a *****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ EM PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 641, referente ao período de 15 a 21 de outubro de 2017. ***** Editor: Daslan Melo Lima ***** Timbaúba, Pernambuco, Brasil ***** Telefone: (81) 9.9612-0904 (Tim). ***** WhatsApp: +55 81 9.9612.0904 ***** E-mail: daslan@terra.com.br

sábado, 31 de maio de 2008

SESSÃO NOSTALGIA - Ana Maria Costa Caldas, Miss Pernambuco, a história do 4º lugar no Miss Brasil 1964

Daslan Melo Lima


Ana Maria Costa Caldas, Miss PE 1964 - Foto: revista Fatos & Fotos

        A propósito da classificação de Ana Maria Costa Caldas, Miss Pernambuco, em quarto lugar, no Miss Brasil 1964, recebi um e-mail do jornalista Mucíolo Ferreira, onde ele diz:
O que os jornais quiseram realmente dizer ao afirmarem que "O público estranhou a ausência da Miss Pernambuco...", quando este mesmo público - conforme as revistas - aplaudiu as três primeiras colocadas? Das duas, uma: o repórter que escreveu a matéria não soube reproduzir corretamente a reação do público ou não teve inteligência suficiente para interpretar a decepção da platéia com o quarto lugar conferido a pernambucana Ana Maria Costa. Qual é a sua opinião?
      Vou esclarecer o assunto, com base nas revistas da época. Ubiratan de Lemos escreveu em O CRUZEIRO, de 08/08/1964:




Ana Maria Costa Caldas, Miss Pernambuco 1964. 
Fotos: Indalécio Wanderley, O Cruzeiro, 08/08/1964. 


MISS PERNAMBUCO - BONITA DE CORPO INTEIRO - Para os pernambucanos que a conheciam e estavam acostumados a vê-la como recepcionista da VASP, em Recife, a colocação de Ana Maria Caldas entre as finalistas do Concurso Miss Brasil 1964 não foi surpresa. Mas, para a grande parte do imenso público que se encontrava no Maracanãzinho na noite da eleição,a colocação de Ana Maria em 4ºlugar foi uma grande e desagradável surpresa.Porque a queria em 2 º lugar. E por isso houve vaias no Júri quando foi anunciada a decisão.
Ana Maria Caldas, cujas proporções, traduzidas em números, deram um cálculo perfeito de beleza, é morena doce, recatada, do tipo ingenuidade. Não tem namorado. Gosta do azul, de piscina, de livros simples. No Concurso, tinha uma candidata para Miss Brasil nº. 1: a mulata Vera Lúcia, de quem foi a maior fã. É Carioca da Tijuca, mas, desde os 3 meses de idade,vive em Recife, onde aprendeu a gostar de frevo,que ela dança com corpo,sangue e alma de pernambucana.

-----

      A revista MANCHETE escreveu que na noite do concurso Ana Maria estava com uma “intensa erupção alérgica no rosto – nervos?” fato que poderia ter lhe prejudicado, mas leiam o que diz a revista FATOS & FOTOS,de 11/07/1964:

O público não concordou com a colocação de Miss Pernambuco em 4º lugar, vaiando demoradamente os membros do júri, que se basearam nas seguintes razões de ordem técnica para preferir Miss Guanabara:

-Vera Lucia tem mais 2 centímetros de altura do que Ana Maria Caldas, cuja altura – 1,68 – não é a ideal para a passarela de Long Beach.

- Miss Guanabara tem 93 cm de busto, que está mais próximo das medidas da Vênus de Milo, enquanto Miss Pernambuco ultrapassa esse limite com 95 de busto.

- Vera tem 20 de tornozelo e Ana Maria 22, o que representa uma desvantagem para esta última num concurso internacional de beleza.

-----

      Resumindo: hoje, quando lemos algo sobre o concurso Miss Brasil 1964,só se fala no “duelo “ Ângela Vasconcelos X Vera Lúcia. Ninguém comenta o “duelo” Vera Lúcia x Ana Maria. A eleição de Ângela Vasconcelos,Miss Paraná, uma carioca que residia em Curitiba desde os 15 anos de idade,como Miss Brasil 1964, agradou a todos. Segundo FATOS & FOTOS, "50 mil espectadores,no Maracanãzinho,foram unânimes em aplaudir a decisão do júri que consagrou Miss Paraná". Todavia, a segunda colocação dada à bela mulata Vera Lúcia Couto Santos,Miss Guanabara,não agradou. O público queria Ana Maria Costa Caldas,Miss Pernambuco, para o segundo lugar e ela acabou em quarto lugar,conforme expliquei no parágrafo anterior. "O mesmo público que impôs a eleição de Miss Guanabara voltou-se contra ela na decisão final de Miss Brasil", destacou bem FATOS & FOTOS.

-----

      Espero que tenha satisfeito a curiosidade do jornalista Mucíolo Ferreira. E espero que Dona Ana Maria Costa Caldas, hoje residindo em São Paulo, casada, feliz, mãe de duas filhas lindas,leia essa Sessão Nostalgia. Pernambuco jamais esqueceu aquela morena maravilhosa do bairro recifense de Iputinga, a Aninha Carioca”, que quase foi eleita vice-Miss Brasil 1964.

4 comentários:

Raimundo Junior disse...

1964 foi um ano de belas mulheres e realmente deve ter sido muito difícil escolher as três primeiras colocadas. Ângela era estupenda e muito inteligente, olhos muito lindos, com uma personalidade extremamente forte, o que talvez a tenha prejudicado no Miss Universo (aquela história do cabelo e tudo o mais). Vera Lúcia...não há palavras para tanta beleza, uma deusa. Maria Isabel e Ana Maria também mereciam ter ganho, ou ficado em segundo, ambas lindas. Penso Daslan que é muito difícil julgar o resultado deste 1964. Estas quatro eram magníficas, em todos os sentidos.
Abraços!!

mnegocio disse...

Parabéns pelo seu "mundo" virtual.Blogue de excelente qualidade.
Gostaria de convidá-lo a visitar o meu blogue;
http://mnegocio.blog.uol.com.br/
Seja benvindo!
Saudações nordestinas!
Mário Heitor Negócio

Anônimo disse...

lembrei dessa história de erupção cutânea no rosto da pernambucana.Acredito q os dados da F&F sejam reais,pois é exatamente o q diferencia a MB eleita da Vice;além da intelectualidade e personalidade.O q eu sabia era:GUARANÁ!Como já relatei tantas vezes:Guanabara e Paraná(foi o q ouvi mto quando criança). acho,sim q Miss PE merecia o 3° lugar, Vera Lucia,por ser negra,seria novidade o título e não afetaria em nada a disputa do MU,pois era linda.Vera,Miss GB,ficou em 3° no Miss Internacional com duas lindas vencedoras:Filipinas e EEUU(em 2°);tbm merecia vencer.Teu blog é um Big Log!kkkkkk!Abraços, JapãoP.S.:linda a premiação de Özil;lembrando:ele sofre perseguição na mídia amadora q o imputa como gay.Infelizmente,um rapaz tão alegre,craque do futebok e com esse coração imenso...P.S.2:O,tbm,alemão,Michael Schumacher doou às vítimas do tsunami 10 milhões de dólares,na época;coisa q nenhuma nação o fez.http://noticias.uol.com.br/ultnot/2005/01/04/ult33u42486.jhtm.

Sergio Costa disse...

Quando dei de cara, nos bastidores do ensaio, antes do concurso, fiquei boquiaberto com a beleza da Ana Maria, que só mais tarde vim a saber ser a miss Pernambuco. Infelizmente os meus 22 anos de idade na época, bloquearam qualquer iniciativa minha de paquera. Misses, naquela época, eram os alvos dos homens endinheirados ou famosos.