*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 11 de julho de 2015

SESSÃO NOSTALGIA – Concurso Miss Pernambuco 2015. Eu deveria ter ido para aplaudir de pé Zayra Pimentel

Daslan Melo Lima

         Há um mês, o Miguel Braga, coordenador geral do Miss Pernambuco, convidou-me por telefone para marcar presença na sessão das fotos oficiais das candidatas ao concurso, oportunidade em que, entusiasmado, falou-me das novidades que marcariam a celebração do 60º ano do certame. Minha agenda de compromissos na cidade onde moro, Timbaúba, PE, conjugada com a época chuvosa, não me animou a viajar ao Recife. Acabei não vendo nada, ao vivo, do Miss Pernambuco 2015.  
          Das vinte e seis jovens que participaram do evento, conheço pessoalmente apenas três: Éricka Melo, Miss Cabo de Santo Agostinho, semifinalista no Miss Pernambuco  2009, quando representou a cidade de  Paudalho; Andresa Alves, Miss Tabira, terceira colocada no Miss Pernambuco 2013, quando representou Caruaru, e Joice Adélia, Miss Beleza Regional, Garota Verão de Timbaúba 2012. 

Éricka Melo, Miss Cabo de Santo Agostinho
----------
   Andresa Alves, Miss Tabira
----------  
Joice Adélia, Miss Beleza Regional
----------
      Não fiz minha lista particular de Tops, mas as jovens acima, assim como as que se seguem, sem ordem de classificação, causaram-me boa impressão, a julgar pelas fotos. Sayonara Veras, Miss Olinda; Brenda Pontes, Miss Santa Cruz do Capibaribe; e Alany Veras, Miss Garanhuns.  

Sayonara Veras, Miss Olinda
----------
Brenda Pontes, Miss Santa Cruz do Capibaribe
----------
Alany Veras, Miss Garanhuns 
---------
         Joice Adélia, Miss Beleza Regional, classificou-se para o Top 10; Éricka Melo, Miss Cabo de Santo Agostinho, e Alany Veras, Miss Garanhuns, ficaram no top 6; Sayonara Veras, Miss Olinda, primeiro lugar; Brenda Pontes, Miss Santa Cruz do Capibaribe, segundo; e Andresa Alves, Miss Tabira, terceiro lugar, a mesma classificação que tinha obtido em 2013. No ano passado, Andresa Alves representou Pernambuco no Miss Mundo Brasil.  Sayonara Veras, a nova Miss Pernambuco, foi a segunda colocada no Miss Cabo de Santo Agostinho, título vencido por Érika Melo. 
----------
         Na quinta-feira, 09, enquanto o evento se desenrolava no Teatro do Imip, sob o olhar das torcidas e de uma comissão julgadora composta por 22 (vinte e duas) pessoas, acompanhei as fases de classificação através das postagens de amigos pelo Facebook.  


        Ao saber do resultado, achei que o título de Miss Pernambuco 2015 estava em boas mãos, mas como sempre é humanamente impossível um resultado agradar a todos, indistintamente. Soube que houve vaias dirigidas à vencedora; insatisfação de pessoas que não entenderam que um júri técnico, previamente, já tinha escolhido o Top 6;  que a resposta da primeira colocada foi uma decepção àquilo que chamam de "entrevista", etc. Defendo a ideia de que, no lugar da “entrevista”, fosse feita um tipo de pergunta simples, o mesmo tema para todas. Tenho pena dessas garotas, observadas da cabeça aos pés, nervosas, sem prática de se expressarem em público, dando respostas sem sentido.
----------


      Eu deveria ter contornado os compromissos da minha agenda e encarado a época chuvosa para ir ao Recife assistir ao Miss Pernambuco 2015; não para ser testemunha de vinte e seis garotas sonhadoras na disputa pelo título; mas para aplaudir de pé uma amiga, uma guerreira chamada Zayra Pimentel, Miss Clube Náutico Capibaribe, Miss Pernambuco 1957, que veio do Rio de Janeiro para receber uma homenagem especial. 



Crédito da foto acima: Diego Nóbrega/blog do Fernando Machado. As demais imagens (quase todas)  foram copiadas do site leiaja.com .

******
___Vídeo da visita das candidatas à Tv Tribuna, afiliada da Band, http://mais.uol.com.br/view/pd1jd4vd4gbk/as-candidatas-do-concurso-miss-pernambuco-2015-visitam-a-tv-tribuna-04020D9C3062CCA95326?types=A&
Você gostou da nova Miss Pernambuco? Poste seu comentário no espaço abaixo ou envie seu ponto de vista para o e-mail daslan@terra.com.br  ***** Responda também nossa enquete, disponível em uma das secções do lado direito. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

2 comentários:

Anônimo disse...

Daslan,

senti sua falta na platéia, porque você julga com a razão e não se deixa influenciar com a emoção da platéia que pode ser traduzida em vaias ou aplausos diante do resultado. Todavia como estive no evento (compareci mais para homenagear minha amiga-irmã de coração Zayra Pimentel, do que pelo concurso, pois meu tempo de miss ficou no passado), vou resumir minhas considerações.

Sentei na mesma fileira ao lado do cabeleireiro Moacir Freire, um expert no assunto, e do auditor da Receita Federal, Fernando Farias. Fizemos uma votação conjunta e nosso palpite é que o título de Miss Pernambuco ficaria em boas mãos se a eleita tivesse sido as misses Fernando de Noronha (melhor plástica e conjunto), Taquaritinga do Norte ou Garanhuns.

Quanto as vaias dirigidas à vencedora, partiram das torcidas organizadas das outras misses que ficaram de fora do Top 11 ou 6 e que se juntaram para torcer pela candidata que achavam ser a mais preparada para nos representar no Miss Brasil.

Sobre a Miss Olinda, agora Pernambuco, o que posso dizer é que ela foi a única do Top-6 a não responder a pergunta. Sorte dela que o concurso não foi ao vivo, mas gravado. Então quando a fita foi editada cortaram essa parte. Caso contrário, sua eleição seria interpretada como uma "grande mMarmelada", ou os jurados seriam chamados de corruptos por terem eleitos justamente a única candidata que não conseguiu se expressar diante de um tema. Mas como pernambucano, desejo boa sorte a Sayonara.

Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Sou fã de Zayra!Aliás ,da Zayra Pimnentel e Zayda(Vice MB54).Para mim,Zayra poderia ser a MB, em 57 ou 61(se vencesse o MGB)!Lembro dela como cantora,fazendo parceria com o marido,não é?Quanto ao MPE 15,infelizmente o júri escolhe antes...Garanhuns,enviou outra linda candidata,dessa vez loura.A do ano passado errou na maquiagem.Torci por Sayonara,tbm, mas se apagou,enquanto a sergipana foi crescendo...Abraços,e obrigado por mais um momento de Zayra!Jap.PS: PE acertou em 2010(tbm eleição suspeita,pelo "tamanho" da candidata). e,infelizmente não conseguiu vaga nas SF:poderia entrar no lugar de SP.ES não era bonita ,mas acho que sempre as SF devem compor etnias diferentes.