a *****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ EM PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 649, referente ao período de 11 a 17 de dezembro de 2017. ***** Grato por sua atenção.

sábado, 30 de outubro de 2010

SESSÃO NOSTALGIA - IEDA MARIA VARGAS, TRÊS COMERCIAIS DA MISS UNIVERSO 1963

Daslan Melo Lima
PRÓLOGO

          O ano era 1963, o terceiro de uma década mágica que mudou a face do Planeta Terra. Os valores e os costumes eram outros. E desse contexto fez parte a gaúcha Ieda Maria Vargas, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e Miss Universo 1963.
          A propaganda veiculada nas revistas, obviamente, combinava com a cultura da época, com sua dose exata de charme e sutileza.
          Abaixo, três propagandas de produtos que tiveram suas imagens atreladas à Ieda Maria Vargas.
.....
CATALINA, O MAIÔ MAIS FAMOSO DO MUNDO - Miss Universo e sua bagagem de elegância
Propaganda publicada na revista Manchete, 05/10/1963
.....

FIO HELANCA - advinhe o que Miss Universo aguarda para vestir

Propaganda publicada na revista O Cruzeiro, de 05/10/1963
.....
CREME DENTAL GESSY - "Claro que deveria escovar os dentes depois de comer! Mas às vezes não dá..."

Propaganda publicada na revista O Cruzeiro, de 14/12/1963
 .....
EPÍLOGO
          O ano é 2010, o primeiro de uma década onde a preocupação com as causas ambientais é discutida em toda a face do Planeta Terra. Os valores e os costumes são outros. E desse contexto faz parte o menino dos anos 60 que um dia eu fui.
          A propaganda veiculada nas revistas, obviamente, combina com a cultura da época, com sua dose exata de mercantilismo e sensualidade (para não usar o termo vulgaridade, que norteia muitas peças publicitárias). 
           Constantemente, o silêncio e o vento trazem para mim gratas lembranças de outrora, por isso sou um homem que cultiva a nostalgia.  

2 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Muciolo Ferreira, jornalista, Recife-PE, via e-mail
>>>>>>>>>>

Daslan,

se nos dias atuais os concursos de miss tivessem a mesma fama das décadas de 50 e 60, Iêda Maria Vargas seria milionária, porque tudo que ela anunciava vendia. Todavia, as garotas daquela época eram bem nascidas e de famílias classudas, com as de Iêda e de Martha Vasconcellos que não tinham a preocupação com as cifras milionárias que movem a indústria publicitária.

As jovens queriam apenas ganhar notoriedade, participar de eventos filantrópicos, bailes de debutantes. Bem diferente das misses de hoje que são usadas e apresentadas por seus agentes a qualquer pagodeiro, político ou jogador de futebol bem sucedidos. Este grupo sempre é muito bem vindo, principalmente se tiver um gordo cartão de crédito para deixar com elas.

Adorei rever as fotos publicitárias com a nossa ex-Miss Universo em três momentos distintos do seu reinado.

Uma boa semana a todos os leitores da Passarela Cultural.

Muciolo Ferreira
>>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de José Carlos T. de Moura, de São Paulo-SP, via "formulárioPro".
>>>>>>>>>>
A propósito do que disse Muciolo Ferreira, quero acrescentar que Ieda Maria Vargas tinha uma voz maravilhosa, num tom grave e rouco.
Imaginem estes comerciais exibidos na televisão com sua imagem linda e voz ainda mais linda.

Carlos-Sampa
>>>>>>>>>>