*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 20 de setembro de 2008

SESSÃO NOSTALGIA - Maria da Glória Carvalho e a porta na minha cara

Daslan Melo Lima


PRÓLOGO


      Junho de 1968, Rua José da Bomba, transversal da Estrada dos Remédios, bairro de Afogados, Recife, PE. Televisão era um sonho de consumo proibido para as famílias carentes como a minha, mas eu estava ali, curioso, na calçada de uma vizinha, assistindo ao programa onde um apresentador entrevistava várias candidatas ao título de Miss Guanabara.  Algumas pessoas que estavam ao meu lado na calçada, os chamados televizinhos, falavam alto e não havia condição de ouvir bem os diálogos. Fiquei bem juntinho da janela para ouvir melhor. Fiquei impressionado com uma morena esbelta chamada Maria da Glória Carvalho, Miss Monte Líbano. Ouvi quando o apresentador falou para ela, visivelmente traído pela admiração :
- Você sabia que vai longe ? Eu dou sorte às pessoas.
      De repente, as imagens em preto e branco começaram a chuviscar. A dona da casa ajeitou a antena para lá e pará cá e nada. Os televizinhos exageravam falando alto, a dona da casa perdeu a paciência e de repente PLÁ ! Era o som ensurdecedor da janela, quando a vizinha bateu a porta com toda força na minha cara.
----------


    MARIA DA GLÓRIA CARVALHO,
uma colecionadora de autógrafos foi eleita Miss Guanabara


      Junho de 1968, Maracanãzinho, Rio de Janeiro. Vinte e oito jovens desejavam o título de Miss Guanabara. As preferidas do público eram as Misses Monte Líbano, Radar, Botafogo, Paquetá e Renascença, que fizeram parte do grupo das oito finalistas, ao lado da Miss Telefônica e da Miss Sírio e Libanês. Miss Paquetá impressionou no teste de desembaraço ao afirmar que apreciava o talento de Omar Sharif, o dinheiro de Jorge Guinle, o lirismo de Chico Buarque e a humildade de Pelé.
      Ao ser anunciado o resultado do concurso, os aplausos foram unânimes para a primeira colocada, Maria da Glória Carvalho, Miss Monte Líbano. O púbico estranhou apenas a ausência de Ione Fernandes, Miss Renascença, entre as quatro finalistas, cabendo o segundo lugar a Regina Maria de Carvalho Melo, Miss Radar, e o terceiro a Tânia Drumond, Miss Botafogo.


A nova Miss Guanabara, que era grande colecionadora de autógrafos, agora atende aos colecionadores que a procuram. (Revista Manchete, 06/07/1968).


----------


MARIA DA GLÓRIA CARVALHO,
a segurança e a personalidade garantiram o terceiro lugar no Miss Brasil


      Maracanãzinho, Rio de Janeiro, 29 de junho de 1968. Vinte e cinco jovens desejavam o titulo de Miss Brasil. As Misses mais aplaudidas foram as representantes da Bahia, Minas Gerais, Estado do Rio e Paraná. E a comissão julgadora assim decidiu:
1º Lugar, Martha Maria Cordeiro Vasconcellos - Miss Bahia, representante brasileira no Miss Universo;
2º Lugar, Ângela Carmélia Stecca, Miss Minas Gerias, representante do Brasil no Miss Mundo;
3º Lugar, Maria da Glória Carvalho, Miss Guanabara, representante brasileira no Miss Beleza Internacional;
4º Lugar, Josemary Vasconcelos Corrêa, Miss Estado do Rio;
Semifinalistas: Maria do Pilar Matos Ferro, Miss Brasília; Delzi Captan, Miss Paraná; Evelize Brietzig, Miss Santa Catarina; e Mariluce Facci, Miss São Paulo.
     
Miss Estado do Rio, Josemary Corrêa, é a própria jovialidade. Sua juventude, em forma e espírito, contribuiu muito para a conquista do quarto lugar. O rosto perfeito e a plástica invejável colocaram-na logo entre as favoritas. (...) Maria da Glória considera que havia rostos mais belos do que o seu, mas atribui a colocação em terceiro lugar à segurança e personalidade de que deu provas. (Revista Manchete)


----------

MARIA DA GLÓRIA CARVALHO, 
Miss Beleza Internacional


      Nippon Budokan Hall,Tóquio, Japão, 09 de outubro de 1968. Quarenta e nove jovens desejavam o título de Miss Beleza Internacional. Maria da Glória Carvalho era uma das favoritas. Contra ela, apenas o fato de Martha Vasconcellos ter sido eleita Miss Universo. Isso poderia atrapalhar seus sonhos. Talvez não quisessem que outra brasileira vencesse mais um concurso internacional no mesmo ano. Mas a decisão da comissão julgadora foi quase unânime: Maria da Glória Carvalho foi eleita Miss Beleza Internacional com 12 pontos de vantagem sobre Annika Hemminge, Miss Suécia, segunda colocada.


      Com o primeiro lugar, Maria da Glória Carvalho recebeu 2 milhões de yens e uma coroa de pérolas, brilhantes e platina da Mikymoto. Ganhou muita fama e popularidade no Japão, onde trabalhou quatro anos como modelo e apresentadora de televisão, até que decidiu voltar definitivamente para o Brasil.

Não gostava que a chamassem Maria. Porque Maria todas podem ser, ou até ninguém, tenha o nome que tiver. Por isso, achou interessantíssimo quando, em Tóquio, um locutor anunciou o que imaginava ser seu nome: "Gurória". (José Rodolpho Câmara, revista Manchete, 07/11/1992)


       Maria da Glória Carvalho,  filha de Alberto Carvalho Filho e Célia Carvalho, nasceu no dia 15/08/1950, dia de Nossa Senhora da Glória. Ela foi casada com o empresário Tião Maia e depois com o publicitário Aquiles Limberti de Mora, falecido em 1984, pai do seu filho Carlos Alberto.


----------

EPÍLOGO

      Timbaúba, Pernambuco, 20 de setembro de 2008.  Eu e o silêncio diante do computador formatando esta matéria, resgatando histórias das minhas deusas e exteriorizando para o mundo os meus sentimentos através da Internet.  Quarenta anos depois, televisão já não é mais um sonho de consumo proibido para os garotos carentes como aquele que fui um dia. Em qualquer casebre existe um televisor e os televizinhos fazem parte do passado.
      Daquele top 3 lindo do Miss Brasil 1968, tive aproximação com duas Misses: Martha Vasconcellos e Ângela Stecca. Conversei com Martha Vasconcellos em 2000, na eleição da Miss Pernambuco, ocasião onde ela autografou várias fotos de um álbum de recortes, deu-me um beijo e deixou-se fotografar com simplicidade e tranqüilidade ao meu lado. Ângela Stecca é minha amiga no Orkut e sempre estamos trocando mensagens.
      Falta um contato com Maria da Glória Carvalho. Através do fantástico mundo da Internet, sei que a Miss Beleza Internacional 1968 vai ler esta matéria e espero que poste um comentário, por mais lacônico e simples que seja.
      O menino que fui um dia precisa disso, a fim de compensar de uma vez por todas aquele PLÁ ! O som ensurdecedor da janela, quando a vizinha bateu a porta com toda força na minha cara.

*****

10 comentários:

degas3 disse...

Olá Daslan, desculpe-me invadir seu blog, mas gostaria de entrar em contato com Angela Stecca, participei tb do Miss Minas em 68, peça a ela que me add no orkut, não consigo adicioná-la e nem deixar recado pq não sei o e-mail dela, diga-lhe que no Miss Minas fiquei em 5° lugar e viajamos muito desfilando pelas cidades do interior, sou de Passos-Mg.
Meu perfil no orkut está como 'Sílvia Mendonça Bijouterias Miss Fashion' e o e-mail é degas3@hotmail.com.
Ps.:Estou enviando este recado à todos os amigos dela que vi no Orkut, e aqui pra vc, alguém fará isto pra mim.

Anônimo disse...

Daslan,apenas deixando aqui uma emoção.Estudei com Maria da Glória no Ginásio Orlando Roças e sinto mesmo não encontrá-la mais.Nos vimos acho que em 76/77(pela ultima vez)
Abraços
Márcia Glória

sonia regina disse...

Olá Daslan,

sobre a miss Maria da Gloria Carvalho,
Se nao me engano, li em uma resvista há uns 8 anos atras que ela havia falecido, gostaria de que confirmasse esta noticia
Sonia regina

Antes eu tinha lido que ela estava depressiva, e estava pesando mais 100 kgs, sofria com a obesidade.

DASLAN MELO LIMA disse...

Recado para Sonia Regina:

Tenho o recorte da revista MANCHETE focalizando Maria da Glória Carvalho enfrentando problemas de obesidade, mas a notícia de que ela morreu não procede.

Marcia Bia disse...

Ela foi eleita como uma das mais bonitas de todos os tempos. Pena ter se deprimido.

Christina Bohlin disse...

oi
Talvez você possa me ajudar a entrar em contato com Gloria - Sou um primo que vivem na Suécia desde a infância / / Christina Bohlin

Christina Bohlin disse...

oi
Talvez você possa me ajudar a entrar em contato com Gloria - Sou um primo que vivem na Suécia desde a infância / / Christina Bohlin

kleber moreira lima disse...

Gostaria imensamente de saber noticias de Maria da Gloria Carvalho,nós fomos apaixonados,onde eu fui primeiro namorado dela,o pai dela Alberto Carvalho,veterinario famoso,era amigo de meu pai,e ambos sócios do Iate Clube do Rio de Janeiro.,foi assim que eu a conheci,namoravamos na varanda do I.C.R.J. ou entao eu a visitava na casa dela,Rua Aristides Espinola no Leblon,foi uma delicia nossa relação,bem infantil,ela com 14 e ey com 15 aninhos,depois casei e ela tambem com Tião Maia,viajou para Australia,soube que ela depois voltou separada e que morava na Av.Atlantica no Leme. Agora fiquei viuvo da concorrente dela,tambem do Leblon na Av.Bartolomeu Mitre,mesma rua que morava Daniel Filho da ''TV GLOBO'' primo dela,pois o pai dele Juan Daniel era irmao da mãe dela. Saudades...!!!! Por favor,quem estiver com ela,fala que o Kleber mandou um carinhoso beijo bem abraçado.,e assim como se ela ainda tem o presente que eu lhe dei quando ela completou 15 anos...???? Paz,Amor,Saude,Luz...!!!!

Anônimo disse...

Oi Daslan não sei se você ainda escreve no blog, mas tenho noticias de Maria da Gloria Carvalho estamos escrevendo um lindo conto sobre ela e a mesma hoje vive em uma casa para idosos no Rio de Janeiro - Casa de Repouso Guaratiba. segue meu contato caso seja do seu interesse falar com ela. jucarol23@hotmail.com

Unknown disse...

Anônimo, estou escrevendo hj, 03 de jun de 2020. Desde criança tinha obsessão por concursos de miss, década de 60 até meados dos anos 70. Depois, os concursos mudaram muito. E vencia aquela q fizesse a maior qtde de plásticas. Desisti. Mas, adolescente, me lembro perfeitamente da Maria da Glória Costa Carvalho. O rosto não era de uma beleza sufocante, contudo o corpo belíssimo e a desenvoltura, foram determinantes para a vitória.
Como ela está? Na época lembro q ela fez um belo casamento com o pecuarista Tião Maia.
Abs