*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

terça-feira, 6 de novembro de 2018

SESSÃO NOSTALGIA - Adalgisa Colombo, desmaio, aplausos e risos naquele sábado de 1958

Daslan Melo Lima


           Long Beach, Califórnia, Estados Unidos, manhã do ensolarado sábado de 19 de julho de 1958. Candidatas aos títulos de Miss Estados Unidos e Miss Universo 1958 posam nos degraus da escada semicircular  do Pacific Coast Club para a fotografia oficial.  
         "Um sol realmente californiano castigava as beldades. Adalgisa começou a sentir-se mal. Disse baixinho para um guarda: Está muito quente. Foi-se apoiando nele, levou a mão à cabeça e pediu-que a amparasse. Levaram-na para a enfermaria. Deram-lhe sais e ela se recuperou. Não quis, todavia, voltar à praia para as fotografias não oficiais. Houve receio que ela não suportasse a temperatura, durante o desfile de carrinhos do Ocean Boulevard. Mas ela resistiu bem. Acenou e sorriu para a multidão, durante todo o percurso. Foi uma das mais aplaudidas pela assistência: 200 mil pessoas para o Long Beach Independent e 100 mil para o Los Angeles Examiner." 

"As fotos são do ligeiro desmaio de Adalgisa Colombo em Long Beach. Apesar de bem carioca, ela não costuma ir à praia."
----------
Adalgisa Colombo (1940-2013), Miss Distrito Federal, Miss Brasil, Vice-Miss Universo 1958.
----------
Acima e abaixo, as candidatas ao Miss Estados Unidos e Miss Universo 1958. As setas apontam as semifinalistas. Adalgisa Colombo é a quinta da direita para a esquerda, na fila de baixo.
                                                      ----------
Luz Marina Zuluaga (1938-2015), Miss Colômbia, eleita Miss Universo 1958, é  a terceira da direita para a esquerda, na fila do meio.
----------
Na noite do mesmo sábado, "doze mil pessoas viram a abertura solene do concurso de Miss Universo, no Veterans Memorial Stadium. E viram Adalgisa Colombo, sorridente, oferecer ao prefeito de Long Beach (careca e simpático) um chapéu de cangaceiro. Muitas só não ouviram quando ela usou a palavra present em lugar de gift e se embaraçou para explicar a origem do presente: "Dizem que foi usado por um pistoleiro chamado Lampião, que nossa Polícia Militar matou a tiros no interior do Brasil. Mas não tenha medo. Como o senhor vê, a cabeça dele não foi alvejada. Somente o corpo, que mais parecia um paliteiro". Houve risos e ela não se perturbou. Deixou cair um envelope branco. O "mayor" Robert Kealer o apanhou e Adalgisa lhe disse: "É uma mensagem do prefeito de minha cidade para o senhor". Antes de se despedir dele (pedindo-lhe que tomasse café do Brasil), Adalgisa fez o prefeito dar meia volta. Olhou-o da cabeça aos pés e afirmou: "O senhor é mais elegante que o do Rio de Janeiro". Adalgisa queria esclarecer uma dúvida. Havia iniciado sua saudação dizendo que, por coincidência, os dois prefeitos eram muito simpáticos." 
----------
Fonte: O Cruzeiro, Ano XXX, Número 43, 09 de agosto de 1958
----------
----------

            
No dia 25 de julho de 1958, seis dias depois daquele sábado, Adalgisa Colombo posava para os fotógrafos do mundo inteiro compondo o Top 5 do Miss Universo. ***** Da esquerda para a direita: Adalgisa Colombo, Miss Brasil, segundo lugar; Geri Hoo, Miss Hawaii, terceiro; Luz Marina Zuluaga, primeiro; Eurlyne Howell, quarto, e Alicja Bobrowska, Miss Polônia, quinto lugar. (Imagem: Ebay).

          E assim se passaram sessenta anos, muito tempo mas quase nada, em comparação com a eternidade das nossas almas.

*****

Um comentário:

Anônimo disse...


Belo passeio pelo verão californiano de 1958 com uma carioca irreverente. Adalgisa será sempre Adalgisa. E se para os americanos "Nunca houve uma mulher como Gilda", numa referência ao filme antológico estrelado por Rita Hayworth, jamais o Brasil terá uma outra miss igual a Adalgisa Colombo.

Parabéns, Daslan, por traze-la sempre de volta ao Passarela Cultural. Uma ótima semana.

muciolo ferreira- do Recife