*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 25 de agosto de 2018

MEMÓRIAS DE SÃO JOSÉ DA LAJE - A posse dos imortais do Instituto Histórico, Artístico e Cultural Lajense

22 de agosto de 2018, 
uma data que a história de São José da Laje vai guardar

Dezenove personalidades assumiram o compromisso de defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural de São José da Laje. Desde sua criação, a instituição, que é a primeiro de sua natureza no interior alagoano,  realizou duas mostras de cultura. 
----------
Os dezenove imortais (patronos, sócios efetivos do Instituto Histórico, Artístico e Cultural Lajense) posaram com alguns componentes da mesa. 
---------

Instituto Lajense dá posse aos seus Patronos


          O Instituto Histórico, Artístico e Cultural Lajense empossou oficialmente seus patronos. A solenidade, que reuniu uma média de duzentas pessoas,  no antigo Ginásio São José, aconteceu na noite do dia 22 e  contou com a presença do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, professor Jayme Lustosa de Altavila.
          “O Instituto Lajense é um resgate e, ao mesmo tempo, um movimento em favor da memória, da cultura e da arte de São José da Laje”. - Ronaldo de Andrade, presidente da instituição, fundada em 22 de agosto de 2015. 
         Tudo começou às 20 horas com a apresentação de um vídeo sobre o Instituto. Depois tivemos a apresentação da cantora lírica Elvira Rabelo e do violoncelista Marx Carvalho, com músicas clássicas do cancioneiro alagoano. Fizeram parte da mesa: professor Ronaldo de Andrade Silva, Presidente do Instituto Histórico, Artístico e Cultural Lajense; professora Maria Angélica Lyra, Secretária Perpétua do  Instituto Lajense;  Doutor Jayme Lustosa de Altavilla, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – IHGAL; professor Dr. Álvaro Queiroz, segundo Secretário do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas-IHGAL; Dr. Jerciton Correia da Silva Freitas Júnior, Vice-Prefeito; Presidente da Câmara de Vereadores Marcos Andrade; e o Juiz de Direito José Alberto Ramos                                                                                                                                                                     

                                                 ----------

Os dezenove imortais do Instituto Histórico, Artístico e Cultural Lajense
Capa e contracapa do impresso contendo as fotos e dados biográficos dos sócios efetivos. 
         Relação dos imortais, 
por ordem das cadeiras que assumiram: 

1-Ronaldo de Andrade Silva, ator e escritor. Mestre em Artes-Teatro pela Escola de Comunicação e Artes-ECA, da Universidade de São Paulo-USP; 
2-Eliane Albuquerque de Aquino, jornalista e bacharela em Direito, graduada pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió-CESMAC. Editora geral da revista Painel Alagoas;
3-Jacineide Maia, graduada em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió-CESMAC;.
4-Maria Angélica Lyra, licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL; 
5-Roberto Flávio de Andrade Silva, técnico em Agropecuária pela Escola Agro Técnica Federal Floriano Peixoto de Satuba, AL; 
6-Maria do Socorro Lyra Teixeira, graduada em Pedagogia com Especialização em Tecnologia Educacional pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió-CESMAC
7-Quitério Matias da Silva, graduado em Ciências Contábeis pelo CESMAC
8-Maria do Carmo Gomes Martins (Lili), Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL; 
9-Luiz Tarcísio Gomes Martins, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL
10-Juliano Matias de Brito, graduado em Pedagogia pela UFAL. 
11-Claudionor de Brito, Técnico Profissionalizado em Contabilidade pelo Ginásio São Jose (CENEC), de São José da Laje, AL; 
12-Joselito Balbino da Silva, graduado em Tecnologia em Gestão Financeira pela Faculdade de Tecnologia de Alagoas-FAT
13-José Benigno Pino Lyra, graduadio em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV-MG,
14-Marco Aurélio Montenegro Pino; Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas Barros Melo-AESO (Olinda,PE). Licenciado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga-FAI (São Paulo-SP). 
15-Antônio Lopes da Silva Neto, graduado em Licenciatura Plena no curso de Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL.
16-Daslan Melo Lima, Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, funcionário aposentado do BNB-Bano do Nordeste do Brasil, poeta e escritor;
17-Roger Fabiani Oliveira Cavalcante, Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas-UFAl
18-Regina Maria Pereira de Souza, bacharela em Psicologia com Especialização em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar pelo CESMAC. Graduada em Administração pela Faculdade de Alagoas-FAL;
19-José Marivaldo Moura Coutinho, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Professor dos cursos de Engenharia e Economia da UFAL. 
----------
Detalhe - Todos os imortais nasceram em São José da Laje, exceto: Maria Angélica Lyra, natural de Maceió; Roger Fabiani, também nascido na  capital alagoana; e José Marivaldo, natural de Atalaia, AL. Os três, no entanto, estão radicados em solo lajense desde a mais tenra infância. 
----------

Eu e a grande noite do 
Instituto Histórico, Artístico e Cultural Lajense 
IMORTAL - Eu, Daslan Melo Lima, Patrono da Cadeira nº 16 do Instituto Histórico, Artístico e Cultural Lajense. Assinando o termo de posse diante do presidente Ronaldo de Andrade

COMENDADOR - Eu, Daslan Melo Lima, recebendo o colar que ostenta a Comenda José Vicente de Lima e São José, a mais alta honraria de São José da Laje. ***** Atrás, Antonio Lopes da Silva Neto e Ronaldo de Andrade.


----------
COMENDA José Vicente de Lima (fundador da cidade)  e São José (padroeiro). 
DIPLOMA - Eu, Daslan Melo Lima, com o diploma de sócio efetivo do Instituto Histórico, Artístico e Cultural Lajense. Ao fundo, Claudionor de Brito e Roger Fabiani.
Entre as bandeiras de São José da Laje e Alagoas.
----------

Os imortais também choram


Meu corpo físico é mortal, mas minha alma é imortal.  A emoção tomou conta de mim durante as execuções dos Hinos do Brasil,  da Independência,  de Alagoas  (parte do trecho abaixo)  e de São José da Laje. 

Alagoas, Estrela radiosa,
 Que refulge ao sorrir das manhãs,
Da República és filha donosa,
Maga Estrela entre estrelas irmãs.
A alma pulcra de nossos avós,
 Como bênção de amor e de paz,
Hoje, paira, a fulgir, sobre nós, 
E maiores, mais fortes nos faz.

 Tu, liberdade formosa,
 Gloriosa hosana entoas:
 – Salve, ó terra vitoriosa,
 – Glória à terra de Alagoas!

   
---------
Eu e Lysette Lyra


A satisfação de conhecer uma das grandes damas da sociedade alagoana, Lysette Lyra, escritora, membro de três importantes instituições: Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Academia Maceioense de Letras e Academia Alagoana de Letras. Ela veio de Maceió especialmente para prestigiar a solenidade de posse dos primeiros sócio efetivos do Instituto Histórico, Artístico e Cultural Lajense. 
 ----------


      
         Meu coração está dividido entre duas "princesas": São José da Laje, Alagoas, a "Princesa das Fronteiras", minha terra natal, e Timbaúba, Pernambuco, a "Princesa Serrana", minha terra adotiva.
         Grato a Deus, compartilho a emoção pela honraria recebida com meus amigos, amigas, familiares, antepassados e às pedras do Rio Canhoto, testemunhas silenciosas dos meus sonhos e fantasias de garoto. 
       Sou um menino grande, interagindo na estação planeta Terra, aprendiz do tempo, aprendendo a espalhar sentimentos ao vento.  
               E quanto ao choro, "maiores e mais fortes nos faz."

*****
Crédito das fotos 
Emerson Alves
-----------------
Vídeo produzido por Sérgio Roberto Gomes Martins
---------------
Hino de Alagoas

---------------




5 comentários:

Anônimo disse...



Parabéns, Daslan, pelo reconhecimento ao menino filho de São José da Lage que cresceu, rompeu todas as barreiras das adversidades até se tornar imortal.

um forte abraço,

muciolo ferreira

DASLAN MELO LIMA disse...

Olá, Muciolo, foi muita emoção.
Guardarei para sempre as emoções vividas na noite de 22 de agosto de 2018.
Um abraço.
Daslan Melo Lima

Unknown disse...

Fico lisogeado em poder ter contribuído para esse evento.

Anônimo disse...

Daslan,

Quanta emoção!
Quanta honra!
Quanto orgulho!
Você é merecedor!
Sua emoção chegou aqui em Sorocaba!!!!
Você é um filho ilustre de São José da Laje!
Meus parabéns pela honraria!
Edi Corrêa Leite

Unknown disse...

E o menino que foi ontem
Para sempre no homem agora
E As pedras do Rio Canhoto
Banhadas no choro de outrora
São memórias dum passado
De um poeta imortalizado
No menino que agora chora.