*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 26 de novembro de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - ANA GLÓRIA, TRINTA ANOS DEDICADOS À NUTRIÇÃO

ANA GLÓRIA, TRINTA ANOS DEDICADOS À NUTRIÇÃO

Daslan Melo Lima
 
          A timbaubense Ana Glória Ferreira de Araújo, nutricionista, Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional de Timbaúba, nasceu no dia 28/11/1959, filha de  Joel Monteiro de Araújo e Maria da Glória Ferreira de Araújo,  irmã de Antonio, Joel, Tranquelino, Teotônio e Carlos Eduardo. Estudou nos tradicionais educandários Escola Santa Maria, em Timbaúba-PE, e nas Damas, no Recife, e concluiu seu curso de Nutrição na UFPE, Universidade Federal de Pernambuco.
.....
Ana Glória ladeada pelos pais Glorinha e Joel Monteiro, na sua colação de grau na UFPE, no dia 21/12/1981
 Ana Glória Ferreira de Araújo
                Ana Glória conseguiu uma das primeiras colocações no curso de Nutrição. Formou-se aos 21 anos e ingressou logo no mercado de trabalho. Muito jovem e requisitada para dar palestras sobre Nutrição, participou de congressos fora do Estado e  sempre foi muito querida pelos professores e colegas de profissão. Conselheira de Nutricionistas Região 6, integrante da Comissão de Ética Profissional e Conselheira de Segurança Alimentar do Estado de Pernambuco, entre os  desafios enfrentados está a conquista de ser pioneira em Pernambuco em Alimentação do Campo. Nas mais gratas lembranças da vida de Ana Gloria ressoa o discurso do  paraninfo da sua turma de Nutricionistas, o Prof. Nelson Chaves (1906-1982), fundador do  Curso de Nutrição da UFPE: "Vocês escolheram uma profissão da mais alta importância social,mas mal compreendida e injustiçada.É uma profissão que contribui para a formação de recursos humanos, que se apoiam nos seguintes pilares: Nutrição, Saúde, Educação, Espiritualidade e Ética. Esses pilares estão sendo corroídos e ameaçados de destruição à picareta, mas são eles que formam a base dos recursos humanos, mais importantes que os recursos naturais. Somente os povos que dispõem de grandes recursos humanos ocupam posição destacada na História. Sem Nutrição adequada não é possível imunidade, boa saúde, vida prolongada, produtividade, crescimento adequado, etc".
 D. Glorinha, Teotônio e Ana Glória
          As verdades de Ana Glória no melhor estilo entrevista ping-pong.   Dia ou Noite?  - Dia. /// Samba ou Frevo? - Frevo. /// A cidade dos seus sonhos -  Londres e Paris. /// Sonho de consumo - Viajar e conhecer outros lugares. ///. Um momento para recordar - Minha formatura de Nutrição. /// Seu maior defeito - Sou muito exigente./// Sua maior virtude - Meu amor ao próximo. /// O que mais admira em um ser humano - Simplicidade. /// O que não suporta em um ser humano - Prepotência. /// A maior invenção humana - A gastronomia. /// A pior invenção humana - A bomba atômica. /// Se o mundo fosse acabar amanhã o que faria hoje? - Viver o hoje. /// Se fosse Presidenta da República o que faria para reverter a violência? - Melhoraria a educação alimentar brasileira. /// Comida Preferida - Salada de Legumes com Atum e Ervas Finas. /// Bebida - Vinhos. /// Sobremesa - Salada de Frutas. /// Cor Verde. /// Clube Esportivo - Santa Cruz. /// Um Jogador - Garrincha. /// Superstição - Assinatura do meu nome com caneta preta. /// Viver é...  Colocar em prática todo seu planejamento de Vida sem atropelar etapas importantes da vida. Amar intensamente seu momento agora, curtir  cada segundo, aplaudir os acertos e corrigir  os erros. /// Envelhecer é ...  Viver o seu agora com muita inteligência e espiritualidade, sem censuras, voltar a ser criança mimada e amada por todos. /// Morrer é ... Acreditar na ressurreição e na Vida eterna./// Um Filme Inesquecível - O Nome da Rosa. /// Um programa de TV - Sem Censura. /// Um livro - Os do poeta Fernando Pessoa /// Uma canção - Amanhã, de Guilherme Arantes. /// Um frevo - Morcego./// Um cantor - Guilherme Arantes. /// Uma cantora - Maria Betânia. /// Um ator - Tony Ramos. /// Uma atriz - Nathalia Timberg.  ///  Uma Miss Pernambuco - Suzy Rego, Miss PE 1984 /// Uma Miss Brasil: A baiana Martha Rocha, Miss Brasil 1954. /// Uma Miss Universo - A gaúcha Ieda Maria Vargas, Miss Brasil  e Miss Universo 1963. /// Um (a) Nutricionista que a História guardou - A carioca Dra. Lieselotte  H. Ornellas. /// Um (a) Nutricionista que a História vai guardar -  A pernambucana Dra.Elenice Costa. /// Qual a celebridade que você adoraria orientar sua alimentação? Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife. /// Uma saudade - Meu pai, minha avó Minervina Barbosa e meu irmão Toinho. /// Um motivo de arrependimento - Arrependo-me das coisas que não fiz. /// Um motivo de orgulho - Ser timbaubense. /// Um ponto turístico de Pernambuco - O Alto da Sé de Olinda. /// Um ponto turístico de Timbaúba - O Morro da Independência.

      Quando perguntei a Ana Glória qual a personalidade que era a cara de Timbaúba, ela não citou nenhuma pessoa, citou os Morros da Cidade.  "A cara de Timbaúba  é o conjunto dos  morros : Morro da Abolição (Alto do Cruzeiro), Morro da República (Alto Santa Terezinha) e Morro da Independência (Alto da Independência)". Católica, devota de Santo Antônio, Ana Glória falou emocionada: "Tive a oportunidade de nascer numa família cristã, onde meus pais faziam questão de ajudar  as pessoas mais necessitadas. Quando meu pai comprou a primeira TV em Timbaúba-PE, todos assistiam. As pessoas do Alto da Independência desciam para assistir ao Repórter  Esso e aos  jogos da Copa do Mundo.  Esse fato ainda hoje está na memória de muita gente, a oportunidade de ver  TV em minha casa sem  preconceito de cor,raça ou classe social. Isso nos faz grande por dentro e nada no mundo preenche essas lembranças."

Ana Glória na posse de Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, Reitor da UFPE. “A luta de trazer um campus da UFPE para Timbaúba-PE é muito grande, mas me sinto muito feliz em ser uma ex-aluna da UFPE que está contribuindo para a realização desse sonho na minha cidade natal.  Em âmbito nacional existe uma corrente de contribuições e apoio à implantação do Campus. Grandes timbaubenses, anonimamente, estão de mãos dadas em torno da  implantação da UFPE em solo timbaubense”.

      E assim, conhecemos um pouco de Ana Glória Ferreira de Araújo, uma timbaubense que convive com as recordações que moldaram sua personalidade e que norteiam sua caminhada dia e noite. Finalizando seu depoimento exclusivo ao PASSARELA CULTURAL, a Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional de Timbaúba  disse emocionada: "Guardo para sempre comigo as lembranças dos domingos timbaubenses, quando  eu  ia com Teotônio fazer visitas nas casas das senhoras que trabalhavam na minha casa e moravam no Alto da Independência,  Dona Biu e Ana, lavadeiras, pessoas sábias que sabiam o verdadeiro sentido da Vida. Nas  casas humildes existiam  uma cadeira para descansar a subida do morro e o terreiro bem limpinho,com a vassoura de galhos de mato. Outras tinham um tronco de árvore na frente para sentar. Tudo tão carinhoso... Sempre tinha um bolo feito com muito amor e tapioca de coco ou cocada com café para tomar.O dia era tão feliz que parecia que estávamos bem pertinho do céu. Lá longe as estradas de barro que davam acesso à Princesa Serrana. Imagens únicas de minha infância feliz".
*****

4 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Ana Glória
>>>>>>>>>>

DASLAN:
DEZ,DEZ,DEZ.....
Gostaria de agradecer essa grande homenagem pelos meus 30 ANOS de NUTRIÇÃO.
Tenha certeza que quando fazemos as coisas com AMOR,tudo flui.....,nada ,nada mesmo impede
de ALIMENTAR NOSSOS SONHOS ,NOSSO PLANEJAMENTO DE VIDA e sempre DEUS ajuda a encontrar POETAS no
nosso caminho.VOCÊ É UM GRANDE POETA,na PRINCESA SERRANA, você vai longe.......
Orismar Rodrigues,grande amigo e poeta, está concordando com
essas palavras de agradecimento a você.
Muito obrigada pela divulgação da entrevista e tenha certeza que todas as respostas vieram do fundo do meu coração.

Parabéns POETA pelo seu trabalho-PASSARELA CULTURAL.

Atenciosamente,

Ana Gloria Ferreira de Araújo.
Nutricionista CRN6 -0585.
>>>>>>>>>>

tranquelino disse...

Daslan,

Realmente a entrevista com Ana Glória ficou excelente. Apenas gostaria de retificar, que a primeira TV de Timbaúba foi comprada por Severino Galvão. Meu pai comprou a segunda TV, que ficava na sala com as janelas abertas. Toda noite era uma lá em casa, com todo mundo querendo ver a TV. Meu pai tinha maior orgulho de compartilhar com todos a sua alegria. Outra informação é com relação aos nomes dos morros. Na minha epoca era Alto do Cruzeiro, Alto do Para-raio e Alto do Morro. Severino Galvão fez uma promessa com Santa Terezinha, colocando sua imagem no Alto do Para-raios, mudando nome para Morro de Santa Terezinha. Pela sua descrição os nomes agora são: Morro da Abolição, Morro da República e Morro da Independência.

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Ana Glória
>>>>>>>>>>

DASLAN:

Meu irmãos mais velhos tem mais recordações da minha infância,porém,
quero explicar que a primeira TV que o povo teve acesso foi na minha
casa. Eu, pessoalmente,desconheço que assisti TV em outro local.
E outros pessoas já fizeram esse comentário, não justifica comprar
algo inovador e não compartilhar com o povo da cidade.

Na época era fantástico as noites de TV. Apenas, mamãe ficava furiosa com
a quantidade de terra que acumulava na sala de visita de casa,no
terraço e sujava as janelas, fora as bombinas(desagradável) que
surgiam no ar, durante a programação da TV. E o barulho que não deixavam meu soninho tranquilo.

A turma de Tranquelino só queriam ver jogos,imagina o barulho,todos ao mesmo tempo gritando,GOOOOOOOOOOOOOL !!!!!!!!!!! Até as freiras do Colégio Santa Maria levavam as professorandas
para conhecer o telegráfo(Correios em frente de casa) e a TV,
só o barulho sem imagem, porque a programação era de noite.
Imagina que epóca.

Lembranças a todos do Grupo MATUTOS DE TIMBAÚBA-PE.

ABÇ,
Ana Gloria.
>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Que bom esta matéria com Ana Glória que conheci muito jovem quando morei um tempo em Timbaúba dos Mocós.
Seu pai traabalhava no setor de transportes e tinha o apelido carinhoso de "Chupeta", pois era com essa palavra que ele se dirigia as pessoas.

maria Conceição
S.Paulo