*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

terça-feira, 6 de novembro de 2018

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Áurea Machado aos 80 anos: "a vida me ensinou a ser tolerante"

>>>>>        Lúcida, tranquila, de bem com a vida, D. Áurea celebra oito décadas de existência.


      Áurea de Morais Nunes Machado nasceu no dia 25/10/1938, na Rua Rodrigues Alves, em Timbaúba, filha de Sebastião Matias Barbosa e Felipa de Morais Barbosa, casal que teve nove filhos, sendo quatro homens e cinco mulheres. Seus pais lidavam com uma mercearia, um restaurante e uma hospedaria. “Eu tive uma infância muito feliz. Fui criada na tranquila Travessa do Ipiranga. Era muito amada e tratada como uma princesa. Estudei no Grupo Escolar Prof. Cavalcanti e depois na Escola Santa Maria, onde conclui o curso Pedagógico. Fui professora primária, função que adorava, durante quase 15 anos, em Cruz do Caboclo, Engenho Bonfim e Escola Elizabete Lira”, afirma com ar saudosista.
     Dona Áurea casou aos 21 anos de idade na igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores com o agropecuarista Manoel Nunes Machado, conhecido como “Mané Doutor”, que tinha a mesma idade sua. Foram quatro filhos da união: Marcílio (em memória), Márcia, Martha e Benjamim Arnaldo, que já lhe deram 14 netos e 13 bisnetos. Ficou viúva há 21 anos.
    Pingue-pongue com Áurea Machado – Um filme: Papai Pernilongo. *** Uma música: “Nunca Jamais”. *** Um livro:  O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Alan Kardec. *** Uma cidade inesquecível: Bento Gonçalves, RS. *** Comida: Culinária nordestina. *** Bebida: Suco de Graviola. *** Sobremesa: Pudim de leite condensado. *** Uma festa: Natal. *** O que mais admira numa pessoa: Sinceridade. *** O que não suporta: Falsidade. *** País que adorou conhecer: Portugal. *** Programa de TV: Os jornalísticos. *** Uma saudade perfumada: Calandre. *** Um motivo de orgulho: Ter sido chamada de Aurinha. Ser filha do Sr. Basto e de Dona Felipinha. *** Cor: Verde. *** Viver é... Fazer o bem. *** Morrer é.. Mudar para outra dimensão.
     Faz 30 anos que Doa Áurea conheceu a Doutrina Espírita. Atual Presidente do Centro Espírita Bezerra de Menezes, adora se envolver com as atividades assistenciais da instituição, tais como a sopa e o mungunzá que contempla semanalmente mais de quarenta famílias. Também tem as cestas básicas distribuídas no Natal.  Ao lhe fazer a última pergunta, “O que a vida lhe ensinou nestes 80 anos no planeta? ” Sem hesitar, ela respondeu: “Daslan, 80 anos de vida me ensinou a ser tolerante. ”  
---------- 
Dona Áurea Machado reuniu um grupo de familiares e amigos para um almoço no sábado, 27 de outubro, na residência da filha Martha. 

----------
Márcia, Benjamin, Áurea Machado, Martha e Silvana (viúva de Marcílio).
----------
----------

 ----------
----------
Outras imagens ainda estão pendentes para postagens nesta secção. 
----------
Um pouco da trajetória de Áurea de Morais Nunes Machado foi destaque na página de Comportamento da revista TIMBAÚBA EM FOCO, outubro/2018, edição n° 90.


*****

6 comentários:

Unknown disse...

Marcilio gente muito boa , descanse em paz meu amigo

Unknown disse...

Tb conheçi muito seu Manoel gente Boa demais

Artur disse...

sdds de meu padrinho marcílio e meu avô manoel doutor plantador de cana kkk e sdds da minha avó só achei necessário ter os nomes dos netos e bisnetos

Unknown disse...

Alguem tem o contato do benjamin, ou Instagram, ou WhatsApp. Por favor entrar em contato, (98)983081837. obrigado

Cleo disse...

Sou sobrinha de seu Manoel e Dna.Aurea ,de são Paulo,Capital. Soube por está publicação que meu primo Marcílio , não está mais entre nós.( Se puder passar meu contato para a tia ou primas eu agradeço 11952050565.Cleuza Nunes Machado.

Cleo disse...

Sou sobrinha de Dr.Manoel e Dna Áurea ,de são Paulo ,Capital.,foi atrás desta matéria que soube que meu primo Marcílio , não vc está entre nós,gostaria de possível ,alguém passar meu contato para elas (11) 952050565. Obrigada .Cleuza Nunes Machado.