*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Irmãs Franciscanas de Maristella da Província de Santa Cruz e Escola Santa Maria, Jubileu dos 80 anos

----------
A edição especial da revista TIMBAÚBA EM FOCO, focalizando o Jubileu dos 80 anos das Irmãs Franciscanas de Maristella da Província de Santa Cruz e Escola Santa Maria, poderá ser conferida, na íntegra, através deste link:  


----------

Santa Maria, Estrela do Mar, Presente! Presente!

>>>>> As Irmãs Franciscanas de Maristella da Província de Santa Cruz celebraram no domingo, 22 de julho, oitenta anos de Missão no Brasil.


        Impossível imaginar que um dos eventos socioculturais mais importantes dos últimos anos na região remeteu ao longínquo ano de 1258, em Augsburg, Alemanha, quando a senhora Canione e suas duas filhas fizeram da residência uma comunidade para servir aos necessitados, a Comunidade da Estrela. Doze anos depois, nascia um convento e cinquenta e sete anos após, a Comunidade da Estrela já era uma grande família franciscana.
      Falando assim, algum leitor ou leitora pode imaginar que toda esta trajetória transcorreu   serena, até aquele abençoado 02 de julho de 1938, quando chegou ao Brasil, mas precisamente ao solo de Timbaúba, o primeiro grupo de Irmãs Franciscanas de Maristella da Província de Santa Cruz, onde as religiosas fundaram o Colégio Santa Maria. A Comunidade da Estrela conheceu tempos difíceis: fome, desespero e o horror de duas guerras mundiais.
         Santa Maria, Santa Maria 
Sempre estarás
Em nosso coração
A nossa constante é te seguir
Maria, Estrela do mar.  

      No amplo espaço do pátio do educandário, ao som do hino da escola, as emoções tomaram conta das centenas de pessoas.  Eu acho até que, em silêncio, ao lerem a oração do mural, todos gritavam:  PRESENTE! “As estrelas brilham alegres, cada uma em seu lugar. Deus as chama e elas respondem: PRESENTE! ”   
--------------------
 - Daslan Melo Lima
----------

Pela 5ª Sinfonia de Beethoven



         Faltei à aula naquele inverno alagoano de São José da Laje. Por isso, deixei de ser fotografado no Grupo Escolar Carlos Lyra, com a farda do curso primário, ao lado de uma pilha de livros e de um globo terrestre. Parte dos meus colegas tinham, e eu não, uma recordação escolar inesquecível.
         No domingo, 22, na festa dos 80 anos da Escola Santa Maria, o menino que um dia eu fui ficou extasiado diante do cenário que evocava a foto escolar que nunca tive. De alma leve, feliz, deixei-me fotografar, certo de que o destino acabava de preencher uma lacuna da minha vida.


     Mas foi no mesmo domingo, diante de um piano, que administrei a frustração de nada saber tocar: flauta, pandeiro, violino, violão... "Sente e tente tocar a 5ª Sinfonia de Beethoven", insistiu uma voz interior.  Obedeci, certo de que não produziria nenhum som pelas minhas mãos, talvez uma crônica amenizando ilusões.
-------------------
 - Daslan Melo Lima
-----------



TÚNEL DO TEMPO -  As irmãs Fernandinha e Gisa estudaram na Escola Santa Maria. Viram os filhos e os netos estudarem, e hoje testemunham os bisnetos beberem conhecimentos no mesmo educandário. Diante do velho piano, recordam as aulas dadas pelas professoras Neves, Madre Helmfrieda Loibl e Dulce Rodrigues
     Adriana Brandão Morais Cavalcanti, sobrinha-neta de ambas, confessa“Fiquei emocionada ao ver esse piano, um turbilhão de emoção veio a minha mente. Tinha aula de piano com nossa inesquecível Dona Dulce. Mulher inteligentíssima, sempre impecável, elegantérrima e superexigente. Aprendi muito com ela.” 
*****

Um comentário:

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Comentário de Ana Gloria Araujo, nutricionista timbaubense radicada há anos no Recife
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Sou ex-aluna da Escola Santa Maria. Mamãe, também ex-aluna, com certeza, na Espiritualidade respondeu:PRESENTE!

Conhecemos duas Irmãs Beneditinas: a alemã Bertgund e a brasileira Visitatio, que acolheram as Irmãs Alemães Franciscanas, a pedido do Bispo, na Academia Santa Gertrudes (Olinda -PE) e ensinaram seis meses elas falarem a língua portuguesa, antes da sua chegada em Timbaúba. Inclusive a didática do ensino brasileiro e todas as estruturas brasileiras.

Para mim seriam muitas recordações da minha infância e adolescência nesse grandioso acontecimento. Papai e mamãe ajudaram muito as irmãs alemães concedendo passe livre no transporte entre Timbaúba e Recife. Toda semana papai trazia para o Colégio Santa Maria (como chamávamos na época) as partículas da celebração da Missa.

Todas as Irmãs alemães tinham o maior carinho e atenção por papai e mamãe. Madre Raimunda organizava as excursões das concluintes na empresa de ônibus de papai (Rodoviária Monteiro). Temos fotos das professorandas em Taquaritinga do Norte, 1948.

Atenciosamente,

Ana Gloria.