

*****

Ritmo desacelerado. Janeiro e parte de Fevereiro são sinônimos de Férias para PASSARELA CULTURAL. Durante esse período, a condução das postagens será diferenciada. Este blog voltará ao normal depois do carnaval.

*****

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO, 
Um réveillon para recordar

Marcos e Matilde Vasconcelos com a filha Fabiana Barbosa de Andrade Lima Vasconcelos, o genro Rosemberg de Andrade Lima Vasconcelos e os netos  Marcos Antonio e Dudu Vasconcelos.
--------- 
Adriana Brandão Morais Cavalcanti, Antônio Fernando e filhos.
----------
Alana, Ilko Corrêa Araújo e Ivanise Cavalcanti
----------

Dido Borges, da sociedade de São Vicente Férrer, PE, ladeado pela esposa Cristina e a filha Bruna Borges, de mil e um admiradores em Timbaúba, no Réveillon Premium, em João Pessoa, PB, no Solar Tambaú. (Coluna de Abelardo Jurema, Correio da Paraíba, 03/01/2015).
----------
Nadira Albuquerque
----------
Moema Brandão e Julierme Barbosa
----------
Clarice, a matriarca da família Ribeiro e sete de suas descendentes
----------
Em Ferreiros, PE, família Pontes, Adilson Junior, Abraão Pontes,  Edileuza (Leila) e Adilson Dias Pontes.
----------
Polyne, Paula e Anielly Albuquerque, beleza em dose tripla diante do mar.
----------
Na casa de Dornélio e Rita Gomes, Jaboatão dos Guararapes 
----------
A ÚLTIMA VEZ QUE VI PARIS - Há um filme com o título desta crônica, assim como uma canção de Jerome Kern, gravada em português por Agostinho dos Santos. Nesta época do ano, tenho a ilusão de que Paris está bem ali, pois da minha rua vejo a antena da Rádio Nova Timbaúba FM feericamente iluminada. Conhecer a capital francesa e a Torre Eiffel é um dos meus sonhos de consumo, mas enquanto isso não acontece, o menino que um dia eu fui está feliz com a paisagem que vê da minha rua. A última vez que vi Paris faz apenas dois minutos. – Daslan Melo Lima, em Timbaúba, PE, na antepenúltima madrugada de 2014, ouvindo Agostinho dos Santos, http://www.youtube.com/watch?v=w-GhBTsfRYA#t=51


*****

SESSÃO NOSTALGIA
Hamilton, Di Paula e Fátima, 
os legados de três missólogos


      Eles tinham em comum uma paixão, Misses, paixão essa que também faz parte da minha caminhada, e partiram para uma nova missão em outra dimensão no ano que recentemente se foi, para sempre se foi.

     

Hamilton Mota Mendes, advogado carioca,  era uma pessoa espiritualizada e jamais esquecerei o texto que ele me enviou no  dia 04/06/2013, a respeito da Sessão Nostalgia em homenagem póstuma a Kátia Celestina Moretto, Miss Brasil 1976, falecida em 29/04 /2013: 

Bom dia Daslan,
Fiquei emocionado com sua matéria em homenagem a saudosa Kátia. Não somos imortais e um dia partimos para outra esfera. O que a Kátia deixou foi amor, beleza, solidariedade e humildade. Leio sempre o Passarela e envio votos de muito sucesso para vc e sua Timbaúba querida.
Acho que educação e sensibilidade estão fazendo falta no mundo atual. Com tantas notícias ruins, é um bálsamo ler sua página. Abraços.
Hamilton.
      Hamilton foi focalizado na Sessão Nostalgia de 08/02/2014,
----------  
 

Waldeilton Costa de Paula, o Di Paula, artista baiano de grande talento, teve uma trajetória brilhante em várias atividades culturais, além de ter vestido inúmeras misses e criado fantasias para o bloco carnavalesco As Muquiranas, composto em sua maioria por militares vestidos de mulheres. Na imagem acima, Di Paula ao lado de  Vanessa Blumenfeld Magalhães, Miss Bahia e vice-Miss Brasil 1988. 

     Di Paula foi o destaque da Sessão Nostalgia de 15/02/2014, http://passarelacultural.blogspot.com.br/2014/02/sessao-nostalgia_15.html
----------
Fátima Gomes, pernambucana de Olinda, simples e humilde, não hesitava em correr atrás de patrocínio para as misses a quem dava apoio. Com perseverança e determinação, procurava salões de beleza, boutiques, clínicas de estética, etc., e não descansava enquanto não garantia a participação da jovem no concurso Miss Pernambuco. 
      Fátima Gomes foi homenageada  na Sessão Nostalgia de 08/11/2014,  
----------

      Muita Paz para vocês, Hamilton, Di Paula e Fátima Gomes. Onde vocês se encontram, os cenários, os palcos  e as passarelas são outros, mas não será difícil encontrar mil Misses em busca de uma coroa diferente, revestida de outro valor, outro brilho e outra  luz, a verdadeira luz.
_______


P.S.: Djanir Pinheiro Landim, guia turístico cearense, ex-rei momo do carnaval de Fortaleza, também se foi no ano passado, vítima de latrocínio, no dia 14 de março.  Na foto ao lado, feita em agosto de 2008, Djanir está acompanhado de Emília Corrêa Lima, Miss Ceará, Miss Brasil, semifinalista no Miss Universo 1955.  (Foto: Paulo Tadeu D'Agostini/ missesemmanchete.blogspot.com.br/2008/08/foto-do-fato.html) ***** O autor do crime foi condenado a 20 anos de prisão, http://diariodocariri.com/noticias/barbalha/51079/ce-acusado-de-matar-agente-de-viagens-e-condenado-a-20-anos-de-prisao.htm

***** 

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece que foi ontem que "Val", filho do coração de Matilde e Marcos, na época fazendo pós-graduação em literatura (se não me falha a memoria)e que trabalhava comigo na Prefeitura Municipal, chegava na segunda-feira e comentava: "ontem Dudu não me deixou estudar, logo cedo bateu na porta do meu quarto me chamando para jogar bola kk, não tem jeito, a maneira como ele me pede me desarma e não tenho como dizer NÃO... Hoje "Val" é professor universitario, tem dois filhos lindos; e DUDU ... prestou vestibular para Engenharia Aeronautica pela Universidade do Arizona - EUA e foi aprovado !! Na época "Val" também comentava que tanto DUDU como seu irmão Marcos Neto eram muito inteligentes,adoravam calculos, porém DUDU era apimentado e adorava brincar ... já Marcos Neto era mais comportado, centrado, não aperriava tanto ele e sempre entendia "sua hora de estudar". O tempo passou e hoje, ao abrir o Jornal do Comercio vejo a manchete que DUDU vai estudar nos EUA ! Parabéns Fabiana, Rosemberg, Matilde, Marcos, Marcos Neto, Val e DUDU pela Grande Vitoria,que DEUS ilumine seu caminho na grande batalha que estar por vir. Um beijo bem grande da sua grande admiradora, Ana Lygia

NELSON RAMOS JUNIOR disse...

Olá Daslan!
Conheci seu blogue há alguns dias e gostei muito da pluralidade temática das postagens.
Eu tenho um blogue específico sobre o Mundo Miss.
É o http://belezaspaulistas.blogspot.com.br

Abração!