*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 25 de agosto de 2018

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"


O essencial 


          Na praça que homenageia um ícone nordestino, Padre Cícero, uma Ceiba glaziovii, nome científico da "barriguda", dá um show de beleza e fotogenia nesta época do ano, quando suas flores bailam ao vento. 
      Parecida com um "baobá", a árvore personagem do livro "O Pequeno Príncipe", a "barriguda" da terra onde nasci me leva a mergulhar em uma citação famosa de Antoine de Saint-Exupèry: "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos." 
----------
Daslan Melo Lima, em São José da Laje, Alagoas, 23/08/2018
---------


Minha vida de vaqueiro

          "Assim que seu tio descer e entrar na casa do seu avô, suba rápido no cavalo e vá ganhar o mundo como vaqueiro", soprou no meu ouvido de menino a voz de um anjo travesso invisível. Obedeci e logo me arrependi. Quando o animal deu o primeiro passo, tremi de medo e pedi socorro. O tio Luiz fez uma advertência e ali começava e terminava minha vida de vaqueiro. 


            Anteontem, a mesma voz ordenou que eu subisse num cavalo artificial. Obedeci na ilusão de que meu saudoso tio viria ao meu encontro. Depois que lhe pedisse perdão, envolvido em seu abraço, eu administraria mais uma emoção inacabada. 
----------
Daslan Melo Lima, em São José da Laje, Alagoas, 22/08/2018
----------



Terra da Passagem, só sentimento

          Como já não há mais trens indo e vindo de Maceió para o Recife, e do Recife para Maceió, permito-me sentar na estrada de ferro que passa na antiga Rua das Laranjeiras. 
          "Terra da Passagem", eis o que leio no muro, ao primeiro olhar, ignorando que duas letras dão outro sentido à pichação. Passagem, nome do bairro e da rua transversal onde morei, Rua Passagem de Maceió, gravado também em meu coração. 
         Enquanto isto, o vento espalha ao meu redor um texto da poetisa Adélia Prado. "Um trem de ferro é uma coisa mecânica, mas atravessa a noite, a madrugada, o dia, atravessou minha vida, virou só sentimento."
----------
Daslan Melo Lima, em São José da Laje, Alagoas, 23/08/2018

*****

Nenhum comentário: