*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

terça-feira, 19 de novembro de 2019

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Um novembro para recordar

PARA UM FERIADO


Sob o sol causticante do dia que apenas começa, o ouro que brota generoso da minha Acácia é um convite para reflexão.
A um passo do Natal, minha Acácia se renova e me renova, indiferente às situações do planeta que fazem oscilar o coração.

----------


Abraço a árvore para beber energia positiva, enquanto me perco e me encontro meditando sobre nossa passagem nesse chão.

---------
Daslan Melo Lima / Timbaúba, PE / 15/11/2019

----------

ASSIM, SEMPRE ASSIM

Antes de sair de casa para minha atividade física Treinamento Funcional, fotografo a Lua no meu quintal, ao lado do meu pé de manga-rosa, cujos frutos ainda estão pequenos e verdes.
Saio de casa e a Lua me acompanha, linda, soberana, solitária, majestosa e nua.

Chego ao local onde pratico meus exercícios físicos e ela parece que pretende atravessar a rede de proteção para jogar uma partida de futebol.
Volto para casa e a Lua me acompanha, linda, soberana, solitária, majestosa e nua.


Antes de entrar, faço uma imagem dela banhando de prata o meu pé de Acácias Amarelas.
Não ouso convidá-la para entrar.
Sei que vai preferir continuar desfilando eternamente no céu, assim, sempre assim:
linda, soberana, solitária, majestosa e nua.
--------
Daslan Melo Lima / Timbaúba, PE / 12/11/2019



----------
CINZA X SINUSITE


Acordo mais cedo do que de costume.
Tudo ao redor parece envolvido em cinza, reflexo de uma crise de sinusite que resolveu me incomodar desde ontem.
Agradeço a Deus pela vida e vou comprar pão.
Contorno a praça do meu bairro.
O amarelo das craibeiras espalha na manhã nublada um sopro bom de energia positiva,
enquanto o silêncio convida para uma dose de poesia.


Volto para casa em passos lentos.
Vou tomar café, um medicamento
e voltar para a cama.
Espero um sono reparador,
cheio de sonhos ensolarados,
sem cinza e sem sinusite.
---------

Daslan Melo Lima / Timbaúba, PE / 06/11/2019
----------
COTA DE FELICIDADE

Lado a lado, duas árvores convivem no meu jardim. Cumprem a missão de espalhar prata e ouro e perfumar o planeta: Flor de Laranjeira, a flor das noivas, e Acácia Amarela, símbolo da Maçonaria.
----------

A Flor de Laranjeira nasceu há quatro anos, cresceu e está quase do tamanho da Acácia Amarela. Enquanto uma, simples e discreta, oferece prata todos os meses, a outra, generosa e extrovertida, oferece ouro nessa época do ano.
"Se realmente de prata e ouro fossem suas árvores, você estaria milionário", costuma dizer o vento que sopra, espalhando o perfume doce das duas. Ora, eu sei que elas são de prata e ouro, sinto-me milionário, e isso basta para aumentar minha cota de felicidade.
----------

Daslan Melo Lima / Timbaúba, PE / 04/11/2019

----------
É NOVEMBRO OUTRA VEZ

Novembro começa com a tradicional festa de aniversário da Sociedade de Cultura e Musical 1º de Novembro, a "Pé de Cará", um orgulho pernambucano, noventa e sete anos de fundação.
Familiares do homenageado da noite, ex-maestro João Trajano da Cunha (1921-1992), não contém a emoção. Para a viúva Ivanilda, o filho Cláudio e a filha Janaína, o ambiente remete à presença do saudoso maestro. Janaína é a musa da ciranda homônima composta pelo pai, música premiada em primeiro lugar em 1984, durante concurso nacional promovido pela Funarte e Mobral, o Repertório de Ouro das Bandas de Música do Brasil.


Uma garotinha larga a mão da mãe e corre feliz pelo salão, ao ouvir tocar um frevo.




E num recanto discreto, atenta a tudo, uma imagem de Santa Cecília, Padroeira dos Músicos, aprova a atitude de pessoas comprometidas com a cultura.
É novembro outra vez.
Amém.

Assim Seja.
---------

Daslan Melo Lima / Timbaúba, PE - 1º/11/2019



*****

Nenhum comentário: