*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SESSÃO NOSTALGIA / ESPECIAL - Miss Brasil Latina 2010

Daslan Melo Lima

          O concurso Miss Brasil Latina 2010 foi realizado no dia 24 de novembro de 2009. Local: Buffet Les Anis, Boa Viagem, Recife, Pernambuco. Coordenação: Fernando Bandeira Diniz. Apresentação: Fernando Bandeira Diniz e Cristina Cadaval. Apoio Cultural: Bazar do Cabeleireiro, Cheiro & Arte-Produtos Artesanais, Embelleze-Paixão pela vida, Les Anis, Maison Cristal, Modelar-Estética e Beleza, Portal de Gravatá-Hotel Fazenda, Racco e Recife Praia Hotel.

----------

AS CANDIDATAS


Finalistas
1º Lugar: Miss Bahia Latina, Vanessa Gabriella Marcelino Rocha
2º Lugar: Miss Rio Grande do Norte Latina, Isabela Marinho
3º Lugar: Miss Mato Grosso do Sul Latina, Ingrid Kemp

Miss Distrito Federal Latina, Luísa de Almeida Lopes

Miss Paraná Latina, Dayana Gentilini

Semifinalistas
Miss Alagoas Latina, Renata Ferraresi Costa
Miss Goiás Latina, Luciana Marinho
Miss Pará Latina, Paula Brandão
Miss Paraíba Latina, Camilla Gadelha
Miss Pernambuco Latina, Laís Rodrigues Fiori
Miss Piauí Latina, Vanessa de Vasconcelos
Miss Rio Grande do Sul Latina, Virginia Vettorazzi

Demais concorrentes
Miss Maranhão Latina, Layra Vieira
Miss Mato Grosso Latina, Ítala Paris de Souza
Miss Minas Gerais Latina, Bárbara Oliveira
Miss Rio de Janeiro Latina, Manuela Almeida Camboim
Miss Rondônia Latina, Ana Carla Melo da Cruz
Miss Roraima Latina, Edilânia Albuquerque
Miss São Paulo Latina, Gabriela dos Santos Nogueira
Miss Tocantins Latina, Rafaela Simão

Títulos Especiais

Miss Biquíni: Dayana Gentilini (Paraná)
Miss Elegância: Isabela Marinho (Rio Grande do Norte)
Miss Internet: Luísa Lopes (Distrito Federal)
Miss Personalidade: Virgínia Vetorazzi (Rio Grande do Sul)
Miss Simpatia: Rafaela Simãao (Tocantins)
Melhor Traje Típico: Renata Ferraresi (Alagoas)

----------

O NÍVEL DO CONCURSO


               O nível das concorrentes estava muito bom. Estive próximo de cada uma, conversei com várias delas e visitei os bastidores. Entre tantos rostos lindos, fiquei impressionado com a beleza das misses do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pará, sem falar, obviamente, na grande vencedora da noite Vanessa Rocha, da Bahia . Entre tantos vestidos bonitos, tão bem exibidos pelas garotas, vale a pena um registro para a elegância das representantes do Rio Grande do Sul, Alagoas e Paraná.
       A média de idade das candidatas era de 20 anos. A mais velha era a advogada paraibana Isabella Marinho, 25 anos, semifinalista do Beleza Brasil (Miss Terra Brasil) 2004 e Miss Paraíba 2004. O título de vice está em boas mãos.
        A piauiense Vanessa de Vasconcelos, negra de muita classe e beleza, causou excelente impressão. Ao meu lado, o missólogo Paulo Darce fez uma observação muito oportuna: “A garota do Piauí lembra muito Luiza Maranhão, famosa atriz negra brasileira dos anos 60.”
























































----------

A COMISSÃO JULGADORA


          A comissão julgadora foi presidida pelo colunista social João Alberto, do Diário de Pernambuco, e contou com a presença de várias pessoas, entre elas: Tatiana Marques (cerimonialista), Juliana Santos e Sheila Brol (empresárias), Kiko Selva (chef), Ricardo de Castro (estilista), Fernando Machado (jornalista), Amanda Marques (Beleza Pernambuco 2005), Suzan Regina (Beleza Pernambuco 2009)













          Lizbeth Trujillo Cortes, mexicana, na foto acima ao lado da Miss Brasil Latina 2010, foi a presença internacional da comissão julgadora. Ela foi coordenadora do concurso Miss México de 1977 e 1978 e acompanhou nesses anos o desenrolar do Miss Universo.
            Em 1977, o Miss Universo foi realizado na República Dominicana. A Miss México foi Felicia Mercado Aguado e a Miss Universo foi Janelle Penny Commissiong, de Trinidad Tobago. Em 1978, o Miss Universo foi realizado em Acapulco, México, e a eleita foi Margaret Gardiner, da África do Sul, enquanto Alba Margarita Cervera Lavat, Miss México, classificou-se entre as semifinalistas. Janelle e Margareth tornaram-se amigas de Lizbeth Trujillo Cortes.

----------

DETALHES


             Não houve vendas de ingressos na noite da festa. Os convites foram adquiridos e comercializados previamente. Natália Araújo, Beleza Pernambuco 2004 e vice-Beleza Brasil 2004 (concurso que hoje tem a denominação de Miss Brasil-Terra), atualmente radicada no Paraná, coordenadora do Miss Brasil Latina naquele estado, estava muito bem de preto. Na platéia, um ícone das passarelas pernambucanas dos anos 70 recordava seu tempo de miss e manequim: Julia Katia Araujo de Melo Lopes, semifinalista do Miss Pernambuco 1976.
               As torcidas se manifestavam com muita classe. Os grupos maiores que torciam para as Misses Paraná e Pernambuco não hesitavam em manifestar seu entusiasmo por outras concorrentes, em função do alto nível das garotas.
          Precisei desdobrar-me, a fim de anotar detalhes e clicar fotos para PASSARELA CULTURAL. Estive nos bastidores no momento em que a mãe da Miss Bahia Latina mudava o penteado dela para que retornasse de visual diferente quando fossem anunciadas as finalistas. Quando Vanessa Rocha entrou na passarela com o novo penteado, ninguém teve mais nenhuma dúvida que ela seria a grande vencedora da noite. Maria Helena Dias, visagista e maquiadora, a mãe, e Alfredo Assis Neto, o coordenador, pularam de alegria ao ser anunciado o resultado.
               Na seleção de imagens abaixo, de cima para baixo, da esquerda para a direta: Paulo Darce e Julia Katia; Amanda Marques; Julia Katia e Cristina Cadaval; Natalia Araújo; Alfredo Teixeira e Isabela Marinho; Os pais de Miss Roraima Latina; Alfredo Assis Neto e familiares da Miss Brasil Latina; Tatiana Marques e João Alberto; A vitoriosa da noite e familiares; A vencedora ladeada por seu coordenador e sua mãe; Alfredo Assis Neto e Maria Helena Dias; A mãe da baiana penteando a filha; Sílvio (assessor do concurso), ladeado pela primeira e terceira colocadas e Beto (da coordenação do Miss Pernambuco-Mundo) ao lado de Vanessa Rocha.
















































----------

          Alguém poderá dizer que existem muitos concursos atualmente, além do Miss Brasil-Universo, o mais tradicional de todos: Miss Mundo-Brasil, Miss Brasil-Terra, Miss Brasil-Globo, Miss Brasil-Tourism Queen, Miss Brasil-Top Model, etc. Sim, são vários, cada um com o seu valor e sua visão de encarar as coisas, mas há espaço para outros do nível do Miss Brasil Latina. Vanessa Gabriella Marcelino Rocha poderá em 2010 trazer para o Brasil mais um título de beleza internacional, o Miss América Latina del Mundo, a ser realizado na República Dominicana.
          Em um país de dimensões continentais como o o Brasil, onde há inúmeros "brasis", cada um com suas singularidades e peculiaridades, o Miss Brasil Latina não é simplesmente mais um concurso de beleza. É uma celebração à diversidade cultural muito bem coordenada por Fernando Bandeira Diniz.
        Ao ser anunciado o resultado, todas as concorrentes se abraçaram, sem nenhum traço aparente de descontentamento.
Pedro Neto, coordenador do Miss Brasil Latina nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, disse-me: "Isabela Marinho era uma das mais fortes candidatas e acabou no segundo lugar. No entanto, estamos felizes, porque o Fernando Bandeira faz um trabalho sério e transparente."
        É uma pena que os grandes veículos de comunicação deste imenso país-continente não tenham dado ao Miss Brasil Latina a visibilidade merecida. Quem não compareceu ao Buffet Les Anis na noite recifense de 24 de novembro de 2009 não sabe o que perdeu.

Isabela Marinho, Williana Siqueira (Miss Brasil Latina 2009 e terceira colocada no Miss América Latina del Mundo 2009), Vanessa Rocha e Ingrid Kemp.

*****

2 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário do jornalista Muciolo Ferreira, via e-mail.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Missólogo por vocação e amor à causa, o criador e redator do blog PASSARELA CULTURAL, Daslan Melo Lima, que também exerce a profissão de advogado e é um poeta nato, narrou com precisão a primeira edição nacional do concurso Miss Brasil Latina, realizado recentemente na capital pernambucana. Para quem não compareceu ao evento, particularmente este comentarista, só temos a agradecer ao Daslan pela narrativa do certame cujo texto e fotos do blog nos levaram a sentir como se lá estivéssemos.

Todavia, não poderia deixar de destacar o nome dessa figura fantástica, competente e correta em tudo o que promove: Fernando Bandeira Diniz, pela sua ousadia em conseguir trazer para Pernambuco a franquia nacional do Miss Brasil Latina. Até porque promover concurso de miss num país onde as pessoas perderam o interesse e a mídia torce o nariz, apesar dos dois títulos de Miss Universo, um de Miss Mundo e outro de Miss Beleza Internacional, não é nada fácil bancar um evento deste porte. É preciso ter muito amor e disposição para driblar os obstáculos com a falta de patrocínio.

Mas o Fernando Bandeira Diniz foi corajoso, pois conseguiu realizar uma festa inesquecível, cujos elogios não foram economizados pelo público que lá esteve e por gente que entende do assunto, como os jornalistas João Alberto, Fernando Machado e o próprio Daslan. Sua competência vem desde os anos 70, quando começou a descobrir rostos bonitos e lançá-los na passarela do Miss Pernambuco. Foi assim em 1974, com a jovem Rita de Cássia Dutra, Miss Grupo Jovem e Artístico de Boa Viagem que conquistou o quinto lugar, e dois anos depois com sua musa maior, a então manequim Julia Katia, um ícone das passarelas, além de uma pessoa humana notável.

Meus parabéns ao Fernando Bandeira Diniz e vida longa ao Miss Brasil Latina.

Muciolo Ferreira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Miss Brasil Latina disse...

Prezado Daslan,
Obrigado por suas palavras de carinho. Fazer um concurso com este nível de candidatas realmente não é fácil, mas estamos felizes e cheios de esperança de que ele cresça a cada ano. Agora é hora de avaliar os erros e acertos e lapidá-lo para o que vem pela frente. Um dia, quem sabe o seu desejo se torne realidade e o MissBrasil Latina alcance o lugar de destaque que realmente merece. Abraço forte ! Fernando Bandeira Diniz/Diretor/Miss Brasil Latina