*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 30 de outubro de 2010

SESSÃO NOSTALGIA - IEDA MARIA VARGAS, TRÊS COMERCIAIS DA MISS UNIVERSO 1963

Daslan Melo Lima
PRÓLOGO

          O ano era 1963, o terceiro de uma década mágica que mudou a face do Planeta Terra. Os valores e os costumes eram outros. E desse contexto fez parte a gaúcha Ieda Maria Vargas, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e Miss Universo 1963.
          A propaganda veiculada nas revistas, obviamente, combinava com a cultura da época, com sua dose exata de charme e sutileza.
          Abaixo, três propagandas de produtos que tiveram suas imagens atreladas à Ieda Maria Vargas.
.....
CATALINA, O MAIÔ MAIS FAMOSO DO MUNDO - Miss Universo e sua bagagem de elegância
Propaganda publicada na revista Manchete, 05/10/1963
.....

FIO HELANCA - advinhe o que Miss Universo aguarda para vestir

Propaganda publicada na revista O Cruzeiro, de 05/10/1963
.....
CREME DENTAL GESSY - "Claro que deveria escovar os dentes depois de comer! Mas às vezes não dá..."

Propaganda publicada na revista O Cruzeiro, de 14/12/1963
 .....
EPÍLOGO
          O ano é 2010, o primeiro de uma década onde a preocupação com as causas ambientais é discutida em toda a face do Planeta Terra. Os valores e os costumes são outros. E desse contexto faz parte o menino dos anos 60 que um dia eu fui.
          A propaganda veiculada nas revistas, obviamente, combina com a cultura da época, com sua dose exata de mercantilismo e sensualidade (para não usar o termo vulgaridade, que norteia muitas peças publicitárias). 
           Constantemente, o silêncio e o vento trazem para mim gratas lembranças de outrora, por isso sou um homem que cultiva a nostalgia.  

3 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Muciolo Ferreira, jornalista, Recife-PE, via e-mail
>>>>>>>>>>

Daslan,

se nos dias atuais os concursos de miss tivessem a mesma fama das décadas de 50 e 60, Iêda Maria Vargas seria milionária, porque tudo que ela anunciava vendia. Todavia, as garotas daquela época eram bem nascidas e de famílias classudas, com as de Iêda e de Martha Vasconcellos que não tinham a preocupação com as cifras milionárias que movem a indústria publicitária.

As jovens queriam apenas ganhar notoriedade, participar de eventos filantrópicos, bailes de debutantes. Bem diferente das misses de hoje que são usadas e apresentadas por seus agentes a qualquer pagodeiro, político ou jogador de futebol bem sucedidos. Este grupo sempre é muito bem vindo, principalmente se tiver um gordo cartão de crédito para deixar com elas.

Adorei rever as fotos publicitárias com a nossa ex-Miss Universo em três momentos distintos do seu reinado.

Uma boa semana a todos os leitores da Passarela Cultural.

Muciolo Ferreira
>>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de José Carlos T. de Moura, de São Paulo-SP, via "formulárioPro".
>>>>>>>>>>
A propósito do que disse Muciolo Ferreira, quero acrescentar que Ieda Maria Vargas tinha uma voz maravilhosa, num tom grave e rouco.
Imaginem estes comerciais exibidos na televisão com sua imagem linda e voz ainda mais linda.

Carlos-Sampa
>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Olá! gostei da matéria com a Ieda, li com atençao, pois admiro sua trajetória. Gostaria de lembrar que Ieda fez um anúncio (publicidade) para TV do cartao American Express Card, nao lembro se nos anos 70 ou 80. Era um anúncio onde ela aparecia bem elegante e bonita, e terminava com a seguinte frase: " para ter prestígio levo sempre comigo o cartao American Express Card, é mais fácil que levar o troféu de Miss Universo!".